18 mar 2024

Desenvolvimento de Produtos de Terapia Avançada Baseados em Células-tronco Mesenquimais para Tratamentos Médicos

Jose Ricardo Muniz Ferreira, Diretor Presidente da Empresa R-Crio Criogenia, apresentou os avanços regulatórios que classificaram as terapias envolvendo o uso de células-tronco como medicamentos biológicos passíveis de registros indo até a transformação de centros de processamento celular a condição de farmacêuticas especializadas no desenvolvimento e produção dos chamados PTAs (Produtos de Terapia Avançada).

Assista a gravação na íntegra

Leia Mais

11 mar 2024

Pesquisa para inovação: fomentos no estado de São Paulo

A primeira atividade o Eixo Temático Insumos Farmacêuticos apresentou uma palestra sobre mecanismos e ferramentas especificas facilitam a jornada de pesquisa na área da saúde, apresentando agencias públicas para fomento no Estado de São Paulo.

Assista a palestra ministrada pelo dr. Paulo Schor, Professor Associado, Livre Docente do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, gestor de inovação na FAPESP, médico e cirurgião.

Assista a gravação pelo link

 …

Leia Mais

05 mar 2024

Programa Educacional 2024 inicia atividades com palestra telemática sobre Metabolômica em Análises Clínicas

O Programa Educacional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil iniciou o calendário 2024 com uma palestra telemática do Eixo Temático Análises Clínicas sobre Metabolômica em Análises Clínicas.

Com quase 200 participantes, a palestra ministrada por Livia Rentas Sanches e Priscilla Bento Matos Cruz com moderação da Acadêmica Marta de Lana abordou a compreensão molecular aprofundada das doenças, por meio de abordagens baseadas em metabolômica, lipidômica e proteômica, associadas à investigação do genótipo e fenótipo do paciente são essenciais para estabelecer diagnóstico e tratamento medicamentoso personalizados.

Assista a gravação no Canal ACFB no YouTube

Leia Mais

20 jan 2024

Posse a Diretoria eleita do CRF-SP para o biênio 2024-2025.

No dia 19.01.2024 tomou posse a Diretoria eleita do CRF-SP para o biênio 2024-2025.

A solenidade foi realizada na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação dos Acadêmicos Pedro Eduardo Menegasso, Marcelo Polaow Bisson, Rosana Mastellaro, Walker Lahmann, Lauro Moretto, Marcos Machado e Danyelle Marini.

A Academia de Ciências farmacêuticas parabeniza o Acadêmico Marcelo Polacow Bisson pela posse como presidente do CRF-SP e a Acadêmicas Dra. Danyelle Marini pelo cargo de diretora-tesoureira.

 …

Leia Mais

11 maio 2023

Desafios atuais na condução de Pesquisas Clínicas por Greyce Lousana

A apresentação abordou os desafios éticos, regulatórios e operacionais na condução de pesquisas clínicas, oferecendo insights valiosos para profissionais e estudantes interessados no campo.

Assista a integra da conferencia no Canal ACFB no YouTube

Conferencista: Greyce Lousana

Graduada em Medicina Veterinária e em Biologia. Pós-graduada pela UNIFESP em Neurociências. Fundadora e presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC). Presidente da Comissão de Assessoramento técnico em pesquisa clínica veterinária do CRMV/SP. Coordena o Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa da Câmara Municipal de São Paulo (FOCEP). Membro do Conselho Científico-Tecnológico da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Atua como auditora e consultora na área de Pesquisa Clínica com foco na saúde humana e animal. Coordena o setor educacional da Invitare Pesquisa Clínica.

Leia Mais

11 maio 2023

Eixo Temático Biodiversidade traz conferência sobre o Bioma Cerrado com o Dr. Edemilson Cardoso da Conceição

O Eixo Temático Biodiversidade inicia calendário 2023 com uma conferência sobre o Bioma Cerrado.

O Brasil detém a maior diversidade biológica do mundo com enorme potencial para a pesquisa, desenvolvimento e inovação de Fitomedicamentos. Esta biodiversidade está distribuída em seis grandes biomas: Pampa, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Pantanal, Caatinga e Cerrado. Apesar desta enorme riqueza, temos poucos produtos desenvolvidos a partir dos derivados das plantas nativas e plantas exóticas adaptadas. Sob o ponto de vista de PD&I, temos todas as condições objetivas para explorar de forma racional nossa flora, gerando produtos farmacêuticos de alto valor agregado para disponibilizar ao SUS, trazendo opções para prevenir, remediar, controlar ou curar várias doenças, incluindo as que são endêmicas e negligenciadas. O Bioma Cerrado será o tema a ser explorado nesta conferência.

Assista a integra da conferencia no Canal ACFB no YouTube

Conferencista: Edemilson Cardoso da Conceição

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da UFG. Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular na Faculdade de Farmácia da UFG. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, desde 2012. Possui experiência nas áreas de Farmácia e Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: a) PD&I de Bioprodutos; b) Operações unitárias aplicadas na padronização de matérias-primas de origem vegetal, sintética e biotecnológica. É orientador de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado, Doutorado e supervisão de Pós-Doutorandos nos Programas de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFG e Programa de Pós Graduação em Inovação Farmacêutica da rede: UFG (Goiás), UFPA (Pará), UFAM (Amazonas) e UNIFAP (Amapá).

Leia Mais

24 abr 2023

Dr. Armando da Silva Cunha Junior apresenta pesquisa inovadora no tratamento de doenças oculares

A pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças do segmento posterior do olho tem demonstrado um relevante avanço em um domínio em que, até recentemente, não havia nenhuma opção medicamentosa aprovada. Esse intenso crescimento tem sido proporcionado, especialmente, pelo aumento na expectativa de vida da população e pela busca de melhores condições envelhecimento com qualidade de vida. No entanto, a prevalência das doenças oftálmicas, sobretudo aquelas que acometem o segmento posterior do olho, aumenta consideravelmente com a idade, passando de 19/1000 indivíduos entre os 45 – 59 anos para 44/1000 após os 60 anos. Em relação aos medicamentos disponíveis para esse segmento, cabe destacar que o preço dos poucos produtos aprovados ainda é inacessível para a maior parte dos pacientes no mundo todo. Nesse contexto, a produção nacional de medicamentos para esse segmento específico é de extrema importância, isso por razões estratégicas de interesse coletivo e de políticas públicas de saúde. Nesse cenário, o nosso grupo de pesquisa desenvolve, desde 2002, pesquisas visando a obtenção de medicamentos de aplicação intravítrea, com capacidade para liberar o fármaco veiculado diretamente em seu local de ação, o que é uma excelente alternativa para o tratamento de doenças que acometem a retina e o vítreo. Nossos estudos já possibilitaram a realização de dois estudos clínicos de fase I/II e nesta conferência os principais produtos em desenvolvimento serão apresentados.

Assista a integra da conferencia no Canal ACFB no YouTube

Conferencista: Armando da Silva Cunha Junior

Possui graduação em Farmácia, modalidade Indústria, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado (D.E.A.) em Pharmacotechnie et Biopharmacie (1995) e doutorado em Sciences Pharmaceutiques (1997) pela Université de Paris XI (Paris-Sud). Realizou estágio pós-doutoral na Unidade 598 do “Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale” (INSERM U598 – Maladies oculaires et innovations therapêutiques), Paris, França (2004/05). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Farmácia da UFMG e Coordenador do grupo de Pesquisa Inovasense – Pesquisa e Inovação Farmacêutica. Recebeu dezenove prêmios, destacando-se o THIEME AWARD 2021 pelo artigo mais inovador do ano de 2020 publicado no jornal Planta Medica, a Menção Honrosa no âmbito do PRÊMIO UFMG DE TESE de 2006, o PRÊMIO CAPES DE TESE da área de Farmácia de 2007, a Menção Honrosa no âmbito do PRÊMIO CAPES DE TESE (Edição 2010) e o prêmio de tese de 1998 da Association de Pharmacie Galénique Industrielle (APGI) e Association de Recherches Scientifiques Paul Neumann. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em tecnologia Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento medicamentos oftálmicos, sistemas poliméricos de liberação de fármacos, implantes biodegradáveis e desenvolvimento de adjuvantes de vacinas. Foi coordenador da Área de Farmácia na CAPES no quadriênio 2014/17 e Coordenador Adjunto da Área de Farmácia na CAPES no quadriênio 2018/22. É membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e foi seu Presidente em 2013.

Leia Mais

18 abr 2023

Desafios da Pesquisa Clínica: Inovações em Desenhos de Estudo e Evidências do Mundo Real

Essa palestra apresentou uma abordagem sobre as mais recentes inovações e tendências em metodologias de pesquisa clínica aplicadas a medicamentos biológicos e biossimilares.

Assista a palestra na íntegra no Canal ACFB do YouTube

Vivienne Castilho, graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista, especialização Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares (IPH), Curso de Especialização –  Principles and Practice of Clinical Research – Harvard Medical School – USA/Brazil  – 2009. Profissional com ampla experiência e atuando na indústria farmacêutica há mais de 25 anos, tendo liderado equipes em pesquisa clínica em empresas como Schering do Brasil e Novartis. Atualmente é Gerente de Ciências Médicas da Libbs. Nove anos de experiência como Coordenador de Estudos do Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia.Experiência como gerente de equipes de Pesquisa Clínica, Bioequivalência, Medical Science Liaison (MSL), Comunicações Médicas e Informações Médicas

Guilherme Julian, Farmacêutico pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Mestrado em Psicofarmacologia pela UNIFESP, especialista em Pesquisa Clínica por Harvard Medical School. Com mais de 8 anos de experiência em Estudos de Vida Real e Estudos Clínicos, hoje atua como Líder para América Latina de Evidências de Mundo Real na Pfizer.

Leia Mais

18 abr 2023

Professor de Radiofarmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Presidente da Associação Brasileira de Radiofarmácia apresenta os aspectos tecnológicos e mercadológicos dos Radiofármacos.

A Radiofarmácia tem evoluído enormemente nos últimos anos, com avanços tanto na área diagnóstica quanto terapêutica. Nesse contexto, o número de novos radiofármacos tem aumentado expressivamente, em particular os radiofármacos voltados para terapia alfa. Associado a isso, o mercado tem evoluído tanto em termos de investimento como de novas oportunidades, sendo um nicho bastante específico. Por fim, resta a questão do ensino, que continua a ser um grande desafio.

Assista a palestra na íntegra no Canal ACFB do YouTube

Palestrante: Ralph Santos-Oliveira

Professor de Radiofarmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor de Radiofarmácia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Presidente da Associação Brasileira de Radiofarmácia.

Leia Mais