30 jun 2022

Assista na íntegra a palestra do Acadêmico Correspondente Agustin Asuero com o tema “Farmácia na Seção de Química da Real Academia de Ciências da França (1666-1793)”.

Assista a palestra “Farmácia na Seção de Química da Real Academia de Ciências da França (1666-1793)”

Programa Educacional 2022

Eixo Temático História das Ciências Farmacêuticas.

Conferência telemática ministrada no dia 27 de junho de 2022

Tema: “Farmácia na Seção de Química da Real Academia de Ciências da França (1666-1793).”

Sinopse:

Alguns aspectos da relação entre química e farmácia na Academia Real de Ciências Francesa (1666-1793) são considerados. Os farmacêuticos têm sido ativos na criação, funcionamento e gestão de importantes sociedades científicas. A contribuição de boticários e médicos quimicamente treinados para a química é notória e merece ser destacada. Os farmacêuticos, ao ensinar em cursos públicos e privados, ajudam a contextualizar e disseminar o conhecimento químico. Um breve estudo monográfico é feito com os farmacêuticos mais representativos deste período: Lemery, Geoffroy the Elder, Rouelle e Baumé.

Palestrante: Professor Dr. Agustin Garcia Asuero

Professor Emérito da Faculdade de Farmácia da Universidade de Sevilha, Fellowship of the Royal Society of Chemistry (FRSC), Fame Award University of Seville in Health Sciences.

Membro Correspondente Estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Moderador: Acadêmico Pedro Gonçalves de Oliveira

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

22 jun 2022

Dr. Jorge Kalil aborda o tema Novas Vacinas e estratégias de implantação. Assista a entrevista.

Assista a Entrevista sobre “Novas Vacinas e estratégias de implantação” com Dr. Jorge Kalil

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Políticas Públicas da Saúde.

Entrevista  telemática realizada no dia 20 de junho de 2022

Sinopse:

A pandemia da covid-19 trouxe a identificação de um novo coronavírus que tem a capacidade de produzir uma doença devastadora. A ciência produziu diferentes vacinas que foram eficazes no combate e prevenção das formas graves da doença e dos óbitos. Nesta entrevista vamos fazer um balanço e falar das perspectivas de novas gerações de imunizantes, além da importância das políticas de ciência e tecnologia para o avanço nesta área.

Entrevistado: Professor Dr. Jorge Kalil

Professor Titular Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do laboratório de imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Moderadora: Acadêmica Soraya Smaili

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

08 jun 2022

Assista ao webinar realizado no dia 06 de junho sobre “Avaliação da fração diclorometano de Libidibia ferrea (Fabales: Fabaceae) em estudos pré-clínicos da leishmaniose cutânea.”

Assista a Conferência Avaliação da fração diclorometano de Libidibia ferrea (Fabales: Fabaceae) em estudos pré-clínicos da leishmaniose cutânea.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Insumos Farmacêuticos.

Conferência virtual ministrada no dia 06 de junho de 2022

Tema: Avaliação da fração diclorometano de Libidibia ferrea (Fabales: Fabaceae) em estudos pré-clínicos da leishmaniose cutânea.

Sinopse: A busca pelo desenvolvimento de novas terapias para a Leishmaniose tegumentar se faz necessária por vários motivos, como por exemplo, devido apresentar uma farmacoterapia invasiva, com inúmeros efeitos colaterais e dispendiosa. Dessa forma, a conferência abordará sobre o desenvolvimento de um produto farmacêutico microemulsionado (de aplicação tópica) contendo bioativos de uma planta medicinal nativa no Brasil, a Libidibia ferrea.

Palestrante: Professor Dr. Bruno Bezerra Jensen

Doutor em Inovação Farmacêutica (área de concentração em Fármacos e Medicamentos) pela Universidade Federal do Amazonas. Bacharel em Farmácia pela Faculdade Estácio do Amazonas. Atualmente realiza o estágio de Pós-Doutoral no INPA e em colaboração com a University of Florida, na área de Ensaios Farmacológicos Pré-clínicos.

Moderadora: Acadêmica Honorária Giana Marcellini

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

07 jun 2022

Educação Farmacêutica no Brasil: perspectiva histórica e desafios para o século XXI, assista ao webinar realizado no dia 30 de maio de 2022.

Assista a Conferência “Educação Farmacêutica no Brasil: perspectiva histórica e desafios para o século XXI”

Assista a Conferência em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Educação em Ciências Farmacêuticas.

Conferência virtual ministrada no dia 30 de maio de 2022

Tema: “Programa Educação Farmacêutica no Brasil: perspectiva histórica e desafios para o século XXI.”

Sinopse: O desenvolvimento do ensino de Farmácia esteve ligado ao processo de formação social, política e econômica do país e reflete o modo como a força de trabalho na área da saúde foi se configurando a medida em que se estruturava o modelo do estado e a organização das atividades econômicas na sociedade brasileira em diferentes momentos históricos. A conferência abordará este processo e sua relação com a perspectiva histórica do ensino e da profissão farmacêutica no ocidente, bem como apresentará alguns desafios para a formação de farmacêuticos diante da reestruturação produtiva em curso no inicio do século XXI.

Palestrante: Professor Dr. Wellington Barros da Silva

Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no curso de graduação em Farmácia e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Orienta trabalhos de investigação no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da referida Universidade. Suas áreas de interesse incluem os Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS), Ensino de ciências, diversidade e inclusão, Educação em Saúde e Farmácia Social. Ocupa a Cadeira nº 20 da ACFB.

Moderadora: Acadêmica Silvia Storpirtis

Acadêmica cadeira nº 11 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

18 maio 2022

Assista ao Diálogo “Programa para um Descarte Seguro de Medicamentos e a Política de Saúde Global.”

Assista ao Diálogo em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Políticas Públicas da Saúde.

Conferência virtual ministrada no dia 16 de maio de 2022

Tema: “Programa para um Descarte Seguro de Medicamentos e a Política de Saúde Global.”

Sinopse: A Saúde Global é um tema de abrangência e que diz respeito à tríade entre a Saúde Humana-Saúde do Meio Ambiente-Saúde Animal. Um dos grandes elos da tríade diz respeito ao acesso e à qualidade da água, que é fundamental para a saúde dos três elementos. Atualmente sabemos que há escassez de água, bem como de qualidade, sendo um dos maiores problemas a contaminação. Recentemente, diversos pesquisadores de universidades brasileiras têm trabalhado para monitorar e pesquisar a qualidade das águas de diversos reservatórios. As pesquisas realizadas mostraram que há um volume elevado de medicamentos ou metabólitos de medicamentos encontrados, o que certamente é uma questão que afeta a saúde animal e saúde humana. Neste encontro, os debatedores irão apresentar mais informações sobre este tema e pensaremos juntos como podemos auxiliar na elaboração de políticas públicas para o descarte seguro de medicamentos e programas educacionais e de qualidade junto aos profissionais de saúde e à população.

Convidados: 

Professora Dra. Suzan Pantaroto Vasconcellos

Graduada em Farmácia, Mestre em Agronomia (Microbiologia do Solo) (Unesp) Doutorado em Química Orgânica (Unicamp), com pós-doutorados em Genética de Microrganismos (CPQBA, Unicamp) e Biocatálise/ Bioquímica (University of Groningen – RUG). Foi pesquisadora visitante no CSIRO – Sydney Austrália e em 2010 ingressou como docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2018, atua como coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do ICAQF (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) da Unifesp. É secretária adjunta da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Reitoria – Unifesp. Em 2021 ingressou no grupo Mulheres do Brasil e foi nomeada coordenadora do comitê científico do Ciência na Saúde (CNS – Saúde Global). Tem experiência em microbiologia ambiental, biorremediação, compostagem, sempre utilizando preceitos de biocatálise e biotransformações, via o isolamento de microrganismos, prospecção de enzimas e aplicações em contextos voltados à preservação ambiental e química verde.

Professor Dr. Leandro Augusto Calixto

Professor Adjunto na área de Controle de Qualidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e em Gestão Financeira pelo Senac (2018). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP). Visiting Scientist na United States Pharmacopeial and Convention (Prof USP) em Rockville, MA, USA. Experiência no desenvolvimento de métodos analíticos e bioanalíticos por cromatografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar, técnicas de microextração e análises enantiosseletivas. Atualmente desenvolve suas linhas de pesquisa na determinação de fármacos e impurezas/metabólitos em matrizes farmacêuticas, ambientais e biológicas com ênfase na química verde.

Moderadora: Acadêmica Soraya Smaili

Acadêmica cadeira nº 36 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

17 maio 2022

Assista a íntegra da conferência virtual do Professor Dr. Thiago Mares Guia com o tema “Perspectivas em Medicamentos Biológicos.”

Assista a Palestra gravada em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica, Toxicológica e Clínica.

Conferência virtual ministrada no dia 09 de maio de 2022

Tema: “Perspectivas em Medicamentos Biológicos.”

Sinopse: Uma visão histórica, contemporânea e do futuro a respeito dos medicamentos biológicos, envolvendo os cenários global e nacional. Perspectivas científicas, tecnológicas e mercadológicas e seus impactos estratégicos.

Palestrante: Professor Dr. Thiago Mares Guia

Médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Bioquímica e Imunologia (UFMG), pós-doutorado em Biotecnologia e Terapia Celular (USP). Foi Pesquisador Visitante do Diabetes Research Institute (DRI-EUA). Mais de 25 anos de experiência dedicados à pesquisa translacional e à biotecnologia farmacêutica, na Academia e na Indústria. Fundador da startup CellProtect Biotechnology. Professor convidado do CEPIC e da Santa Casa de São Paulo. Pesquisador Associado do Instituto Butantan.

Atualmente é Vice-Presidente Executivo da empresa Bionovis, cujo foco é a pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de biológicos de alta complexidade.

Moderador: Acadêmico Hilton Oliveira dos Santos Filho

Acadêmica cadeira nº 44 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

17 maio 2022

“A cadeia de fornecimento da Indústria Farmacêutica sob a ótica do sistema da qualidade”. Assista a palestra no canal ACFB do YouTube.

Assista a Palestra gravada em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Insumos Farmacêuticos

Palestra virtual ministrada no dia 02 de maio de 2022

Tema: “A cadeia de fornecimento da Indústria Farmacêutica sob a ótica do sistema da qualidade.”

Sinopse: A cadeia de fornecimento da indústria farmacêutica é bastante complexa e vasta. São diversos insumos farmacêuticos envolvidos no processo de manufatura de medicamentos, muitos deles importados. Adicionalmente, existem uma série de legislações que regulam consideravelmente esse processo e o sistema da qualidade tem papel fundamental na qualificação e controle dos fabricantes dos insumos. Diversas estratégias, alinhadas ao negócio, são adotadas. Vamos explorar esse universo juntos!

Palestrante: Luis Fernando Martins

Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas, farmacêutico e bioquímico formado pela Universidade Paulista, técnico-químico formado pela ETE Getúlio Vargas, com mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica nas áreas de operações e qualidade, sendo os últimos 4 anos na Eurofarma, uma das maiores indústrias farmacêuticas da América Latina, onde ocupa a função de Diretor da Qualidade das Operações Brasil. É responsável pelo sistema que gerencia e controla a cadeia de fornecimento de insumos farmacêuticos. Também foi responsável, em parceria com o SINDUSFARMA, pelo programa de parcerias para a excelência, com ênfase em reconhecer as melhores práticas dos fabricantes de insumos.

Moderador: Acadêmica Prof. Dr. Lauro Moretto

Acadêmica cadeira nº 04 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

16 maio 2022

Dirceu Barbano palestra sobre “A regulação farmacêutica na América Latina: contornos e oportunidades.” Assista ao vídeo

Assista a Palestra gravada em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Políticas Públicas da Saúde

Palestra virtual ministrada no dia 18 de abril de 2022

Tema: A regulação farmacêutica na América Latina: contornos e oportunidades.

Sinopse: A apresentação tem por objetivo relacionar o estágio atual da regulação farmacêutica na América Latina, correlacionando-a com os dados demográficos e as assimetrias em relação às Boas Práticas de Fabricação e integração com organizações internacionais para a convergência regulatória. Serão relacionadas algumas reflexões para a construção de uma estratégia regulatória latino-americana.

Palestrante: Prof. Dr. Dirceu Barbano

Formado em Ciências Farmacêuticas, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas com pós-graduação pela Universidade de São Paulo – USP-SP. Atuou como Administrador de Hospitais e foi Secretário Municipal de Saúde dos municípios de Ibaté–SP e São Carlos-SP. Trabalhou no Ministério da Saúde como Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica. Foi Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. É membro de Conselhos de Administração de empresas brasileiras e associado à “Regulatory Affairs Professionals Society”. É Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Profissionais de Assuntos Regulatórios, Diretor Científico do Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo – SindHosp, Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e sócio da empresa B2CD Consultoria Empresarial.

Moderador: Acadêmica Profa. Dra. Soraya Smaili

Acadêmica cadeira nº 36 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

16 maio 2022

Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica, Toxicológica e Clínica traz palestra com a Profa. Dra. Marize Campos Valadares.

Assista a Palestra gravada em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica, Toxicológica e Clínica,

Palestra virtual ministrada no dia 11 de abril de 2022

Tema: Rethink drug discovery – Inovação em estudos não-clínicos para medicamentos.

Sinopse: O mundo enfrenta o maior desafio da nossa geração com a disseminação do COVID-19, exigindo agilidade na descoberta de novas ferramentas terapêuticas. Normalmente, a inovação em ciência farmacêutica é um processo muito caro, demorado, e sem garantias de sucesso.  Estima-se que 95% dos medicamentos considerados seguros e eficazes nos estudos pré-clínicos, falham nos estudos clínicos, apresentando toxicidade inexplicada e ineficácia. Dentre as supostas causas de falhas e desafios a serem enfrentados estão os ensaios pré-clínicos, majoritariamente executados em animais, que não conseguem prever com precisão as respostas biológicas aos medicamentos em humanos. A palestra trata dos avanços e oportunidades da inovação farmacêutica apresentando ferramentas de fronteira aplicadas na descoberta de fármacos/medicamentos, como os dispositivos microfluídicos, modelo in vitro com células humanas 3D, dentre outros.

Palestrante: Profa. Dra. Marize Campos Valadares

Full Professor of Toxicology, Pharmacy School, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brazil.  Vice-President of the Brazilian Society of Toxicology. Director of the Laboratory of Education and Research in In Vitro Toxicology (Tox In). Principal Investigator of a research group of 20 people – >4 million USD in competitive funding (10 coordinated): Ongoing projects are in the field of development of in vitro strategies for efficacy/toxicity assessments. About 140 articles published in Journals of Pharmaceutical Sciences, 10 patent deposit in the INPI.  Supervisor in three Multidisciplinary Master and Doctorate Programs: Pharmaceutical Sciences, Health Sciences, and Pharmaceutical Innovation. Supervisor of undergraduates, MSc and Ph.D. students and post-doc fellows, with almost 100 multidisciplinary human resources supervised since the 2004 foundation of the Tox In. Among more than 20 awards received, the highlights are to the Lush Award 2017, for the supervised work winner  in the category “Young researchers” received  in London, and the Lush Prize in 2018 received in Berlin in the “Training and Education” Category.  Vice President of the Brazilian Toxicology Society; Represent of the Associated Laboratory of the Renama; Member of the CosmeticTechnical Chamber of ANVISA.

Moderador: Acadêmico Prof. Dr. Leonardo Teixeira

Acadêmica cadeira nº 30da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More

16 maio 2022

Assista no canal ACFB do YouTube a Palestra “Nova metodologia para geração de anticorpos monoclonais.” com o Prof. Dr. Jair Ribeiro Chagas

Assista a Palestra gravada em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Insumos Farmacêuticos

Palestra virtual ministrada no dia 04 de abril de 2022

Tema: Nova metodologia para geração de anticorpos monoclonais.

O anticorpo recombinante LUP37C11 é um anticorpo desenvolvido completamente por tecnologias de DNA recombinante, utilizando a plataforma de phage display, sem o uso de animais ou imunizações em roedores e pode ser produzido em células HEK293, na forma de cultura em suspensão. O anticorpo é composto das regiões variáveis das cadeias leve e pesada, e da região constante da cadeia pesada humana, o que favorece seu uso clínico em seres humanos, por diminuir as chances de uma possível resposta imune contra a molécula. Recentemente, para o tratamento da COVID-19, um anticorpo do mesmo tipo foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia alemã (Corat Therapeutics), o COR101, e entrou em testes clínicos de fase I e II como um fármaco para tratamento específico de Covid19, evidenciando o potencial desse tipo de molécula como princípio ativo de fármacos.

Palestrante: Prof. Dr. Jair Ribeiro Chagas

Graduado em Farmácia e Bioquímica, Universidade de São Paulo – USP (1979), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP 1988-1993) e pós-doutorado em Bioquímica e Enzimologia de Proteases na Universidade François Rabelais, Tours, França (1995-1996). Trabalhou por oito anos na Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica (atual Aventis) na área de novos medicamentos, retornando à UNIFESP em 1988. Ingressou como professor Adjunto no Departamento de Biofísica da UNIFESP em 1993. Foi pró-reitor de pesquisa e pós graduação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), de 1999 a 2006, em licença sem vencimento da UNIFESP, no período de 1999 a 2004. Participou da criação dos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, em Biotecnologia e Engenharia Biomédica da UMC. Retornou à Unifesp em dedicação exclusiva desde 2006 onde foi Professor Associado do Departamento de Biociências e orientador dos programas de pós graduação em Psicobiologia e Biologia Molecular. Atualmente aposentado foi o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/UNIFESP de 2015 a 2017, Diretor de Pesquisa da Fundação de Apoio à Unifesp (FapUnifesp) em 2018, Diretor Presidente da mesma fundação de 2018 a março de 2021. Como professor Sênior da Unifesp atualmente é orientador no programa de pós-graduação em Biologia Molecular. Tem experiência em Bioquímica de Proteases e Síntese e Atividade de Peptídeos Biologicamente Ativos, Biologia Molecular, Proteases Celulares, com projetos nas áreas de Calicreínas, Serpinas, Cisteino Proteases, Enzima Conversora de Angiotensina 1, Atividades proteolíticas em modelos de Privação de Sono, Adição a Drogas e Hipóxia. Atua também nas áreas de Gestão da inovação, Proteção Intelectual e Transferência Tecnológica. Foi fundador e sócio das empresas startups Med-Discovery, Dermadis, Exa-m, Sepia P & D  e Krabs Biotechnology

Moderador: Acadêmico Prof. Titular Benedito Barraviera

Acadêmica cadeira nº 88 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.

Read More