12 jul 2021

Assista na íntegra a emocionante Solenidade de posse dos Novéis Acadêmicos, Drs. Manoel Moreira, Paulo Granjeiro e Pedro Gonçalves, realizada em 08.07.21

Sessão Solene e Ato de Posse – 08.07.21 – 19h00

Foi realizada na noite de quinta-feira 08 de Julho, a Sessão Solene e Ato de Posse dos Novos Acadêmicos: Profs. Drs. Manoel de Almeida Moreira Filho (Rio de Janeiro), Paulo Afonso Granjeiro (Minas Gerais) e Pedro Gonçalves de Oliveira (São Paulo).

A emocionante cerimônia teve a participação de diversas autoridades e personalidades do setor da saúde, familiares e amigos, entre eles registramos: Ilmo. Secretário de Pesquisa e Formação Científica – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Dr. Marcelo Marcos Morales; Magnifico Reitor da Universidade Federal de São João del-Rei  – Prof. Marcelo Pereira de Andrade; Ilmo. Diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, Senhor Marcelo Medeiros; Dr. João Bosco Botelho – Acadêmico da Academia Brasileira Militar de Medicina, Dr. Ernesto Rymer – Academia Brasileira de Medalhística Militar e Dr. Hilton Koch – Presidente da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação.

Os Novos Membros foram recepcionados pelo Diretor Social Acad. Marco Antonio Stephano, saudados pelo primeiro Secretário Acad. Coronel João Paulo Vieira e pelo Diretor Orador Acad. Gerson Antonio Pianetti e foram empossados pelo Presidente – Acad. Acácio Alves de Souza Lima Filho. Também foram parte da organização deste cerimonial o Acad. Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito e o Acad. Henry Jun Suzuki.

Registraram as congratulações oficiais as autoridades: Exmo. Ministro da Saúde – Doutor Marcelo Queiroga; Exmo. Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Senhor Marcos César Pontes; Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais – Senhor Romeu Zema Neto; Exmo. Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dr. Antonio Barra Torres; Ilmo. Presidente do Inmetro – Senhor Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior; Ilmo. Presidente do Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde COSEMS/SP, Dr. Geraldo Reple Sobrinho; Ilmo. Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Senhor Robson Braga de Andrade; Ilmo. Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Dr. Nelson Augusto Mussolini; Ilmo. Presidente-Executivo do Grupo FarmaBrasil, Dr. Reginaldo Arcuri; Ilmo. Presidente do SINFARGO – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás  – Senhor Fábio Basílio.

Prestigiaram a solenidade os Acadêmicos (as): Profs. Drs. Acácio Alves Souza Lima Filho; Anselmo Gomes de Oliveira; Celso Figueiredo Bittencourt; Gerson Antônio Pianetti; Henry Jun Suzuki; Hilton Oliveira dos Santos Filho; João Batista Picinini Teixeira; João Paulo Silva Vieira; José Angelo Silveira Zuanazzi; José Jeová Freitas Marques; Lauro Domingos Moretto; Leon Rabinovitch; Leonardo de Souza Teixeira; Marcelo Marcos Morales; Marco Antonio Stephano; Maria das Graças Carvalho; Maria de Nazaré Costa Santos Alencar; Maria Inês Rocha Miritello Santoro; Marta de Lana; Michel Kfouri Filho; Sílvia Storpirtis; William Peres.

Muito emocionados os Novéis Acadêmicos em seus discursos de Posse homenagearam e destacaram as atividades dos respectivos Patronos e agradeceram nominalmente as pessoas que participaram direta e indiretamente de suas brilhantes trajetórias e conquistas.

O Prof. Dr, Manoel de Almeida Moreira Filho,  ocupou a Cadeira nº 118, da Seção de Medicina, cujo Patrono é o Professor Dr. Acadêmico Anthony Wong.

O Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro, ocupou a Cadeira nº 107, da Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Professor Dr. Levy Gomes Ferreira.

O Prof. Pedro Gonçalves de Oliveira ocupou a Cadeira nº 106, da Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Professor Dr. Manoel Pio Corrêa

A Diretoria da Academia de Ciências do Brasil sente-se honrada e congratula-se com os Novéis Acadêmicos pelo ingresso no Sodalício da ACFB/ANF.

Resumo Biografia 

Prof. Dr. Manoel de Almeida Moreira Filho – Rio de Janeiro

Contra-Almirante Md-Ref, formado em medicina pela Universidade Federal do Pará, possui especialização em neurocirurgia pelo Centro Médico Naval do Rio de Janeiro. É Presidente do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Medicina Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro. Foi Diretor Geral do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Sediado na Cidade de Caxias, Estado do Rio De Janeiro. Possui diversos aperfeiçoamentos: MBA em Gestão Avançada em Sistemas de Saúde, Curso Extraordinário de Neurocirurgia pela Universidade Livre de Berlim; Introdução à Prática de Gestão da Saúde em situação de desastre do Sistema Único de Saúde; Curso de Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas; Curso Superior de Guerra Naval; Curso de Inteligência e Defesa Civil, entre outros. Possui o título de especialista da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Associação Médica Brasileira. É detentor de várias condecorações: Medalha do Mérito Naval no Grau de Cavalheiro; Mérito Naval no Grau Oficial e Mérito Naval no Grau de Comendador; Medalha Mérito Tamandaré, e Comenda do Mérito em Ciências Farmacêuticas outorgada pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil,  entre outras. Recebeu também da Assembléia Legislativa do Estado Rio De Janeiro, o título de Cidadão Do Estado Rio de Janeiro; da Câmara Municipal de Itaboraí o Título de Cidadão Itaboriense; da Câmara Municipal de Paty de Alferes, o título de Cidadão Patyense; da Câmara Municipal de Miguel Pereira, o título de Cidadão Miguelense, entre outras homenagens.

 

Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro – Minas Gerais

Professor Associado II do Campus Centro Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis-MG. Possui graduação em Farmácia pela UNESP de Araraquara-SP (1996), Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela UNICAMP (1998 e 2001). Realizou Estágio Sênior (CAPES) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Visiting Scientist – MIT/EUA). Pesquisador e inventor nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Biotecnologia. Experiência em depósitos de patentes. Professor de Empreendedorismo na graduação e pós-graduação. Colaborador nos programas de pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica/Biologia Molecular, Biotecnologia e PROFNIT. Experiência nos programas de Pré-aceleração de startup BioStartup Lab, FIEMG Lab, InovAtiva Brasil, FIEMG LAB Acelera Mestrado e Doutorado, Startup Show, Hospital Startup (Hospital São Francisco -Belo Horizonte/MG) e AGITA/SEBRAE/Divinópolis. Membro do Programa Empreenda em Ação de 2018 e 2019. Professor do programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do Governo do Estado de Minas Gerais. Tutor da Empresa Júnior Beta Tech do Campus Centro Oeste da UFSJ. Coordenador Local (UFSJ) do Programa Empreendedor Vale do Rio Pará – MOVAP. Bolsista de Extensão CNPq – Orientador de Agentes Locais de Inovação do SEBRAE 2020/2021. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) da UFSJ. Coordenador da Incubadora de Empresas (INDETEC) da UFSJ.

Prof. Dr. Pedro Gonçalves de Oliveira – São Paulo

Profissional qualificado com mais de 30 anos de experiência profissional vividos na área farmacêutica. Graduado em Farmácia e Bioquímica – Habilitação Indústria, com Doutorado em Fármaco e Medicamentos; Pós-Graduação em Economia e Gestão de Saúde; Especialização em Fitoterapia, Cuidados Paliativos e Terapia da Dor e Oncologia Multiprofissional; Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária, Gestão Estratégica da Saúde e International Trader; Capacitação em Pesquisa Clínica e Medicina Baseada em Evidências; Atuação em indústrias farmacêuticas, com ênfase às áreas de assuntos regulatórios, medical affairs, farmacovigilância, desenvolvimento de produtos e métodos analíticos, controle de qualidade, gerenciamento de resíduos, informação técnico-cientifica, atendimento ao cliente e treinamento técnico; Docente em universidades, atuando em nível de graduação e pós-graduação em disciplinas como farmacotécnica, tecnologia farmacêutica, biodisponibilidade de medicamentos, controle físico-químico de medicamentos e cosméticos, farmacovigilância e pesquisa clínica; Participação na regulamentação técnica brasileira envolvendo: medicamentos genéricos, controles especiais aplicados a medicamentos à base de gangliosideos, fixação de identidade e qualidade de chás, registro de medicamentos fitoterápicos e normas para propaganda, informação e práticas de divulgação ou promoção comercial de medicamentos; Realização de pesquisas nas áreas de desenvolvimento e qualidade de produtos farmacêuticos (possui patente de invenção nessa área), segurança de medicamentos e cosméticos, informação farmacêutica, gerenciamento de resíduos, aplicações terapêuticas de produtos a base de ácido hialurônico, estudos da dor orofacial de disfunções temporomandibulares e traumatologia do esporte. Participação em Grupo de Estudos de Dor Orofacial e Disfunções Temporomandibulares (ênfase à viscossuplementação da ATM), com palestras e treinamentos em cursos de capacitação e pos-graduação no Brasil e exterior (Portugal); Pesquisador colaborador do Grupo de Traumatologia Esportiva do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Participação contínua em diversos cursos, simpósios e congressos de atualização profissional, entre outros eventos, incluindo apresentação de trabalhos e publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais; Habilidade no relacionamento interpessoal aliada à capacidade de lidar com grupos e compreensão da problemática de cada indivíduo, além da facilidade na gestão de tempo, inovação, processos e tomada de decisão; Vivência internacional em Países como: Alemanha, Argentina, China, Cuba, França, Hong-Kong, Holanda, Itália, Portugal, República Dominicana, Suíça, e USA.

 …

Read More

27 jun 2021

24.06.21 – Sessão Solene e Ato de Posse Virtual dos Novos Acadêmicos: Profs. Danyelle Cristine Marini, Adilson Kleber Ferreira e Marcos Machado Ferreira

Sessão Solene e Ato de Posse Virtual dos Novos Acadêmicos

Foi com muita honra que a ACFB/ANF realizou na noite do dia 24 de Junho de 2021 a Sessão Solene e Ato de Posse dos Novéis Acadêmicos Titulares, especialistas farmacêuticos bioquímicos do Estado de São Paulo, Profs. Danyelle Cristine Marini, Adilson Kleber Ferreira e Marcos Machado Ferreira ingressaram  na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A Cerimônia foi emocionante e inesquecível, os novos Acadêmicos foram recepcionados pelo Diretor Social  Acad. Marco Antonio Stephano, saudados pelo Diretor Orador Acad. Gerson Antonio Pianetti e empossados pelo 2. Vice-Presidente  Acad. Michel Kfouri. 

Diversas autoridades enviaram as congratulações, entre elas: Exmo. Presidente da República – Senhor Jair Messias Bolsonaro; Governador do Estado de São Paulo – Senhor João Doria Junior; Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dr. Antonio Barra Torres; Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Dr. Fernando Padula; Ilmo. Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Dr. Nelson Augusto Mussolini; Presidente Executivo do Grupo FarmaBrasil, Dr. Reginaldo Arcuri; Vice-Presidente da ANFARMAG – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Acadêmico Dr. Ademir Valério; Dr. Henrique Tada – Diretor Executivo da Alanac – Associação Laboratórios Farmacêuticos Nacionais.

A Vereadora Edir Sales, outorgou através da Câmara Municipal os Votos de Jubilo aos Novéis Acadêmicos.

Registramos as participações das autoridades que prestigiaram a Solenidade, os Drs. Marcelo Marcos Morales – Secretário de Pesquisa e Formação Científica – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Walter da Silva Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia; Thiago de Mello Moraes – Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Sergio Mena Barreto – Presidente Executivo – Abrafarma Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria; Dr. Marcelo Polacow  – Vice Presidente do CRF-SP; Dr. Leoberto Tavares – Conselheiro Suplente do Conselho Federal; Dra. Luciana Caneto – Secretária Geral do CRF-SP; Dr. Antonio Geraldo Ribeiro Dos Santos Junior – Conselheiro Federal do Conselho Federal por São Paulo
Dra. Luciana Caneto – Secretária Geral do CRF-SP; Dr. Paulo Brandão – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas
Dr. Reinaldo Mastellaro – Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo; Dr. Natanael Costa – Presidente do Sincofarma/SP – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na Cermônia os Acadêmicos: Profs. Drs. Anselmo Gomes De Oliveira; Benedito Barraviera; Celso Bittencourt; Dirceu Raposo De Mello; Gerson Antônio Pianetti; Henry Jun Suzuki; Hilton Oliveira Dos Santos Filho; João Batista Picinini Teixeira; João Paulo Silva Vieira; José Jeová Freitas Marques; Lauro Domingos Moretto; Leoberto Costa Tavares; Magali Benjamim Araujo; Marcelo Marcos Morales; Marcelo Polacow Bisson; Marco Antonio Stephano; Maria Das Graças Carvalho; Maria De Nazaré Costa Santos Alencar; Marta De Lana; Michel Kfouri Filho; Tarcisio José Palhano; Walter Da Silva Jorge João e William Peres.

Os Novos Acadêmicos realizaram o Compromisso Protocolar e na sequência foram empossados: “Prometo respeitar e fazer respeitar os principios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da academia de ciencias farmacêuticas do brasil/academia nacional de farmácia. Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com as confreiras e confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta academia.”

A Profa. Dra. Danyelle Cristine Marini ocupou a Cadeira nº 103, da Seção de Farmácia, tendo como Patrono o Prof. Dr. José de Carvalho Del Vecchio.

O Prof. Dr. Adilson Kleber Ferreira e ocupou a Cadeira nº 105, da Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Prof. Dr. Augusto Cid De Mello Périssé.

O Prof. Marcos Machado Ferreira que ocupou a Cadeira nº 104, da Seção de Farmácia, o qual o Patrono é o Prof. Dr. Aluisio Pimenta.

Resumo Biográfico dos Novéis Acadêmicos              

Profa. Danyelle Cristine Marini

Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), coordenadora do curso de Farmácia e Estética da (FIMI), coordenadora do curso de pós graduação da UNICEP, professor visitante do Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, da Universidade São Francisco, da Faculdade de Fernandópolis. Coordenadora do Comitê de Ética da UNIFAE. Membro do Comitê de Ética da FIMI. Diretora tesoureira e conselheira do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), membro do comitê de educação permanente e do Grupo de Trabalho de Educação Farmacêutica do CRF-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico, farmacêutico, educação e medicamento.

Prof. Adilson Kleber Ferreira

Formado em Farmácia e Bioquímica, integra a lista dos sete pesquisadores brasileiros que participam como Membro da Academia Europeia de Imunologia de Tumores. Foi Jovem Pesquisador no Departamento de Imunologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Realizou doutorado pelo programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP. Posteriormente, realizou Doutorado e Pós doutorado na University Medical Center Groningen, Netherlands – Research Institute for Drug Exploration of Department of Oncology. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Imunologia, Laboratório de Imunologia de Tumores, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Brasil. Consultor Ad-hoc do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento – MAPA, FAPESP e CNPq. Membro no corpo editorial das revistas Current Drug Discovery Technologies e da Oxidative Medicine and Cellular Longevity. Autor de mais de 50 artigos publicados em revistas internacionais de grande impacto. Revisor de mais de 20 periódicos internacionais como, a Plos One, Annals of Clinical Research and Trials e Oncotarget.  

Prof.  Marcos Machado Ferreira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu  e graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Pós Graduação lato sensu em Análises Clínicas. Atualmente é Presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Atuou como Docente na Universidade São Camilo, nos Cursos de Farmácia e Biomedicina, nas disciplinas de Imunologia, Hematologia, Patologia, Citologia (Análise de Líquidos Biológicos, Papanicolau) e em Institutos de Pós Graduação, ministrando cursos nas áreas de Hematologia e Gestão Laboratorial. Exerceu os cargos de Diretor Administrativo e Diretor Comercial das empresas, Centros de Diagnósticos Laborfase & Padrão Laboratórios de Análises Clínicas.Também foi Responsável Técnico do Laboratório Padrão de Análises Clínicas. Atualmente é Diretor Comercial da Clínica Medbras Serviços Médicos Especializados e Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

 

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia

Fundada em 13 de agosto de 1937, a ACFB/ANF é entidade pioneira no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil, sociedade civil científica de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar, como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione às Ciências Farmacêuticas.

Os membros titulares simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. As cadeiras, em número de 100, são distribuídas nas seções de Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências, Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil desenvolve atividades com a finalidade de promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, com vistas ao processo de integração entre cientistas, que atuam com os profissionais do segmento farmacêutico no ensino e pesquisa, e se dedicam à conversão desse conhecimento em produtos e serviços inovadores.

 …

Read More

15 jun 2021

Três especialistas do Estado de Minas Gerais foram empossadas como Acadêmicas Titulares, em Sessão Solene realizada em 10.06.21. Saiba Mais.

Numa Solenidade emocionante e memorável três especialistas do Estado de Minas Gerais, as Profas. Dras. Magali Benjamim de Araújo, Maria das Graças Carvalho e Marta de Lana foram empossadas na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Na noite desta quinta-feira, dia 10 de Junho de 2021, participaram da solenid

ade mais de cem convidados, muitos profissionais da saúde, docentes, alunos, amigos e familiares.

As novéis Acadêmicas receberam as congratulações de diversas autoridades, entre elas o Exmo. Senhor Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga; Exmo. Senhor Governador, do Estado de Minas Gerais; Dr. Romeu Zema Neto Exmo. Senhor Secretário-Geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Mateus Simões, Ilma. Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Dra. Júnia Célia de Medeiros.

Prestigiaram o evento o Exmo. Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Acadêmico da ACFB Dr. Marcelo Morales, o Magnifico Reitor Prof. Sandro Amadeu Cerveira da Universidade Federal de Alfenas e os Acadêmicos Titulares: Profs. Drs. Ciro Penido; Eduardo Chaves Leal; Gerson Antônio Pianetti; Henry Suzuki; João Batista Picinini Teixeira; José Ricardo dos Santos Vieira; Leon Rabinovitch; Maria de Nazaré Costa Santos Alencar; Maria Inês Rocha Miritello Santoro e Michel kfouri Filho.

A Solenidade foi conduzida pelo Mestre do Cerimônias Acad. Henry Suzuki, o Acad. Orador Prof. Dr. Gerson Antônio Pianetti apresentou as brilhantes trajetórias de sucesso das novéis Acadêmicas, e o Acad. Acácio Alves Souza Lima Filho – Presidente empossou-as oficialmente.

Finalizando a celebração os convidados saudaram as Acadêmicas, exaltando as qualidades profissionais e pessoais.

A Dra. Magali Benjamim de Araújo, ocupou a Cadeira nº 19 – Patrono Acadêmico Elyseu Guilherme da Silva.

A Dra. Maria das Graças Carvalho, ocupou a Cadeira nº 78 – Patrono Acadêmico Abelardo Cesário de Faria Alvim

A Dra. Marta de Lana, ocupou a Cadeira nº 102, PatronoAcadêmico José Sylvio Cimino.

 

Diretoria e os Membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, congratulam-se com as novas Acadêmicas dando-lhes as boas vindas ao Sodalício.

Conheça os resumos das biografias das Novas Acadêmicas Titulares:

PROF. DRA. MAGALI BENJAMIM DE ARAÚJO

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1978), graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1979) e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora titular e Chefe do Núcleo Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas além de compor o colegiado do Curso de Farmácia. Atua na área da Farmácia com ênfase em análise e controle de fármacos e medicamentos, polimorfismo em fármacos, validação analítica, estabilidade, perfil de dissolução e equivalência farmacêutica. Na gestão pública atuou como Coordenadora do curso de Farmácia (1993-1995, 2002-2004), Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2011-2013) e como Vice-reitora da Universidade Federal de Alfenas (2014-2018). Atua, também, como avaliadora institucional junto ao Inep/MEC.

PROF. DRA. MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Hematologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra (1995) e pós-doutorado em Hemostasia pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Maastricht, Holanda (2013). Atualmente, é Professora Titular aposentada e Emérita do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde continua atuando como Professora Voluntária, tendo contribuído para a formação de numerosos alunos de Graduação e Pós-Graduação.

Possui experiência em Análises Clínicas, com ênfase em Hematologia laboratorial atuando principalmente em hemostasia (Testes de Geração de Trombina em diferentes condições experimentais e distúrbios hemostáticos em geral, particularmente, estados associados à hipercoagulabilidade). Ministrou dezenas de cursos de extensão em níveis de atualização, aperfeiçoamento e especialização na área de Hematologia Laboratorial, em Belo Horizonte, e em várias outras localidades em Minas Gerais e no Brasil. Cabe destacar também o exercício de funções de administração universitária, além de coordenação e/ou participação como membro em diversas comissões de importância acadêmica local e nacional, além de outras atividades. Após aposentadoria na UFMG, atuou como Professora Visitante na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste, Divinópolis, MG, por dois anos (2018-2019), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ.

É atualmente orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da UFMG, níveis mestrado, doutorado e pós-doutorado. No passado, atuou por vários anos, como orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFMG. Como fruto das dezenas de dissertações e teses orientadas por ela, publicou até o momento, mais de duas centenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. É também, bolsista 1A do CNPq e, atualmente, membro do Comitê de Farmácia (CA-FR) do CNPq.

PROFA. DRA. MARTA DE LANA

Possui graduação em Farmácia/Análises Clínicas (1977), Mestrado (1981) e Doutorado (1992) em Parasitologia pela UFMG; Pós-Doutorado no Institute de la Recherche pour le Dévelopment (IRD), França (1995-1996); Profa. Emérita e Voluntária da UFOP, membro efetivo dos Programa de Pós-Graduação Ciências Biológicas (NUPEB) e Programa Ciências Farmacêuticas (CiPHARMA). Foi Profa. Titular de Parasitologia Clínica da Escola de Farmácia, UFOP, Membro das Câmaras de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia (CBB) e da Câmara de Saúde (CDS) da FAPEMIG, Chefe do Biotério Central da UFOP (1998 a 2009), Vice-Diretora da Escola de Farmácia (1985-1989; 1997-2001), Diretora da Escola de Farmácia da UFOP (2009-2013), Coordenadora Institucional pela UFOP das REDES Mineira de Bioterismo e REDE de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos de Insumos e Produtos Terapêuticos. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente em biologia de Trypanosoma cruzi, modelo cão para o estudo da doença de Chagas, quimioterapia da doença de Chagas, epidemiologia molecular do Trypanosoma cruzi, clínica e terapêutica da doença de Chagas humana, epidemiologia e controle da doença de Chagas. Foi incluída entre os 5 pesquisadores mineiros, 40 brasileiros e 80 do mundo líderes de grupo sobre o estudo da doença de Chagas no artigo Gonzáles-Alcaide et al. (2012). Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo, 54(4), 219-228. Lider dos grupos de pesquisa Biologia, quimioterapia e epidemiologia molecular de Trypanosoma cruzi e Epidemiologia, controle, clínica e terapêutica da doença de Chagas no CNPq.

Read More