
Acadêmica Ana Cláudia Miranda Camargo é homenageada no Centenário da Farmacopeia Brasileira e segue na coordenação do CTT de Radiofármacos
Durante as solenidades em comemoração ao Centenário da Farmacopeia Brasileira, promovidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi realizado o encerramento oficial do ciclo 2021-2026 dos Comitês Técnicos Temáticos (CTT). O evento foi marcado por homenagens aos membros dos comitês, que receberam placas de agradecimento em reconhecimento ao brilhante trabalho, dedicação e extrema relevância dos serviços prestados à saúde pública do país.
Entre os homenageados, a ACFB celebra com muito orgulho a Acadêmica Titular da Cadeira nº 113, Dra. Ana Cláudia Miranda Camargo, que recebeu a honraria por sua destacada atuação como coordenadora do Comitê Técnico Temático de Radiofármacos (CTT RAD). Reafirmando o compromisso com a excelência técnica e científica da instituição, a Acadêmica permanecerá na liderança do comitê para o próximo ciclo (2026-2031).


O CTT RAD: Protagonismo em uma área vital da saúde
A Radiofarmácia é uma área altamente especializada e estratégica dentro da medicina nuclear. Os radiofármacos desempenham um papel crucial na vida de milhares de pacientes, sendo essenciais para o diagnóstico precoce de patologias complexas, acompanhamento terapêutico e viabilização de tratamentos oncológicos e neurológicos inovadores que oferecem esperança e qualidade de vida.
Sob a coordenação da Dra. Ana Cláudia, o CTT RAD atuou como um protagonista fundamental no cenário regulatório brasileiro, reunindo especialistas com o propósito de desenvolver e estabelecer referências de qualidade para essa categoria de medicamentos. Entre as principais entregas do ciclo que se encerra, destaca-se a expressiva ampliação do conjunto de monografias de radiofármacos na 7ª edição da Farmacopeia Brasileira, incorporando produtos de alta relevância clínica para o sistema de saúde nacional.
Além disso, a gestão promoveu uma aproximação inédita e produtiva entre a Farmacopeia e o setor produtivo (empresas e instituições), garantindo que as normas técnicas publicadas refletissem com fidelidade a realidade prática e tecnológica da produção de radiofármacos no Brasil.
Desafios e Perspectivas para o Próximo Ciclo
O período de 2021-2026 coincidiu com profundas transformações no setor, impulsionadas pela abertura do mercado nacional de radiofármacos. Esse novo panorama trouxe desafios regulatórios, tecnológicos e produtivos complexos, exigindo do comitê constante atualização para acompanhar a evolução da medicina nuclear global e assegurar padrões rígidos de qualidade, segurança e eficácia.
De acordo com a Acadêmica, o rigor científico exigido na elaboração de documentos farmacopeicos sólidos impõe um ritmo minucioso de trabalho, especialmente pela necessidade de validações adicionais e obtenção de dados experimentais robustos. No entanto, o balanço é amplamente positivo, tendo o CTT RAD deixado um legado que fortalece diretamente a base regulatória e o uso seguro dessas substâncias nos bastidores dos serviços de medicina nuclear.
Ao receber a homenagem, a Dra. Ana Cláudia expressou sua profunda gratidão à Anvisa, à Coordenação de Farmacopeia (Cofar) — na figura de Thaís Rocha —, e estendeu o reconhecimento às suas parceiras de comitê: Elaine Bortoleti, Neuza Fukumori, Simone Fernandes, Jeanne Gaultier e Laís França.
Com o sentimento de missão cumprida e motivada pelo impacto direto desse trabalho na saúde da população brasileira, a Acadêmica renova seu entusiasmo e senso de responsabilidade para liderar os novos desafios do CTT de Radiofármacos no ciclo que se inicia.
A Diretoria e os Membros da ACFB parabenizam a confreira Dra. Ana Cláudia Miranda Camargo pelo merecido reconhecimento e desejam pleno sucesso na continuidade de sua gestão na Farmacopeia Brasileira.