20 jun 2023

Memorias de la Real Academia Sevillana de Ciencias 23, 95-191 (2020-2021) – Agustin Garcia Asuero

Dr. AGUSTIN GARCIA ASUERO, Acadêmico Correspondente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Presidente de la Academia Iberoamericana de Farmacia, autor do artigo “Los Congresos Internacionales de Farmacia y la creación de la Federation International Pharmaceutique” (FIP), publicado em las Memorias de la Real Academia Sevillana de Ciencias 23, 95-191 (2020-2021).

Conheça o trabalho na íntegra.

RASC Memorias 20-21

Leia Mais

04 mar 2021

Reedição – PHARMACOPÉA PAULISTA – UM RESGATE HISTÓRICO – 2017

PHARMACOPÉA PAULISTA – UM RESGATE HISTÓRICOA Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia, por ocasião de seu 80º aniversário, tem a grata satisfação de apresentar a republicação do pioneiro e um dos mais relevantes documentos das Ciências Farmacêuticas do Brasil, a PHARMACOPÉA PAULISTA, publicada e adotada em 1917 pelo Governo do Estado de São Paulo.A edição da Pharmacopéa Paulista, primaz publicação do gênero no Brasil, atendeu ao apelo feito por um grupo de farmacêuticos no 1º Congresso de Medicina Paulista, realizado em 1916, para que fossem resolvidos os problemas relacionados com a falta de padronização de medicamentos no Estado de São Paulo.A Comissão da Pharmacopéa Paulista foi constituída pelos Professores João Florentino Meira de Vasconcellos (Presidente), Firmino Tamandaré de Toledo Júnior (Secretário), Christovam Buarque de Hollanda, Luiz Manoel Pinto de Queiroz, José Malhado Filho, pelos Farmacêuticos Joaquim Maynert Kehl e José Alfredo Varella. Ainda colaborou com a Comissão o Dr. Arthur Neiva, o Professor José Valeriano de Souza, o Professor Dr. Henrique Lindenberg, o Professor General Augusto Cezar Diogo, o Dr. João Xavier da Silveira, o Farmacêutico João Florentino Meira de Vasconcellos Netto.Destarte, é com ingente regozijo que este sodalício republica esta preciosidade, patrimônio da nossa cultura científica Farmacêutica e Médica, numa novel edição totalmente recuperada de um compêndio original. A reprodução e o relançamento por ocasião das Comemorações do Centenário de sua primeira e única edição, é uma contribuição desta Academia para a recuperação de um acervo que ficará doravante ao dispor de tantos quantos queiram conhecer o nível do conhecimento da Farmácia Galênica dos primórdios do século XX, olvidado pela natural languidez dos anos.Este projeto foi viabilizado por iniciativa do Acadêmico Acácio Alves de Souza Lima Filho, apoiado pela Diretoria e quadro associativo, contando com o apoio dos Patrocinadores Biolab Sanus Farmacêutica, Sindusfarma e dos Membros Mantenedores E.M.S., Bioccad, Becton & Dickson, Eurofarma, Nurenberg Messe, Thermo Fischer, OMPI, SCHOTT, SINCAMESP, e apoiadores Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, ABCFARMA, Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, União Farmacêutica, ABIMIP, PROGENÉRICOS e USP BRASIL.

Leia Mais

04 mar 2021

Livro – 80 anos de HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS – Publicado em 2018

MENSAGEM DA DIRETORIA“Labor omnia vincit improbus”.Sob a inspiração deste axioma, tem sido para a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia, no perpassar de oito décadas da sua existência, o implacável aguilhão a nos dar ânimo para suplantar todos os estorvos que se nos apresentam no dia a dia, com os objetivos sempre voltados à perseverança na probidade que tem norteado nosso colendo sodalício, como uma casa de sabença a espargir o conhecimento das Ciências Farmacêuticas por todos os rincões da Pátria. Crédulos de que “o trabalho perseverante vence tudo”, tem sido este o mote a nos impulsionar na flama rotineira das lides, sem nos esfalfar, imbuídos dos mesmos princípios filosóficos e doutrinários da primaz Academia fundada por Platão, na vetusta Grécia, no ano 384 a.C. Cônscios da necessidade e da premência em dar cumprimento à missão, acompanhando “pari passu” o lesto desenvolvimento tecnológico e científico do mundo moderno, estamos promovendo cursos, palestras, simpósios e oficinas em vários Estados brasileiros, além da participação em eventos culturais a nível internacional. Temos estimulado o Quadro de Membros Associados, a publicação de artigos científicos em periódico especializado, que nos dispõe precioso espaço. Destarte, valemo-nos deste ensejo para patentear nosso preito de gratidão pelo incontestável apoio que temos recebido de todos os Membros da Instituição, bem como dos Membros Mantenedores e Apoiadores, que nos têm assegurado uma confortável sustentabilidade. Com relevância, neste ensejo, apresentamos este compêndio da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia, em edição comemorativa do seu 80º Aniversário, resgatando e preservando fatos e personagens da sua memória histórica.Rio de Janeiro- RJ, agosto de 2018.João Paulo Silva Vieira Acadêmico Presidente

Leia Mais