ACTA DA PRIMEIRA ASSEMBLÉA GERAL realizada em treze (13) de Agosto de mil novecentos e trinta e sete (1937) para a transformação do conselho scientífico em Academia Nacional de Pharmacia, de accordo com o artigo setenta e nove (79) dos Estatutos.

“Aos treze dias do mêz de Agosto do anno de 1937, reuniu-se em Assembléa Geral extraordinária, convocada para reorganização do Conselho Scientífico , a Associação Brasileira de Pharmaceuticos.

Às 20 horas na séde social, não havendo número legal para installação dos trabalhos em primeira convocação, foi pelo Sr. Presidente, de acôrdo com os Estatutos, determinado a abertura da Assembléa às 21 horas em 2ª convocação, com qualquer número. Às 21 horas sob a presidencia do Pharmaceutico Virgilio Lucas e secretaria dos Phcos, Gerardo Magella Bijos e Seraphim da Silva Pimentel, foi declarada aberta, pelo Presidente a 1ª Assembléa Geral extraordinária, especialmente convocada pela Directoria, para tratar da reorganização do Conselho Scientifico, convidando nesta hora para fazer parte da mêsa o Sr. Ten. Cel. Phco Antonio Joaquim Damasio. Lida a acta anterior que sem discussão foi aprovada, passou-se ao expediente. Findo este o Sr. Presidente expõe as necessidades presentes da reorganisação do Conselho Scientifico e propõe para compô-lo em definitivo, os 50 nomes abaixo transcriptos. Pede a palavra o Phco Gerardo Magella Bijos para sugerir sejam tomadas em consideração as necessidades do momento, para a recomposição do Conselho, onde os nomes apontados, todos com trabalhos publicados e serviços prestados à classe pharmaceutica, mereciam os encargos. Tomaram parte nas discussões os associados pharmaceuticos: Rangel Filho, Abel de Oliveira, Durval Torres, Luna Pillar, Joaquim Baptista Semeraro, Álvaro Vargas e outros.

Terminada a discussão o Sr. Presidente põe em votação a proposta apresentada que é aprovada por unanimidade. Em face da sua aprovação fora constituído, em definitivo o Conselho Scientifico da Associação Brasileira de Pharmaceuticos cujos os nomes são os seguintes: Abel Elias de Oliveira; Alberto Azambuja Lacerda; Antenor Rangel Filho; Arlindo Fróes; Antonio Joaquim Damasso; Alfredo Moreira; Antonio C. de Azeredo Coutinho; Antenor Machado; Álvaro Vargas; Carlos Henrique Liberalli; Candido de Souza Rangel; Deodoro Godoy Tavares; Domingos de Barros; Donaldson Quintella; Diocleciano Avelar Pegado;Durval Armando Torres; Epitácio Pimbauba da Silva; Euclydes de Carvalho; Eurico Brandão Gomes; Francisco de Albuquerque; Fernando Gross; Gerardo Magella Bijos; Ge…. Guimarães; Graziella Barroso Pacheco; Hector Luz; José de Carvalho Del Vechio; Jandira de Fernandes Lima; João Vicente de Souza Martins; João do Nascimento Bittencourt; João Baptista Semeraro; José Eduardo Alves Filho; Jayme Gonçalves da Cruz; José Messias do Carmo; José Sampaio Fernandes; Jorge Saldanha Bandeira de Melo; Luiz Gurgel de Souza Gomes; Luiz Affonso de Faria; Luiz Oswaldo de Carvalho, Luiz digo Lucio Muniz Barreto; Mario Francisco Giffoni; Militino Cesário Rosa; Nestor Moura Brasil; Oswaldo de Lazzarini Peckolt; Oswaldo de Almeida Costa; Olyntho Lunna Freire do Pillar; Oscar de Campos Pereira França; Paulo Seabra; Renato Dias da Silva; Seraphim da Silva Pimentel e Virgilio Lucas.

O Sr. Presidente congratula-se com a casa e torna livre a palavra. O 1º Secretario, Gerardo Magella Bijos solicita sua substituição na mesma, o que é concedido, ocupando o seu logar o Phco Alberto Azambuja Lacerda. O Phco Magella Bijos de accordo com o artigo quarenta e um (41 paragrapho quinto (5º) dos Estatutos propõe que seja a Assembléa prorogada para cuidar da creação da Academia Nacional de Pharmacia, visto o Conselho Scientifico ter atingido o numero legal de 50 previstos nos Estatutos. Pede a palavra o Phco Gerardo Magella Bijos que, em nome da comissão nomeada pela Diretoria e composta do orador, José Eduardo Alves Filho e Oswaldo de Almeida Costa apresentam os resultados dos trabalhos propugnando immediata fundação da Academia Nacional de Pharmacia e apresentam o ante projecto dos Estatutos e Regulamento elaborado. O Sr. Presidente põe em discussão a proposta do Pharmaceutico Magella Bijos sobre a Fundação da Academia Nacional de Pharmacia. Após ampla discussão por quasi todos os associados é a mesma submettida a vótos, sendo por unanimidade aprovada e fundada a Academia Nacional de Pharmacia.

Pelo Presidente é declarado em discussão o ante projecto de Estatutos e Regimento interno elaborado pela Directoria o qual é comentado e discutido amplamente por quasi todos os associados. Submettido a vótos é o mesmo aprovado como contribuição da Associação Brasileira de Pharmaceuticos à orientação futura da Academia.

O Sr. Presidente declara então que suspende a assembléa até às 20 horas de Quarta, dia 18 que serão ellaboradas as peças finaes da fundação, bem como a eleição da directoria para o período de 18 de agosto de 1937 a 13 de agosto de 1939.

Nada mais havendo a tratar lavrei a presente acta que, será lida Quarta feira, às 20 horas na 2ª parte da Assembléa Geral e assignada pela mesa.

Assinado: Presidente: Virgilio Lucas
Assinado: 1º Secretário: Gerardo Magella Bijos
Assinado: 2º Secretário: Serafim da Silva Pimentel

ATA DA CONTINUAÇÃO DA 1ª ASSEMBLÉA EXTRAORDINÁRIA

Às 20 horas do dia 18 de agosto o Sr. Presidente da Associação Brasileira de Pharmaceuticos, Phco Virgilio Lucas, secretariado pelos pharmaceuticos Magella Bijos e Silva Pimentel declara reaberta a 1ª Assembléa Extraordinária prorogada especialmente para tratar da fundação da Academia Nacional de Pharmacia. Pede a palavra o Phco Magella Bijos e explica à assembléia, especificamente, composta dos membros do Conselho Scientifico, que tendo sido fundada a Academia Nacional de Pharmacia e aceito o ante projecto de Estatutos e Regimento Interno era de opinião e propunha que o proseguimento da Assembléa constituísse a 1ª Sessão resolutiva da referida Academia.
Submettida a votos a proposta foi após, discussão, aprovada. O Sr. Presidente convida, então o Phco Candido Rangel para dirigir os trabalhos; a assembléia resolve que o Sr. Presidente da Associação continue na direção da sessão. Anuncia a seguir o Presidente Virgilio Lucas que ia dar inicio aos trabalhos da primeira sessão resolutiva da Academia Nacional de Pharmacia creada sob os auspícios da Associação Brasileira de Pharmaceuticos, em face do disposto do artigo 79 de seus Estatutos. Diz o Sr. Presidente que no momento se precederia a eleição da primeira directoria que terá de reger os destinos da nova entidade scientifica, pelo espaço de dois (2) anos, de 13 de agosto de 1937 a 13 de agosto de 1939, sendo a posse em sessão solene no dia 12 de outubro do corrente anno. Convida a seguir os Srs. José G. Alves Filho e Mario Francisco Giffoni para escrutinadores. Procedida a chamada de cada acadêmico pelo Sr. 1º Secretário de accordo com a lista de presença, verificou-se que votaram 28 membros titulares. Após a votação em escrutínio secreto, teve logar a apuração, verificando-se o seguinte resultado: Para Presidente João Vicente de Souza Martins, vinte e sete (27) votos; José Carvalho Del Vechio, um (1) voto. Para Vice Presidente: Antenor Machado, vinte (20) votos; Epitácio Timbauba da Silva, digo Epitácio Timbauba, quatro (4) votos; J.C. Del Vechio, dois (2) votos; Paulo Seabra um (1) voto e Francisco Albuquerque, um (1) voto. Para secretario geral: Abel Elias de Oliveira, vinte e dois(22) votos; Arlindo Fróes , quatro (4) votos; Militino C. Rosa e Euclydes de Carvalho, um (1) voto cada. Para 1º Secretário: Gerardo Magella Bijos, vinte (20) votos; Euclydes de Carvalho, sete (7) votos e Militino C. Rosa, um (1) voto. Para 2º Secretário: Mario Francisco Giffoni, vinte e seis (26) votos; João Baptista Semeraro e Euclydes de Carvalho, um (1) voto, cada. Para orador: Carlos Henrique Liberalli, vinte e sete (27) votos e Euclides de Carvalho, um (1) voto. Para Thezoureiro: José Eduardo Alves Filho, vinte e sete (27) votos; Alberto Azambuja Lacerda, um (1) voto. Para a Comissão de redação dos annaes: Eurico Brandão Gomes, vinte e seis (26) votos; Olyntho Luna Freire do Pillar, vinte e seis (26) votos e José Messias do Carmo, vinte e seis (26) votos; Abel de Oliveira, dois (2) votos; Virgilio Lucas, dois (2) votos e Euclydes de Carvalho, dois (2) votos.

Pelo Sr. Presidente foi então proclamada eleita a seguinte directoria para reger os destinos da Academia Nacional de Pharmacia:

Presidente: João Vicente de Souza Martins
Vice Presidente: Antenor Machado
1° Secretario: Gerardo Magella Bijos
2° Secretario: Mario Francisco Giffoni
Orador Oficial: Carlos Henrique Liberalli
Thezoureiro: Jose Eduardo Alves Filho

Comissão de Redação dos Annaes: Eurico Brandão Gomes; Olyntho Luna Freire do Pillar e José Messias do Carmo.

Em seguida usaram da palavra diversos consórcios todos apresentando sugestões e congratulações a directoria da Associação Brasileira de Pharmaceuticos sobre a Academia ora organisada. O Sr. Presidente, encerrou a sessão, produzindo belíssimas palavras de enthusiasmo e conforto. Nada mais havendo a tratar lavrei a presente ata, que assino.

Gerardo Magella Bijos – 1º Secretario da Academia Nacional de Pharmacia e 1º secretário da Academia Brasileira de Pharmaceuticos.

Assinado: Presidente: Virgilio Lucas
Assinado: Secretários: Gerardo Magella Bijos
Assinado: Secretários: Serafim da Silva Pimentel
Certifico que as atas acima transcritas, foram fielmente copiadas do livro de atas da Associação Brasileira de Pharmaceuticos, contidas às folhas 12 e 16, por ordem do Sr. Presidente da referida associação e a requerimento verbal do Sr. Presidente da Academia Nacional de Pharmacia. E por ser verdade firmo a presente. Eu, Gerardo Magella Bijos, 1° Secretario da Associação Brasileira de Pharmaceuticos a escrevi e assino. Gerardo Magella Bijos.
Era o que continha em certidão passada por aquela associação e que para aqui transcrevo marcando o inicio das atividades da Academia Nacional de Pharmacia.

Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1937
Mario Francisco Giffoni
2° Secretario da Academia Nacional de Pharmacia.
Registro no 4° Officio do Registro de Títulos e Documentos sob o numero 5784 do livro A n° 1, registro sob o n° de ordem 3712 do livro B. Data 31-8-1938. Henrique Paulo de Frontin – Rua do Rosário, n° 65