13 jun 2024

Unesp Inaugura Primeira Fábrica Multipropósito de Biofármacos para Pesquisa Clínica da América Latina

Botucatu, 13 de junho de 2024 — A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou hoje a primeira fábrica multipropósito de biofármacos para pesquisa clínica da América Latina. O evento contou com a participação do Presidente Emérito Michel Kfouri Filho, que representou institucionalmente a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A nova unidade, a primeira CDMO (Contract Development and Manufacturing Organization) da região com ambiente GMP (Good Manufacturing Practices), tem como foco a produção e desenvolvimento de medicamentos biológicos. Com um ambiente rigorosamente validado, a fábrica estará à disposição da indústria farmacêutica para a produção de lotes pilotos de biofármacos destinados a ensaios clínicos.

Além disso, o complexo abrigará uma Escola de Boas Práticas de Fabricação (BPF/GMP) para o treinamento e capacitação profissional. Esse espaço também será um polo de inovação, oferecendo suporte a startups de biotecnologia.

Parabenizados os Acadêmicos Titulares Rui Seabra Ferreira Junior e Benedito Barraviera, cujas contribuições foram fundamentais para a concretização deste projeto inovador.

Esta iniciativa posiciona a Unesp na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento farmacêutico, destacando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência científica na América Latina.

Contract Development and Manufacturing Organization (CDMO) ou Organização de Desenvolvimento e Fabricação sob Contrato é uma instituição que fornece serviços terceirizados de desenvolvimento e produção de medicamentos para outras empresas farmacêuticas, biotecnológicas ou instituições de pesquisa. Já a sigla GMP significa Good Manufacturing Practices, que em português pode ser traduzida como Boas Práticas de Fabricação. É um conjunto de diretrizes e regulamentações que visam garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos produzidos.

As CDMOs funcionam como parceiras terceirizadas, fornecendo expertise e infraestrutura para auxiliar as empresas em todo o processo de criação, desenvolvimento e produção de medicamentos, desde as fases iniciais de pesquisa até a fabricação comercial e distribuição.

Essas instituições podem ser parceiras valiosas para empresas farmacêuticas e biotecnológicas de todos os tamanhos. Elas oferecem uma ampla gama de serviços, desde o desenvolvimento pré-clínico e a fabricação até a embalagem e a distribuição, obedecendo sempre as diretrizes regulatórias junto às agências de vigilância como a ANVISA.

O objetivo da CDMO do Cevap/Unesp será acelerar o processo de desenvolvimento e comercialização de novos biofármacos, pois possui expertise e infraestrutura para realizar testes clínicos, otimizar processos de produção e garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos, agilizando o processo desde a pesquisa até o paciente. Com isso, os custos e riscos para empresas farmacêuticas serão reduzidos, aumentando a flexibilidade e escalabilidade da produção e garantindo a qualidade e conformidade na produção dos biofármacos, como no caso da CDMO da Unesp.

Leia Mais

10 jun 2024

Adjuvantes e sua importância nas vacinas

Na atividade do dia 10.06.2024, o Dr. Paulo Lee Ho, Doutor em Ciências em Bioquímica e Biologia Molecular, Gerente de Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Inteligência de Produção do Centro BioIndustrial da Fundação Butantan/Instituto Butantan abordou os seguintes temas:

– Vacina e sua composição

– Importância do Adjuvante na formulação vacinal

– Adjuvante e sistema imune inato

– Adjuvante e sistema imune adaptativo

– Adjuvantes aprovados para uso humano

Assista a gravação na íntegra aqui

 …

Leia Mais

04 jun 2024

FCE Pharma faz homenagem a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e o Presidente Emérito Lauro Moretto foram homenageados hoje, dia 4 de junho de 2024, durante solenidade na feira FCE Pharma.

Nadja Bento, Diretora de Portfólio LifeScience da FCE Pharma, ressaltou que a ACFB é uma entidade que se destaca pela sua contribuição valiosa e essa solenidade homenageou pessoas, entidades e empresas que desempenham um papel fundamental no setor farmacêutico.

Agradecemos a homenagem feita pelo nosso mantenedor NürnbergMesse Brasil / FCE Pharma…

Leia Mais

03 jun 2024

Desafios da Educação Farmacêutica na formação de profissionais para a Indústria Farmacêutica

No dia 03.06 o Eixo Temático Educação Farmacêutica apresentou os Desafios da Educação Farmacêutica na formação de profissionais para a Indústria Farmacêutica com Alípio de Oliveira Carmo (Coordenador Geral do Curso de Farmácia da UNIP – Universidade Paulista),Carla Muniz – Farmacêutica (Diretora Técnica no CIMED & CO, Márcia Martini Bueno (Farmacêutica Bioquímica, mestre em Farmácia e Diretora de Relações Institucionais da Libbs Farmacêutica) e Paulo Cesar Pires Rosa (Coordenador Associado de Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas).

Assista a gravação na íntegra

 …

Leia Mais

21 maio 2024

Pedro Cesar Teixeira Silva, Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz apresentou Aspectos conceituais estratégicos de Biossegurança na área de saúde: Síntese na gestão de biossegurança em Laboratórios NB3 (alta contenção)

A atividade do dia 20.05 sobre Aspectos conceituais estratégicos de Biossegurança na área de saúde: Síntese na gestão de biossegurança em Laboratórios NB3 (alta contenção) descreveu os conceitos e práticas de biossegurança em laboratórios biomédicos, abordando a classificação dos riscos e a importância de analisá-los para prevenir acidentes.
Pedro Cesar Teixeira Silva, Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz apresentou uma síntese do trabalho de gestão de um laboratório de alta contenção (nível de Biossegurança 3 – NB3).
Assista a gravação na íntegra

Acesse a apresentação Palestra_Biossegurança_Pedro_Teixeira_20_05_2024

Leia Mais

13 maio 2024

Cannabis: uso, segurança, plantio e produção de derivados

Essa atividade do Eixo Temático Biodiversidade, Plantas Medicinais e Inovação apresentou um painel sobre Cannabis: uso, segurança, plantio e produção de derivados com a participação dos convidados:

Bruno Cezar Costa de SáAdvogado e Farmacêutico, Especialista em Administração Hospitalar, Especialista em Direito médico e da Saúde e Aperfeiçoado em Hematologia Clínica.

Flávia Guimarães: Biomédica, Líder de Inteligência Científica da Ease Labs Pharma.

PhD Paulo E Orlandi Mattos: Farmacêutico, um dos pioneiros no estudo da Cannabis Medicinal no Brasil.

Assista a gravação na íntegra

 …

Leia Mais

09 maio 2024

Aspectos sobre o diagnóstico laboratorial, profilaxia e tratamento das arboviroses com ênfase para a Dengue

Nessa atividade do dia 06.05.2024 do Eixo Temático Análises Clínicas foi abordada uma definição sucinta das arboviroses e sua transmissão; sintomatologia clínica (dengue clássica x hemorrágica); diagnóstico laboratorial (métodos de acordo com o início dos sintomas); profilaxia (vacinas, vantagens e limitações) e tratamento.

Convidados:

João Renato Rebello Pinho, experienced Laboratory Coordinator with a demonstrated history of working in the hospital & health care industry. Skilled in Molecular Biology, Virology, Microbiology, Epidemiology, Oncology, Hematology, and Biotechnology. Strong research professional with a Master of Business Administration (M.B.A.) focused in Health/Health Care Administration/Management from Insper.

Alexandre Marra, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em Epidemiologia Hospitalar pela Virginia Commonwealth University [VCU] e pela University of Iowa. É pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, higiene das mãos, prevenção de infecção de corrente sanguínea, terapia intensiva, infecções nosocomiais.

Moderador: Luiz Vicente Rizzo – Acadêmico Honorário da ACFB

Coordenador do Eixo Temático Análises Clínicas: Maria das Graças Carvalho

Assista a gravação na íntegra

Leia Mais

29 abr 2024

Gisele Goulart apresente os testes em laboratório de uma vacina anticocaína e crack (Calixcoca) para auxiliar no tratamento de pacientes dependentes.

A dependência de drogas é um grande problema de saúde pública mundial. Estima-se que cerca de 2-3% da população mundial consuma drogas ilícitas, como cocaína. Infelizmente, os medicamentos para tratamento da dependência de drogas, quando existentes, frequentemente apresentam baixa eficácia; sendo comum o uso da tríade abstinência, psicoterapias e suporte social; com eficácia de cerca de 20% em 5 anos. Como alternativa de tratamento, as vacinas antidrogas vêm sendo estudadas, visando a produção de anticorpos antidroga que propiciariam a diminuição da sua biodisponibilidade, reduzindo/impedindo a ação no sistema nervoso central. Embora nenhuma vacina esteja disponível comercialmente, nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo pesquisas que permitiram a produção e testes em laboratório de uma vacina anticocaína e crack (Calixcoca) para auxiliar no tratamento de pacientes dependentes de cocaína e crack. Nosso trabalho demonstrou que essa vacina foi capaz induzir a produção de anticorpos anticocaína, minimizando a passagem do análogo da cocaína radiomarcada para o cérebro dos animais (Doi: 10.1016/j.jciso.2023.100078; Doi: 10.1016/j.jare.2021.09.003); mostrando-se segura em estudos com primatas não-humanos (Doi: 10.1016/j.vaccine.2023.02.031).

Palestrante: Gisele Assis Castro Goulart

Assista a gravação da palestra na íntegra aqui

Leia Mais

22 abr 2024

Dengue foi tema da atividade atividade do Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica e Toxicológica de 22.04.2024

Marcos Vinicius da Silva , médico infectologista e Coordenador do Ambulatório de Doenças Tropicais e Zoonoses e médico do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, contextualizou em sua palestra essa arbovirose como problema de Saúde Pública no Brasil, fisiopatogenia, diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção.

Assista a gravação na íntegra aqui.

Leia Mais