25 maio 2018

Retrospectiva – III Simpósio FCE – ACFB/ANF de Inovação Farmacêutica – 24.05.2018

Realizado 24 de Maio de 2018, das 13h00 as 18h00, no Centro de Exposições São Paulo Expo, durante Feira FCE Pharma feira mais importante do setor farmacêutico realizada na América Latina foi realizado o III Simpósio FCE – ACFB/ANF de Inovação Farmacêutica.

O tradicional Simpósio é uma oportunidade para profissionais e pesquisadores que atuam em diferentes ramos onde se aplicam Ciências Farmacêuticas, tais como: pesquisas farmacológicas e ensaios clínicos, muito especialmente para aqueles que estão em programas de pós graduação ou pós doutorado.

Este ano, a ACFB/ANF abordou ciências farmacêuticas, tecnologia na indústria farmacêutica, regulamentação sanitária e sistemas de qualidade. Além de consagrado, o simpósio apresentou temas importantes de serem sempre atualizados e acrescidos como: Validação de Processos; Princípios e o uso do conhecimento na Gestão de Mudanças pós registro;Mercado global de medicamentos;Características dos fármacos e biofármacos; Incentivos à inovação farmacêutica e Nanotecnologia.

Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito e o Prof. Dr. João Paulo S. Vieira – Presidente Eleito da  ACFB/ANF deram as Boas Vindas aos participantes e apresentaram as atividades da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e a agenda programada para este exclusivo Simpósio.

A primeira palestra “O mercado global de medicamentos inovadores” foi ministrada pelo Prof. INAJAR DE SOUZA
(Presidente da FarmaAcademia® e Coordenador do Programa DEC-Sindusfarma)

Dando sequência às exposições do evento o Prof. Dr. IGOR DE CASTRO LINHARES (Quality & Regulatory Affairs Manager – BIOCAD Brazil Treasurer (International Pharmaceutical Federation) FIP-IPS) apresentou o especial e atual tema: “ICH Q12 – Princípios e o uso do conhecimento na Gestão de Mudanças pós registro”.

Apresentação

O Prof. Dr. LAURO D. MORETTO (Presidente Emérito 1º Vice-Presidente) expôs o tema: “BPF – A Validação de Processos no contexto atual da Gestão do Conhecimento da ICH”.

Apresentação

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer também: “As características dos fármacos e biofármacos dos principais medicamentos inovadores” através da palestra do Prof. Dr.  MARCO ANTONIO STEPHANO (Professor Doutor do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo)

Apresentação

O Advogado e especialista no setor da saúde,  Prof. Dr. CARLOS MAGNO RODRIGUES, apresentou os Incentivos à inovação farmacêutica: Decreto nº 9282 de 08 de fevereiro de 2018 que regulamenta a Lei 13242/2016.

 Apresentação

Finalizando as atividade do Simpósio a Profa. Dra. SILVIA STANISCUASKI GUTERRES (Titular na área de Nanobiotecnologia e Tecnologia farmacêutica – Universidade Federal do Rio Grande do Sul) atualizou os participantes com todo o conhecimento sobre o estágio atual e o futuro: “Nanotecnologia: onde estamos e para onde vamos? ”

Apresentação

Agradecemos a todos pela importante participação, aos ministrantes pela gentileza e especiais apresentações, aos mantenedores pela contribuição e aos apoiadores pelo auxílio.

MANTENEDORES:

 

APOIADORES: