08 maio 2019

Sucesso! 08.05.19 – Evento Inédito e exclusivo de iniciativa da ACFB – Rio de Janeiro a Mesa Redonda: Tratamento da Leishmaniose Conceito Atual e Futuro

ORGANIZAÇÃO:

Com a participação de diversos profissionais do setor da saúde, foi apresentado o  Panorama da Leishmaniose no Brasil, abordando os tratamentos atualmente utilizados na prática clínica, os controles desta parasitose, assim como as perspectivas de novos fármacos e tratamentos.

Este evento inédito e exclusivo organizado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Hospital Central do Exército e Instituto Oswaldo Cruz, teve como moderador o  Dr. Elmo Eduardo de Almeida Amaral que  expôs: O uso de flavonoides como nova abordagem para tratamento das Leishmanioses, a Dra. Elizabeth Ferreira Rangel expôs a Leishmanioses no Brasil e Ações de Vigilância e Controle: Contexto Atual e Perspectivas Futuras, e a Dra. Joelle Rode – Avanços no Desenvolvimento de Novos Tratamentos para as Leishmanioses: O Portfólio da DNDi,

Agradecemos ao Coronel João Paulo Silva Vieira (Presidente da ACFB) e aos Acadêmicos do Rio de Janeiro Leon Rabinovitc (Tesoureiro) , Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral) e as secretárias Raima e Valéria pela organização.

Durante o evento o Dr. Elmo Eduardo de Almeida Amaral expôs in vivo os possíveis fármacos altamente ativos contra agente protozoário patogênico ao homem.

O evento foi altamente produtivo,  superou as expectativas, estamos programando mais eventos e contamos com a vossa presença!

Saudações,

Coordenação – Plataforma Educacional

 

 

 

 

 

 …

Read More

26 abr 2019

25.04.19, O Presidente da ACFB/ANF, Coronel João Paulo Silva Vieira, recebeu a Comenda do Mérito Industrial Farmacêutico

São Paulo, na noite de 25/04/19, o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Coronel João Paulo Silva Vieira, recebeu a Comenda Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, outorgada pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. Nossas Congratulações! Comendador!

A cerimônia do VIII Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico agraciou 33 personalidades do setor farmacêutico e da área da saúde. A festa foi realizada nos salões do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.

Imprensa – Sindusfarma – Clique aqui para ver a retrospectiva

 …

Read More

03 abr 2019

Retrospectiva – 03.04.19 – Mesa Redonda – Rio de Janeiro – ABORDAGENS TERAPÊUTICAS DA MALÁRIA

Foi realizado no dia 03 de Abril, em Benfica, no Rio de Janeiro, no auditório do Hospital Central do Exército, a Mesa Redonda: Abordagens Terapêuticas da Malária, a qual cumpriu com o objetivo de expor e debater assuntos relacionados com a malária que incluem a evolução da terapia, os aspectos de segurança e eficácia, bem como, perspectivas de novos fármacos relacionados com a malária cerebral e sequelas cognitivas.

Este encontro de especialistas contou com a participação mais de 50 Profissionais, dirigentes e colaboradores de órgãos do governo e universidades, de empresas indústrias farmacêuticas, farmoquímicas e envolvidos nas atividades de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, estudos farmacológicos e clínicos.

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água. A malária não é uma doença contagiosa, mas tem que estudada e pesquisada amplamente por pesquisadores especialistas do Setor.

O evento foi Moderado pelo Dr. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, seguido das palestras: Tratamento de vivax, uma perspectiva histórica e panorama atual – Ministrante: Dr. André Daher, Atenção farmacêutica e farmacovigilância no manejo dos casos de malária Ministrante: Dra. Renata Saraiva Pedro e Buscas por novas terapias adjuvantes para malária cerebral e suas sequelas cognitivas – Ministrante: Dr. Hugo Castro Faria Neto.

Estiveram presentes da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, o Presidente Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira, Prof. Dr. Leon Rabinovitch (Tesoureiro, pesquisador da FioCruz), Prof. Dr. Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral e Diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ), Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito da ACFB/ANF.

Prestigiaram o evento o Diretor do Hospital Central do Exército, o General de Brigada JOSÉ OITICICA MOREIRA, entre outros membros da corportação.

Na foto: “Doutor Leon Rabinovitch, Doutor João Paulo S. Vieira, General José Oiticica Moreira(Diretor do HCE), Doutor Lauro D. Moretto e Doutor Eduardo Chaves Leal”. Na segunda fotografia, sentados: “Doutor Hugo Castro Faria Neto, Doutor André Daher, Doutor Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Doutor João Paulo S. Vieira e Doutora Renata Saraiva Pedro”.

Agradecemos a todos aos participantes, ao Hospital Central do Exército, Instituto Oswaldo Cruz, co-organizadores, apoiadores e mantenedores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmacêutica.

 …

Read More

27 mar 2019

27/03/19 – São Paulo – Sucesso – ACFB/ANF e ABDI realizaram a Oficina e Apresentação do Compêndio Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisa reconhecidos no Brasil

SUCESSO! Realizado no dia 27 de Março de 2019, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêutica da USP, o Lançamento do Compêndio Métodos Alternativos ao uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil e a Oficina ministrada por especialistas do setor com a participação de mais de cem profissionais da área da saúde, pesquisadores, docentes e colaboradores de indústrias farmacêuticas, cosméticos, alimentícias,veterinária, entre outras.

Este evento foi realizado pela ACFB/ANF, através do Convênio de Cooperação Técnica com a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e transmitido ao vivo pela IPTV/USP.

O projeto da ACFB/ANF aprovado pela ABDI tem alguns objetivos, dentre os quais se incluem: suprir a necessidade de adotar textos em língua portuguesa de metodologias utilizadas em pesquisas, desenvolvimento tecnológico e controle de qualidade, atender a exigência legal de se utilizar texto em língua portuguesa nos documentos entregues a órgãos públicos e, muito especialmente, oferecer um compêndio que tenha por escopo disseminar o conhecimento relativo aos métodos da OECD, reconhecidos e aceitos no Brasil, a estudantes, docentes e profissionais.

O download poderá ser realizado através do link: Compêndio Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil – Acesse gratuitamente

Acesse a Galeria de Fotos

A mesa de Honra foi composta por: Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira – RENAMA/MCTIC, Dra. Terezinha Andreoli – Acadêmica Titular ACFB/ANF e FCF-USP, Dr. Lauro Moretto- Presidente Emérito – ACFB/ANF, Dr. Leon Rabinovith – Diretor ACFB/ANF, Dr. Joel Majerowicz – Fiocruz e como cerimonialista Dr. Marco Antonio Stephano ACFB/ANF -USP.

O Dr. Marco Antônio Stephano (Diretor Social da ACFB/ANF) e o Presidente  e Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente – ACFB/ANF, apresentaram os objetivos que motivaram o Convênio, as atividades da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil voltadas para a inovação do setor. 

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira que apresentou O papel da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais (RENAMA) no contexto da elaboração e validação de métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas. Acesse a apresentação

 

 

 

O especialista da FioCruz, Dr. Joel Majerowicz, apresentou a Legislação e regulamentação de ensaios não clínicos para produtos para a Saúde. Acesse a Apresentação

 

 

 

No período da tarde, o Prof. Dr.  Marco Antonio Stephano, expôs os Ensaios para avaliação do potencial de sensibilização, de irritação, de corrosão e de absorção cutânea, Ensaios para avaliação de potencial de irritação e corrosão ocular, finalizando as atividades programadas foram apresentados os Ensaios para determinação de toxicidade e foi aberta nova oportunidade de debates entre participantes e especialistas. Acesse a Apresentação

Durante todo o evento os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os ministrantes, através de perguntas e respostas.

 

 

 

 

 

Os participantes receberam gratuitamente um exemplar do Compêndio Métodos Alternativos ao uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Agradecemos a todos pela presença, à FCF/USP, CONCEA e ANVISA por todo o apoio e contribuição e à ABDI pela importante parceria.

https://www.abdi.com.br/postagem/acordo-por-pesquisas-sem-o-uso-de-animais-avanca 

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-brasilia-participa-de-lancamento-de-livro-sobre-metodos-alternativos-ao-uso-de-animais/ 

Fotos Créditos: Fábio France…

Read More

20 mar 2019

Retrospectiva – 20/03/2019 – SUCESSO! ACFB/BD – 1º Seminário Internacional de Biofarmácos

Realizado no Auditório da Sede do Sindusfarma, no dia 20 de março de 2019, o Simpósio Internacional de Biofármacos, reuniu mais de cem profissionais do setor da saúde, sendo dirigentes e representantes de diversas empresas e instituições. Este Simpósio inédito e exclusivo foi ministrado por renomados especialistas os quais expuseram  inovações e os desafios nacionais e internacionais na produção de Biofarmácos.

A abertura foi feita pelo Dr. Marco Antônio Stephano – Diretor Social (ACFB), Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito (ACFB) e Sr. Augusto Geraldi – Business Leader BDPS (BD), os quais deram as boas-vindas e agradeceram as presenças de todos.

Este  programa foi especialmente elaborado em conjunto com a Diretoria da BD e Diretoria da ACFB/ANF, e superou as expectativas no decorrer da divulgação, muitos profissionais de interessaram  pelo tema. Este Simpósio foi concedido através da parceria e Convênio de Cooperação Técnicas entre a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia e a BD, e contou com o apoio do Protocolo de Cooperação com o Sindusfarma – Sindicato da Indústria Farmacêutica.

Acesse as Fotos – Francisco Brasil

O Presidente Emérito Prof. Dr. Lauro D. Moretto apresentou as atividades institucionais da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil voltadas para a área de inovação em todo setor da Saúde, expôs também e a Plataforma Educacional da ACFB/ANF. Acesse a Apresentação

Dando inicio as palestras,  a Profa. Laura de Oliveira Nascimento – UNICAMP,  abordou o tema: Formulação e Liofilização de Biofármacos. Acesse a Apresentação

As importantes Tendências no Mercado de Biotecnológicos e Biossimilares  foram apresentadas pelo especialista Prof. Oscar Raziel Gámiz – BD/México. Acesse a Apresentação

A Profa. Carlota de Oliveira Rangel Yagui – USP, trouxe aos participantes importantes conhecimentos e inovações sobre a NanoBiotecnologia. Acesse a Apresentação

Problemas e Soluções foram apresentados nos tema Ensaios Não Clínicos de Biossimilares pelo Ministrante: Prof. Marco Antonio Stephano – USP. Acesse a Apresentação

Durante todo o evento foram abertas perguntas e respostas, onde dúvidas e curiosidades para apresentadas e respondidas.

O Prof. Martin Bonamino -Instituto Nacional do Câncer/BiomanguinhosFIOCRUZ, ministrou sobre a Imunoterapia do Câncer e apresentou informações relevantes e atualizadas sobre o tema. Acesse a Apresentação

Os importantes Desafios na seleção de sistemas de embalagens de medicamentos biológicos foram apresentados pela Ministrante: Profa. Carla Juliani – BD/Brasil. Acesse a Apresentação

Temas exclusivos como a Funcionalidades da citometria de fluxo em bioprocessos, foram expostos pelo ProfTiago Simões – BD/Brasil.Acesse a Apresentação

A última palestra foi realizada pelo Prof. Antonio Moreira – UMBC/USA, o qual apresentou as Tecnologias nos processos de produção de Biofármacos em outros Países. Acesse a Apresentação

Finalizando as atividades programadas, os ministrantes ficaram a disposição dos participantes para mais uma rodada de perguntas e respostas.

 

SOLENIDADE DE POSSE – MEMBRO HONORÁRIO ESTRANGEIRO (USA)

Nesta ocasião especial, o Prof. Dr. Moreira, foi surpreendido com a homenagem de Posse como Membro Honorário Estrangeiro (USA) na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Em seu discurso emocionado citou a importância da inovação e integração entre os diversos Países,  e elogiou a realização do Simpósio  pelos temas tão relevantes para a evolução da sociedade científica, emocionado colocou-se a disposição para gentilmente em colaborar com o Brasil.

Agradecemos a todos pela importante presença, a BD pela parceria e cooperação para a realização deste Simpósio e ao Sindusfarma por proporcionar o encontro através do Protocolo de Cooperação Técnica.

O Simpósio registrou através da avaliação nota máxima dos participantes, e o Sr. Augusto Geraldi – Business Leader BDPS (BD),  manifestou a intenção de organizar mais uma Edição para o segundo semestre de 2019.

Em breve serão enviados os certificados on line a todos os participantes presentes.

Cordiais saudações.

Coordenação ACFB/ANF

 

 …

Read More

20 mar 2019

Solenidade de Posse 20.03.2019 – Prof. Dr. Antonio Fernando Ribeiro Moreira – Novo Membro Honorário Estrangeiro (USA)

No dia 20 de Março de 2019, durante o I Simpósio Internacional de Biofármacos, organizado pela ACFB/ANF em parceria com a BD, através o Protocolo de Cooperação Técnica com o Sindusfarma, após ministrar a palestra “Tecnologias nos processos de produção de Biofármacos em outros Países” o Prof. Dr. Antonio Fernando Ribeiro Moreira foi surpreendido com uma Homenagem e Posse como Membro Honorário Estrangeiro (USA) na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Em seu discurso emocionado citou a importância da inovação e integração entre os diversos Países,  e elogiou a realização do Simpósio  pelos temas tão relevantes para a evolução da sociedade científica, emocionado colocou-se a disposição para gentilmente em colaborar com o Brasil.

Dr. Antonio Fernando Ribeiro Moreira é Graduado em Engenharia Química, pela Universidade de Porto; com mestrado e doutorado em Engenharia Bioquímica, pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Professor universitário, especialista altamente renomado na área de Biotecnologia. É o vice-reitor de Assuntos Acadêmicos da Universidade de Maryland Baltimore County. Anteriormente, ele assumiu cargos de Gerência Técnica em indústrias farmacêuticas como a IFF e a Merck. Nesta empresa, foi responsável pela equipe de desenvolvimento de processos que lançou no mercado a Alfainterferona.

Dr. Antônio Moreira, trabalha em  pesquisa de produção de Biológicos e foi autor e co-autor de mais de 200 publicações e apresentações científicas. É membro da Diretoria Internacional da Sociedade Internacional de Engenharia Farmacêutica. Frequentemente conduz programas de treinamentos em Bioprocessamento e Ciências Regulatórias, inclusive para o FDA, dos Estados Unidos, e tem sido um membro com voto em vários comitês consultivos dessa agência regulatória.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil dá as Boas Vindas ao Novo Membro Honorário Estrangeiro – Prof. Dr. Antônio Moreira.

Na foto os Acadêmicos: Prof. Dr. Marco Antônio Stephano, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Prof. Dr. Antônio Moreira, Profa. Dra. Silvia Storpirtis, Profa. Dra. Vanilda Aguiar e Prof. Dr. Celso Caricati.

 …

Read More

15 mar 2019

Retrospectiva – 15/03/19 – Solenidade de Posse – Jovelino Carvalho Mineiro Filho – Acadêmico Titular, Cadeira nº 01, Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Acadêmico Jovelino Armínio de Souza Mineiro

Seja bem vindo! Dr.  Jovelino Carvalho Mineiro Filho

Na oportunidade, em que o  Dr.  Jovelino Carvalho Mineiro Filho, esteve em São Paulo. A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia  empossou-o como Acadêmico Titular, Cadeira nº 01, Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Acadêmico Jovelino Armínio de Souza Mineiro, seu bisavô.

Num discurso emocionado, Jovelino Mineiro lembrou-se da trajetória de seu bisavô, e de sua família que tanto contribuiu com o desenvolvimento do Brasil.

 Jovelino Mineiro é um empresário brasileiro com passagens pelo ramo cultural, da saúde e agropecuário. Ele teve aparições na presidência da Associação Brasileira dos Criadores de Brahman, além de ter sido o Diretor Secretário do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Hoje em dia, o Dr. Jovelino Mineiro, que tem mestrado em Economia e Doutorado em Sociologia na Universidade Panthéon – Sorbonne – Paris, é conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, Conselheiro e Sócio Efetivo do Museu de Arte de São Paulo ( MASP ) e outras aparições em entidades importantes, além de ser proprietário de uma das maiores propriedades do Brasil, a Fazenda Sant’anna, que é localizada em Rancharia – SP e Uberaba –MG.

Jovelino Mineiro também é reconhecido no meio genético nacional, porque ele além de importar excelentes exemplares da Colômbia e Austrália, compondo assim um rebanho brasileiro mais rico e eficiente em produção, ele também foi um dos pioneiros no desvendamento do genoma do gado brasileiro junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Atualmente, Jovelino Mineiro é um dos sócios da Recepta Biopharma, uma empresa que faz pesquisas de medicamentos contra o câncer, entre seus sócios estão Emílio Odebrecht – Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht, José Fernando Perez – Ex-Diretor da FAPESP, Instituto Ludwig de Pesquisas contra o Câncer e desde 2011 o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) comprou 16% da Recepta Biopharma. Apesar de a empresa ser nova, ela já recebeu aprovação da Natura e também da fundo regulador da área de saúde dos EUA (FDA) e os estudos continuam a todo vapor.

Jovelino Carvalho Mineiro Filho sempre foi um empresário com várias visões, desde agropecuária até pesquisas para a cura do câncer. Além de ter ajudado a pecuária nacional com os melhores exemplares de bovinos do mercado. A Fazenda Sant’anna tem tudo para crescer ainda mais, assim como a Recepta Biopharma. Fonte: http://www.fazendasantanna.com.br/i/jovelino-mineiro/

Seja muito bem vindo a Academia de Ciências do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia, suas experiências, resultados, e ideais, contribuirão para gerirmos recursos para o desenvolvimentos para o progresso para alcançarmos a excelência no setor da saúde.

Read More

14 mar 2019

Retrospectiva: 14/03/19 – ACFB/ANF – ABDI realizaram a Oficina e Apresentação: Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisa reconhecidos pelo CONCEA e aceitos pela ANVISA

No dia 14 de Março de 2019, foi realizada a Apresentação do Compêndio e Oficina: Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisas reconhecidos pelo CONCEA (Conselho Nacional de Experimentação Animal) e reconhecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realizado pela ACFB/ANF, através do Convênio de Cooperação Técnica com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), com o objetivo de disseminar o conhecimento e expor metodologias analíticas a todos os cientistas brasileiros, A publicação, traduzida do inglês, é a primeira na língua portuguesa.  

 

Galeria de Fotos

 

O Compêndio está disponível para download: Compêndio Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil 

 

Dra. Alessandra Bastos Soares Diretora da ANVISA comenta sobre o Compêndio – Clique aqui

 

APRESENTAÇÃO DO COMPÊNDIO E OFICINA

A mesa de honra contou com as ilustres participações Dr. João Paulo Silva Vieira (Presidente da ACFB/ANF), Dr. Lauro Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Dr. Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor da ABDI), Dr. Fábio Larontola (Diretor do Depto. de Políticas Públicas e Programas de Desenvolvimento – representando Dr. Marcelo Morales – Secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC ), Dra. Alessandra Bastos Soares (Diretora da ANVISA), Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira (representante do Renama MCTIC), Dr. Joel Majerowicz (Fiocruz), Dra. Renata Mazaro e Costa (Coordenadora do Concea MCTIC) e como cerimonialista Dr. Marco Antonio Stephano (Diretor Social da ACFB/ANF).

Participaram deste encontro profissionais do setor da saúde, pesquisadores, docentes e colaboradores de indústrias farmacêuticas, cosméticos, alimentícias,veterinária, entre outras.

O Dr. João Paulo Silva Vieira  (Presidente)  e Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente – ACFB/ANF), apresentaram os objetivos que motivaram o Convênio, e as atividades da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil voltadas para a inovação do setor.

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor da ABDI), ressaltou a importância da parceria na grande contribuição para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. 

A Dra. Alessandra Bastos Soares (Diretora da ANVISA) destacou a importância de aperfeiçoar novas normas e garantir o avanço das pesquisas e da produção de medicamentos e produtos de saúde, com a segurança para a vida humana, sem desrespeito à vida dos animais.

O Dr. Fábio Larontola,  (Diretor do Depto. de Políticas Públicas e Programas de Desenvolvimento, representou o Dr. Marcelo Morales – Secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC ), parabenizou a iniciativa e congratulou-se com as instituições envolvidas.

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira que apresentou O papel da RENAMA – Rede Nacional de Métodos Alternativos no contexto da elaboração e validação de métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas. Acesse a apresentação

Na sequência, a  Coordenadora do Concea, Dra. Renata Mazaro e Costa, expôs as Legislação e regulamentação do CONCEA que disciplinam a utilização dos métodos alternativos ao uso de animais. Acesse a apresentação

Durante as exposições os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os ministrantes, através de perguntas e respostas.

 

O especialista da FioCruz, Dr. Joel Majerowicz, apresentou a Legislação e regulamentação de ensaios não clínicos para produtos para a Saúde. Acesse a Apresentação

 

No período da tarde, o Prof. Dr.  Marco Antonio Stephano, expôs os Ensaios para avaliação do potencial de sensibilização, de irritação, de corrosão e de absorção cutânea, Ensaios para avaliação de potencial de irritação e corrosão ocular, finalizando as atividades programadas foram apresentados os Ensaios para determinação de toxicidade e foi aberta nova oportunidade de debates entre participantes e especialistas. Acesse a Apresentação

Agradecemos a todos pela presença, ao CONCEA e ANVISA por todo o apoio e contribuição

e à ABDI pela importante parceria.

Na foto: Dr. João Paulo Silva Vieira (Presidente da ACFB/ANF), Dra. Alessandra Bastos Soares (Diretora da ANVISA), Dr. Marco Antonio Stephano (Diretor Social da ACFB/ANF), Dr. Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor da ABDI), e Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito ACFB/ANF).

IMPRENSA: 

https://www.abdi.com.br/postagem/acordo-por-pesquisas-sem-o-uso-de-animais-avanca

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-brasilia-participa-de-lancamento-de-livro-sobre-metodos-alternativos-ao-uso-de-animais/ 

 …

Read More

03 jan 2019

Acadêmico Titular da ACFB/ANF – Dr. Marcelo Morales é nomeado Secretário de Estado de Pesquisa e Formação

Cumprimentos efusivos ao preclaro Acadêmico Doutor Marcelo Marcos Morales, nomeado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o destacado cargo de Secretário de Estado de Pesquisa e Formação, do atual Governo Federal.

Sucesso ao dileto confrade nessa nova comissão.

São os desejos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Read More