Retrospectiva

09 nov 2018

09/11/18 – A ACFB/ANF é homenageada em Solenidade Pública na Assembléia Legislativa de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (09/11), foi realizada a Sessão Solene Comemorativa de 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Compuseram a mesa de honra os Profs. Drs. João Ernesto de Carvalho (Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Primavera Borelli (Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP), Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual), Rodney Garcia Rocha (Diretor da Faculdade de Odontologia da USP), Lenira da Silva Costa (vice-Presidente do CFF) e Marcos Machado Ferreira (Presidente do CRF/SP).

Nesta oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia foi condecorada e recebeu a homenagem: “Honra ao Mérito”,  em reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento social, cultural e cientifico e pela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP.

O Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente da ACFB/ANF), recebeu a honraria outorgada pela Profa. Dra. Primavera Borelli (Diretora da FCF/USP) e pelo Sr. Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual e 1º Secretário da Alesp).

Num discurso emocionante, o Prof. Lauro D. Moretto agradeceu a gentil homenagem e apresentou a importância do resgate histórico dos 120 anos de ensino farmacêutico realizado pela FCF/USP, o qual está em exposição no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) até o dia 28/02/19, “Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência”, e expôs a relevante contribuição e trajetórias dos pioneiros do setor Prof. João Florentino Meira de Vasconcelos e Cândido Fontoura Vieira, entre outros ilustres farmacêuticos  docentes.

A FCF/USP e a Alesp homenagearam juntamente com a ACFB/ANF, o Conselho Federal de Farmácia – CFF representado neste ato pela Prof. Dra. Lenira da Silva Costa (vice-Presidente),  o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF/SP representado pelo Prof. Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente), a Academia Brasileira de Ciências – ABC representada pela Profa. Dra. Maria Ines Rocha Miritello Santoropela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP e a União dos Farmacêuticos – Unifar, representada pelo Prof. Dr.  Luiz Fernando Pellegrino (Presidente) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – Ildeu de Castro Moreira (Diretor). Homenageou também nesta ocasião os ex-Diretores da Universidade e o colaborador mais antigo ainda em atividade.

Também foram homenageados (as) na sessão solene os profissionais: Elisabeth Igne Ferreira – Decano da Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Hélio Dias de Assunção – Funcionário mais antigo da FCF-USP; Primavera Borelli –FCF-USP; Sandra Helena Farsky – Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas; Alexsandro Rodrigues Baiense – Associação Brasileira de Farmácia; Rodney Garcia Rocha – Faculdade de Odontologia da Usp; Humberto Gomes Ferraz – Laboratório de desenvolvimento e inovação farmacotécnica; Lucas Adriano do Nascimento – Núcleo de direitos humanos da FCF-USP; Vahan Agoyan – USP; Franco Maria Lajolo – ex-diretor da FCF-USP; Jorge Mancini Filho – ex-diretor da FCF-USP; José Carlos Barbério – ex-diretor da FCF-USP; Maria Inês Rocha Santoro – ex-diretor da FCF-USP; Seizi Oga – ex-diretor da FCF-USP e Terezinha de Jesus Andreoli Pinto – ex-diretor da FCF-USP.

Prestigiaram o evento os Acadêmicos: Profs. Drs. Michel Kfouri Filho, Carlos Adalberto de Carmargo Sannazzaro, Maria Ines Rocha Miritello Santoro e Acácio Alves de Souza Lima. Também esteve presente no evento o Dr. Pedro Zidói Sdoia.

Os Acadêmicos presentearam o Deputado Luis Fernando Teixeira com o  livro comemorativo “Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil 80 anos – História de Ideais e Conquistas”, a  Farmacopeia Paulista que, publicada em 1917, e a Flâmula.

Novamente registramos nossos agradecimentos a todos que contribuíram e estão contribuindo para que nosso presente, passado e futuro e seja sempre próspero e repleto de realizações.

MANTENEDORES:

APOIADORES:

Diretoria – ACFB/ANF

Read More

05 nov 2018

Retrospectiva – 26/10/2018 – Manaus/AM- Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Manaus, 26/10/2018

Participaram deste encontro mais de duzentos estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde do Estado.

O Presidente Emérito Acadêmico Prof. Lauro Domingos Moretto ministrou a palestra sobre inovação farmacêutica e  o especialista Acadêmico Prof. Henry Suzuki sobre patentes.

Prof. Dr. Lauro Moretto_Apresentação / Prof. Henry Suzuki_Apresentação

Nesta ocasião especial, fizeram parte da mesa de honra: PROF. JOAO PAULO SILVA VIEIRA (Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil), PROF. LAURO DOMINGOS MORETTO (Presidente Emérito e Vice-Presidente Executivo da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil), DR. JARDEL ARAÚJO DA SILVA (Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas), PROF WALTAIR VIEIRA MACHADO (Pró-Reitor de Inovação Tecnológica da UFAM), PROFA DEBORA TEIXEIRA OHANA (Diretora da Faculdade De Ciências Farmacêuticas da UFAM).

Esta Oficina encerrou o ciclo de atividades, sendo 28 Edição do programa da plataforma educacional organizada em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Nesta Oportunidade, foi outorgada a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” aos profissionais de destaque do Estado, receberam a Homenagem os ilustres Srs. (as).: Anália Raimunda Maia dos Santos Eyer; Daniel Reis Armond de Melo; Debora Teixeira Ohana; Jander Torres da Silva; Jardel Araújo da Silva; José Manuel Espinoza Ramirez; Karla Regina Lopes Elias; Marcos Aurélio Ferreira da Silva; Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves e Noélia Lúcia Simões Falcão.

Agradecemos a todos pela presença, aos mantenedores pela contribuição e aos apoiadores pelo auxílio.

Em breve a retrospectiva completa e apresentações para download.

APOIADORES:

 

MANTENEDORES:

Read More

31 out 2018

Retrospectiva – 24/10/18 – Sucesso em Boa Vista/RR – Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Imprensa CRF/RR – Clique aqui e veja na íntegra

ORGANIZAÇÃO:

No dia 24 de Outubro de 2018, foi realizada no Auditório – Faculdades Cathedral em Boa Vista -RR, a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual.

A Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual organizada pela ACFB em parceria com o CFF (Conselho Federal de Farmácia), e o apoio do Conselho Regional e Instituições do Estado, disseminou conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. O encontro, também, cumpriu com o objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

Participaram deste encontro profissionais, docentes e estudantes, agradecemos a todos pela gentil  presença.

Iniciando as atividades programadas o Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

Apresentação Prof. Dr. Lauro Moretto

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

Apresentação Prof. Henry Suzuki

Nesta oportunidade foram homenageados com a outorga da Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos os Ilustres Srs. (as): Profs. Adônis Motta Cavalcante; Erlandson Uchoa Lacerda; Francisco de Assis Campos Saraiva; Jandira Freitas Morais Negreiros; José Eustáquio De Oliveira; Itaynara Brasil Maia De Sousa; Valdirene Oliveira Cruz Thiago Martins Rodrigues. 

Congratulações da Academia de Ciências Farmacêuticas Farmacêuticas do Brasil pelos significativos préstimos à  sociedade na área da saúde e pelo reconhecimento público aos trabalhos.

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” foi instituída pela Diretoria da Academia de Farmacêuticas do Brasil, em 29 de março de 2016, para homenagear profissionais que, reconhecidamente, tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins.

Agradecemos aos mantenedores pela contribuição e aos apoiadores pelo auxílio.

APOIADORES:

MANTENEDORES:

Read More

19 out 2018

Retrospectiva: Solenidade de Posses: Profs. Drs. Ademir Valério da Silva Anderson de Oliveira Ferreira Elpídio Nereu Zanchet Hilton Oliveira dos Santos Filho Marco Antonio Perino

Numa emocionante noite de sexta-feira, dia 19 de Outubro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada a Sessão Solene de Posses dos Novos Acadêmicos Titulares: Profs. Drs. Ademir Valério da Silva, Anderson de Oliveira Ferreira, Elpídio Nereu Zanchet, Hilton Oliveira dos Santos Filho, Marco Antonio Perino.

Iniciando a Cerimônia foi executado o Hino Nacional pela banda da  Guarda Civil Metropolitana.

A mestre de Cerimônias da Câmara Municipal, Sra. Cecília de Arruda, deu as Boas Vindas aos presentes e convidou o  Dr. Paulo Ferreira – Assessor jurídico da Dra. Edir Sales a representá-la nesta ocasião. Na oportunidade, ele registrou as congratulações, e comentou sobre atuação da Vereadora no setor farmacêutico, expôs a Lei Municipal 16.739, o qual tem como objetivo Facilitar o acesso à vacinação na cidade de São Paulo, permitindo que farmácias possam oferecer o serviço, sem prejudicar a qualidade do atendimento à população. Dr. Paulo também apresentou e o recente Projeto de Lei o qual o CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), deu parecer favorável ao PL 328/2018 que proíbe curso à distância na área da saúde.

Foram convidados a compor a mesa de honra os Acadêmicos presentes na Solenidade: Profs. Drs. João Paulo Silva Vieira – Presidente; Lauro Domingos Moretto – Presidente Emérito; Acácio Alves de Souza Lima Filho – 2º Vice-Presidente; Eduardo Chaves Leal; Secretário Geral ; Henry Jun Suzuki; José Antonio De Oliveira Batistuzzo; Leon Rabinovich – Tesoureiro ; Marco Antônio Stephano – Diretor Social; Márcio Falci; Michel Kfouri Filho; Pedro Eduardo Menegasso; Pedro Zidói Sdoia e Walker Magalhães Lahmann.

 

Nesta oportunidade, o Mestre de Cerimônias agradeceu a presença de todos os presentes e registrou as participações dos Senhores:  Carlos De Souza Andrade – Presidente Da Federação Do Comércio Do Estado Da Bahia – FECOMÉRCIO/BA; Pedro Zidoi Sdoia. Presidente Da – Associação Brasileira Do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA); Humberto De Oliveira Lopes – Vice-Presidente Do Conselho Regional De Farmácia Do Distrito Federal (CRF/DF); Luiz Roberto Queroz  – Vice-Presidente – Abran – Associação Brasileira De Nutrologia (ABRAN); Marli Brasioli – Conselheira Fiscal Efetiva Da Associação Brasileira De Nutrição (ASBRAN); José Amalth Do Espírito Santo – Academia Brasileira De Medicina Militar; Arnaldo Pedace – Gerente De Relações Sindicais Trabalhistas do Sindicato Da Indústria Farmacêutica do Estado De São Paulo.

Os Novos Acadêmicos receberam as congratulações manifestadas por diversas autoridades. Registro

 O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi designado o Mestre de Cerimônia desta solenidade de posse e conduziu o Solenidade.

O Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi convidado a proferir a saudação inicial: 

“Senhores membros desta Mesa Diretora, já nominados; Minhas Senhoras e meus Senhores, Autoridades; Prezados Acadêmicos presentes. Boa noite a todos!

Que sejam as primeiras palavras desta alocução, de agradecimento e perene gratidão à nossa preclara anfitriã, Vereadora Doutora Edir Salles que, com a fidalguia que denota o jaez do seu feitio solidário, nos acolhe como de praxe, neste magnífico Salão Nobre do Palácio Anchieta.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, prazerosamente, cumprindo o seu desiderato de guardiã e difusora  da Cultura Farmacêutica no País, mais uma vez vem a esta progressista cidade de São Paulo, dar seu testemunho e o seu reconhecimento ao edificante trabalho dos profissionais da saúde, quatro Farmacêuticos e um Médico, que se alteiam em suas lides rotineiras e aos quais daremos posse em nosso sodalício, nesta festiva  noite de gala. E este reconhecimento,  é rotina para nós fazê-lo em solenidade pública, com jactância, em manifestação de regozijo, pois é  justo e perfeito exaltar e tecer loas à jaez do lavor levado a contento por aqueles profissionais que se deixam abarcar no recôndito de suas atividades, desnudando-se dos interesses e vaidades pessoais, envolvendo-se nos sentimentos altruísticos e humanitários, no anelo de ofertar ao seu semelhante uma melhor qualidade de vida, mais promissora e saudável. Para tanto, por fazerem jus a tais similitudes, daremos posse na noite de hoje em nosso cenáculo, ao Doutor Ademir Valério da Silva, ao Doutor Anderson de Oliveira Ferreira, ao Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ao Doutor Hilton Oliveira dos Santos Filho e ao Doutor Marco Antonio Perino, aos quais, em nome de todo Corpo de Acadêmicos, damos as nossas mais cordiais boa vindas. Declaramos aberta esta Sessão Solene de Posse.”

Os Novos Acadêmicos foram conduzidos ao Salão Nobre e aplaudidos de pé pelos convidados e foram oficialmente empossados, após a leitura do Termo de Compromisso:

 

 

 

 

Prometo respeitar e fazer respeitar os princípios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com os meus confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta academia.

O Prof. Dr. Lauro D. Moretto, apresentou os memoriais e qualificações que designaram as aprovações e os ingressos dos Novos Acadêmicos na Academia de Ciências Farmacêuticas do BrasilProfs. Drs. Hilton Oliveira dos Santos Filho e Marco Antonio Perino.

O Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, dando sequência nas apresentações formais, expôs os memoriais e qualificações que designaram as aprovações e os ingressos dos Novos AcadêmicosProf. Dr. Ademir Valério da Silva, Anderson de Oliveira Ferreira e Elpídio Nereu Zanchet.

Assim, reconhecidamente, por suas contribuições no setor da saúde os Novos Acadêmicos ocuparam as respectivas cadeiras publicamente e proferiram vossos discursos de Posse.

– O Doutor Ademir Valério da Silva,  ocupou a Cadeira de número 29, que tem como Patrono o Doutor Virgílio Lucas, da Seção de Farmácia.

– O  Doutor Anderson de Oliveira Ferreira, ocupou a Cadeira de número 27, que tem como Patrono o Doutor Abel Elias de Oliveira, da Seção de Farmácia.

– O Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ocupou a Cadeira de número 16, que tem como Patrono o Doutor Rodolpho Albino Dias da Silva, da Seção de Farmácia.

– O Doutor Hilton Oliveira dos Santos Filho, ocupou a Cadeira de número 44, que tem como Patrono o Doutor Oscar de Souza Vieira, da Seção de Ciências Físicas e   Químicas. 

   – O Doutor Marco Antonio Perino, ocupou a Cadeira de número 47, que tem como Patrono o Doutor Fernando Gross, da Seção de Farmacologia e Higiene.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, através dos Acadêmicos pertencentes ao sodalício, congratulam-se e dão as Boas Vindas aos novos Confrades.

Após a Solenidade foi servido um coquetel de confraternização aos participantes:

Galeria de Fotos: 

Créditos: Francisco Valberto Brasil

Read More

04 out 2018

ESPANHA – NOVOS CORRESPONDESTES ESTRANGEIROS INGRESSARAM NA REAL ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA DE MADRID – Profs. Drs. Lauro D. Moretto e Leon Rabinovitch – Assista o vídeo da Cerimônia de Outorga da Medalha, em Salamanca.

Em cerimônia realizada durante a ‘Jornada Ibero-americana 2018’, no dia 04 de outubro de 2018, no distrito espanhol de Salamanca, os Profs. Drs. Lauro D. Moretto e Leon Rabinovitch foram outorgados com a medalha e diploma oficial de membros correspondentes da Real Academia Nacional De Farmácia De Madrid.

A finalidade é ampliar e disseminar os conhecimentos dos profissionais dos países e estabelecer relações com instituições do exterior, reconhecendo assim a importância dos pesquisadores de ciências farmacêuticas e afins.

Assista o video da Solenidade na Íntegra: http://www.ranf.tv/index.php/video/547/jornada-iberoamericana-%C2%B7-parte-2-%C2%B7-4-de-octubre-de-2018/

Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito / 1º Vice-Presidente da ACFB/ANF

Prof. Dr. Leon Rabinovitch – Diretor-Tesoureiro da ACFB/ANF

Conforme os estatutos de 1989 e no seu regulamento de regime interior de 1990 e ampliou-se o número de acadêmicos, sendo constituída por 50 acadêmicos numerários, dos que 38 seriam farmacêuticos, e 12 de ciências afíns. Os acadêmicos correspondentes — nacionais e estrangeiros — seriam 173, deles 22 delegados em províncias e 24 em nações da América e Europa. Criou-se, igualmente, a categoria de acadêmicos supernumerários.

https://www.ranf.com/sesiones-y-actos/recepciones/2469-jornada-iberoamericana-2018.html

Presidencia
Excmo.Sr.D.MarianoEstebanRodríguez – Presidente de la Real Academia Nacional de Farmacia
Presentación – Excmo.Sr.D.Benito del Castillo García – Vicepresidente de la Real Academia Nacional de Farmacia

SESSÃO DE POSSE:

 Prof. Dr. Elfego Rolando López – “Historia de la farmacia en Guatemala”
Prof. Dr. Alberto Angel Gurni – “Las formas de las plantas”

Prof. Dr. León Rabinovitch – “Fundação Oswaldo Cruz: Baluarte na saúde pública do Brasil”
Prof. Dr. Lauro Domingos Moretto – “Histórico da farmacopeia no Brasil”

 Prof. Dr. José Aliaga Arauco – “La educación universitaria peruana en el escenario de la globalización”

Read More

14 set 2018

Retrospectiva – Rio de Janeiro – Exclusivo – Oficina: “Pharma & Biotech Patents in the USA – Prosecution Issues”

ORGANIZAÇÃO/APOIO:

A Oficina foi realizada no dia 14 de Setembro de 2018 das 08h30 às 12h30 no auditório do Sinfar/RJ, Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado, teve como principal objetivo apresentar aos participantes os aspectos “avançados” relacionados à reivindicação e tramitação de patentes de invenções nos segmentos farmacêutico e de biotecnologia, em conformidade com a legislação e com a prática estadunidense.

O evento foi ministrado pela especialista em Patentes dos EUA, Profa. Dra. Janis Fraser e teve como facilitador o Acadêmico Sr. Henry Suzuki.

Os participantes tiveram a oportunidade de ter os seguintes conhecimentos: 1. Pharma and Biotech Patents in the US—An Overview of Prosecution Issues • Prosecuting pharma and biotech patents for eventual litigation: • Strategies to maximize likelihood your pharmaceutical claim will be infringed by a generic competitor • Minimizing risk of invalidity  • Obviousness-type double patenting • Other important quirks of US patent practice re validity. Pharma and Biotech Patents in the US—An Overview of Prosecution Issues (Part II) • Prosecution history estoppel • Minimizing risk of unenforceability for inequitable conduct • Duty of Disclosure • Claiming products of nature in general • USPTO process for determining “patent eligible subject matter” • Lengthening your patent term via Patent Term Adjustment or Patent Term Extension

Finalizando as atividades, todos participaram da “Conversa Executiva” que contou com as perguntas e respostas sobre:  Erros comuns envolvendo patentes • Sumário de mecanismos para litígio envolvendo empresas de genéricos/biossimilares • Sumário do processo Inter Partes Review

Clique aqui e faça o download do material adicional

Clique aqui e faça o download da apresentação

Agradecemos aos profissionais que participaram pela presença, aos mantenedores, aos apoiadores, e registramos nosso agradecimento especial ao SINFAR-RJ pelo apoio e parceria.

 

MANTENEDORES:

Read More

13 set 2018

Retrospectiva – : 10 e 11 de Setembro – Exclusivo – Workshop: “Pharma & Biotech Patents in the USA – Prosecution Issues and Specific Invention Claiming”

O Workshop teve como principal objetivo apresentar aos participantes os aspectos “avançados” relacionados à reivindicação e tramitação de patentes de invenções nos segmentos farmacêutico e de biotecnologia, em conformidade com a legislação e com a prática estadunidense.

O evento foi ministrado pela especialista em Patentes dos EUA, Profa. Dra. Janis Fraser e teve como facilitador o Acadêmico Sr. Henry Suzuki.

O programa foi dividido em 6 blocos, intercalados com intervalos de tempo para perguntas e interações. A tarde do segundo dia foi reservada para uma “Conversa Executiva” sobre erros comuns envolvendo patentes, um sumário de mecanismos para litígio envolvendo empresas de genéricos/biossimilares, um sumário do processo Inter Partes Review e tempo complementar para perguntas e respostas.

Clique aqui e faça o download do material adicional

Clique aqui e faça o download da apresentação

Os blocos apresentados foram:  Patentes Farmacêuticas e Biotecnológicas nos EUA — Uma Visão Geral das Questões Jurídicas (Parte I), Patentes Farmacêuticas e Biotecnológicas nos EUA — Uma Visão Geral das Questões Judrídicas (Parte II),  Como reivindicar o Ingrediente Ativo ou o Alvo, Como Reivindicar Formulações / Processos de Fabricação, Como Reivindicar Métodos de Tratamento, Como Reivindicar Diagnóstico / Medicina Personalizada / “Patenteando o Rótulo”, finalizando com  a “Conversa Executiva”.

Agradecemos aos profissionais que participaram pela presença, aos mantenedores, aos apoiadores, e registramos nosso agradecimento especial ao Sindusfarma pela parceria e contribuição.

Protocolo de Cooperação Técnica: Este evento foi organizado pela ACFB/ANF, Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, com base no Protocolo de Cooperação Técnica firmado com o Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos.

MANTENEDORES:

APOIADORES:

Read More

31 ago 2018

Retrospectiva – Sucesso Total em Natal! A Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual reuniu especialistas, estudantes no dia 24/08/18 no Rio Grande do Norte

No dia 24 de Agosto de 2018, foi realizada a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual na Universidade Federal do Rio Grande do Norte– Auditório Otto de Brito Guerra, Reitoria – Campus Central.

O evento contou com a participação  estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde.

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Nesta Oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, outorgou a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” aos profissionais de destaque do Estado, receberam a Homenagem os ilustres Srs. (as).: 

Profs. Drs. ÁDLEY ANTONINI NEVES DE LIM, ANTONIA CLAUDIA JÁCOME CÂMARA, ARNÓBIO ANTÔNIO DA SILVA JÚNIOR, EDUARDO AZEVEDO, FERNANDA NERVO RAFFIN, LENIRA DA SILVA COSTA, MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA, SALES DE ARAÚJO GUEDES e SÓCRATES EGITO.

HOMENAGEADOS – LAUREA – NATAL 24_08_2018

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” foi instituída pela Diretoria da Academia de Farmacêuticas do Brasil, em 29 de março de 2016, para homenagear profissionais que, reconhecidamente, tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins. João Florentino Meira de Vasconcellos nasceu em 1865, na cidade do Pilar, na então província Paraíba do Norte. Diplomou-se em Farmácia em 1886 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se na cidade de Campinas, São Paulo, com a “Farmácia Meira”, a qual foi transferida posteriormente para a cidade de São Paulo, onde começou a exercer também atividades políticas, seguindo os passos de seu pai. Em 1896 fundou a “Sociedade Farmacêutica”, a qual presidiu com brilhantismo. Essa Sociedade foi a semente da “Escola Livre de Farmácia”, fundada em 12 de outubro de 1898, que deu origem à Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, embrião da atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

“O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”

Clique aqui para fazer o download da apresentação 

Dando sequência as atividades, o Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

“A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes” 

Clique aqui para fazer o download da apresentação

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

A biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, através da Sra. Adriana Alves Dias e do Prof. Arnóbio Antônio da Silva Júnior, recebeu os exemplares da reedição da primeira Farmacopéia publicada em 1917, e o livro recém lançado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, 80 anos Histórias de Ideais e Conquistas para fazer parte do acervo.

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

 

ORGANIZADORES:

APOIADORES:

MANTENEDORES:

 DOWNLOAD

Read More

13 ago 2018

Retrospectiva: Vitória/ES – Sucesso! 13.08.18 – Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Sucesso!

Nesta data, 13 de Agosto de 2018, foi realizada a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual na Sede da UMESCAM – Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia, Auditório 2 – Av. Nossa Sra. da Penha, 2190 – Bela Vista, Vitória – ES.

O evento contou com a participação de mais de duzentos participantes, sendo estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde.

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Este projeto tem por objetivo expor aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando oportunidades para promoção da inovação no segmento farmacêutico, no Brasil e no mundo.

Consta de cada edição uma conferência sobre aspectos gerais do processo evolutivo das ciências farmacêuticas, o perfil dos profissionais inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual, aplicados às Ciências Farmacêuticas.

O projeto, que teve início em 2016, está sendo desenvolvido ao longo de 3 anos, com eventos nas sedes dos 27 Conselhos Regionais de Farmácia em todo o país. Este evento em Vitória é o vigésimo quinto em nossa jornada e o décimo primeiro em 2018. Ano em que teremos mais 3 edições, sendo as próximas em Natal, ainda no mês de agosto e, em seguida, Boa Vista e Manaus, em outubro.

A mesa de honra foi composta pelos Profs. Drs. LAURO D. MORETTO (Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil), LUIZ CARLOS CAVALCANTI  (Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Espírito Santo), GEDAYAS MEDEIROS PEDRO (Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Espírito Santo) e a Profa. Dra. CRISTIANE DOS SANTOS GIUBERTI (Coordenadora do Curso de Farmácia da UFES).

“Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”

Nesta Oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, outorgou a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” aos profissionais de destaque do Estado, receberam a Homenagem os ilustres Srs. (as).: DRA. ALCINÉA BALLIANA DA MOTA, PROF. ARY GOMES DA SILVA; PROF. CLÓVIS AURELIO VERVLOET; DR. GEDAYAS MEDEIROS PEDRO; PROF. JORGE LUIZ JOAQUIM TERRÃO; PROF. LUIZ CARLOS CAVALCANTI ; DR. HUGO GUEDES DE SOUZA; PROF. RODRIGO ALVES DO CARMO; PROF. TADEU PISSINATI SANT’ANA.

Resumo dos currículos – HOMENAGEADOS – 13.08.2018 – ESPIRITO SANTO –

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” foi instituída pela Diretoria da Academia de Farmacêuticas do Brasil, em 29 de março de 2016, para homenagear profissionais que, reconhecidamente, tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins. João Florentino Meira de Vasconcellos nasceu em 1865, na cidade do Pilar, na então província Paraíba do Norte. Diplomou-se em Farmácia em 1886 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se na cidade de Campinas, São Paulo, com a “Farmácia Meira”, a qual foi transferida posteriormente para a cidade de São Paulo, onde começou a exercer também atividades políticas, seguindo os passos de seu pai. Em 1896 fundou a “Sociedade Farmacêutica”, a qual presidiu com brilhantismo. Essa Sociedade foi a semente da “Escola Livre de Farmácia”, fundada em 12 de outubro de 1898, que deu origem à Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, embrião da atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

 “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”

Dando sequência as atividades, o Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

APRESENTAÇÃO_LAUROMORETTO_ES

“A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

APRESENTAÇÃO_HENRYSUZUKI_ES

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

 

APOIADORES:

MANTENEDORES:

Read More

10 ago 2018

Retrospectiva – Solenidade Comemorativa 81º Aniversário da ACFB/ANF, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Fotos de Fábio Franci – Clique aqui e veja a galeria

Realizada na noite de 10 de Agosto de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a Solenidade em Comemoração ao 81. Aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi mais um encontro memorável e emocionante, que obteve a participação aproximadamente 130  profissionais do setor da saúde, homenageados e familiares, acadêmicos, apoiadores e mantenedores da Entidade.

A Mestre de Cerimônia da Câmara Municipal, Sra. Cecília de Arruda,  deu as Boas-Vindas a todos, registrou as congratulações enviadas por autoridades governamentais, apresentou as atividades programadas, e nesta ocasião convidou o Presidente da ACFB/ANF, Acadêmico Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira, para dar inicio a Sessão Solene.

A mesa de honra que foi composta pelos Ilustres Senhores: Prof. Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), Prof. Dr. José Oiticica Moreira (General-De-Brigada Médico Do Exército Brasileiro e atual Diretor do Hospital Central do Exército,  Rio De Janeiro), Dr. João Paulo S. Vieira (Presidente da ACFB/ANF) Dr. Paulo Ferreira (assessor da Vereadora Edir Sales), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF),  Profa. Dra. Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do CFF – Conselho Federal de Farmácia, representando o Dr. Walter da Silva Jorge João) e Prof. Dr. Silvano Raia (representando a Academia Nacional de Medicina).

Dr. Paulo Ferreira, assessor jurídico da Dra. Edir Salles, representou-a dando as boas-vindas aos participantes, apresentou as Leis e Projetos de Autoria da Nobre Vereadora, e colocou -se a disposição para auxiliar o Setor da Saúde.

Após a abertura das atividades, foi executado o hino nacional pela banda da Guarda Civil Metropolitana.

O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, em nome de todos os membros da entidade, agradeceu a participação de todos os acadêmicos e convidados presentes e,

Nesta oportunidade, apresentou o convidado especial a proferir a Palestra Magna, o Acadêmico Prof. Dr. Acadêmico Rubens Belfort Junior, Médico, especializado em Oftalmologia, com Mestrado em Microbiologia e Imunologia e  Doutorado em Ciências na Área de Imunologia e Oftalmologia. Ex Fellow da Proctor Foundation da Universidade da Califórnia em São Francisco e Cientista Visitante do National Eye Institute (NIH) e MBA, diversos títulos e condecorações. Atual Presidente da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e Presidente da Associação Pan-americana de Oftalmologia.

Palestra Magna:

O Prof. Dr. Acadêmico Rubens Belfort Junior proferiu a Conferência: “A mutidisciplinaridade e as expectativas possíveis e improváveis na saúde”.

Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas”

A Acadêmica Profa. Dra. Nilce Cardoso Barbosa anunciou a outorga da Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas” e apresentou os ilustres homenageados (as).

A diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia deliberou criar em 2018 a medalha comemorativa MÉRITO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, com o objetivo de agraciar personalidades de vida científica brasileira e internacional, profissionais que atuam em entidades associativas e professores e diretores de instituições de ensino, bem como a autoridades, em reconhecimento às suas relevantes contribuições.

A medalha é uma configuração reduzida da insígnia atual da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. Contém em sua parte central a taça símbolo da Farmácia, circundada pela inscrição Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Academia Nacional de Farmácia e a inscrição Fundada em 13 de agosto de 1937. Está estampada em metal banhado em ouro.

A Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas” substitui a comenda Jubileu 75 anos, instituída em 2012 e outorgada no período de 2012-2017.  A diretoria homenageou 20 personalidades das Ciências Farmacêuticas brasileiras. De acordo com os critérios estabelecidos pela Diretoria, os homenageados estão distribuídos em 4 grupos.

Membros de Entidades Associativas Farmacêuticas.

Prof. Dr. ALTAMIRO JOSÉ DOS SANTOS

Profa. Dra. ELENA LUCIA SALES SOUZA

Prof. Dr. ERLANDSON UCHÔA LACERDA

Prof. Dr. GLICÉRIO DINIZ MAIA

Prof. Dr. MARCOS AURÉLIO FERREIRA DA SILVA

Prof. Dr. PAULO ALIGIERI

Diretores e Professores de Instituição de Ensino

Profa. Dra. FLÁVIA VALLADÃO THIESEN

Profa. Dra. MARISE BASTOS STEVANATO

Prof. Dr. SANDRO ROBERTO VALENTINI

Pesquisadores

Prof. Dr. ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAÚJO

Profa. Dra. ALAIDE BRAGA DE OLIVEIRA

Prof. Dr.CARLOS MAGNO RODRIGUES

Prof. Dr.LEANDRO MACHADO ROCHA

Profa. Dra. MIRACY MUNIZ DE ALBUQUERQUE

Autoridades

Prof. Dr. ANTÔNIO ROBERTO ALVES CORRÊA

Prof. Dr. ANTONIO UBALDO VENTURA NEVES DA COSTA

Prof. Dr. JOSÉ OITICICA MOREIRA

Profa. NISIA TRINDADE LIMA

Prof. Dr. VARLEY DIAS SOUSA

MANTENEDORES – Medalhões Comemorativos do jubileu de 50 e de 80 ANOS:

A solenidade seguiu com a outorga dos Medalhões Comemorativos do jubileu de 50 e de 80 ANOS aos Novos Membros Mantenedores da Academia.

Foram convidados os Acadêmicos João Paulo Silva, Vieira, Henry Jun Suzuki e Lauro Domingos Moretto para a outorga do conjunto de medalhas aos representantes dos novos Membros Mantenedores da Academia, na categoria diamante à empresa E.M.S S/A, e na categoria Prata, das empresas DISOTAX, HYPOFARMA e WHEATON DO BRASIL.

Sr. Carlos Nahum – Representando o E.M.S. S/A, Sr. Rui de Souza Cruz – Representando a DISOTAX, Sr. Marcel Garcia da Cunha – Representando a Wheaton Brasil Vidros S.A., Sra. Gina Marcellini – Representando a Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.

COMPÊNDIO – ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL

80 ANOS  – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS

Após a outorga dos Medalhões, o Acadêmico Prof. Dr. Gerson Antonio Pianetti, anunciou o lançamento do Livro Comemorativo e convidou os autores do compêndio “ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL 80 ANOS – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS”, Acadêmicos João Paulo Silva Vieira, Lauro Domingos Moretto e Marco Antonio Stephano, para o lançamento do livro.

O Prof. Dr. Lauro D. Moretto fez a leitura dos agradecimentos registrados no Livro:”O projeto de elaboração do livro comemorativo de 80 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia contou com a colaboração de grande parcela dos próprios acadêmicos que nos forneceram fotos para serem incorporados no compêndio. Resumir todas as atividades de 80 anos em apenas um livro é uma tarefa impossível, razão pela qual foi necessário selecionar apenas alguns registros, aqueles que julgamos mais relevantes, para constarem neste compêndio.  Isso não significa que nosso resgate histórico tenha se esgotado, pois acreditamos que haverá muitas outras oportunidades para se registrar as atividades que não couberam neste volume.

Registramos os agradecimentos ao Jornalista Paulo Carneiro que nos assessorou na concepção e estruturação do conteúdo deste livro e a Jaime Finazzi pela dedicada tarefa de diagramar este compêndio. Queremos registrar nosso especial agradecimento à Raquel Toledo, pelo intenso trabalho de busca e identificação dos registros históricos, bem como pelos incansáveis esforços na seleção de fotografias que ilustram este compêndio. Merece registro de nossa gratidão aos Membros Mantenedores que colaboram com recursos para a sustentabilidade da Academia, bem como às empresas e entidades que nos apoiam com patrocínios de nossas atividades. Como nosso reconhecimento, estão inseridas as logomarcas dos Membros Mantenedores e Apoiadores da Academia.”

Finalizando as atividades programadas, o Presidente da ACFB/ANF Prof. Dr. João Paulo S. Vieira, agradeceu a presença de todos e proferiu o discurso:

“Mais uma vez, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, é recebida com a anuência da Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereadora Edir Salles, com a fidalguia que denota o jaez do seu feitio solidário, nos acolhendo como de praxe, neste magnífico Salão Nobre do Palácio Anchieta, na regozijante noite comemorativa do 81º Aniversário do nosso colendo sodalício.
Dessarte, que sejam as primeiras palavras desta alocução de agradecimento e perene gratidão à nossa preclara anfitriã. 

Nosso cenáculo, como sói acontecer com as instituições que se norteiam nos mesmos princípios filosóficos e doutrinários da primaz Academia do orbe, idealizada por Platão, na vetusta Grécia, no ano 384 a. C., tem sido arauto no apregoamento e difusão das Ciências Farmacêuticas no Brasil, levando a todos os rincões da Pátria com o devido aprestamento, o anelo de cumprir seu desiderato como uma “Sedes sapientiae”… ou seja, Casa da sabedoria.
Fadada a tornar-se um ícone e referência da Farmácia científica nacional, nascida sob a influência astrológica do signo de Leão – do líder, do dominador, do altivo, do criativo e do digno – a Academia tem no perpassar da sua existência congregado profissionais da saúde e cientistas afins, do Brasil e do exterior, participando e promovendo Congressos, Simpósios, Cursos, Palestras e Oficinas, objetivando sempre a difusão das Ciências Farmacêuticas sob todos os níveis, analisando e discutindo os problemas de saúde que acometem a nossa sociedade afligindo a população, especialmente os segmentos menos favorecidos.

E ratificamos que, uma instituição que nasce em meio a tão nobilíssimos, “justos e perfeitos” objetivos espargindo a luz da cultura e do conhecimento, promovendo a coesão entre seus confrades em torno de dignificantes ideais, somente tem uma senda a trilhar – a do sucesso.

Sucesso esse que conta com o respaldo dos nossos Membros Mantenedores e Apoiadores, que têm nos assegurado uma confortável posição de sustentabilidade, aos quais reiteramos nossos efusivos agradecimentos.
– Labor omnia vincit improbus!!!

Crédulos de que “o trabalho perseverante vence tudo”, tem sido este o mote a nos impulsionar no clamor rotineiro das lides, sem nos esfalfar, motivados pelos mesmos anseios que há 81 anos transatos, uma plêiade de cinquenta idealistas Farmacêuticos, numa invernosa noite de 13 de agosto de 1937, na Maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro, nos legaram esta pérola preciosa do patrimônio cultural do País, nossa Academia, testemunha de tantas lutas e glórias em prol das Ciências Farmacêuticas e das ciências da saúde em geral.

Concluindo! Neste átimo, cumpre ainda a esta Presidência tecer loas de agradecimentos a todos os Acadêmicos do silogeu, pelo inconteste apoio e incentivo que temos recebido, em especial dos confrades que compõem a Diretoria que, têm conduzido com responsabilidade e comprometimento o laborioso encargo que lhes foi confiado não medindo esforços no cumprimento das suas tarefas, mesmo com o sacrifício dos seus momentos de vaguear, mas com o desejo de medrar cada vez mais o nome da nossa Instituição num patamar mais relevante,. Muito obrigado, a todos os confrades. – Muito obrigado a todos os presentes. “

Estiveram presentes na Solenidade os Ilustres Acadêmicos: Profs. Drs. Acácio Alves de Souza Lima Filho; Antonio Benedito de Oliveira; Carlos Cezar Flores Vidotti ; Celso Figueiredo Bittencourt; Dagoberto de Castro Brandão; Eduardo Chaves Leal; Ezequiel Paulo Viriato; Gerson Antonio Pianetti; Henry Jun Suzuki; Hisako Gondo Higashi; João Massud Filho; João Paulo Silva Vieira; José Antonio De Oliveira Batistuzzo; José Stori; Jurandir Auad Beltrão; Lauro Domingos Moretto; Leon Rabinovich ; Leonardo de Souza Teixeira ; Marco Antônio Stephano ; Michel Kfouri Filho; Nilce Cardoso Barbosa; Pedro Zidói Sdoia; Rubens Belfort de Mattos Jr; Tarcisio José Palhano; Walker Magalhães Lahmann; Wellington Barros da Silva e Vanilda Oliveira Aguiar.

Após o discurso todos os presentes foram convidados para o coquetel e confraternização.

Novamente agradecemos os Mantenedores e Apoiadores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, por toda a contribuição.

“Havendo interesse em adquirir o exemplar do Livro ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL 80 ANOS  – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS, solicite através do email: secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br.”

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Em continuidade as Comemorações em prol ao aniversário, no sábado dia 11/08/18, foi realizada a Tradicional Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora de Moema, finalizando as atividades com o almoço de confraternização.

Mantenedores:

Apoiadores:

 

 …

Read More

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Rua Alvorada, 1289
Vila Olímpia - CEP 04550-004
São Paulo/SP

Sede: Rua da Lapa, nº 120 s.606
Centro - CEP 20021-180
Rio de Janeiro - RJ

Fale com o Presidente

Presidente – Prof. Dr. João Paulo S. Vieira
presidenciaACFB@gmail.com / academcienfarmacbrasil@gmail.com
Telefone: (21) 2263-6441

Presidente Emérito- Dr. Lauro D. Moretto
presidenteemerito@cienciasfarmaceuticas.org.br
Telefone: (11) 2776-3880 / 98447-9833

Secretaria

secretaria@academiafarmacia.org.br
Telefone: (11)2776-3881 / 99494-3362