11 jul 2019

11.07.2019 – O Acadêmico Prof. Dr. Elpidio Nereu Zanchet, recebeu o Prêmio Paulo Queiroz Marques outorgado pela ANFARMAG

Na noite de 11 de junho, na Confederação Nacional do Comércio, em Brasília (DF), destaque para o nosso Acadêmico Titular, Doutor Elpídio Nereu Zanchet, agraciado com o cobiçado Prêmio Doutor Paulo Queiroz Marques, versão 2019, outorgado pela Associação Nacional das Farmácias Magistrais, por ocasião do Congresso CONSULFARMA, como reconhecimento pela dedicação à. causa Farmacêutica Magistral.

O Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ocupa a Cadeira de número 16, que tem como Patrono o Doutor Rodolpho Albino Dias da Silva, da Seção de Farmácia e atua há mais de 45 anos na área de Farmácia Magistral participou de inúmeros debates e mesas redondas discutindo sempre a ação do farmacêutico como profissional liberal e da defesa do âmbito profissional.

https://www.anfarmag.org.br/ler-comunicado/premio-paulo-queiroz-marques-2019

Cumprimentos de todo Quadro de Membros da. ACFB/ANF.

João Paulo Silva Vieira – Presidente

 

 …

Read More

10 jul 2019

08.07.2019 – NOTA DE FALECIMENTO – Acadêmico Emérito Doutor Mauro Ferreira Leal – Condolências da ACFB/ANF

Com pesar, esta Presidência comunica o desenlace do Acadêmico Emérito Doutor Mauro Ferreira Leal, ocorrido no dia 08 de Julho de 2019, na cidade de Niterói – RJ.

O farmacêutico carioca, Prof. Dr. Mauro Ferreira Leal, fez quase toda a sua carreira, na Marinha. A trajetória bem-sucedida e a experiência que adquiriu, dentro dessa Força, fizeram dele uma excelência em farmácia militar.

Na Marinha, chegou ao posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra e ocupou vários cargos, como o de chefe do Departamento de Farmácia da Diretoria de Saúde e vice-diretor do Laboratório Farmacêutico.

Fora do universo militar, o Dr. Mauro Ferreira foi igualmente ativo: presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos diretores da Federação Interestadual dos Farmacêuticos foi membro titular da Academia Nacional de Farmácia e posteriormente Emérito, além de integrante da Comissão de Questões Profissionais do Conselho Federal de Farmácia.  Fonte: CFF

O Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira, Presidente, esteve no funeral prestando as condolências à família e amigos enlutados.

A Diretoria e Membros Acadêmicos manifestam sentimentos pela perda e se solidarizam com a família e amigos.

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia

Read More

02 jul 2019

02.07.2019 – O Acadêmico: Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, recebeu o Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina 2019

No dia 02 de Julho de 2019, na cidade do Rio de Janeiro, o Acadêmico: Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho,  recebeu o Prêmio Presidente da Academia Nacional de Medicina 2019- Antônio Austregésilo Rodrigues Lima-Secção de Medicina, como Co-autor Colaborador do Trabalho “Uso off-label de seringas em Oftalmologia”. Técnica de manuseio e riscos associados. Em colaboração com o médico Oftalmologista Dr. Gustavo Melo. Academia Nacional de Medicina – Patrono do Prêmio de 2019

 

O Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, é Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo  e Doutorado em Ciências Visuais pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo. Chefiou o Setor de Farmacologia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM no período de 1999 a 2013. Membro do Conselho do Instituto da Visão, do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM. Participou como Membro do Conselho da FIPFARMA – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. É 2º Vice Presidente da Academia Nacional de Farmácia. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Oftalmologia. Foi Diretor Geral e Sócio da Empresa Ophthalmos S/A, atualmente é Membro do Conselho.

Cumprimentos ao nosso laborioso Acadêmico Doutor Acácio Alves de Souza Lima Filho, em nome de todo Quadro de Membros da ACFB/ANF, pelo recebimento do destacado Prêmio outorgado pela Academia Nacional de Medicina, como co-autor de estudos científicos na área da Oftalmologia. Parabém!!! 

João Paulo Silva Vieira – Presidente – ACFB/ANF

Read More

27 maio 2019

Retrospectiva – Sucesso no Rio de Janeiro: Mesa Redonda: BIOSSEGURANÇA E BIOPROTEÇÃO EM LABORATÓRIO

No dia 23 de Maio, das 09h00 – 12h00 no Instituto de Biologia do Exército  no Rio De Janeiro, foi realizada a Mesa Redonda: Biossegurança e Bioproteção Em Laboratório, com a participação de mais de 70 profissionais do Setor da Saúde.

De iniciativa da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Rio de Janeiro, o evento teve o apoio e parceria do Instituto Biologia Exército, Instituto Oswaldo Cruz, FioCruz – Ministério da Saúde.

O evento cumpriu com o objetivo de atualizar e alertar sobre a importância da Biossegurança e Bioproteção a profissionais que trabalham em atividades laboratoriais.

O Coronel João Paulo Silva Vieira deu as Boas Vindas aos participantes e iniciou as atividades programadas para a Mesa Redonda, Estiveram presentes prestigiando, coordenando o evento os Acadêmicos: Dr. Eduardo Chaves Leal e Leon Rabinovitch.

GERALDO RODRIGUES GARCIA ARMÔA foi o Moderador da Mesa Redonda.

O Dr. HARRISON MAGDINIER GOMES  expôs: Um breve Histórico das Ações da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz.

 

A Dra. ELBA R. SAMPAIO DE LEMOS – Apresentou: Biossegurança nas Atividades Realizadas no Campo: A Experiência do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses.

O Dr. PAULO ROBERTO DE CARVALHO – Abordou a Prevenção de Incêndios e Emergência em Laboratórios Científicos.

Dr. MARCOS DORNELAS RIBEIRO – Apresentou informações sobre a Biossegurança e Bioproteção.

Foi de extrema importância os debates, a interação e disponibilidade dos Ministrantes especialistas em compartilhar os conhecimentos com os participantes.

Read More

24 maio 2019

Retrospectiva – 21.05.2019 – SUCESSO – IV Simpósio FCE – ACFB/ANF de Inovação Farmacêutica

O tradicional Simpósio da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil é uma oportunidade para profissionais e pesquisadores que atuam em diferentes ramos onde se aplicam Ciências Farmacêuticas, como pesquisas farmacológicas, ensaios clínicos, tecnologia na indústria farmacêutica, regulamentação sanitária e sistemas de qualidade.

O evento acorreu no primeiro dia da FCE Pharma, 21.05.19 das 13h00 às 17h30, e promoveu a interação entre grandes nomes da Academia e da indústria.

Abertura Oficial foi realizada às 13h00 com a participação do Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito ACFB/ANF, Sr. Diego N. Carvalho – Diretor da NM.

Muitos profissionais que estavam visitando A FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica, maior Feira da América Latina, tiveram a oportunidade de assistir gratuitamente as palestras  inovadoras programadas exclusivamente para esta ocasião.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo Acadêmico Dr. Marcelo Polacow Bisson, na qual foram expostos os Mitos e verdades sobre a resistência aos antimicrobianos.  Veja a apresentação na íntegra

 Na sequência o Acadêmico Dr. João Massud Filho,  apresentou o Desenvolvimento clínico de medicamentos pediátricos. Acesse a apresentação

O Desenvolvimento tecnológico de medicamentos pediátricos foi abordado pelo Acadêmico Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito da ACFB/ANF. Conheça a apresentação na íntegra

O especialista Sr. Wolfgang H. Löscher Filho, expôs o tema Concebendo o processo de transferência de tecnologia: barreiras e riscos. Veja a apresentação

Dando sequência as atividades da programação, a Dra.  Natália Marchesan Bexiga apresentou a Liofilização de produtos biológicos. Acesse o conteúdo da apresentação

Medicamentos biológicos – amplitude e significado mercadológico, foi apresentado peloAcadêmico Dr. Marco Antonio Stephano.

Finalizando as atividades os Ministrantes ficaram a disposição para as perguntas e respostas, e tiveram grande integração com os participantes.

Agradecemos aos participantes pela presença, aos ministrantes pela gentileza e disposição e a NürnbergMesse Brasil pela parceria.

 …

Read More

17 maio 2019

Retrospectiva – 17.05.2019 – 19h30 – Câmara Municipal de SP – Outorga de Título Cidadão Paulistano – Prof. Dr. Lauro D. Moretto

Clique aqui Acesse a GALERIA DE FOTOS – Fotos Fábio Franci

Acesse – Midia – Câmara Municipal de São Paulo

Homenagem da ABCFarma ao Dr. Lauro D. Moretto

No dia 17 de maio de 2019, foi uma sexta-feira especial, data em que foi realizada a emocionante Outorga de Título Cidadão Paulistano – Prof. Dr. Lauro D. Moretto na Câmara Municipal de São Paulo, no Salão Nobre.

O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Eduardo Tuma, efetivou o convite o qual foi proposto pela iniciativa do Vereador Toninho Paiva.

O Prof. Dr. LAURO DOMINGOS MORETTO, é natural da cidade paulista de Bariri, nascido em 16 de outubro de 1938, filho de Gioachino Domenico Moretto (Joaquim Domingos Moretto), italiano da cidade de Roncade, Província de Treviso e Pierina Cincotto, filha de italianos nascida na cidade Itapuí, São Paulo. É matrimoniado com a Professora Marilena Ribas Moretto, de cuja harmoniosa união surgiram os filhos Reinaldo e Regina. Foi em sua cidade natal que realizou os estudos primário e ginasial, sempre em escolas públicas, sobressaindo-se como um aluno de vivaz inteligência. O Professor Moretto é detentor dos títulos de Mestrado em Tecnologia BioQuímicofarmacêutica e de Doutorado em Ciências dos Alimentos, ambos, obtidos pela Universidade de São Paulo (USP). Clique aqui e conheça a trajetória e homenagens do Prof. Dr. Lauro D. Moretto.

A Solenidade reuniu mais de cem convidados,  familiares, amigos pessoais e profissionais, os quais tiveram a oportunidade de congratular-se com o Homenageado da Noite! O mais novo “CIDADÃO PAULISTANO”. 

A mesa de Honra foi formada pela Prof. Dra. Primavera Borelli, Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia-SP, Dr. Marcos Machado, pela  Vereadora Edir Sales, no centro o Homenageado Prof. Dr. Lauro Morettto, e o Vereador Toninho Paiva,  que presidiu a sessão, ao lado direito o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Coronel João Paulo Silva Vieira, Dr. Pedro Zidoi Sdoia, Presidente da  Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico e Dra. Rosana Mastellaro – Diretora de Assuntos Regulatório do Sindusfarma, representando o Presidente Executivo Dr. Nelson Mussolini.

Após a composição da mesa, a Guarda Municipal de São Paulo tocou o Hino Nacional em abertura da Sessão Solene.

O Mestre de Cerimônia, Senhor Claudio Alba, apresentou a biografia do Dr. Moretto  e as diversas homenagens durante o evento, foi projetada uma retrospectiva de fotos desde a infância aos dias atuais, principais conquistas, momentos especiais, e também depoimentos de amigos e profissionais nacionais e internacionais, o qual deixou-o o muitíssimo emocionado.

Dando sequência na Outorga o Vereador Toninho Paiva entrega o TITULO DE CIDADÃO PAULISTANO ao Dr. Lauro Moretto, o qual fica registrado no Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo

Prof. Dr. Lauro D. Moretto, emocionado pronunciou seu discurso: ….”O dia-a-dia nos reserva, com alguma frequência, surpresas inusitadas. Certo dia, estando em meu escritório, recebi um telefonema de Pedro Zidói. Demonstrando certa ansiedade, logo após os cumprimentos de praxe, me informou que tinha enviado um ofício ao Vereador Toninho Paiva, propondo que elaborasse um Projeto de Lei para me conceder o título de Cidadão Paulistano…..  A minha vida profissional, em quase 60 anos na área farmacêutica e quase 65 anos de trabalho em São Paulo, tanto na universidade quanto no setor industrial farmacêutico, foi rica de oportunidades e de realizações. Tudo isso foi possível pelo apoio e confiança recebida de dirigentes que me delegaram responsabilidades e de colaboradores que se envolveram comigo em projetos inovadores”. DISCURSO NA ÍNTEGRA – LM

 

Após a Sessão Solene os convidados, amigos e familiares participaram de um coquetel de Confraternização.

 

DECRETO LEGISLATIVO Nº 75 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018
(PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 56/18)
(VEREADOR TONINHO PAIVA – PR)

 …

Read More

08 maio 2019

Sucesso! 08.05.19 – Evento Inédito e exclusivo de iniciativa da ACFB – Rio de Janeiro a Mesa Redonda: Tratamento da Leishmaniose Conceito Atual e Futuro

ORGANIZAÇÃO:

Com a participação de diversos profissionais do setor da saúde, foi apresentado o  Panorama da Leishmaniose no Brasil, abordando os tratamentos atualmente utilizados na prática clínica, os controles desta parasitose, assim como as perspectivas de novos fármacos e tratamentos.

Este evento inédito e exclusivo organizado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Hospital Central do Exército e Instituto Oswaldo Cruz, teve como moderador o  Dr. Elmo Eduardo de Almeida Amaral que  expôs: O uso de flavonoides como nova abordagem para tratamento das Leishmanioses, a Dra. Elizabeth Ferreira Rangel expôs a Leishmanioses no Brasil e Ações de Vigilância e Controle: Contexto Atual e Perspectivas Futuras, e a Dra. Joelle Rode – Avanços no Desenvolvimento de Novos Tratamentos para as Leishmanioses: O Portfólio da DNDi,

Agradecemos ao Coronel João Paulo Silva Vieira (Presidente da ACFB) e aos Acadêmicos do Rio de Janeiro Leon Rabinovitc (Tesoureiro) , Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral) e as secretárias Raima e Valéria pela organização.

Durante o evento o Dr. Elmo Eduardo de Almeida Amaral expôs in vivo os possíveis fármacos altamente ativos contra agente protozoário patogênico ao homem.

O evento foi altamente produtivo,  superou as expectativas, estamos programando mais eventos e contamos com a vossa presença!

Saudações,

Coordenação – Plataforma Educacional

 

 

 

 

 

 …

Read More

26 abr 2019

25.04.19, O Presidente da ACFB/ANF, Coronel João Paulo Silva Vieira, recebeu a Comenda do Mérito Industrial Farmacêutico

São Paulo, na noite de 25/04/19, o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Coronel João Paulo Silva Vieira, recebeu a Comenda Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, outorgada pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. Nossas Congratulações! Comendador!

A cerimônia do VIII Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico agraciou 33 personalidades do setor farmacêutico e da área da saúde. A festa foi realizada nos salões do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.

Imprensa – Sindusfarma – Clique aqui para ver a retrospectiva

 …

Read More

03 abr 2019

Retrospectiva – 03.04.19 – Mesa Redonda – Rio de Janeiro – ABORDAGENS TERAPÊUTICAS DA MALÁRIA

Foi realizado no dia 03 de Abril, em Benfica, no Rio de Janeiro, no auditório do Hospital Central do Exército, a Mesa Redonda: Abordagens Terapêuticas da Malária, a qual cumpriu com o objetivo de expor e debater assuntos relacionados com a malária que incluem a evolução da terapia, os aspectos de segurança e eficácia, bem como, perspectivas de novos fármacos relacionados com a malária cerebral e sequelas cognitivas.

Este encontro de especialistas contou com a participação mais de 50 Profissionais, dirigentes e colaboradores de órgãos do governo e universidades, de empresas indústrias farmacêuticas, farmoquímicas e envolvidos nas atividades de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, estudos farmacológicos e clínicos.

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água. A malária não é uma doença contagiosa, mas tem que estudada e pesquisada amplamente por pesquisadores especialistas do Setor.

O evento foi Moderado pelo Dr. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, seguido das palestras: Tratamento de vivax, uma perspectiva histórica e panorama atual – Ministrante: Dr. André Daher, Atenção farmacêutica e farmacovigilância no manejo dos casos de malária Ministrante: Dra. Renata Saraiva Pedro e Buscas por novas terapias adjuvantes para malária cerebral e suas sequelas cognitivas – Ministrante: Dr. Hugo Castro Faria Neto.

Estiveram presentes da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, o Presidente Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira, Prof. Dr. Leon Rabinovitch (Tesoureiro, pesquisador da FioCruz), Prof. Dr. Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral e Diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ), Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito da ACFB/ANF.

Prestigiaram o evento o Diretor do Hospital Central do Exército, o General de Brigada JOSÉ OITICICA MOREIRA, entre outros membros da corportação.

Na foto: “Doutor Leon Rabinovitch, Doutor João Paulo S. Vieira, General José Oiticica Moreira(Diretor do HCE), Doutor Lauro D. Moretto e Doutor Eduardo Chaves Leal”. Na segunda fotografia, sentados: “Doutor Hugo Castro Faria Neto, Doutor André Daher, Doutor Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Doutor João Paulo S. Vieira e Doutora Renata Saraiva Pedro”.

Agradecemos a todos aos participantes, ao Hospital Central do Exército, Instituto Oswaldo Cruz, co-organizadores, apoiadores e mantenedores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmacêutica.

 …

Read More

27 mar 2019

27/03/19 – São Paulo – Sucesso – ACFB/ANF e ABDI realizaram a Oficina e Apresentação do Compêndio Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisa reconhecidos no Brasil

SUCESSO! Realizado no dia 27 de Março de 2019, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêutica da USP, o Lançamento do Compêndio Métodos Alternativos ao uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil e a Oficina ministrada por especialistas do setor com a participação de mais de cem profissionais da área da saúde, pesquisadores, docentes e colaboradores de indústrias farmacêuticas, cosméticos, alimentícias,veterinária, entre outras.

Este evento foi realizado pela ACFB/ANF, através do Convênio de Cooperação Técnica com a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e transmitido ao vivo pela IPTV/USP.

O projeto da ACFB/ANF aprovado pela ABDI tem alguns objetivos, dentre os quais se incluem: suprir a necessidade de adotar textos em língua portuguesa de metodologias utilizadas em pesquisas, desenvolvimento tecnológico e controle de qualidade, atender a exigência legal de se utilizar texto em língua portuguesa nos documentos entregues a órgãos públicos e, muito especialmente, oferecer um compêndio que tenha por escopo disseminar o conhecimento relativo aos métodos da OECD, reconhecidos e aceitos no Brasil, a estudantes, docentes e profissionais.

O download poderá ser realizado através do link: Compêndio Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil – Acesse gratuitamente

Acesse a Galeria de Fotos

A mesa de Honra foi composta por: Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira – RENAMA/MCTIC, Dra. Terezinha Andreoli – Acadêmica Titular ACFB/ANF e FCF-USP, Dr. Lauro Moretto- Presidente Emérito – ACFB/ANF, Dr. Leon Rabinovith – Diretor ACFB/ANF, Dr. Joel Majerowicz – Fiocruz e como cerimonialista Dr. Marco Antonio Stephano ACFB/ANF -USP.

O Dr. Marco Antônio Stephano (Diretor Social da ACFB/ANF) e o Presidente  e Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente – ACFB/ANF, apresentaram os objetivos que motivaram o Convênio, as atividades da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil voltadas para a inovação do setor. 

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira que apresentou O papel da Rede Nacional de Métodos Alternativos ao uso de animais (RENAMA) no contexto da elaboração e validação de métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas. Acesse a apresentação

 

 

 

O especialista da FioCruz, Dr. Joel Majerowicz, apresentou a Legislação e regulamentação de ensaios não clínicos para produtos para a Saúde. Acesse a Apresentação

 

 

 

No período da tarde, o Prof. Dr.  Marco Antonio Stephano, expôs os Ensaios para avaliação do potencial de sensibilização, de irritação, de corrosão e de absorção cutânea, Ensaios para avaliação de potencial de irritação e corrosão ocular, finalizando as atividades programadas foram apresentados os Ensaios para determinação de toxicidade e foi aberta nova oportunidade de debates entre participantes e especialistas. Acesse a Apresentação

Durante todo o evento os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os ministrantes, através de perguntas e respostas.

 

 

 

 

 

Os participantes receberam gratuitamente um exemplar do Compêndio Métodos Alternativos ao uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Agradecemos a todos pela presença, à FCF/USP, CONCEA e ANVISA por todo o apoio e contribuição e à ABDI pela importante parceria.

https://www.abdi.com.br/postagem/acordo-por-pesquisas-sem-o-uso-de-animais-avanca 

https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-brasilia-participa-de-lancamento-de-livro-sobre-metodos-alternativos-ao-uso-de-animais/ 

Fotos Créditos: Fábio France…

Read More