14 out 2019

04.10.2019 – Botucatu/SP – 04.10.2019 – Simpósio: CEVAP sobre Desafios e Oportunidades da Inovação Farmacêutica, palestras ministradas pelos Acadêmicos: Profs. Drs. Lauro Domingos Moretto, Celso Caricati e Marco Antonio Stephano

O Cevap (Centro de Estudos de venenos e Animais Peçonhentos), ambiente de inovação instalado na Fazenda Lageado, campus da Unesp Botucatu, realizou no dia 4 de outubro de 2019, das 8 às 17 horas, o simpósio “Oportunidades e Desafios Gerados pela Inovação Farmacêutica”.

A iniciativa foi coordenada pelo Prof. Dr. Rui Seabra Ferreira Jr. e pela Profa. Dra. Adriana Polachini do Valle.

O Presidente Emérito da ACFB/ANF,   Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou a palestra: “A liderança no contexto do ciclo virtuoso da inovação” e o Acadêmico, o Prof. Dr. Marco Antonio Stephano apresentou “As táticas gerenciais no processo de inovação” e o Acadêmico Prof. Dr. Celso Pereira Caricati, expôs o tema: “Desenvolvendo e produzindo medicamentos biológicos dentro das Boas Práticas laboratoriais visando a validação dos ensaios clínicos”.

 

Na foto: Acadêmico Prof. Dr. Celso Pereira Caricati – HCFMB e Cevap/Unesp, Profa. Dra. Adriana Polachini do Valle – FMB/Unesp, Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano – FCF/USP, Prof. Dr. Benedito Barrvieira – Cevap/Unesp; Acadêmico Coronel João Paulo S. Vieira, Prof. Dr.  Leon Rabinovitch, IOC/FioCruz e Prof. Dr. Rui Seabra Ferreira Jr., Cevap/Unesp.

Programação na íntegra: https://auin.unesp.br/eventos/234/simposio-gratuito-do-cevap-sobre-desafios-e-oportunidades-da-inovacao-farmaceutica 

Read More

03 out 2019

03.10.2019 – Retrospectiva – Sessão Solene – Posse dos Ilustres Novéis Acadêmicos: Profs. Drs. Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Junior

ImprensaNoticias de Botucatu

 Solenidade na Íntegra – TV Câmara Botucatu

Numa emocionante e inesquecível cerimônia, foram empossados na noite de 03 de Outubro de 2019, na Câmara Municipal de Botucatu, os ilustres Profs. Drs. Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Junior,    renomados pesquisadores na área científica nacional e internacional

A solenidade contou com a presença de autoridades da Cidade, personalidades do setor, familiares e amigos.

O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, mestre de cerimônias, deu as boas vindas, saudou a todos e iniciou a Sessão Solene.

A Mesa Diretora foi composta pelo Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, Presidente da ACFB/ANF, o Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Dr. Ednei Carreira, o Presidente Emérito da ACFB/ANF Dr. Lauro D. Moretto, o Secretário de Saúde, Dr. André Spadaro, o Pró-Reitor de Pesquisa da Unesp, Dr. Carlos Frederico de Oliveira Graeff, e o 1º secretário da Academia, Dr. João Paulo Silva Vieira.

O Prof. Dr. Acadêmico João Paulo S. Vieira apresentou os percursos desde o início até a excelência nas trajetórias dos Novéis Acadêmicos, que trasladou a ocuparem uma cadeira na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil,  maior honraria do âmbito farmacêutico, destinada a profissionais de atuação notável. 

Após as apresentações, os Novéis Acadêmicos receberam as Medalhas e os Diplomas e realizaram a Promessa Protocolar da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

O Prof. Dr. Benedito Barraviera foi empossado como Acadêmico Titular, e ocupou a Cadeira nº 88, da Seção de Medicina, cujo Patrono é o Acadêmico Antônio Cardoso Fontes.

O Prof. Dr. Rui Seabra Ferreira Junior, foi empossado como Acadêmico Titular e ocupou a Cadeira nº 41, da Seção de Ciências Físicas e Químicas, cujo Patrono é o Acadêmico Eurico Brandão Gomes.

Após empossados os Novéis Acadêmicos em seus discursos apresentaram a excelência percorrida em suas trajetórias profissionais.

Na foto: Acadêmico Prof. Dr. Celso Caricati, Acadêmico Prof. Dr. Leon Rabinovitch, Acadêmico Prof. Dr. Benedito Barraviera,  Dr. André Gasparini Spadaro – Secretário de Saúde do Município, representando o prefeito, o  Prof. Dr. Carlos Frederico de Oliveira Graeff, Pró-Reitor de Pesquisa da Unesp, Acadêmico Prof. Dr. Acácio Souza Lima Filho Presidente da ACFB/ANF, Dra. Jamila Cury Dorini, Vereadora Municipal de Botucatu, Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Acadêmico Prof. Dr. Rui Seabra Ferreira Jr.,  Acadêmico Coronel João Paulo S. Vieira e o Acadêmico Prof. Dr. Marco Antônio Stephano.

Sejam bem vindos ao Sodalício!

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Texto redigido pela ACFB/ANF Fotos Solenidade TV Câmara

Read More

03 out 2019

25/09/2019 – Retrospectiva – II SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO ANALÍTICA –  ACFB/ANF – NM – 15ª edição da Analitica Latin America

Realizado no dia 25 de Agosto de 2019 das 15h00 às 17h50, o II Simpósio ACFB/ANF – NM, cumpriu o objetivo de apresentar aos participantes o estágio atual do processo evolutivo das metodologias analíticas nas áreas do conhecimento que incluem: fármacos, medicamentos, pesquisas clínicas, farmacológicas e toxicológicas, cosméticos, alimentos e produtos para a saúde em geral.

O evento ocorreu na 15ª edição da Analitica Latin America, maior Feira do setor, no Expo São Paulo, no espaço Talk-Science.

Os especialistas apresentaram as principais inovações e princípios inovadores bem sucedidos no desenvolvimento de projetos de pesquisas; os mais recentes recursos das ciências e tecnologia para suporte a projetos de pesquisas e disponibilizou informações sobre legislação e incentivos às pesquisas no campo das análises de controle.

Diversos participantes da Analítica Latin America, tiveram a oportunidade de assistir palestras com palestras inovadoras programadas exclusivamente para o Talk-Science. 

II SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO ANALÍTICA

Iniciando o ciclo de Palestras foi exposta pelo Prof. Dr. Humberto Ferraz – FCF/USP, apresentou os ensaios analíticos prévios ao desenvolvimento tecnológico de medicamentos. 

Os ministrantes: Amadeu Hoshi Iglesias  & Gabriela Fernandes da ThermoFisher Scientific / Apex Science, apresentaram o tema: Detecting extractables and leachables: using the right tests.

A Dra. Elaine Bortoleti de Araújo do IPEN, expôs o Controle de qualidade de radio fármacos: especificidade e desafios.

O Prof. Dr. Érico M. M. Flores – Universidade Federal de Santa Maria – RS expôs os métodos ecológicos de preparação de amostras para posterior determinação de impurezas inorgânicas em produtos farmacêuticos. 

 E finalizando o ciclo de palestras o tema: Ferramentas Analíticas do Desenvolvimento de Sistemas Nano-Estruturados, foi apresentado pelo Prof. Dr. Gabriel Barros – Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo.

Agradecemos aos ministrantes pelas exposições inovadoras, aos participantes pela presença, à NürnbergMesse Brasil pela parceria e aos Mantenedores e apoiadores da ACFB/ANF pela contribuição e apoio.

Informações sobre o evento: 

A 16º Edição da Analitica Latin America ocorerá de 28 a 30 de setembro de 2021 • São Paulo Expo • São Paulo/SP

https://www.analiticanet.com.br/pt/perfil-do-evento 

https://science.talknmb.com.br/

 …

Read More

09 set 2019

09.09.2019 – Prof. Dr. Akira Homma, Assessor Científico Sênior de Bio-Manguinhos, é homenageado com a outorga da Medalha de Mérito em Ciências Farmacêuticas

Nesta data, o Prof. Dr. Akira Homma, recebeu a Medalha do Mérito em Ciências Farmacêuticas, concebida pela ACFB/ANF às personalidades de destaque do setor da saúde. A outorga foi realizada na Sede da Bio-Manguinhos, no Centro Tecnológico de Vacinas (CTV), Rio de Janeiro.

A honraria faz parte da Solenidade Comemorativa de 82º Aniversário da ACFB/ANF, realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 16 de Agosto de 2019, e por motivos de força maior o Dr. Akira Homma não pode estar presente à cerimônia. 

A homenagem foi entregue hoje pelos Acadêmicos Profs. Drs. Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral), João Paulo S. Vieira (1º Secretário) e Leon Rabinovitch (Tesoureiro Geral).

O Prof. Dr. Akira Homma é Doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, graduado em Medicina Veterinária (UFF); e em Administração de Empresas pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento de Executivos; pós-graduação em virologia pela Baylor College of Medicine – Houston, Texas . É membro dos Comitês Técnicos do Programa de Imunizações da OPAS/OMS , do PNI e membro do Comitê Executivo do DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network). Ex- membro do Conselho Executivo da Global Alliance for Vaccines and Immunization (GAVI) e é colaborador da OMS. Iniciou sua carreira na FIOCRUZ em 1968, na Escola Nacional de Saúde Pública; de 1974 a 1976,foi chefe de produção do vírus da febre aftosa da Bayer, em Leverkusen; de 1976 a 1989, como diretor de Bio-Manguinhos, organizou, estruturou e dinamizou o instituto. Em 1989-1990, foi presidente da Fiocruz. Em 1990-1991, foi coordenador do Programa de Auto-Suficiência Nacional de Imunobiológicos. De 1991 a 1997, atuou como assessor Regional de Vacinas para região das Américas pela OPAS. De 1997 a 2000, foi vice-presidente de Tecnologia da Fiocruz. Em 2000, foi eleito diretor de Bio e em 2005 foi reeleito, cumprindo seu mandato até maio de 2009. Presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, onde permaneceu até 2015. Atualmente é Vice-Presidente de Biotecnologia da ABIFINA e assessor cientifico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Publicou mais de 60 trabalhos científicos em revistas indexadas.

A Diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia parabeniza o Prof. Dr. Akira Homma e congratula-se pelo reconhecido mérito.

 

 …

Read More

04 set 2019

04.09.2019 – O Acadêmico Titular Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. recebe em Portugal o Prêmio Champalimaud – Considerado o maior reconhecimento Mundial no campo da visão

É como muita honra que a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil comunica que o Acadêmico Titular Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., detentor da Cadeira de número 87, recebeu em Portugal no dia 04 de Agosto de 2019 o Prêmio Champalimaud. 

O Prêmio de Visão António Champalimaud é o maior do mundo no campo da visão é atribuído pela Fundação Champalimaud, com sede em Lisboa, e visa distinguir instituições que lutem contra a cegueira. Com o valor de um milhão de Euros, é o maior galardão mundial no setor da oftalmologia e combate à cegueira.

O Exmo. Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou pessoalmente o Prêmio, o qual foi concedido pelo trabalho desenvolvido na área da visão, no combate à cegueira, na Amazônia e em zonas rurais do Brasil, denominado  Vision Award, a honraria foi outorgada ao IPEPO – Instituto da Visão, à Unicamp e à Fundação Altino Ventura. 

O Acadêmico Dr. Rubens Belfort Jr. MD. PhD.,  é considerado um dos maiores especialistas do mundo na área de oftalmologia, é autor de 10 livros e escreveu mais de 100 capítulos e 150 artigos publicados nas mais importantes revistas sobre o assunto. É Professor Titular no departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo e Membro da Academia Nacional de Medicina.

O Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, também especialista na área de Oftalmologia, doutor em Ciências Visuais pela Unifesp  esteve presente na Solenidade e representou os Acadêmicos.

É como muito orgulho que a Diretoria da ACFB/ANF congratula-se com o ilustre Acadêmico Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.

A Solenidade contou com a participação de autoridades e especialistas do setor da saúde.

Fotos: Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho

Matérias Relacionadas:

https://exame.abril.com.br/ciencia/brasileiros-sao-premiados-em-portugal-por-tratamentos-oftalmologicos/

https://www.jn.pt/nacional/interior/combate-a-cegueira-no-brasil-vence-premio-champalimaud-11268716.html

https://portugaldigital.com.br/tres-instituicoes-brasileiras-distinguidas-com-premio-champalimaud-de-visao/

https://ionline.sapo.pt/artigo/670261/-80-das-causas-de-cegueira-sao-trataveis-e-havia-casos-a-30-minutos-do-hospital-?seccao=Portugal

https://observador.pt/especiais/premio-champalimaud-para-quem-cura-a-cegueira-no-interior-da-amazonia/

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/09/05/hc-da-unicamp-ganha-premio-internacional-por-trabalho-de-prevencao-a-cegueira.ghtml

https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/09/medicos-que-devolvem-visao-a-ribeirinhos-na-amazonia-vencem-premio-de-r-46-milhoes.shtml

Read More

02 set 2019

02.09.2019 – V – FÓRUM DE ENSAIOS PRÉ-CLÍNICOS – Realização: ACFB/ANF – SINDUSFARMA e CRISTÁLIA

V – FÓRUM DE ENSAIOS PRÉ-CLÍNICOS

Galeria de Fotos – Francisco Brasil

O V – FÓRUM DE ENSAIOS PRÉ-CLÍNICOS, foi realizado em parceria com o Sindusfarma e apoio do Cristália, no dia 02 de Agosto de 2019,  e contou com a participação de mais de 90 profissionais do setor da saúde.

Os especialistas cumpriram com o objetivo de expor e analisar o estágio das resoluções do CONCEA e da ANVISA na condução de estudos não clínicos de fármacos e medicamentos, de relacionar e analisar as inovações na regulamentação que disciplinam o uso de Métodos Alternativos em ensaios não clínicos no contexto nacional e internacional e debater a importância do uso de animais em ensaios pré-clínicos e controle de qualidade em fármacos e medicamentos, bem como os aspectos éticos relacionados, também expor os avanços de metodologias para avaliação de segurança de fármacos e medicamentos.

A abertura foi realizada pelo Presidente Emérito da Academia de Ciências do Brasil, Prof. Dr. Lauro D. Moretto e pela Diretora de Assuntos Regulatórios do Sindusfarma, Dra. Rosana Mastellaro juntamente com os ministrantes:  Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da ACFB/ANF USP, Dra. Renata Mazaro e Costa ICB-UFG/ CONCEA, Dr. Gustavo Mendes Lima Santos GGMED/ANVISA, Dr. Joel Majerowicz  pesquisador da FioCruz e Dra. Mônica Lopes, Diretora do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan.

Iniciando o ciclo de palestras, a Dra. Renata Mazaro e Costa,  coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). apresentou – O arcabouço regulatório do CONCEA e as responsabilidades das instituições autorizadas para pesquisas com animais. Clique aqui – Download da apresentação

Na sequência, o Dr. Gustavo Mendes Lima Santos, Gerente Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA/MS, expôs os ensaios não clínicos indispensáveis ao registro de medicamentos.  Clique aqui – Download da apresentação

O estado da arte na avaliação da dor em animais de laboratório, foi o tema da palestra do Dr. Stélio Pacca L. Luna, docente da UNESP e membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). Clique aqui – Download da apresentação

O Dr. Rodrigo de Vecchia, Diretor da Episkin Brasil, apresentou os Métodos alternativos ao uso de animais – kits validados.

Dando sequência as apresentações, a Dra. Mônica Lopes, Diretora do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan, expôs a pesquisa: Zebrafish: sua importância na avaliação de toxicidade.  Clique aqui – Download da apresentação

Dr. Joel Majerowicz  pesquisador da FioCruz e médico veterinário, apresentou os Fatores que afetam a reprodutibilidade de ensaios não clínicos. Clique aqui – Download da apresentação

Os Métodos alternativos de imunotoxicidade para biofármacos foram apresentados pelo Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Professor da Universidade de São Paulo.

Clique aqui – Download da apresentação

Finalizando as atividades foi aberta a sessão de perguntas e respostas.

Agradecemos ao Sindusfarma pela parceria, ao Cristália pelo apoio, aos ministrantes pelas excelentes palestras, aos participantes pela presença e aos mantenedores pela contribuição.

Créditos Fotos: Francisco Brasil – Sindusfarma

MANTENEDORES DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL:

APOIADORES:

 …

Read More

22 ago 2019

17.08.2019 – Missa de Ação de Graças – Solenidade Comemorativa – 82. Aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

A Missa de Ação de Graças e o almoço de confraternização finalizaram as atividades comemorativas de 82. Aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

No sábado, dia 17 de Agosto de 2019, foi realizada a missa, especialmente aos Acadêmicos e convidados.

 

 …

Read More

16 ago 2019

16.08.2019 – Solenidade Comemorativa – 82. Aniversário da ACFB/ANF – Outorga da Medalha “Mérito em Ciências Farmacêuticas” e Sessão Solene de Posse da Nova Diretoria – Biênio 2019-2021

Galeria de Fotos – Fábio France

Rádio – Alesp

Notícias Alesp

Video – na íntegra

Numa emocionante noite de sexta-feira, em 16 de Agosto de 2019, no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp – Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Paraíso, São Paulo – SP, foi realizada a Solenidade Comemorativa de 82. Aniversário da ACFB/ANF.

A abertura foi realizada pelo Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

“Tenho a grande satisfação de, em nome de todos os membros desta entidade, dar as boas vindas aos acadêmicos e convidados presentes a esta cerimônia comemorativa do 82º aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia e posse da diretoria eleita em 10 de agosto de 2019.”

Para dar inicio oficial a Solenidade, o Acadêmico Presidente Coronel João Paulo Silva Vieira, Presidente da Academia foi convidado a compor e presidir a mesa diretora dos trabalhos e realizar a abertura oficial da solenidade.

Prezadas confreiras e prezados confrades, Senhores e Senhoras presentes a Solenidade da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia

O dia 13 de agosto de 2019 marca o 82º aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Tem sido praxe, nos últimos anos, realizarmos uma solenidade festiva para recepcionar os membros da Academia e ilustres personalidades que nos prestigiam em nossas atividades, por ocasião do aniversario da Academia.

Reservamos para hoje atividades relevantes desta entidade e estamos muito felizes de recepcionar uma plateia numerosa e representativa da classe farmacêutica e de profissionais da saúde do Brasil.

Quero, neste momento, registrar os agradecimentos ao Deputado Estadual Rafael Silva da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que, atendendo nosso pedido, viabilizou as instalações do Palácio 9 de Julho para a realização desta solenidade.

Em nome da Diretoria e do corpo associativo declaro aberta a solenidade comemorativa do 82º aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.”.

A mesa de honra foi composta pelos ilustres Srs. (as): Dr. Marcos Ferreira Machado (Presidente do CRF-SP – Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo), Profa. Dra. Primevera Borelli (Diretora da FCF/USP – Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo),  Coronel João Paulo Vieira (Acadêmico Presidente Eleito Biênio 2017-2019 da ACFB/ANF), Prof. Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Acadêmico Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho (2ºVice-Presidente da ACFB/ANF),  Prof. Dra.  Soraya Soubhi Smail (Reitora da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo) e o Acadêmico Prof. Dr. Rubens Belfort Mattos Jr. (Representante da ANM – Academia Nacional de Medicina).

Após a formação da mesa, todos em pé, acompanharam o Hino Nacional.

Dando sequência as atividades da Solenidade o Mestre de Cerimônias  convidou o acadêmico Prof. Dr. Radif Domingos (Membro Titular da Academia e ocupa a cadeira nº 65), um dos mais brilhantes professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, que é detentor de muitos títulos, com elevado número de trabalhos publicados, serviços prestados e orientação de alunos para a Conferência Magna “As Análises Clínicas no contexto da Saúde Pública”, um dos mais fascinantes temas da atualidade.

Após a Conferência Magna o Mestre de Cerimônias, convidou a Acadêmica Profa. Dra. Nilce Cardoso Barbosa para anunciar a outorga da Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas” e apresentar os homenageados.

Medalha “Comenda Mérito Ciências Farmacêuticas”

 

A diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia deliberou criar em 2012 a medalha comemorativa Jubileu de 75 anos da Academia Nacional de Farmácia, com o objetivo de agraciar personalidades de vida científica brasileira e internacional, profissionais que atuam em entidades associativas e diretores de instituições de ensino, bem como a autoridades, em reconhecimento às suas relevantes contribuições.

Em 2018, a diretoria remodelou a medalha e criou a Comenda MÉRITO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS. Esta medalha contém em sua parte central a taça símbolo da Farmácia, circundada pela inscrição Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia e a inscrição 1937-2018. Está estampada em metal banhado em ouro.

Foram homenageados os Ilustres Senhores (as): 

ALESP – CURRICULOS HOMENAGEADOS – 16_08_2019 – Solenidade Comemorativa 82. Aniversário

Profs. Drs.: Alexandre Develey, Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Junior, Ernestina Rocha de Sousa , Gedayas Medeiros Pedro, Gisela Maria Dellamora Ortiz, Joel Majerowicz, Leiliane Coelho André.

Luciene Alves Moreira Marques, Luís Cláudio Mapurunga da Frota, Luís Marcelo Vieira Rosa, Luiz Gustavo de Freitas Pires, Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira.

Manoel de Almeida Moreira Filho, Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha, Margarete Akemi Kishi, Maria de Fátima Cardoso Aragão, Martha Penna, Marttha de Aguiar Franco Ramos.

Paulo Roberto Boff, Romeu Cordeiro Barbosa Neto, Sandra Barioni Toma e Tarcisio José Palhano.


SESSÃO SOLENE DE POSSE DA DIRETORIA ELEITA – BIÊNIO 2019-2021

 

Após a outorga da Medalha “Mérito Ciências Farmacêuticas” o Mestre de Cerimônias Acadêmico Prof. Dr. Marco Antônio Stephano, anunciou a transmissão de cargo e posse da diretoria eleita.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia elege seus dirigentes a cada período de 2 anos. Em 10 de agosto de 2019 o corpo associativo elegeu a chapa que concorreu às eleições governativas, para o mandato no período de 13 de agosto de 2019 a 12 de agosto de 2021.

O Presidente Acadêmico Coronel João Paulo Silva Vieira realizou publicamente a transmissão de cargo ao  Presidente eleito Acácio Alves de Souza Lima Filho

Foram empossados, os Acadêmicos:

Presidente                                     Acácio Alves de Souza Lima Filho
1º Vice-Presidente                       Lauro Domingos Moretto
2º Vice-Presidente                      Michel Kfouri Filho
Secretário Geral                           Eduardo Chaves Leal
1º Secretário                                 João Paulo Silva Vieira
Tesoureiro Geral                         Leon Rabinovitch
1º Tesoureiro                                Walker Magalhães Lahmann
Diretor Social                               Marco Antonio Stephano
Orador                                            Gerson Antonio Pianetti

Conselho Fiscal Efetivo       
João Massud Filho
Ezequiel Paulo Viriato
Jurandir Auad Beltrão

Conselho Fiscal Suplente
Henry Jun Suzuki
Carlos Cézar Flores Vidotti
Silvia Storpirtis

Finalizando a Solenidade, o Acadêmico Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, recém empossado à Presidência, proferiu sua saudação de Posse, em seu discurso enfatizou importância do resgate histórico das ciências farmacêuticas e foi aplaudido pelos participantes.

Após a Solenidade os convidados participaram do coquetel de confraternização.

AGRADECIMENTOS:

Agradecemos ao Deputado Rafael Silva, pela oferta do Auditório Franco Montoro para a realização desta solenidade.

Registramos nossos agradecimentos às empresas e entidades que se associaram à Academia na qualidade de Membros Mantenedores e Apoiadores.

Renovamos os agradecimentos a todos aqueles que nos prestigiaram nesta solenidade.

MANTENEDORES:

APOIADORES:

Read More

15 ago 2019

15.08.2019 – Solenidade de Posse: Novos Membros Acadêmicos Correspondentes Espanhóis: Profs. Drs. Antonio M. Rabasco Álvarez, Bartolomé Ribas Ozonas e Stella Moreno Grau

Galeria de Fotos – Fábio France

No dia 15 de Agosto de 2019, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, foi realizada a Solenidade de Posse de três novos membros Acadêmicos Correspondentes: Profs. Drs. Stella Moreno Grau; Antonio Maria Rabasco Alvarez e Bartolomé Ribas Ozonas.

O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, em nome de todos os membros da entidade, deu as  boas-vindas aos acadêmicos e convidados presentes a cerimônia de posse de 3 Membros Acadêmicos Correspondentes Estrangeiros, como parte integrante da solenidade comemorativa do 82º aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia.

Para dar início oficial a solenidade, o Acadêmico Presidente João Paulo Silva Vieira, Presidente da Academia foi convidado a compor e presidir a mesa diretora dos trabalhos.

A mesa de honra foi composta por: Prof. Dr. Leon Rabinovitch – Diretor Tesoureiro da ACFB/ANF,  Acácio Alves de Souza Lima Filho – 2º Vice Presidente, Lauro D. Moretto – 1º Vice Presidente e Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Cumprindo a tradição, o Coronel João Paulo Silva Vieira – Presidente da ACFB/ANF proferiu a saudação inicial aos acadêmicos e convidados presentes a esta solenidade.

“A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil /Academia Nacional de Farmácia tem a honra de apresentar neste ensejo personalidades de destaque no universo científico ibero-americano a saber: Stella Moreno Grau, Antonio Maria Rabasco Álvarez, Bartolomé Ribas Ozonas que foram aprovados pelo Diretoria para serem incorporados como Membros Correspondentes Estrangeiros”.

 

O Acadêmico Acácio Alves de Souza Lima Filho foi convidado a apresentar a Profa. Dra. Stella Moreno Grau.

Stella Moreno Grau é licenciada e doutora em Farmácia pela Universidade de Valência. É Catedrática da Universidade da Área de Tecnologias do Meio Ambiente, no Departamento de Engenharia Química e Ambiental da Universidade Politécnica de Cartagena – Espanha. Iniciou atividade docente e de pesquisas em 1981 no Campus Universitário de Cartagena da Universidade de Murcia. Com a criação da Universidade Politécnica de Cartagena transferiu-se para esta nova instituição. Tem desenvolvido toda sua carreira profissional vinculada aos estudos universitários em Cartagena. Dentre outras atividades além das de docência,  pesquisas e de transferência de tecnologia, se destacam a de Coordenadora do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental e de Processos Químicos Industriais e o Programa Oficial de Pós Graduação Engenharia Ambiental e de Processos Químicos e Biotecnológicos, o quais foram distinguidos com a Menção de Qualidade pelo Ministério de Educação e Ciência desde 1995.

Stella Moreno Grau lidera o Grupo de Investigação Aero biologia e Toxicologia Ambiental, cujas linhas estão relacionadas com aspectos ambientais, desde os métodos brandos de purificação de águas residuais aos estudos do aerossol atmosférico, tanto biótico como abiótico quanto aos oxidantes fotoquímicos. É coordenadora da Rede Aero biológica da Região de Murcia e Presidente da Associação Espanhola de Aero biologia. Como consequência de todas estas atividades Stella Moreno Grau tem dirigido numerosos trabalhos, orientado 14 teses de doutoramento, publicado mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais, apresentado mais de uma centena de palestras ou comunicações em Congressos, participado em 23 projetos de pesquisas subvencionadas e em numerosos contratos com empresas e instituições.

Recentemente seu grupo de pesquisas está iniciando um projeto financiado pelo Ministério de Ciência, Inovação e Universidades, em colaboração com a Universidade de Castilha – La Mancha com o objetivo de avaliar situações meteorológicas de singular importância para a composição aera biológica da atmosfera e projeções em cenários de mudança climática. Stella Moreno Grau é acadêmica numerária da Academia de Ciências Veterinárias da Região de Murcia e Diretora Tesoureira e Acadêmica numerária da Academia de Farmácia de Santa Maria de Espanha da Região de Murcia.

O Acadêmico Prof. Dr. Leon Rabinovitch foi convidado a apresentar o Prof. Dr. Antonio Maria Rabasco Álvarez.

Antonio Maria Rabasco Álvarez é licenciado e doutor em Farmácia pela Universidade de Sevilha – Espanha. É diplomado em Bioestatística pela Universidade Autônoma de Barcelona e em Controle de Qualidade pela Universidade Politécnica de Madri. É especialista em Farmácia Industrial e Galênica, em Análise e Controle de Medicamentos e Drogas pelo Ministério de Educação, Cultura e Desportes. O Professor Rabasco é responsável do Grupo de Pesquisas Sistemas de Liberação Controlada de Medicamentos. Tem prestado colaboração em numerosos trabalhos de pesquisas com universidades europeias e americanas. É coordenador de dois projetos Alfa, investigador principal em ações integradas Hispano-Italianas e investigador Hispano-Portuguesas. É Presidente da Sociedade Hispano-Lusa de Medicamentos de Liberação Controlada.

As linhas de investigações prioritárias do Professor Rabasco são: concepção e desenvolvimento de novos sistemas de administração de fármacos por distintas vias. Tem dirigido ou participado em diferentes projetos de pesquisas de caráter competitivo e de colaboração com empresas farmacêuticas. Em suas atividades, o Professor Rabasco foi Diretor do Departamento de Farmácia Galênica e do Departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica, ambos na Universidade de Sevilha. Foi responsável do Programa de Doutorado com Menção de Qualidade “Farmácia, Ciências do Medicamento e Atenção Farmacêutica” da Universidade de Sevilha. Foi coordenador Master Oficial com Menção de Qualidade “Ciência, Tecnologia e Uso Racional de Medicamento” e do Master Oficial “Ciência e Tecnologia Farmacêuticas e Uso Racional de Medicamento”, ambos oferecidos pela Universidade de Sevilha. Orientou 31 teses de doutoramento. O Professor Rabasco é autor de mais de 200 artigos e capítulos de livros, dos quais mais de 125 indexados em JCR. É autor de 3 patentes relacionadas com medicamentos. Apresentou mais de 240 comunicações e palestras em Congressos e ministrou cursos monográficos de doutorado em várias universidades europeias, na Espanha e Argentina. É Editor Acadêmico de 4 revistas e árbitro de outras. É Membro de organizações científicas e profissionais, nacionais e internacionais. Vogal de docência, pesquisas e indústria do Colégio de Farmacêuticos de Sevilha. Vogal de Indústria do Conselho Andaluz de Conselhos Farmacêuticos. É professor e conferencista convidado em Castellón, Cáceres, Sevilha, Jerez, Gijón, Barcelona, Zaragoza, Palma de Maiorca, Alicante, Bolonha (Itália), Havana (Cuba), Santiago, Valladolid, Acapulco (México), Toledo, Firenze (Itália) , Madri, Granada, Lisboa (Portugal), Vitoria, Murcia, Pamplona, Vigo, Lagos de Moreno (México), Córdoba (Argentina), Rosário (Argentina), Badajoz, Montevidéu (Uruguai), São Paulo (Brasil), Assunção (Paraguai), San Luis (Argentina), Campeche (México), dentre outras.

O Professor Rabasco é avaliador-especialista da Comissão Europeia e de Agencias nacionais de Espanha, Itália, Argentina, bem como de outras autonômicas (Castilha e León, Andaluzia, País Basco). Atualmente é Diretor da Cátedra Avenzoar da Universidade de Sevilha, Vice-Presidente de Farmacêuticos sem fronteiras de Espanha, Vogal de Docência da Sociedade Espanhola de Farmácia Industrial e Galênica. É Membro de Honra da Sociedade Química Cubana, Acadêmico Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia, da Real Academia de Farmácia da Catalunha e da Academia de Farmácia e Bioquímica da Argentina. É Acadêmico numerário da Academia Iberoamericana de Farmácia e Secretário do Conselho Acadêmico da instituição.

Dando sequência as Posses, o Acadêmico Lauro D. Moretto apresentou o Prof. Dr. Bartolomé Ribas Ozonas.

O Dr. Bartolomé Ribas Ozonas é nascido em Palma de Maiorca (Ilhas Baleares). É formado em Farmácia, tendo recebido o Prêmio Extraordinário do doutorado da Faculdade  de Farmácia de Madri. Foi investigador Científico do Conselho Superior de Investigações Científicas até 1990 e seguidamente ganhou o posto de Chefe da Área de Toxicologia no Instituto de Saúde Carlos III do Ministério da Saúde. Foi o responsável pela criação do curso de doutorado “Neuroquímica” nas  Faculdades de Farmácia e Medicina da Universidade Complutense de Madri e “Bioquímica Toxicológica”, na Faculdade de Farmácia. Professor Associado de Medicina Física e Reabilitação na Faculdade de Medicina, Professor de cursos de doutorado no Instituto de Espanha e Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madri.

Dr. Bartolomé Ribas é Especialista da União Europeia (E-44.386-N), ex-Investigador da instituição Humboldt da Alemanha e do Comissariado de Energia Atômica da França. Foi investiador principal de números projetos de investigações nacionais e internacionais, inclusive do Ministério de Assuntos Exteriores, CSIC-CNPq do Brasil, OMS e da Comunidade Europeia. Em suas atividades Dr. Bartolomé Ribas é membro tribunal da União Europeia para o uso de grandes instalações, no Hahn Meitner Instituto de Berlim. Conferencista em diversos Centros de Pesquisas, CNRS de Estrasburgo, INSA de Lyon, Pharmakologisches Institut de Munique, Instituto de Biociências de Botucatú,  Instituto de Ensino Toledo de Baurú, Faculdade de Farmácia de Araraquara, São Paulo, Brasil; bem como em numerosas Universidades nacionais e estrangeiras (Paris, Estrasburgo, Munique, Sociedade de Ciências Médicas de Taiwan e outras cidades na Europa. Foi Professor visitante na Universidade de Connecticut nos Estados Unidos da América do Norte. Em suas atividades associativas foi Vocal, Tesoureiro e Delegado da Sociedade Espanhola de Ciências Fisiológicas na Fundação da Sociedade Fisiológica Europeia, na Alemanha. Delegado do Instituto de Saúde Carlos III e Ministério da Saúde da Espanha na OMS, OCDE e como médico especialista e farmacêutico em Toxicologia para a União Europeia na “Prevenção e tratamento das intoxicações agudas em humanos”.

Dr. Bartolomé Ribas Ozonas publicou mais de 200 trabalhos e participou de mais de 80 congressos científicos. Recebeu o Premio do Laboratórios Leo da Dinamarca de o Segundo Premio Mateo Orfila, da Espanha. É Membro de 3 Academias da Espanha, da Academia de Ciências Farmacêuticos do Perú, da Academia de Farmácia e Bioquimica da Argentina, da Balkan Academia da Bulgária e das Ciências Ambientais da Russia. É Secretário Geral da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha.

Foram convidados para a outorga das medalhas e dos diplomas aos novos Membros Correspondentes Estrangeiros.o Presidente João Paulo Silva Vieira, os Acadêmicos Acácio Alves de Souza Lima Filho, Leon Rabinovitch e Lauro D. Moretto.

É com grande satisfação e honra que a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, com nome histórico Academia Nacional de Farmácia, acolheu os Novos Membro Correspondentes Estrangeiros.

Estiveram presente prestigiando aa Solenidade os Acadêmicos Profs. Drs.: Acácio Alves Souza Lima Filho, Adriana Raffin Pohlmann, Celso Figueiredo Bittencourt, Eduardo Chaves Leal, Evandro de Araújo Silva, Gerson Antônio Pianetti, João Paulo Silva Vieira, José Stori, Jurandir Auad Beltrão, Lauro Domingos Moretto, Leoberto Costa Tavares, Leon Rabinovitch, Leonardo de Souza Teixeira, Marco Antonio Stephano, Nilce Cardoso Barbosa, Sílvia Storpirtis, Tarcísio José Palhano e Wellington Barros da Silva.

Após a Solenidade foi realizado o jantar de confraternização.

 

 …

Read More

15 ago 2019

15.08.2019 – I Simpósio IberoAmericano de Ciências Farmacêuticas – Realizado no auditório da FCF/USP

Galeria de Fotos – Fábio France

O I Simpósio IberoAmericano foi realizado no dia 15 de Agosto de 2019 das 14h00 às 17h30 no auditório  “Maria Aparecida Pourchet Campos” da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

A Acadêmica Profa. Dra. Nilce Barbosa, em nome de todos os Membros desta entidade, deu as boas-vindas aos Acadêmicos e Convidados presentes, o I Simpósio foi organizado como parte integrante das atividades comemorativas do 82º aniversário da ACFB/ANF.

A mesa Diretora dos trabalhos foi formada pelos Acadêmicos: Coronel João Paulo Silva Vieira (Presidente) e Prof. Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito).

Para Abertura oficial do I Simpósio Iberoamericano de Ciências Farmacêuticas foi realizada pelo Acadêmico Presidente João Paulo Silva Vieira.

Na sequência foi convidado, o Presidente Emérito Lauro D. Moretto para a saudação.

A Professora Doutora Primavera Borelli – Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo deu as boas vindas e enfatizou a importância da parceria entre a FCF/USP e a ACFB/ANF.

A Acadêmica Profa. Dra. Nilce Barbosa, informou a todos a dinâmica do evento: cinco Conferências de cerca de 30 minutos cada uma, presentadas em um sequencial, sem interrupções, as perguntas aos Conferencistas abertas ao final.

A 1ª Conferência foi realizada pela a Acadêmica Profa. Dra. Adriana Pohlmann: “Medicamentos Obtidos por Nanotecnologia – Desafios e Oportunidades”. Clique aqui para fazer o download

Acadêmica Adriana Pohlmann é graduada em Farmácia e Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Química Terapêutica pela Universidade Rene Descartes, Paris V. Professora Titular Aposentada do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua como Docente Convidada, integrando o Comitê Gestor PRINT CAPES-UFRGS. Formou 23 Doutores e 29 Mestres nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, em Química e em Nanotecnologia Farmacêutica. Publicou mais de 260 artigos científicos, três livros e 22 capítulos de livros. Através do estabelecimento de parcerias, seu grupo de pesquisa desenvolve processos e produtos de interesse dos setores empresariais farmoquímico e farmacêutico, tendo depositado 71 patentes, das quais 28 foram concedidas (Carta Patente). Através da parceria UFRGS-BIOLAB sete produtos nanotecnológicos foram lançados no mercado a partir de 2009. É Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A segunda Conferência foi proferida a Acadêmica Sílvia Storpirtis a proferir a 2ª Conferência intitulada “Farmácia Clínica no Brasil: Avanços e Expectativas”.  Clique aqui para fazer o download

A Acadêmica Sílvia Storpirtis é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, obtendo os Títulos de Mestrado e Doutorado pela mesma Instituição e de Pós-doutorado pela Universidade do Chile. É Professora Associada do Departamento de Farmácia Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e Coordenadora Docente da Farmácia Universitária. Publicou mais de 90 artigos científicos e três livros didáticos nas áreas de Farmácia Clínica, Biofarmacotécnica e Farmacocinética. É Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica e Membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A terceira palestra foi realizada pela Acadêmica Professora Stella Moreno Grau, sobre “Meio Ambiente, Saúde e Epigenética”, “Medio Ambiente, Salud y Epigenética”.Clique aqui para fazer o download

A Professora Stella Moreno Grau é licenciada em Farmácia pela Universidade de Valência – Espanha. Catedrática da Universidade Politécnica de Cartagena – área de Tecnologias do Meio Ambiente e do Departamento de Engenharia Química e Ambiental. Foi Coordenadora do Programa de Doutorado de Engenharia Ambiental e de Processos Químicos Industriais, bem como do Programa Oficial de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Processos Químicos e Biotecnológicos. É Acadêmica Numerária da Academia de Ciências Veterinárias e da Academia de Farmácia de Santa Maria da Região de Múrcia.

A 4ª Conferência, sob o Título “A Cátedra Avenzoar: um Modelo de Cooperação entre a Profissão Farmacêutica e a Universidade”, ”La Cátedra Avenzoar: um Modelo de Coperacion entre la Profesión Farmacéutica y la Universidad” foi proferida pelo Acadêmico Professor Antonio Maria Rabasco Alvarez.   Clique aqui para fazer o download

O Professor Antonio Maria Rabasco Alvarez licenciado em Farmácia pela Universidade de Sevilha, onde obteve o Título de Doutor em Farmácia. É Catedrático e foi Diretor do Departamento de Farmácia Galênica e do Departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Sevilha. Atualmente, é Responsável pelo Programa de Doutorado “Farmácia, Ciências do Medicamento e Atenção Farmacêutica”. Atualmente é Diretor da Cátedra Avenzoar da Universidade de Sevilha e vice-presidente do “Programa Farmacêuticos Sem Fronteiras” da Espanha e Vogal de Docência da Sociedade Espanhola de Farmácia Industrial e Galênica. É Acadêmico Numerário da Academia Iberoamericana de Farmácia, dentre outros cargas e encargos.

Finalizando as apresentações, o Acadêmico Professor Bartolomé Ribas Ozonas, proferiu a 5ª e última Conferência deste Simpósio, intitulada “Restrição Calórica e Longevidade”, ” Restricción Calórica y Longevidad”.Clique aqui para fazer o download

O Professor Bartolomé Ribas Ozonas é licenciado em Farmácia e em Medicina e Cirurgia pela Universidade Complutense de Madrid, onde, também, obteve o Título de Doutor em Farmácia. Foi responsável pela criação do curso de Doutorado em Neuroquímica na mesma Universidade. Foi Membro de Grupos de especialistas da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde, bem como de instituições científicas na Alemanha e França. Desenvolveu pesquisas e proferiu palestras em vários países, inclusive no Brasil, nas cidades de Botucatu, Bauru e Araraquara no Estado de São Paulo. É Acadêmico Numerário e Secretário Geral da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha e outras três Academias espanholas, assim como é também Membro de outras Academias

Após as perguntas e respostas foi servido um café com aos presentes no hall à saída sala e posteriormente foi realizada a Solenidade de Posse dos três Acadêmicos Correspondentes Estrangeiros. (Espanhóis).

AGRADECIMENTOS:

Registramos mais uma vez nossos agradecimentos aos profissionais pelas participações, aos ministrantes pelas palestras Apresentadas.

Agradecemos à Prof. Dra. Primavera Borelli por toda a gentileza em conceder o auditório da FCF/USP para sediar o evento.

Nossos agradecimentos aos Mantenedores e Apoiadores da ACFB/ANF.

MANTENEDORES:

APOIADORES:

Read More