03 jan 2019

Acadêmico Titular da ACFB/ANF – Dr. Marcelo Morales é nomeado Secretário de Estado de Pesquisa e Formação

Cumprimentos efusivos ao preclaro Acadêmico Doutor Marcelo Marcos Morales, nomeado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o destacado cargo de Secretário de Estado de Pesquisa e Formação, do atual Governo Federal.

Sucesso ao dileto confrade nessa nova comissão.

São os desejos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Read More

03 dez 2018

Retrospectiva – 09.11.2018 – SOLENIDADE DE POSSE – Profs. Drs. Glauce Socorro de Barros Viana, Maria Elisabete Amaral de Moraes e Manoel Odorico de Moraes Filho

Numa emocionante e inesquecível noite de sexta-feira, em 09 de Novembro de 2018, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Cearáfoi realizada a Solenidade de Posse de três novos Acadêmicos Titulares.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, através do seu Diretor Social – Prof. Dr. Marco Antônio Stephano, deu as boas vindas aos Acadêmicos e convidados presentes.

Para dar inicio oficial a Solenidade, o Acadêmico Doutor João Paulo Silva Vieira, Presidente da Academia, foi convidado a presidir e compor a Mesa Diretora dos trabalhos.

A mesa de honra foi composta pelos ilustres Srs.: Henry Suzuki (Acadêmico Titular da ACFB); Everardo Albuquerque Meneses (Vice Presidente da Academia Cearense de Farmácia);  Fátima Maria Fernandes Veras (Reitora Da Universidade de Fortaleza – Unifor), João Paulo S. Vieira (Presidente da ACFB); Henry Campos De Holanda (Reitor Universidade Federal do Ceará); José Albérsio De Araújo Lima (Academia Cearense de Ciências) e Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral – ACFB).

Conforme protocolo do Ato Solene, todos foram convidados a ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

Cumprindo a tradição, o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia proferiu sua saudação inicial. 

“Senhores membros desta Mesa Diretora, já nominados; Minhas Senhoras e meus Senhores, Autoridades; Prezados Acadêmicos presentes. Boa noite a todos! A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, cumprindo o seu desiderato de difusora e guardiã da Cultura Farmacêutica no País, transfere temporariamente sua sede da Maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro, para esta turística cidade de “Fortaleza de Nova Bragança”,  a aprazível, acolhedora e progressista cidade de Fortaleza, cujo nome remonta ao século XVII, quando da invasão dos batavos que aqui ergueram o Forte Schoonenborch.

Região que indubitavelmente nos trás a lembrança de grandes personalidades da política e máxime da literatura Pátria, como Raquel de Queiroz, Capistrano de Abreu, Gustavo Barroso e José de Alencar, o grande nacionalista e indigenista que  imortalizou estas paragens em seus livros O Guarani, Iracema, Ubirajara entre muitos outros.

E hoje, aqui se encontra nesta cidade de Fortaleza, pela vez primeira, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil a fim de proceder à posse em nosso sodalício e dar reconhecimento e testemunho  ao edificante trabalho de profissionais  do jaez da Doutora Glauce Socorro de Barros Viana, da Doutora Maria Elisabete Amaral de Moraes e do Doutor Manoel Odorico de Moraes Filho, que se alteiam em suas lides rotineiras na docência superior, levando o lume de suas sabenças aos jovens estudantes  cearenses, que veem abeberar-se dos doutos conhecimentos  legados pelos nossos preclaros homenageados da noite de hoje.”

Os Acadêmicos Doutor Henry Jun Suzuki, Doutor Eduardo Chaves Leal e o Doutor Gerson Antonio Pianetti, da Comissão de Recepção,  foram convidados para se dirigirem à ante sala e conduzirem os novéis Acadêmicos para o salão.

Chegou o tão esperado momento da Posse, os Novos Acadêmicos realizaram a leitura do Compromisso Protocolar.

  • Prometo respeitar e fazer respeitar os princípios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da Academia De Ciencias Farmacêuticas Do Brasil/Academia Nacional De Farmácia.
  • Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com os meus confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta Academia.

– A Doutora Glauce Socorro de Barros Viana, ocupou a Cadeira de número 71, que tem como Patrono o Doutor Hélios Homero Bernardi, da Seção de Ciências Naturais.

 

 

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e em Ciências Morfofuncionais,  possui graduação em Farmácia pela UFC (1961), mestrado (1972) e doutorado (1974) em Farmacologia pela Universidade da Califórnia (Estados Unidos) e pós-doutorado (1982 / 1984) na Universidade de Maryland (Estados Unidos). É Professora Emérita da UFC e pertence à Academia Cearense de Ciências.

 

 

 

 

 

– A  Doutora Maria Elisabete Amaral de Moraes, ocupou a Cadeira de número 90, que tem como Patrono o Doutor Francisco Paula Cândido, da Seção de Medicina.

 

 

Professora titular de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC,  possui graduação (1976), residência em Clínica Médica e mestrado (1984) em Farmacologia pela UFC e doutorado (1989) em Farmacologia Clínica pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e coordenadora da Unidade de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino. É integrante dos órgãos The American College of Clinical Pharmacology, American Society of Clinical Pharmacology and Therapeutics e British Society of Pharmacology.

 

 

 

– O Doutor Manoel Odorico de Moraes Filho, ocupou a Cadeira de número 93, que tem como Patrono o Doutor João Vicente de Souza Martins, da Seção de Medicina.

 

Professor titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, é idealizador e coordenador do NPDM. Possui graduação (1976) e mestrado (1981) em Farmacologia pela UFC e doutorado (1989) em Oncologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro titular da Academia Cearense de Medicina e da Academia Cearense de Ciências. Está à frente de pesquisas de grande impacto internacional, como a do uso da pele de tilápia como curativo biológico no tratamento de queimaduras.

 

Após oficializarem o compromisso,  receberam a Medalha Simbólica e o respectivo Diploma. 

OUTORGA DA MEDALHA MÉRITO CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – Doutor Felizardo de Pinho Pessoa Filho

A Academia de Ciências Farmacêuticas Brasil/Academia Nacional de Farmácia, mandou cunhar no presente ano de 2018, a “Medalha Mérito Ciências Farmacêuticas”, no anelo de homenagear personalidades que se sobressaem no meio científico, cultural e empresarial do setor Farmacêutico e das ciências da saúde em geral, rendendo dessarte um preito de gratidão às personalidades que com seu trabalho se fazem merecedores desta outorga, como um prêmio de reconhecimento público pelo seu altruístico trabalho.

Para tanto, o sodalício nesta ensancha e cumprindo um dever de justiça, exaltou o nome de um Farmacêutico ilustre do Estado, na pessoa do Doutor Felizardo de Pinho Pessoa Filho, que nesta noite de gala foi o recipiendário da citada Medalha. Trajetória – Doutor Felizardo de Pinho Pessoa Filho

Finalizando a Solenidade, a Comissão de Recepção da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, conduziu os novéis Acadêmicos para  o salão de recepção,  onde receberam os cumprimentos protocolares e ofereceram um coquetel de confraternização aos presentes.

 

 …

Read More

27 nov 2018

Retrospectiva: 21.11.18 – São Paulo/SP – Conferência Internacional: “Desafios e modernas soluções na fabricação de medicamentos injetáveis

ORGANIZAÇÃO:

A Conferência reuniu diversos profissionais do setor farmacêutico, no dia 21.11.2018 das 13h00 as 18h00 na Sede do Sindusfarma, em São Paulo/SP. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer formas de garantir a qualidade e a eficiência da fabricação injetáveis de medicamentos em conformidade com os regulamentos mais rigorosos e entender as tendências do mercado e a mais recente inovação em tecnologia, a fim de selecionar os processos de fabricação corretos e identificar os procedimentos corretos a serem seguidos.

Agradecemos a OMPI e ao SINDUSFARMA pela parceria e organização, registramos nossos agradecimentos aos ministrantes pelas especiais e exclusivas apresentações, e aos participantes pela importante presença. Na foto:  Gabriele Peron (OMPI),  Lauro D. Moretto (ACFB/ANF) e Jair Calixto (Sindusfarma).

Os palestrantes apresentaram os componentes da embalagem primária (frascos de vidro, cartuchos, seringas, elastômeros), SUS, dispositivos de auto-injeção, procedimentos de esterilização e preenchimento. Testes relevantes, como inspeção visual, integridade do fechamento de contêineres, extraíveis e lixiviáveis, e tecnologia de inspeção.

Abaixo estão as apresentações para o download.

Abertura: Apresentação da Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil/Academia Nacional de Farmácia Ministrante: Prof. Dr. Lauro D. Moretto Apresentação

Abordagem de integridade de dados orientada pela qualidade nas inspeções da UE e dos EUA / PQE Quality-driven Data Integrity Approach in EU and US Inspections – Ministrante: PQE (Pharma Quality Europe) – Danilo Costola Apresentação

Como lidar com os desafios de contêineres para produtos biotecnológicos: do estágio inicial ao acesso ao mercado / How to address the container challenges for biotech products: from early stage to market access – Ministrante: Ompi – Daniel Martinez Apresentação

Alteração dos requisitos da FDA para testes de produtos extraíveis e lixiviáveis em sistemas de embalagens farmacêuticas – Changing FDA Requirements for Extractables & Leachables testing on Pharmaceutical Packaging Systems- Ministrante: Nelson Labs – Paulo Forte Apresentação

Soluções West em embalagens para injetáveis que contribuem para a segurança dos pacientes e simplificam processos na indústria farmacêutica. – ‘West packaging solutions for injectables – contribution to patient safety and simplify processes in the pharmaceutical industry.– Ministrante: West – Deolinda Izumida Martins  Apresentação

Soluções de preenchimento / acabamento para manufatura flexível/ Fill/finish solutions for flexible manufacturing – Ministrante: IMA – Marco Mondini  Apresentação

Inspeção Automática: as mais recentes inovações na visualização de fármacos viscosos e sólidos / Automatic Inspection: latest innovations in viscous and solid drugs visualisation – Ministrante: Optrel – Gaetano Baccinelli Apresentação

Canetas, autoinjetores e injetores de patch: Tendências de mercado de dispositivos de auto-injeção e a abordagem de plataforma / Pens, autoinjectors and patch injectors: Self-injection device market trends and the platform approach – Ministrante: Ypsomed – Yves Grossenbacher Apresentação

APOIO:

MANTENEDORES:

 

Read More

26 nov 2018

Retrospectiva: 19.11.18 – Goiânia/GO – 08h00/13h00 – Conferência Internacional: “Desafios e modernas soluções na fabricação de medicamentos injetáveis

ORGANIZAÇÃO:

A Conferência reuniu diversos profissionais do setor farmacêutico, no dia 19.11.2018 das 08h00 as 13h00 na Casa da indústria, em Goiânia/GO. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como garantir a qualidade e a eficiência da fabricação injetáveis de medicamentos em conformidade com os regulamentos mais rigorosos e entender as tendências do mercado e a mais recente inovação em tecnologia, a fim de selecionar os processos de fabricação corretos e identificar os procedimentos corretos a serem seguidos.

Agradecemos a OMPI e ao SINDIFARGO pela parceria e organização, registramos nossos agradecimentos aos participantes pela importante presença.

Os palestrantes apresentaram os componentes da embalagem primária (frascos de vidro, cartuchos, seringas, elastômeros), SUS, dispositivos de auto-injeção, procedimentos de esterilização e preenchimento. Testes relevantes, como inspeção visual, integridade do fechamento de contêineres, extraíveis e lixiviáveis, e tecnologia de inspeção.

Abaixo estão as apresentações para o download.

Abertura: Apresentação da Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil/Academia Nacional de Farmácia Ministrante: Prof. Dr. Lauro D. Moretto Apresentação

Abordagem de integridade de dados orientada pela qualidade nas inspeções da UE e dos EUA / PQE Quality-driven Data Integrity Approach in EU and US Inspections – Ministrante: PQE (Pharma Quality Europe) – Danilo Costola  – Apresentação

Como lidar com os desafios de contêineres para produtos biotecnológicos: do estágio inicial ao acesso ao mercado / How to address the container challenges for biotech products: from early stage to market access – Ministrante: Ompi – Daniel Martinez Apresentação

Alteração dos requisitos da FDA para testes de produtos extraíveis e lixiviáveis em sistemas de embalagens farmacêuticas – Changing FDA Requirements for Extractables & Leachables testing on Pharmaceutical Packaging Systems- Ministrante: Nelson Labs – Paulo Forte Apresentação

Soluções West em embalagens para injetáveis que contribuem para a segurança dos pacientes e simplificam processos na indústria farmacêutica. – ‘West packaging solutions for injectables – contribution to patient safety and simplify processes in the pharmaceutical industry.– Ministrante: West – Deolinda Izumida Martins  Apresentação

Soluções de preenchimento / acabamento para manufatura flexível/ Fill/finish solutions for flexible manufacturing – Ministrante: IMA – Marco Mondini  Apresentação

Inspeção Automática: as mais recentes inovações na visualização de fármacos viscosos e sólidos / Automatic Inspection: latest innovations in viscous and solid drugs visualisation – Ministrante: Optrel – Gaetano Baccinelli Apresentação

Canetas, autoinjetores e injetores de patch: Tendências de mercado de dispositivos de auto-injeção e a abordagem de plataforma / Pens, autoinjectors and patch injectors: Self-injection device market trends and the platform approach – Ministrante: Ypsomed – Yves Grossenbacher Apresentação

APOIO:

MANTENEDORES:

Read More

09 nov 2018

09/11/18 – A ACFB/ANF é homenageada em Solenidade Pública na Assembléia Legislativa de São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (09/11), foi realizada a Sessão Solene Comemorativa de 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Compuseram a mesa de honra os Profs. Drs. João Ernesto de Carvalho (Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Primavera Borelli (Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP), Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual), Rodney Garcia Rocha (Diretor da Faculdade de Odontologia da USP), Lenira da Silva Costa (vice-Presidente do CFF) e Marcos Machado Ferreira (Presidente do CRF/SP).

Nesta oportunidade, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia foi condecorada e recebeu a homenagem: “Honra ao Mérito”,  em reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento social, cultural e cientifico e pela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP.

O Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente da ACFB/ANF), recebeu a honraria outorgada pela Profa. Dra. Primavera Borelli (Diretora da FCF/USP) e pelo Sr. Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual e 1º Secretário da Alesp).

Num discurso emocionante, o Prof. Lauro D. Moretto agradeceu a gentil homenagem e apresentou a importância do resgate histórico dos 120 anos de ensino farmacêutico realizado pela FCF/USP, o qual está em exposição no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) até o dia 28/02/19, “Da Eschola de Pharmacia à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, 120 Anos de Excelência”, e expôs a relevante contribuição e trajetórias dos pioneiros do setor Prof. João Florentino Meira de Vasconcelos e Cândido Fontoura Vieira, entre outros ilustres farmacêuticos  docentes.

A FCF/USP e a Alesp homenagearam juntamente com a ACFB/ANF, o Conselho Federal de Farmácia – CFF representado neste ato pela Prof. Dra. Lenira da Silva Costa (vice-Presidente),  o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF/SP representado pelo Prof. Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente), a Academia Brasileira de Ciências – ABC representada pela Profa. Dra. Maria Ines Rocha Miritello Santoropela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP e a União dos Farmacêuticos – Unifar, representada pelo Prof. Dr.  Luiz Fernando Pellegrino (Presidente) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – Ildeu de Castro Moreira (Diretor). Homenageou também nesta ocasião os ex-Diretores da Universidade e o colaborador mais antigo ainda em atividade.

Também foram homenageados (as) na sessão solene os profissionais: Elisabeth Igne Ferreira – Decano da Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Hélio Dias de Assunção – Funcionário mais antigo da FCF-USP; Primavera Borelli –FCF-USP; Sandra Helena Farsky – Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas; Alexsandro Rodrigues Baiense – Associação Brasileira de Farmácia; Rodney Garcia Rocha – Faculdade de Odontologia da Usp; Humberto Gomes Ferraz – Laboratório de desenvolvimento e inovação farmacotécnica; Lucas Adriano do Nascimento – Núcleo de direitos humanos da FCF-USP; Vahan Agoyan – USP; Franco Maria Lajolo – ex-diretor da FCF-USP; Jorge Mancini Filho – ex-diretor da FCF-USP; José Carlos Barbério – ex-diretor da FCF-USP; Maria Inês Rocha Santoro – ex-diretor da FCF-USP; Seizi Oga – ex-diretor da FCF-USP e Terezinha de Jesus Andreoli Pinto – ex-diretor da FCF-USP.

Prestigiaram o evento os Acadêmicos: Profs. Drs. Michel Kfouri Filho, Carlos Adalberto de Carmargo Sannazzaro, Maria Ines Rocha Miritello Santoro e Acácio Alves de Souza Lima. Também esteve presente no evento o Dr. Pedro Zidói Sdoia.

Os Acadêmicos presentearam o Deputado Luis Fernando Teixeira com o  livro comemorativo “Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil 80 anos – História de Ideais e Conquistas”, a  Farmacopeia Paulista que, publicada em 1917, e a Flâmula.

Novamente registramos nossos agradecimentos a todos que contribuíram e estão contribuindo para que nosso presente, passado e futuro e seja sempre próspero e repleto de realizações.

MANTENEDORES:

APOIADORES:

Diretoria – ACFB/ANF

Read More

05 nov 2018

Retrospectiva – 26/10/2018 – Manaus/AM- Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Manaus, 26/10/2018

Participaram deste encontro mais de duzentos estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde do Estado.

O Presidente Emérito Acadêmico Prof. Lauro Domingos Moretto ministrou a palestra sobre inovação farmacêutica e  o especialista Acadêmico Prof. Henry Suzuki sobre patentes.

Prof. Dr. Lauro Moretto_Apresentação / Prof. Henry Suzuki_Apresentação

Nesta ocasião especial, fizeram parte da mesa de honra: PROF. JOAO PAULO SILVA VIEIRA (Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil), PROF. LAURO DOMINGOS MORETTO (Presidente Emérito e Vice-Presidente Executivo da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil), DR. JARDEL ARAÚJO DA SILVA (Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas), PROF WALTAIR VIEIRA MACHADO (Pró-Reitor de Inovação Tecnológica da UFAM), PROFA DEBORA TEIXEIRA OHANA (Diretora da Faculdade De Ciências Farmacêuticas da UFAM).

Esta Oficina encerrou o ciclo de atividades, sendo 28 Edição do programa da plataforma educacional organizada em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Nesta Oportunidade, foi outorgada a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” aos profissionais de destaque do Estado, receberam a Homenagem os ilustres Srs. (as).: Anália Raimunda Maia dos Santos Eyer; Daniel Reis Armond de Melo; Debora Teixeira Ohana; Jander Torres da Silva; Jardel Araújo da Silva; José Manuel Espinoza Ramirez; Karla Regina Lopes Elias; Marcos Aurélio Ferreira da Silva; Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves e Noélia Lúcia Simões Falcão.

Agradecemos a todos pela presença, aos mantenedores pela contribuição e aos apoiadores pelo auxílio.

APOIADORES:

 

MANTENEDORES:

Read More

31 out 2018

Retrospectiva – 24/10/18 – Sucesso em Boa Vista/RR – Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Imprensa CRF/RR – Clique aqui e veja na íntegra

ORGANIZAÇÃO:

No dia 24 de Outubro de 2018, foi realizada no Auditório – Faculdades Cathedral em Boa Vista -RR, a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual.

A Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual organizada pela ACFB em parceria com o CFF (Conselho Federal de Farmácia), e o apoio do Conselho Regional e Instituições do Estado, disseminou conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. O encontro, também, cumpriu com o objetivo disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.

Participaram deste encontro profissionais, docentes e estudantes, agradecemos a todos pela gentil  presença.

Iniciando as atividades programadas o Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF.

Apresentação Prof. Dr. Lauro Moretto

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

Apresentação Prof. Henry Suzuki

Nesta oportunidade foram homenageados com a outorga da Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos os Ilustres Srs. (as): Profs. Adônis Motta Cavalcante; Erlandson Uchoa Lacerda; Francisco de Assis Campos Saraiva; Jandira Freitas Morais Negreiros; José Eustáquio De Oliveira; Itaynara Brasil Maia De Sousa; Valdirene Oliveira Cruz Thiago Martins Rodrigues. 

Congratulações da Academia de Ciências Farmacêuticas Farmacêuticas do Brasil pelos significativos préstimos à  sociedade na área da saúde e pelo reconhecimento público aos trabalhos.

A “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” foi instituída pela Diretoria da Academia de Farmacêuticas do Brasil, em 29 de março de 2016, para homenagear profissionais que, reconhecidamente, tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas e Afins.

Agradecemos aos mantenedores pela contribuição e aos apoiadores pelo auxílio.

APOIADORES:

MANTENEDORES:

Read More

19 out 2018

Retrospectiva: Solenidade de Posses: Profs. Drs. Ademir Valério da Silva Anderson de Oliveira Ferreira Elpídio Nereu Zanchet Hilton Oliveira dos Santos Filho Marco Antonio Perino

Retrospectiva – Assembléia Legislativa de São Paulo

Numa emocionante noite de sexta-feira, dia 19 de Outubro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada a Sessão Solene de Posses dos Novos Acadêmicos Titulares: Profs. Drs. Ademir Valério da Silva, Anderson de Oliveira Ferreira, Elpídio Nereu Zanchet, Hilton Oliveira dos Santos Filho, Marco Antonio Perino.

Iniciando a Cerimônia foi executado o Hino Nacional pela banda da  Guarda Civil Metropolitana.

A mestre de Cerimônias da Câmara Municipal, Sra. Cecília de Arruda, deu as Boas Vindas aos presentes e convidou o  Dr. Paulo Ferreira – Assessor jurídico da Dra. Edir Sales a representá-la nesta ocasião. Na oportunidade, ele registrou as congratulações, e comentou sobre atuação da Vereadora no setor farmacêutico, expôs a Lei Municipal 16.739, o qual tem como objetivo Facilitar o acesso à vacinação na cidade de São Paulo, permitindo que farmácias possam oferecer o serviço, sem prejudicar a qualidade do atendimento à população. Dr. Paulo também apresentou e o recente Projeto de Lei o qual o CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), deu parecer favorável ao PL 328/2018 que proíbe curso à distância na área da saúde.

Foram convidados a compor a mesa de honra os Acadêmicos presentes na Solenidade: Profs. Drs. João Paulo Silva Vieira – Presidente; Lauro Domingos Moretto – Presidente Emérito; Acácio Alves de Souza Lima Filho – 2º Vice-Presidente; Eduardo Chaves Leal; Secretário Geral ; Henry Jun Suzuki; José Antonio De Oliveira Batistuzzo; Leon Rabinovich – Tesoureiro ; Marco Antônio Stephano – Diretor Social; Márcio Falci; Michel Kfouri Filho; Pedro Eduardo Menegasso; Pedro Zidói Sdoia e Walker Magalhães Lahmann.

 

Nesta oportunidade, o Mestre de Cerimônias agradeceu a presença de todos os presentes e registrou as participações dos Senhores:  Carlos De Souza Andrade – Presidente Da Federação Do Comércio Do Estado Da Bahia – FECOMÉRCIO/BA; Pedro Zidoi Sdoia. Presidente Da – Associação Brasileira Do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA); Humberto De Oliveira Lopes – Vice-Presidente Do Conselho Regional De Farmácia Do Distrito Federal (CRF/DF); Luiz Roberto Queroz  – Vice-Presidente – Abran – Associação Brasileira De Nutrologia (ABRAN); Marli Brasioli – Conselheira Fiscal Efetiva Da Associação Brasileira De Nutrição (ASBRAN); José Amalth Do Espírito Santo – Academia Brasileira De Medicina Militar; Arnaldo Pedace – Gerente De Relações Sindicais Trabalhistas do Sindicato Da Indústria Farmacêutica do Estado De São Paulo.

Os Novos Acadêmicos receberam as congratulações manifestadas por diversas autoridades. Registro

 O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi designado o Mestre de Cerimônia desta solenidade de posse e conduziu o Solenidade.

O Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, foi convidado a proferir a saudação inicial: 

“Senhores membros desta Mesa Diretora, já nominados; Minhas Senhoras e meus Senhores, Autoridades; Prezados Acadêmicos presentes. Boa noite a todos!

Que sejam as primeiras palavras desta alocução, de agradecimento e perene gratidão à nossa preclara anfitriã, Vereadora Doutora Edir Salles que, com a fidalguia que denota o jaez do seu feitio solidário, nos acolhe como de praxe, neste magnífico Salão Nobre do Palácio Anchieta.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, prazerosamente, cumprindo o seu desiderato de guardiã e difusora  da Cultura Farmacêutica no País, mais uma vez vem a esta progressista cidade de São Paulo, dar seu testemunho e o seu reconhecimento ao edificante trabalho dos profissionais da saúde, quatro Farmacêuticos e um Médico, que se alteiam em suas lides rotineiras e aos quais daremos posse em nosso sodalício, nesta festiva  noite de gala. E este reconhecimento,  é rotina para nós fazê-lo em solenidade pública, com jactância, em manifestação de regozijo, pois é  justo e perfeito exaltar e tecer loas à jaez do lavor levado a contento por aqueles profissionais que se deixam abarcar no recôndito de suas atividades, desnudando-se dos interesses e vaidades pessoais, envolvendo-se nos sentimentos altruísticos e humanitários, no anelo de ofertar ao seu semelhante uma melhor qualidade de vida, mais promissora e saudável. Para tanto, por fazerem jus a tais similitudes, daremos posse na noite de hoje em nosso cenáculo, ao Doutor Ademir Valério da Silva, ao Doutor Anderson de Oliveira Ferreira, ao Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ao Doutor Hilton Oliveira dos Santos Filho e ao Doutor Marco Antonio Perino, aos quais, em nome de todo Corpo de Acadêmicos, damos as nossas mais cordiais boa vindas. Declaramos aberta esta Sessão Solene de Posse.”

Os Novos Acadêmicos foram conduzidos ao Salão Nobre e aplaudidos de pé pelos convidados e foram oficialmente empossados, após a leitura do Termo de Compromisso:

 

 

 

 

Prometo respeitar e fazer respeitar os princípios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com os meus confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta academia.

O Prof. Dr. Lauro D. Moretto, apresentou os memoriais e qualificações que designaram as aprovações e os ingressos dos Novos Acadêmicos na Academia de Ciências Farmacêuticas do BrasilProfs. Drs. Hilton Oliveira dos Santos Filho e Marco Antonio Perino.

O Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, dando sequência nas apresentações formais, expôs os memoriais e qualificações que designaram as aprovações e os ingressos dos Novos AcadêmicosProf. Dr. Ademir Valério da Silva, Anderson de Oliveira Ferreira e Elpídio Nereu Zanchet.

Assim, reconhecidamente, por suas contribuições no setor da saúde os Novos Acadêmicos ocuparam as respectivas cadeiras publicamente e proferiram vossos discursos de Posse.

– O Doutor Ademir Valério da Silva,  ocupou a Cadeira de número 29, que tem como Patrono o Doutor Virgílio Lucas, da Seção de Farmácia.

– O  Doutor Anderson de Oliveira Ferreira, ocupou a Cadeira de número 27, que tem como Patrono o Doutor Abel Elias de Oliveira, da Seção de Farmácia.

– O Doutor Elpídio Nereu Zanchet, ocupou a Cadeira de número 16, que tem como Patrono o Doutor Rodolpho Albino Dias da Silva, da Seção de Farmácia.

– O Doutor Hilton Oliveira dos Santos Filho, ocupou a Cadeira de número 44, que tem como Patrono o Doutor Oscar de Souza Vieira, da Seção de Ciências Físicas e   Químicas. 

   – O Doutor Marco Antonio Perino, ocupou a Cadeira de número 47, que tem como Patrono o Doutor Fernando Gross, da Seção de Farmacologia e Higiene.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, através dos Acadêmicos pertencentes ao sodalício, congratulam-se e dão as Boas Vindas aos novos Confrades.

Após a Solenidade foi servido um coquetel de confraternização aos participantes:

Galeria de Fotos: 

Créditos: Francisco Valberto Brasil

Read More

04 out 2018

ESPANHA – NOVOS CORRESPONDESTES ESTRANGEIROS INGRESSARAM NA REAL ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA DE MADRID – Profs. Drs. Lauro D. Moretto e Leon Rabinovitch – Assista o vídeo da Cerimônia de Outorga da Medalha, em Salamanca.

Em cerimônia realizada durante a ‘Jornada Ibero-americana 2018’, no dia 04 de outubro de 2018, no distrito espanhol de Salamanca, os Profs. Drs. Lauro D. Moretto e Leon Rabinovitch foram outorgados com a medalha e diploma oficial de membros correspondentes da Real Academia Nacional De Farmácia De Madrid.

A finalidade é ampliar e disseminar os conhecimentos dos profissionais dos países e estabelecer relações com instituições do exterior, reconhecendo assim a importância dos pesquisadores de ciências farmacêuticas e afins.

Assista o video da Solenidade na Íntegra: http://www.ranf.tv/index.php/video/547/jornada-iberoamericana-%C2%B7-parte-2-%C2%B7-4-de-octubre-de-2018/

Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito / 1º Vice-Presidente da ACFB/ANF

Prof. Dr. Leon Rabinovitch – Diretor-Tesoureiro da ACFB/ANF

Conforme os estatutos de 1989 e no seu regulamento de regime interior de 1990 e ampliou-se o número de acadêmicos, sendo constituída por 50 acadêmicos numerários, dos que 38 seriam farmacêuticos, e 12 de ciências afíns. Os acadêmicos correspondentes — nacionais e estrangeiros — seriam 173, deles 22 delegados em províncias e 24 em nações da América e Europa. Criou-se, igualmente, a categoria de acadêmicos supernumerários.

https://www.ranf.com/sesiones-y-actos/recepciones/2469-jornada-iberoamericana-2018.html

Presidencia
Excmo.Sr.D.MarianoEstebanRodríguez – Presidente de la Real Academia Nacional de Farmacia
Presentación – Excmo.Sr.D.Benito del Castillo García – Vicepresidente de la Real Academia Nacional de Farmacia

SESSÃO DE POSSE:

 Prof. Dr. Elfego Rolando López – “Historia de la farmacia en Guatemala”
Prof. Dr. Alberto Angel Gurni – “Las formas de las plantas”

Prof. Dr. León Rabinovitch – “Fundação Oswaldo Cruz: Baluarte na saúde pública do Brasil”
Prof. Dr. Lauro Domingos Moretto – “Histórico da farmacopeia no Brasil”

 Prof. Dr. José Aliaga Arauco – “La educación universitaria peruana en el escenario de la globalización”

Read More