18 maio 2022

Assista ao Diálogo “Programa para um Descarte Seguro de Medicamentos e a Política de Saúde Global.”

Assista ao Diálogo em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Políticas Públicas da Saúde.

Conferência virtual ministrada no dia 16 de maio de 2022

Tema: “Programa para um Descarte Seguro de Medicamentos e a Política de Saúde Global.”

Sinopse: A Saúde Global é um tema de abrangência e que diz respeito à tríade entre a Saúde Humana-Saúde do Meio Ambiente-Saúde Animal. Um dos grandes elos da tríade diz respeito ao acesso e à qualidade da água, que é fundamental para a saúde dos três elementos. Atualmente sabemos que há escassez de água, bem como de qualidade, sendo um dos maiores problemas a contaminação. Recentemente, diversos pesquisadores de universidades brasileiras têm trabalhado para monitorar e pesquisar a qualidade das águas de diversos reservatórios. As pesquisas realizadas mostraram que há um volume elevado de medicamentos ou metabólitos de medicamentos encontrados, o que certamente é uma questão que afeta a saúde animal e saúde humana. Neste encontro, os debatedores irão apresentar mais informações sobre este tema e pensaremos juntos como podemos auxiliar na elaboração de políticas públicas para o descarte seguro de medicamentos e programas educacionais e de qualidade junto aos profissionais de saúde e à população.

Convidados: 

Professora Dra. Suzan Pantaroto Vasconcellos

Graduada em Farmácia, Mestre em Agronomia (Microbiologia do Solo) (Unesp) Doutorado em Química Orgânica (Unicamp), com pós-doutorados em Genética de Microrganismos (CPQBA, Unicamp) e Biocatálise/ Bioquímica (University of Groningen – RUG). Foi pesquisadora visitante no CSIRO – Sydney Austrália e em 2010 ingressou como docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2018, atua como coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do ICAQF (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) da Unifesp. É secretária adjunta da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Reitoria – Unifesp. Em 2021 ingressou no grupo Mulheres do Brasil e foi nomeada coordenadora do comitê científico do Ciência na Saúde (CNS – Saúde Global). Tem experiência em microbiologia ambiental, biorremediação, compostagem, sempre utilizando preceitos de biocatálise e biotransformações, via o isolamento de microrganismos, prospecção de enzimas e aplicações em contextos voltados à preservação ambiental e química verde.

Professor Dr. Leandro Augusto Calixto

Professor Adjunto na área de Controle de Qualidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e em Gestão Financeira pelo Senac (2018). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP). Visiting Scientist na United States Pharmacopeial and Convention (Prof USP) em Rockville, MA, USA. Experiência no desenvolvimento de métodos analíticos e bioanalíticos por cromatografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar, técnicas de microextração e análises enantiosseletivas. Atualmente desenvolve suas linhas de pesquisa na determinação de fármacos e impurezas/metabólitos em matrizes farmacêuticas, ambientais e biológicas com ênfase na química verde.

Moderadora: Acadêmica Soraya Smaili

Acadêmica cadeira nº 36 da ACFB

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.