06 jun 2018

Retrospectiva – Maranhão – 06/06/2018 – Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

 SUCESSO NO MARANHÃO!

Download: 

Apresentação – Prof. Dr. João Paulo S. Vieira

Apresentação – Prof. Dr. Lauro D. Moretto 

 Apresentação Prof. Dr. Henry Suzuki

Imprensa: http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/noticias/academia-nacional-de-farmacia-reconhece-avancos-do-maranhao-na-area 

Realizada no dia 06 de Junho na UFMA, Auditório da Reitoria, o encontro reuniu estudantes, docentes, especialistas na área de Inovação, o evento contou com a participação especial dos Acadêmicos (as) Profs. Drs. Rita Bacelar Palhano; Raimundo Antônio Gomes Oliveira, Antônio Benedito de Oliveira, Presidente Eleito Dr. João Paulo S. Vieira e os Ministrantes: Presidente Emérito Prof. Lauro D. Moretto e Henry Suzuki, também prestigiaram o evento o Dr. Carlos Augusto Barboza Toledo – Presidente do Conselho Regional de Farmácia, Dr. Luís Marcelo Vieira Rosa – Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Maranhão e a Profa. Dra. Patrícia de Maria Silva Figueiredo representou os coordenadores de Farmácia da UFMA.

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

O evento cumpriu o objetivo expondo aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando oportunidades para promoção da inovação no segmento farmacêutico, no Brasil e no mundo.

Foi apresentado os aspectos gerais do processo evolutivo das ciências farmacêuticas, o perfil dos profissionais inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual aplicados às Ciências Farmacêuticas.

Iniciando os trabalhos do dia o Prof. Dr. João Paulo S. Vieira – Presidente da ACFB/ANF deram as boas-vindas a todos e apresentou as atividades da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e apresentaram as atividades da Academia.

INOVAÇÃO FARMACÊUTICA

O Presidente Emérito da ACFB, Prof. Lauro Moretto, iniciou as atividades expondo os dois primeiros tópicos do programa: – Apresentação da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia e, em seguida, a conferência: – O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica.

Outorga da Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”

Na sequência, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil outorgou a Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”, a profissionais do Estado do Maranhão que se destacaram em suas atividades.

CARLOS AUGUSTO BARBOZA TOLEDO  – Atual Presidente do CRF-MA, é Graduado em Farmácia pela UFMA; Pós-Graduado e especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica. É Professor do Instituto Florence de Ensino Superior; Membro do Grupo de Estudos do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias e Farmacêutico das Farmácias Pague Menos. Seu espírito de liderança se reflete não só na atual Presidência do CRF MA, mas também na Presidência do SINFARMA.

FLAVIA MARIA MENDONÇA DO AMARAL – Graduada em Farmácia pela UFMA. Especializada em Homeopatia, em Administração Hospitalar e habilitada em Indústria Mestre em Saúde e Ambiente pela UFMA e Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela UFPB. É professora da UFMA desde 1990, onde exerce atividade de pesquisa, extensão e ensino principalmente nas áreas: controle de qualidade, fitoquímica, fitoterapia, homeopatia e assistência farmacêutica. É bolsista de produtividade em pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e atua em inovação na área de produtos naturais, com patentes depositadas em biotecnologia e bioprodutos.

FLÁVIO DONALWAN SÁ MAXIMINO – Graduado em Farmácia pela UFMA, é Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre e Especialista em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Farmacêutico Hospitalar da Prefeitura de São Luís; Professor e Preceptor de Estágio do Curso de Farmácia na Faculdade Pitágoras; Autor do livro “Gestão da Assistência Farmacêutica”. Palestrante e consultor das áreas de políticas de saúde e assistência farmacêutica.

KALLYNE BEZERRA COSTA – Graduada em Farmácia pela UFMA, Pedagoga pela Faentepre, Especialista em farmácia clinica e Prescrição. É Responsável pelos Projetos de Fitoterapia e Plantas Medicinais e pelo Herbário da UFMA. Também é Coordenadora do projeto Estratégico Farmácia Viva no Governo do Maranhão, Palestrante, Coach e Docente de ensino Superior; Atualmente é Conselheira Regional e Diretora Secretária do CRF-MA.

LUCIANO MAMEDE DE FREITAS JUNIOR – Graduado em Farmácia, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela UFMA. Também é Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela UFSC em Engenharia de Produção pela Faculdade Athenas Maranhense/FAMA e, em Vigilância em Saúde pala Universidade Estácio de Sá. É Fiscal Sanitário da Secretaria Estadual de Saúde, Chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Maranhão. Docente do Instituto Florence de Ensino Superior. Coordenador da Associação Escola Nacional dos Farmacêuticos. Anteriormente, também atuou como Professor na UFMA, em diversas áreas do conhecimento, incluindo: Farmacognosia,  Farmacobotânica  e Fitoterapia, bem como Vigilância Sanitária, entre outras

LUÍS MARCELO VIEIRA ROSA – Atual Conselheiro Federal de Farmácia pelo Maranhão, é Graduado em Farmácia e Bioquímica pela UFMA e Pós-Graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Universidade São Camilo. Entre diversas outras atividades implantou o Laboratório Municipal Análises Clínicas do Município de Grajaú, munícipio em que também foi Secretário Municipal de Saúde. Foi Professor Universidade Estadual do Maranhão, Diretor do Hospital Municipal Djalma Marques (SOCORRÂO I) e Superintendente Estadual de Vigilância Sanitária. É Servidor Efetivo do Hospital Municipal Djalma Marques e da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís desde 2007. Atualmente, está cedido para a Secretaria de Estado da Saúde, onde exerce o Cargo de Secretário Adjunto da Política de Atenção Primária de Vigilância em Saúde. Em janeiro desta ano assumiu o cargo de Conselheiro Federal de Farmácia para o mandato de 2018 a 2021.

PATRÍCIA DE MARIA SILVA FIGUEIREDO – Graduada em Farmácia Bioquímica pela UFMA. Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Farmácia da UFMA, Professora Permanente do Programa de Mestrado em Biotecnologia da UFT e professora do Programa em Saúde do Adulto da UFMA. Entre outras conquistas foi  1ºLugar Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Prêmio Santander Universidades 2012- Categoria Ciência e Inovação (Biotecnologia) e 1ºLugar Prêmio Fapema 2017–Jovem Cientista categoria Saúde. Atualmente Desenvolve atualmente fitoterápicos e biopolímeros  com atividade antimicrobiana já colecionando 15 pedidos de patentes depositados no INPI.

PALESTRA: PROF. HENRY SUZUKI

A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque a patentes.

Após a outorga o Acadêmico Prof. HENRY SUZUKI ministrou as palestras sobre: A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes, Uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.

 

Agradecemos aos organizadores, apoiadores e mantenedores por toda a contribuição para a realização deste especial evento, aos participantes pela presença na Oficina.

APOIADORES: 

MANTENEDORES: