Unesp Inaugura Primeira Fábrica Multipropósito de Biofármacos para Pesquisa Clínica da América Latina
Botucatu, 13 de junho de 2024 — A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurou hoje a primeira fábrica multipropósito de biofármacos para pesquisa clínica da América Latina. O evento contou com a participação do Presidente Emérito Michel Kfouri Filho, que representou institucionalmente a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
A nova unidade, a primeira CDMO (Contract Development and Manufacturing Organization) da região com ambiente GMP (Good Manufacturing Practices), tem como foco a produção e desenvolvimento de medicamentos biológicos. Com um ambiente rigorosamente validado, a fábrica estará à disposição da indústria farmacêutica para a produção de lotes pilotos de biofármacos destinados a ensaios clínicos.
Além disso, o complexo abrigará uma Escola de Boas Práticas de Fabricação (BPF/GMP) para o treinamento e capacitação profissional. Esse espaço também será um polo de inovação, oferecendo suporte a startups de biotecnologia.
Parabenizados os Acadêmicos Titulares Rui Seabra Ferreira Junior e Benedito Barraviera, cujas contribuições foram fundamentais para a concretização deste projeto inovador.
Esta iniciativa posiciona a Unesp na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento farmacêutico, destacando o compromisso da instituição com a inovação e a excelência científica na América Latina.
Contract Development and Manufacturing Organization (CDMO) ou Organização de Desenvolvimento e Fabricação sob Contrato é uma instituição que fornece serviços terceirizados de desenvolvimento e produção de medicamentos para outras empresas farmacêuticas, biotecnológicas ou instituições de pesquisa. Já a sigla GMP significa Good Manufacturing Practices, que em português pode ser traduzida como Boas Práticas de Fabricação. É um conjunto de diretrizes e regulamentações que visam garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos produzidos.
As CDMOs funcionam como parceiras terceirizadas, fornecendo expertise e infraestrutura para auxiliar as empresas em todo o processo de criação, desenvolvimento e produção de medicamentos, desde as fases iniciais de pesquisa até a fabricação comercial e distribuição.
Essas instituições podem ser parceiras valiosas para empresas farmacêuticas e biotecnológicas de todos os tamanhos. Elas oferecem uma ampla gama de serviços, desde o desenvolvimento pré-clínico e a fabricação até a embalagem e a distribuição, obedecendo sempre as diretrizes regulatórias junto às agências de vigilância como a ANVISA.
O objetivo da CDMO do Cevap/Unesp será acelerar o processo de desenvolvimento e comercialização de novos biofármacos, pois possui expertise e infraestrutura para realizar testes clínicos, otimizar processos de produção e garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos, agilizando o processo desde a pesquisa até o paciente. Com isso, os custos e riscos para empresas farmacêuticas serão reduzidos, aumentando a flexibilidade e escalabilidade da produção e garantindo a qualidade e conformidade na produção dos biofármacos, como no caso da CDMO da Unesp.