
Solenidade marcar a incorporação de D. Cecilio José Venegas Fito e de homenagem aos novos Acadêmicos Eméritos Acad. Arnaldo Zubioli e Acad. Walter da Silva Jorge João
São Paulo, 5 de abril de 2025
Espaço Memoria das Ciências Farmacêuticas no Brasil
A solenidade contou com a participação de um público seleto, destacando-se pela presença de autoridades, acadêmicos e profissionais da área farmacêutica.
O Acadêmico Pedro Gonçalves de Oliveira, Titular da Cadeira de número 106, que conduziu como mestre de cerimônias a sessão solene, dando início aos atos formais, registrando as presenças
Iara Froelich Taniguchi, presidente da UNIFAR
Sérgio Slan Zarwar, diretor do Instituto Racine
A mesa diretora foi composta por:
Acadêmico Dante Alario Junior, presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
Acadêmico Acácio Alves de Souza Lima Filho, presidente emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
Acadêmico Walker Magalhães Lahmann, secretário-geral da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
O presidente emérito Acad. Michel Kfouri Filho teve a honra de conduzir o Dr. Cecílio José Venegas Fito ao auditório, um rito de grande importância para a Academia.
A Acadêmica Nilce Barbosa conduziu o Acadêmico Zubioli, e a Acadêmica Silvia Storpirtis conduziu o Acadêmico Walter da Silva Jorge João ao auditório como rito de respeito e tradição.
O título de Correspondente Estrangeiro é conferido a profissionais de destaque no cenário científico internacional, membro de entidade congênere sediada no exterior, conforme estabelecido no artigo 4º do estatuto da Academia.
O Presidente Emérito Acad. Michel Kfouri Filho, realizou o discurso de Saudação apresentando o D. Cecilio José Venegas Fito ao sodalício e a comunidade acadêmica.
A cerimônia seguiu com a aposição do colar acadêmico, um ato simbólico que representa a consagração e a integração oficial à Academia. Este gesto é mais que uma formalidade; é um símbolo de honra, compromisso e responsabilidade com os valores da academia.
D. Cecilio José Venegas Fito – Presidente del Colegio de Farmacéuticos de Badajoz – é incorporado como Correspondente Estrangeiro (Espanha) da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. No foto: Presidente emérito Acad. Acácio Alves de Souza Lima Filho , Presidente Acad. Dante Alario Junior. D. Cecílio José Venegas Fito e o Presidente Emérito Acad. Michel Kfouri Filho
A homenagem aos Acadêmicos Arnaldo Zubioli e Walter da Silva Jorge João, que receberam o título de Acadêmico Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, foi envolvida por discursos emocionantes.
O Acadêmico Arnaldo Zubioli foi incorporado como titular da cadeira nº 76 em 17 de junho de 1999, e o Acadêmico Walter da Silva Jorge João como titular da cadeira nº 74 em 9 de julho de 1999. E, de acordo com o disposto no Artigo 81 do Estatuto vigente da Academia, os membros titulares com mais de 80 anos de idade ou com mais de 25 anos de admissão passam a ser considerados membros eméritos, mantendo todos os direitos e prerrogativas dos membros titulares.
O Acadêmico Titular Walker Magalhães Lahmann proferiu discurso de saudação ao Acadêmico Arnaldo Zubioli, destacando sua trajetória e contribuições à ciência farmacêutica.
O Presidente Dante Alário Júnior procedeu à outorga do diploma de emérito ao Acadêmico Arnaldo Zubioli, celebrando sua longa e ilustre carreira.
Em continuidade a homagem, o Acadêmico Titular Walker Magalhães Lahmann proferiu o discurso de saudação ao Acadêmico Walter da Silva Jorge João, enaltecendo sua importante contribuição para a Academia e para o avanço das ciências farmacêuticas no Brasil.
O Presidente Dante Alário Júnior realizou a outorga do diploma de emérito ao Acadêmico Walter da Silva Jorge João, reconhecendo sua dedicação e compromisso profissão Farmacêutica ao longo de tantos anos.
Dr. Dionísio, em nome de D. Carlos Gómez Canga-Argüelles, presidente de honra e fundador da Academia de Farmácia Castilla y León, que entregou ao Presidente Acadêmico Dante Alário Júnior o livro fac-símile “La Botica en la Expedición de Magalhães y Elano”, uma obra que reflete a rica história da farmacologia no contexto da Expedição de Magalhães.
Além disso, o mapa histórico relacionado à expedição foi entregue pelo Correspondente Estrangeiro Cecílio José Venegas Fito, reforçando a importância histórica e cultural do evento.
Em gesto de reciprocidade e amizade internacional, o Presidente Acadêmico Dante Alário Júnior retribuiu o ato com a medalha comemorativa do centenário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, simbolizando a continuidade das relações científicas e de amizade entre as instituições.
A cerimônia seguiu com a aposição do colar acadêmico nos novos membros, um ato simbólico que representa a consagração e a integração oficial à Academia. Este gesto é mais que uma formalidade; é um símbolo de honra, compromisso e responsabilidade com os valores da academia.
O colar acadêmico, que foi cuidadosamente posicionado pelos Presidentes Eméritos Acácio Alves de Souza Lima e Michel Kfouri Filho, é um símbolo de reconhecimento e dedicação às ciências farmacêuticas, refletindo o compromisso dos novos membros com a evolução da ciência e a valorização da vida, do ser humano, dos animais e do meio ambiente.