Retrospectiva: 14/03/19 – ACFB/ANF – ABDI realizaram a Oficina e Apresentação: Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisa reconhecidos pelo CONCEA e aceitos pela ANVISA
No dia 14 de Março de 2019, foi realizada a Apresentação do Compêndio e Oficina: Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisas reconhecidos pelo CONCEA (Conselho Nacional de Experimentação Animal) e reconhecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realizado pela ACFB/ANF, através do Convênio de Cooperação Técnica com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), com o objetivo de disseminar o conhecimento e expor metodologias analíticas a todos os cientistas brasileiros, A publicação, traduzida do inglês, é a primeira na língua portuguesa.
O Compêndio está disponível para download: Compêndio Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Pesquisa reconhecidos no Brasil
Dra. Alessandra Bastos Soares Diretora da ANVISA comenta sobre o Compêndio – Clique aqui
APRESENTAÇÃO DO COMPÊNDIO E OFICINA
A mesa de honra contou com as ilustres participações Dr. João Paulo Silva Vieira (Presidente da ACFB/ANF), Dr. Lauro Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Dr. Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor da ABDI), Dr. Fábio Larontola (Diretor do Depto. de Políticas Públicas e Programas de Desenvolvimento – representando Dr. Marcelo Morales – Secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC ), Dra. Alessandra Bastos Soares (Diretora da ANVISA), Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira (representante do Renama MCTIC), Dr. Joel Majerowicz (Fiocruz), Dra. Renata Mazaro e Costa (Coordenadora do Concea MCTIC) e como cerimonialista Dr. Marco Antonio Stephano (Diretor Social da ACFB/ANF).
Participaram deste encontro profissionais do setor da saúde, pesquisadores, docentes e colaboradores de indústrias farmacêuticas, cosméticos, alimentícias,veterinária, entre outras.
O Dr. João Paulo Silva Vieira (Presidente) e Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito e 1º Vice-Presidente – ACFB/ANF), apresentaram os objetivos que motivaram o Convênio, e as atividades da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil voltadas para a inovação do setor.
O Dr. Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor da ABDI), ressaltou a importância da parceria na grande contribuição para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil.
A Dra. Alessandra Bastos Soares (Diretora da ANVISA) destacou a importância de aperfeiçoar novas normas e garantir o avanço das pesquisas e da produção de medicamentos e produtos de saúde, com a segurança para a vida humana, sem desrespeito à vida dos animais.
O Dr. Fábio Larontola, (Diretor do Depto. de Políticas Públicas e Programas de Desenvolvimento, representou o Dr. Marcelo Morales – Secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC ), parabenizou a iniciativa e congratulou-se com as instituições envolvidas.
A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira que apresentou O papel da RENAMA – Rede Nacional de Métodos Alternativos no contexto da elaboração e validação de métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas. Acesse a apresentação
Na sequência, a Coordenadora do Concea, Dra. Renata Mazaro e Costa, expôs as Legislação e regulamentação do CONCEA que disciplinam a utilização dos métodos alternativos ao uso de animais. Acesse a apresentação
Durante as exposições os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os ministrantes, através de perguntas e respostas.
O especialista da FioCruz, Dr. Joel Majerowicz, apresentou a Legislação e regulamentação de ensaios não clínicos para produtos para a Saúde. Acesse a Apresentação
No período da tarde, o Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, expôs os Ensaios para avaliação do potencial de sensibilização, de irritação, de corrosão e de absorção cutânea, Ensaios para avaliação de potencial de irritação e corrosão ocular, finalizando as atividades programadas foram apresentados os Ensaios para determinação de toxicidade e foi aberta nova oportunidade de debates entre participantes e especialistas. Acesse a Apresentação
Agradecemos a todos pela presença, ao CONCEA e ANVISA por todo o apoio e contribuição
e à ABDI pela importante parceria.
Na foto: Dr. João Paulo Silva Vieira (Presidente da ACFB/ANF), Dra. Alessandra Bastos Soares (Diretora da ANVISA), Dr. Marco Antonio Stephano (Diretor Social da ACFB/ANF), Dr. Miguel Antonio Cedraz Nery (Diretor da ABDI), e Dr. Lauro D. Moretto (Presidente Emérito ACFB/ANF).
IMPRENSA:
https://www.abdi.com.br/postagem/acordo-por-pesquisas-sem-o-uso-de-animais-avanca