10 mar 2023

Presidente da ACFB, Dr. Michel Kfouri, toma posse como Acadêmico Institucional na RANF

Dr. Michel Kfouri Filho, Presidente da ACFB se tornou Acadêmico Institucional da Real Academia de Farmacia de Espanha em solenidade publica realizada em 07 de março de 2023.

Em sua conferencia, Dr. Michel Kfouri abordou os conceitos da Desnutrição relacionada a doença da insegurança alimentar a desnutrição.

Segundo Dr. Kfouri, a desnutrição é descrita como um estado resultante da falta ou do excesso de ingestão de nutrientes, que leva a alterações na composição corporal e na massa celular corporal, resultando em função física e mental prejudicadas. O guideline da ESPEN sobre definições e terminologias da nutrição clínica propõe uma abordagem baseada na etiologia, distinguindo entre desnutrição relacionada à doença com inflamação ou sem inflamação e desnutrição sem doença. Quando relacionada a doença ou lesão, consiste em uma combinação de ingestão alimentar ou absorção reduzida e variados graus de inflamação aguda ou crônica, levando a alteração da composição corporal e redução da função biológica. (Meza-Valderrama D et al, 2021)

As sociedades Europeia, Americana, Latino-americana e Asiática de nutrição parenteral propuseram uma estrutura comum para o diagnóstico de desnutrição – Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) – que se baseia em cinco critérios: três critérios fenotípicos (perda de peso não intencional, baixo IMC e redução da massa muscular) e 2 critérios etiológicos (redução da ingestão ou absorção alimentar e status inflamatório da doença). O diagnóstico é feito a partir da presença de 1 critério etiológico + 1 critério fenotípico e a severidade é determinada pela magnitude dos critérios fenotípicos. Há várias combinações de critérios possíveis que demonstram diferentes taxas de desnutrição e os modelos com a melhor performance em comparação com a ASG (Avaliação Subjetiva Global) para a população geral, pacientes com sobrepeso e acima de 60 anos são o GLIM 1 (percentual de perda de peso com aceitação alimentar) e o GLIM 6 (percentual da perda de peso com inflamação). De acordo com a etiologia a classificação da desnutrição pode ser relacionada à doença com inflamação (doença crônica com inflamação [p.ex. câncer, caquexia] ou doença aguda ou trauma com inflamação severa), ou relacionada à doença sem inflamação ou inflamação mínima, ou ainda desnutrição sem doença (relacionada à inanição [fome, escassez de alimentos] ou à fatores socioeconômicos ou ambientais).(Henrique JR et al. 2020) (Cederholm T et al, 2017)

Todos os esforços para o diagnóstico de desnutrição se devem ao fato de a desnutrição relacionada à doença em pacientes hospitalizados ser uma condição altamente prevalente e preocupante já que está associada a consequências clínicas e econômicas significativas, incluindo aumento do risco de complicações infecciosas e não infecciosas, permanência prolongada no hospital e na unidade de terapia intensiva (UTI), readmissão hospitalar mais frequente e aumento da mortalidade. Estima-se que um a cada três pacientes hospitalizados estão desnutridos à internação e uma revisão sistemática da prevalência de desnutrição nos hospitais da América Latina reportou sua presença em 40 a 60% dos pacientes já à admissão, tanto entre pacientes cirúrgicos como clínicos e mais evidente em idosos e em pacientes críticos. Em pacientes cirúrgicos a desnutrição é um fator preditor independente de resultados desfavoráveis, com custos aumentados, podendo chegar a 60% a mais do que em pacientes bem nutridos e apesar de ser um fator de risco pré-operatório facilmente modificável, é subestimada em hospitais no mundo todo. A prevalência de desnutrição aumenta com o tempo da internação, iniciando com 40% dos pacientes à admissão, passando por 55% após 7 dias e chegando a 64% após 14 dias de internação.  (Correia MITD et al, 2019)

O custo anual estimado com pacientes portadores de doença relacionada à desnutrição em hospitais públicos da América Latina é de $ 10,19 bilhões de dólares, em média. E os custos com pacientes críticos são ainda maiores, com um custo médio por paciente 6,5 vezes maior do que os pacientes de enfermaria ($5488,35 versus $839,76). Em pacientes oncológicos, a atenção com o estado nutricional deve ser ainda maior já que quando desnutridos, permanecem mais tempo hospitalizados do que bem nutridos, com impacto orçamentário significativo. Estudos avaliando custos médicos associados a doença relacionada a desnutrição estimam gasto anual de $9,5 – $15,5 bilhões de dólares nos EUA e > €31 bilhões de Euros na Europa. (Correia MITD et al, 2018) (Schuetz Pt al, 2022)

Na mesma solenidade, Dr. Prof. Franklim Marques, também foi empossado como Acadêmico Institucional da Real Academia de Farmacia de Espanha.