Marcelo Gomes Davanço é novel Associado da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil
Em dia 24 de julho de 2024, Marcelo Gomes Davanço foi oficialmente admitido como membro Associado da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. A cerimônia de admissão, realizada de forma telemática, destacou a importância do membro Associado ao compromisso contínuo da Academia com o progresso das ciências farmacêuticas no país.
Damos boas-vindas a Marcelo Gomes Davanço.
Marcelo Gomes Davanço é natural de Jundiaí, Estado de São Paulo.
Farmacêutico-bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da UNESP. Doutor em Ciências da Saúde (Área de Concentração: Farmacologia) pela Universidade São Francisco. Mestre em Ciências Farmacêuticas (Área de Conhecimento: Farmacocinética).
Foi bolsista de Iniciação Científica (IC) e de Mestrado (MS) da FAPESP atuando em projetos relacionados a avaliação farmacocinética e toxicológica de inovações radicais (novas moléculas) e incrementais (novas formulações).
Tem experiência em estudos farmacocinéticos, bioequivalência/biodisponibilidade relativa, correlação in vitro – in vivo, estudos de interação farmacocinética e desenvolvimento/validação de métodos bioanalíticos.
Possui artigos científicos publicados nos tópicos: “Bioequivalence”, “In vitro – in vivo correlation (IVIVC)”, “Bioanalysis”, “Drug Development” e “Pharmacokinetics”.
É autor do livro “Correlação in vitro – in vivo no Desenvolvimento de Medicamentos” (Editora Appris, 2023).
Atualmente atua na área de Pesquisa Clínica e Bioequivalência em indústria farmacêutica.