
Correspondente Estrangeiro (Perú), Dr. Iván André Torres Marquina
No dia 14 de novembro de 2024, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) teve a honra de nomear o Dr. Iván André Torres Marquina (Perú) como seu mais novo Correspondente Estrangeiro.
A cerimônia de apresentação foi realizada no auditório Lauro D. Moretto, localizado no Espaço Memória das Ciências Farmacêuticas, em São Paulo, e contou com a presença de 31 participantes de forma presencial, além de uma audiência de 35 pessoas acompanhando a transmissão simultânea.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades acadêmicas, entre elas, Marilice Teresinha de Souza, presidente da UNIFAR – União Farmacêutica de São Paulo.
A solenidade marcou a incorporação do Dr. Iván André Torres Marquina (Perú) e do Dr. Bruno Sarmento (Portugal).
A Trajetória do Dr. Iván André Torres Marquina
Dr. Iván Marquina é um destacado Químico Farmacêutico, com uma sólida formação acadêmica e experiência de pesquisa em várias áreas da farmácia e bioquímica. Possui Mestrado em Farmácia e Bioquímica, com especialização em Farmácia Clínica pela Universidade Nacional de Trujillo, no Peru. Em sua trajetória acadêmica, também obteve o Doutorado em Ciências, com ênfase em Saúde, pela Universidade Nacional de Cajamarca, consolidando seu conhecimento e habilidades na área científica.
Além disso, Dr. Iván Marquina completou um Pós-Doutorado em Farmácia no Instituto Universitário de Farmácia Industrial da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, por meio de uma bolsa oferecida pela Fundação Carolina. Essa experiência internacional o proporcionou uma visão ainda mais ampla das tendências e inovações no campo farmacêutico.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Marquina realizou importantes estágios de pesquisa, como o trabalho com Produtos Naturais e Química Ambiental na Universidad Arturo Prat, no Chile, e o estágio em Desenvolvimento e Formulação de Fitomedicamentos na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, áreas em que tem se destacado pela inovação e profundidade em suas investigações.
Reconhecido pelo seu trabalho acadêmico e científico, o Dr. Iván Marquina é Investigador Qualificado pelo Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) e integra a Academia Nacional de Farmácia do Peru, além de ser membro da Academia Ibero-Americana de Farmácia da Espanha. Seu envolvimento com essas instituições reflete seu compromisso com a pesquisa de excelência e com o avanço da ciência farmacêutica no âmbito nacional e internacional.
A Nomeação
A indicação para nomeação do Dr. Iván André Torres Marquina como Correspondente Estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil foi uma iniciativa dos Acadêmicos:
Acácio Alves de Souza Limo Filho, Presidente Emérito
Lauro Domingos Moretto, Presidente Emérito
Walker Magalhães Lahmann, Secretário Geral e Acadêmico Titular Cadeira nº 83
Dr. Iván André Torres Marquina ministrou a conferencia Educación farmacéutica en Iberoamérica.