16 ago 2022

Conheça a Câmara Pox-MCTI – Varíola dos Macacos

Assista ao Diálogo sobre a criação da Câmera Pox-MCTI realizado no dia 25/07/2022.

Assista a Entrevista na íntegra.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica, Toxicológica e Clínica.

Entrevista telemática do dia 25 de  julho de 2022

Tema: “Varíola dos Macacos: criação da Câmara Pox-MCTI. ”

Sinopse:

Após o registro de casos de infecção pelo monkeypox vírus no Reino Unido, Portugal, Espanha e Estados Unidos em maio de 2022 a Rede Vírus MCTI constituiu, em caráter consultivo, em (19/5/22), uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa denominada CâmaraPox MCTI. A câmara reúne oito especialistas das Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Feevale.

O trabalho do grupo é centrado na definição de prioridades de ações de P,D&I para a superação de lacunas de conhecimento sobre a doença bem como para o desenvolvimento de tecnologias para o enfrentamento da mesma. Até o momento já foram produzidos três informes da Rede, os dois primeiros informando sobre os aspectos gerais do vírus, sua doença, diagnostico e manejo e o terceiro já elencou as principais lacunas de conhecimento que precisariam ser investigadas.

Convidado: Secretário Marcelo Morales

Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Pós-graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Ciências Biológicas – Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Johns Hopkins University. Professor da UFRJ e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, é membro do Conselho da União Internacional para Biofísica Pura e Aplicada (IUPAB), instituição que presidiu. O Dr. Morales também atuou como presidente e secretário-geral da Federação Latino-Americana da Sociedade de Biofísica (LAFeBS), presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (Sbbf), secretário da Federação Brasileira de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE) e Diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também atuou como coordenador do Conselho Nacional para o Controle da Experimentação Animal (CONCEA) do MCTI, e do cartão do American Biophysics Graduate Program (POSLATAM). É Professor Titular da UFRJ, com foco de pesquisa em Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular.

Convidado: Prof. Associado Flávio Fonseca

Professor Associado Departamento de Microbiologia, ICB, UFMG

Member of the managemente and scientific committees of the UFMG Vaccine Technology Center (CT-Vacinas/UFMG).

Head of the Postgraguate course in Microbiology at UFMG. President of the Brazilian Society for Virology (SBV – 2021/2022).

Has experience in the areas of Microbiology – with an emphasis on Virology – and Vaccinology: (i) Molecular biology of viruses, mainly within the group of poxviruses; (ii) Viral molecular epidemiology; (iii) Development of experimental immunogens using recombinant viral vectors (MVA), recombinant proteins and nanomaterials.

Moderador: Acadêmico Marco Antônio Stephano

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB.