25 set 2024

Apresentamos a Acadêmica Titular Silvia Regina Cavani Jorge Santos. Dra. Silvia Regina Cavani Jorge Santos ocupa a cadeira nº 73, da Seção de Ciências Naturais, que tem como patrono Mário Taveira. Incorporação em 30.08.2024.

Dra. Silvia Regina Cavani Jorge Santos ocupa a cadeira nº 73, da Seção de Ciências Naturais, que tem como patrono Mário Taveira. Incorporação em 30.08.2024.

Graduada em Farmácia-Bioquímica, área de Toxicologia, e mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas, FCF USP com doutorado em Toxicologia, Universidade de São Paulo, bolsa sanduiche/CAPES, Bradford, Inglaterra. Realizou quatro estágios de pós-doutoramento no exterior em Essen, Kiel, e Dresden na Alemanha, e Leiden na Holanda. Coordenação do Laboratório de Farmacologia-Terapêutica no Instituto do Coração HCFMUSP, concurso público, atuando na prestação de serviços na medicina de precisão para atendimento ao paciente ambulatorial e internado, e coordenando projetos de investigação científica no suporte à cirurgia cardíaca no Instituto do Coração HCFMUSP, e em teses de doutorado, FMUSP. Atuou como docente na FCF USP titulando 39 mestres e doutores, supervisionou 19 pós-doutorados. Acadêmica titular e pesquisadora colaboradora desde 2006 nos projetos realizados nos grandes queimados sépticos da Unidade de Cirurgia Plástica e Queimaduras, Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pesquisadora colaboradora no Setor de Bioquímica-Toxicologia na Divisão de Laboratório Central HCFMUSP. Líder do diretório do grupo de pesquisa do CNPq “Farmacocinética Clínica” atuando no momento na área laboratorial de aplicação médica no “Combate a Resistência Microbiana” nos pacientes em choque séptico causado por patógenos hospitalares em projetos de pesquisa. Coordena projetos de investigação nas áreas: desenvolvimento/validação de método bioanalítico cromatografia, medicina de precisão, farmacocinética clínica, farmacodinâmica, modelagem PK/PD de medicamentos, biotransformação e polimorfismo genético com fármacos marcadores de CYPs, abordagem PK/PD e cobertura de antibióticos baseada em nível sérico e patógenos isolados das culturas, biomarcadores da síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) durante o choque séptico. Na nova linha de pesquisa o Grupo investiga a expressão de biotransportadores de secreção renal durante a SRIS. Membro efetivo de sociedades internacionais: Queimados (EBA), Microbiologia (ASM), Farmácia Clínica (ACCP).

https://orcid.org/0000-0001-5295-2079

Lattes iD: https://lattes.cnpq.br/1099300981335926