25 jul 2024

Abel Alves Rosa Junior é incorporado como Membro Associado da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Novo Membro na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

No dia 24 de julho de 2024, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil realizou um Ato de Admissão na modalidade telemática para dar as boas-vindas ao novo associado Abel Alves Rosa Júnior. A cerimônia, conduzida virtualmente, marcou a incorporação de Abel Alves Rosa Júnior à prestigiosa instituição, reforçando seu compromisso com o avanço das ciências farmacêuticas no país.

Abel Alves Rosa Júnior

Natural da cidade de Piumhi, Minas Gerais, e atualmente reside na cidade de Aveiro em Portugal.

Farmacêutico, com habilitação em Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é Mestre em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando no Programa de Pós-graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos de Farmanguinhos (Fiocruz). É também especialista em Metodologias Didáticas para o Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Possui experiência em indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, atuando com análise e melhoria de processos produtivos de formas farmacêuticas líquidas, sólidas, semissólidas e aerossóis.

É docente em cursos de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas específicas da área industrial farmacêutica.

Desde 2012 é Tecnologista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), atuando no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), mais especificamente no Complexo Tecnológicos de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, como Supervisor de Produção de Sólidos Orais, bem como integrando equipes de projetos de transferência de tecnologia em parcerias de desenvolvimento produtivo. Nos últimos quatro (04) anos, esteve como Coordenador do escritório de transferência de tecnologias (tech transfer).

Durante a pandemia de Covid-19, integrou esforços institucionais para manter a produção e o fornecimento de medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente faz estágio doutoral no Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro, em Portugal, como parte do projeto de pesquisa em impressão 3D de medicamentos pediátricos para tuberculose.