22 abr 2024

Dengue foi tema da atividade atividade do Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica e Toxicológica de 22.04.2024

Marcos Vinicius da Silva , médico infectologista e Coordenador do Ambulatório de Doenças Tropicais e Zoonoses e médico do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, contextualizou em sua palestra essa arbovirose como problema de Saúde Pública no Brasil, fisiopatogenia, diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção.

Assista a gravação na íntegra aqui.

Leia Mais

01 abr 2024

Desafios da educação farmacêutica e a atenção centrada no paciente: um diálogo entre a universidade e a farmácia comunitária

Em um Diálogo envolvente, Humberto Gomes Ferraz – Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Jan Carlo Delorenzi – Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rinaldo Ferreira – Presidente da Farma & Farma sob a moderação de Pedro de Oliveira – Acadêmico Titular Cadeira nº 106, foi abordado quem é o profissional farmacêutico – com ênfase a prestação de assistência em farmácias e drogarias – que a universidade objetiva formar.

Considerando como está a empregabilidade dos egressos em relação às áreas de atuação do profissional farmacêutico.

Assista a gravação na íntegra

Leia Mais

27 mar 2024

Academia em Prosa: Um Encontro Histórico entre Conversas e Farmacopeias Raras

Segunda edição do evento transforma o Memória das Ciências Farmacêuticas do Brasil em um palco de raridades e boas conversas.

Na última terça-feira, dia 26 de março de 2024, o espaço Memória das Ciências Farmacêuticas do Brasil se tornou o epicentro de um encontro peculiar e fascinante: a segunda edição do Academia em Prosa. Envolvidos por um ambiente que emanava história e conhecimento, os participantes foram agraciados não apenas com diálogos cativantes, mas também com a oportunidade de mergulhar em preciosidades pouco comuns.

Entre contemplação, trocas de ideias e taças de vinho, os presentes tiveram acesso a uma verdadeira cápsula do tempo farmacêutica: uma coleção centenária de Farmacopeias. Estas relíquias, que testemunharam a evolução das ciências farmacêuticas ao longo dos anos, revelaram-se não apenas como registros do passado, mas como fontes de inspiração para o futuro.

Enquanto exploravam esses tesouros raros, os participantes não se limitaram a contemplar o passado, mas também vislumbraram as possibilidades do presente e do amanhã. Afinal, em um evento onde as conversas fluíam tão livremente quanto as ideias, o horizonte do conhecimento se expandia a cada interação.

Com uma atmosfera que mesclava aprendizado e descontração, o Academia em Prosa provou que a busca pelo saber pode ser não apenas enriquecedora, mas também incrivelmente prazerosa.

Certamente, para aqueles que tiveram o privilégio de participar, irão considerar o Academia em Prosa não apenas um evento que propicia boas conversas, mas um encontro com o patrimônio histórico.

Com expectativas elevadas para as próximas edições, resta aos participantes aguardar ansiosamente pelo próximo capítulo desta jornada única pela sabedoria e pela história da farmácia brasileira.

Leia Mais

25 mar 2024

A era das terapias gênicas

Marcelo Morales, MD, PhD – Chefe do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Foi Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde no CNPq, Presidente da União Internacional de Biofísica (IUPAB) e Secretário de Pesquisa do MCTI ministrou uma conferência sobre A era das terapias gênicas – abordagens sob o ponto de vista da tecnologia farmacêutica para um público de mais de 300 pessoas.

Assista a gravação na íntegra

Leia Mais

18 mar 2024

Desenvolvimento de Produtos de Terapia Avançada Baseados em Células-tronco Mesenquimais para Tratamentos Médicos

Jose Ricardo Muniz Ferreira, Diretor Presidente da Empresa R-Crio Criogenia, apresentou os avanços regulatórios que classificaram as terapias envolvendo o uso de células-tronco como medicamentos biológicos passíveis de registros indo até a transformação de centros de processamento celular a condição de farmacêuticas especializadas no desenvolvimento e produção dos chamados PTAs (Produtos de Terapia Avançada).

Assista a gravação na íntegra

Leia Mais

11 mar 2024

Pesquisa para inovação: fomentos no estado de São Paulo

A primeira atividade o Eixo Temático Insumos Farmacêuticos apresentou uma palestra sobre mecanismos e ferramentas especificas facilitam a jornada de pesquisa na área da saúde, apresentando agencias públicas para fomento no Estado de São Paulo.

Assista a palestra ministrada pelo dr. Paulo Schor, Professor Associado, Livre Docente do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, gestor de inovação na FAPESP, médico e cirurgião.

Assista a gravação pelo link

Leia Mais

05 mar 2024

Programa Educacional 2024 inicia atividades com palestra telemática sobre Metabolômica em Análises Clínicas

O Programa Educacional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil iniciou o calendário 2024 com uma palestra telemática do Eixo Temático Análises Clínicas sobre Metabolômica em Análises Clínicas.

Com quase 200 participantes, a palestra ministrada por Livia Rentas Sanches e Priscilla Bento Matos Cruz com moderação da Acadêmica Marta de Lana abordou a compreensão molecular aprofundada das doenças, por meio de abordagens baseadas em metabolômica, lipidômica e proteômica, associadas à investigação do genótipo e fenótipo do paciente são essenciais para estabelecer diagnóstico e tratamento medicamentoso personalizados.

Assista a gravação no Canal ACFB no YouTube

Leia Mais