Anvisa e ACFB promovem exposição para lançamento da 7ª edição da Farmacopeia Brasileira
O evento, que será realizado nas dependências da sede da Anvisa, ocorrerá em 9 de dezembro e contará com a presença de representantes do setor farmacêutico e diversas autoridades
Brasília, dezembro de 2024 – Promovida pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a exposição de compêndios e formulários farmacopeicos celebra o passado científico do País e comemora o lançamento da 7ª edição da Farmacopeia Brasileira.
A exposição “Farmacopeia Brasileira – 230 anos de uma trajetória em construção” será realizada na sede da Anvisa, aberta a todos os servidores da Agência e membros do setor farmacêutico, com o propósito de resgatar os resultados dos esforços dos cientistas voluntários e dos colaboradores da Anvisa na consecução desta obra de referência no Brasil. Além disso, tem como objetivo apresentar aos participantes parte do acervo do Espaço Memória das Ciências Farmacêuticas da ACFB.
A ACFB, que tem se destacado como uma das principais instituições responsáveis pela divulgação das Ciências Farmacêuticas no Brasil, completa este ano o centenário de sua criação e como parte das atividades comemorativas traz vários destaques na exposição, incluindo o primeiro número da 1ª edição original da Farmacopeia Brasileira e um rascunho manuscrito de autoria de Rodolpho Albino.
De acordo com Lauro D. Moretto, farmacêutico-bioquímico e Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e membro do Comitê Técnico Temático de Denominações Comuns Brasileiras (CTT-DCB), o evento comemora as origens das Farmacopeias e da própria Farmacopeia Brasileira.
“A farmacopeia é um compêndio oficial que serve como um guia para garantir que os medicamentos atendam aos padrões rigorosos de qualidade, segurança e eficácia. As monografias definem os padrões de identidade, pureza, dosagem e descrevem os métodos laboratoriais para testar e verificar a qualidade dos medicamentos”, conta Dr. Lauro Moretto.
A elaboração da Farmacopeia Brasileira conta com 12 Comitês Técnicos Temáticos e mais de 100 cientistas brasileiros voluntários, comprometidos com a saúde pública, utilizando os mais recentes conhecimentos científicos.
Segundo Rômison Mota, Diretor da Quarta Diretoria da Anvisa o evento é um marco na ciência farmacêutica do País. “Essa celebração chega em um ano especial, que também marca os 25 anos da Anvisa e seu compromisso com a qualidade e segurança dos medicamentos e demais produtos sujeitos a vigilância sanitária “, reitera.
Os visitantes poderão apreciar painéis com reproduções de documentos históricos, incluindo alguns da antiguidade, da Idade Média e os primeiros exemplares das mais renomadas farmacopeias modernas, com ênfase nos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil.
A ação, conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (Acessa), Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Grupo Farma Brasil, Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Luft Logistics, Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).
A exposição estará aberta ao público em geral do dia 10 a 20 de dezembro, no período das 9h às 18h, na sede da Anvisa.