VI Simpósio Iberoamericano de Ciências Farmacêuticas
ABOUT EVENT
Cuidado Farmacêutico em Farmácia Comunitária: Experiências em Países da Iberoamérica.
Coordenação: Acad. Nilce Barbosa e Sérgio Slan (Instituto Racine)
Moderação: Acad. Silvia Storpirtis e Denise Funchal (Instituto Racine)
14h00 – Abertura
14h10 – Painel 1 – Serviços Farmacêuticos Assistenciais na Farmácia Comunitária na Espanha
Apresentação dos principais serviços farmacêuticos dirigidos ao paciente em farmácias comunitárias na Espanha, com ênfase em novos serviços incorporados.
Expositor: Fernando Martinez Martinez – Espanha (Palestra ministrada em espanhol)
Farmacêutico. Doutor em Farmácia pela Universidade de Granada. Professor do Departamento de Farmácia Assistencial, Social e Legal da Faculdade de Farmácia da Universidade de Granada. Diretor do Grupo de Investigação em Atenção Farmacêutica da Universidade de Granada. Diretor da Cátedra Maria José Faus Dáder de Atenção Farmacêutica. Diretor da Escola de Análises Clínicas. Foi Vice decano da Faculdade de Farmácia e Decano da Faculdade de Farmácia. Diretor do Master Oficial em Atenção Farmacêutica da Universidade de Granada, Diretor do Master Universitário em Análises Biológico e Diagnóstico de Laboratório da Universidade de Granada. A sua linha de investigação é a Farmácia Social e Atenção Farmacêutica. Publicou 196 artigos. É coautor de 34 livros ou capítulos de livros. Dirigiu 52 Teses de Doutorado e participou de 48 Projetos de Investigação. Professor Investigador visitante da Universidade Tecnológica de Sidney (Austrália). Conferencista de 273 Congressos Nacionais e Internacionais. Diretor da Revista Científica “Ars Pharmaceutica” e Membro do Comité Editorial de outras duas Revistas Científicas. Vogal de Investigação e Docência do Colégio Oficial de Farmacêuticos de Granada e do Conselho Andaluz de Colégios Oficiais de Farmacêuticos. Membro do FORO Acadêmico da Academia Ibero-americana de Farmácia e Acadêmico Correspondente da Academia Santa Maria de Murcia. Assessor Internacional em Processos de Harmonização Curricular do Curso de Farmácia na Colômbia. Avaliador Internacional por Pares dos Cursos de Farmácia na Costa Rica e em Portugal. Promotor das Relações da Organização de Farmacêuticos Ibero-Latino-Americanos (OFIL) com a Academia Ibero-Americana de Farmácia.
14h45 – Painel 2 – Farmácia Comunitária em Portugal: Relato de Caso do Serviço de Acompanhamento Farmacêutico a Pacientes
Relato de caso de serviço de acompanhamento farmacêutico a pacientes com doenças crônicas em farmácia comunitária em Portugal.
Expositor: Luís Miguel Lourenço – Portugal (Palestra ministrada em português)
Farmacêutico, Diretor Técnico da Farmácia Central no Cacém (Sintra) e Especialista em Farmácia Comunitária. Licenciado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, frequentou o Curso Geral de Gestão da Porto Business School (ex-Escola de Gestão do Porto) e o Programa Avançado em Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Esteve envolvido em diversas organizações farmacêuticas estudantis e, enquanto farmacêutico, fez parte dos corpos dirigentes da International Pharmaceutical Federation (FIP), primeiro no Young Pharmacists’ Group, depois como Secretary and Treasurer da Community Pharmacy Section e, desde 2021, como Professional Secretary da Federação, fazendo parte do Conselho Diretivo e do Comité Executivo da Federação. No que concerne à Ordem dos Farmacêuticos, de 2016 a 2019, foi membro do Grupo Profissional de Farmácia Comunitária e em 2018 Presidente da Comissão de Atribuição do Título de Especialista em Farmácia Comunitária. Em fevereiro de 2019 foi eleito Presidente da Direção da Secção Regional Sul e Regiões Autónomas (SRSRA), sendo por inerência membro da Direção Nacional, cargos para os quais foi reeleito em 2022 e que ocupa até os dias de hoje. Foi responsável de criação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) da sua Farmácia, dedicada à implementação de serviços farmacêuticos. Participa regularmente em reuniões sobre prática farmacêutica em nível nacional e internacional, através da apresentação de pósteres e como orador.
15h20 – Painel 3 – Experiência em Farmácia Comunitária em Perú: Relato de Caso
Relato de caso de atendimento às necessidades clínicas do paciente em farmácia comunitária no Perú.
Expositor: Iván André Torres Marquina – Peru (Palestra ministrada em espanhol)
Químico Farmacêutico, mestre em Farmácia e Bioquímica com ênfase em Farmácia Clínica pela Universidade Nacional de Trujillo. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Nacional de Cajamarca e pós-doutorado em Farmácia pelo Instituto Universitário de Farmácia Industrial (Universidade Complutense de Madrid). Realizou estágios de pesquisa em Produtos Naturais e Química Ambiental na Universidade Arturo Prat, Chile, bem como em Desenvolvimento e Formulação de Fitomedicamentos pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Pesquisador Qualificado pelo Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) Código RENACYT nº P0031146. Acadêmico Numerário da Academia Nacional de Farmácia do Peru e Acadêmico Correspondente da Academia Ibero-Americana de Farmácia da Espanha. Atuou como professor nomeado na categoria principal na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Privada Antonio Guillermo Urrelo (UPAGU), Cajamarca, Peru, onde também foi Diretor, Vice-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor de Pesquisa, com mais de 20 anos de experiência universitária. Proferiu conferências em nível nacional e internacional (12 países) relacionadas com a Investigação de Plantas Medicinais, Educação Farmacêutica e Assistência Farmacêutica. Da mesma forma, publicou artigos em revistas indexados nas áreas mencionadas. Certificado como Avaliador Externo para fins de acreditação do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Certificação da Qualidade Educacional (SINEACE), de março de 2013 a fevereiro de 2016. Membro ativo de diversas instituições acadêmicas e científicas como a Irmandade Internacional de Pesquisadores de Toledo (Espanha), Rede Pan-Americana de Educação Farmacêutica (OPAS), Conselho Consultivo Fundação Instituto Hipólito Unánue da Associação de Laboratórios Farmacêuticos do Peru (ALAFARPE), Organização de Farmacêuticos Ibero-Latino-Americanos (OFIL-Peru) e Instituto de Etnofarmacologia (IDE) da Universidade Arturo Prat (Chile). Atuou como secretário e posteriormente presidente da Associação Peruana de Faculdades de Farmácia e Bioquímica (ASPEFEFB). Da mesma forma, atuou como Secretário-Geral da Conferência Ibero-Americana de Faculdades de Farmácia (COIFFA), Presidente da mesma no período 2017- 2019, Vice-Presidente Adjunto no período 2019-2021 e membro do Conselho de Administração nos períodos 2021-2023 e 2023-2025. Prêmio Nacional de Excelência Farmacêutica 2023, concedido pela Faculdade de Química Farmacêutico do Peru. Até o momento, é membro pelo Peru da Sociedade Científica Profissional de Farmácia. Iberoamericana Comunitária (SOCFIC) com sede em Barcelona (Espanha) e Diretor Geral da Empresa Consórcio de Saúde Torres Rodríguez (Cajamarca, Peru).
15h55 – Painel 4 – Cuidado Farmacêutico em Farmácia Comunitária e seu Impacto na Segurança do Paciente
Abordagem sobre o impacto da prática clínica farmacêutica em farmácia comunitária na promoção da segurança dos medicamentos utilizados pelos pacientes.
Expositor: Mariana Martins Gonzaga do Nascimento – Brasil (Palestra ministrada em português)
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui pós-doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pelo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei. Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Associação Mineira de Farmacêuticos. Membro do Conselho Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil) e Professora da Faculdade de Farmácia da UFMG. Membro do Conselho Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil).
16h30 – Perguntas e Comentários
17h00 – Encerramento