09 mar 2026

O Exame de Proficiência para o exercício profissional na área de saúde e suas implicações práticas.

ABOUT EVENT

Eixo Temático Educação em Ciências Farmacêuticas apresenta a palestra O Exame de Proficiência para o exercício profissional na área de saúde e suas implicações práticas.

O diálogo tem como objetivo analisar o Exame de Proficiência como instrumento de regulação do exercício profissional na área da saúde, abordando seus pressupostos legais, normativos e pedagógicos. Serão discutidas as implicações práticas do exame na formação, habilitação e atuação profissional, bem como seus impactos na qualidade dos serviços de saúde, na segurança do paciente e na responsabilidade técnica. O evento propõe uma análise crítica dos desafios, limites e perspectivas do Exame de Proficiência no contexto das políticas de educação e regulação das profissões da saúde.

Inscreva-se gratuitamente

O Exame de Proficiência para o exercício profissional na área de saúde e suas implicações práticas.
Dia 09.03.2026 das 18h00 às 19h30 (horário de Brasília) pela plataforma zoom.

Convidados:

Alcindo Cerci Neto

Conselheiro Federal Titular pelo estado do Paraná do Conselho Federal de Medicina, professor adjunto de medicina na PUCPR e coordena o programa de residência em Pneumologia na UEL

Alexandre Bechara
Coordenador do Grupo Técnico de Trabalho em Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Moderação: Acad. Jan Carlo Morais Oliveira Bertassoni Delorenzi, Titular da Cadeira nº 48 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Presbiteriana Mackenzie

Inscreva-se gratuitamente

Convidados

 

Alcindo Cerci Neto
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina.
É professor adjunto de medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – campus Londrina. É professor associado (livre-docente) da UEL, onde coordena o programa de residência em Pneumologia, bem como as disciplinas de Bioética e Medicina Legal, e é preceptor de Pneumologia no internato médico. Na instituição foi coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), entre 2018 e 2022, e diretor clínico do Hospital Universitário, entre 2022 e 2024.
É Conselheiro Federal Titular pelo estado do Paraná do Conselho Federal de Medicina.

 

Alexandre Bechara
Farmacêutico, doutor em farmacologia. Coordenador do Grupo Técnico de Trabalho em Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).
Graduado em Farmácia pela Universidade do Sagrado Coração, possui Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem pelo ICTQ, atua como docente, supervisor de estágios em consultório farmacêutico e coordenador do curso de farmácia da Universidade Paulista (UNIP). Atualmente, coordena o Grupo Técnico de Trabalho em Educação Farmacêutica do CRF-SP desde 2024.

 

Moderador: Acad. Jan Carlo Morais Oliveira Bertassoni Delorenzi

Possui graduação em Farmácia, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), ministrando as disciplinas de Imunologia e Psicofarmacologia. Atualmente é o Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UPM. Entre janeiro de 2020 e abril de 2021 foi o Coordenador da Coordenadoria de Fomento à Pesquisa, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Corporativamente, foi Diretor Científico da Neguebe Química e Biológica, uma empresa do Grupo Hebron Farmacêutica. É Consultor Científico da Hebron Farmacêutica, coordenando o desenvolvimento de pesquisas pré-clínicas e os estudos clínicos desenvolvidos pelo Grupo Hebron. É membro do Conselho Administrativo e Presidente do Conselho Fiscal do Grupo FarmaBrasil (Associação das Indústrias Farmacêuticas de Capital Nacional e de Pesquisa) e do Comitê Técnico-Temático de Produtos Biológicos e Biotecnologia da Farmacopeia Brasileira. É Acadêmico Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, ocupando a cadeira 48.

Áreas de interesse: Farmacologia, com ênfase em farmacologia e toxicologia fármacos sintéticos e produtos naturais, além de experiência em pesquisa clínica, pesquisa pré-clínica, preparo de Dossiês de Desenvolvimento Clínico de Medicamento, Dossiês Específicos de Ensaio Clínico e Dossiês para registro de produtos.

Inscreva-se gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCE Pharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Para a emissão do certificado de participação, é necessário o cumprimento de, no mínimo, 75% de presença nas aulas ao vivo, acessadas exclusivamente por meio do link individual enviado no momento da inscrição.

 

EVENT SPEAKERS

Registration for : O Exame de Proficiência para o exercício profissional na área de saúde e suas implicações práticas.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Inscreva-se aqui

Share This Event