Novas substâncias psicoativas: aspectos toxicológicos, analíticos e forenses
ABOUT EVENT
O Eixo Temático Análises Clínicas e Toxicológicas apresenta a palestra Novas substâncias psicoativas: aspectos toxicológicos, analíticos e forenses com o Dr. Pablo Alves Marinho que abordar o histórico de surgimento das novas substâncias psicoativas no cenário nacional, demonstrando as principais classes estruturais destes compostos e suas diferentes formas de apresentação, bem como os riscos toxicológicos no contexto da saúde pública. Serão apresentadas as metodologias utilizadas na rotina dos laboratórios forenses para a identificação inequívoca destas moléculas, bem como a importância da interpretação e atualização da Portaria n° 344/1998 da Anvisa para o devido enquadramento destas substâncias psicoativas na lei de drogas.
Dia 05.05.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.
Palestrante: Pablo Alves Marinho
Perito Criminal da Policia Civil de Minas Gerais, onde chefia a Divisão de Laboratórios do Instituto de Criminalística. Farmacêutico com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFMG. Mestre em Ciências Farmacêuticas, com ênfase em desenvolvimento e validação de métodos analíticos para determinação de drogas de abuso. Professor do Centro Universitário Una e da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais.
Membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia, da Associação Internacional de Toxicologistas Forenses e da Rede Mineira de Ciências Forenses. Palestrante sobre as áreas das Ciências Forenses, com foco nas áreas de Toxicologia e Química Forense. Editor-chefe da Revista Criminalística e Medicina Legal. Representante da SENASP no Grupo Técnico da Anvisa para classificação das novas substâncias psicoativas.
Moderadora: Acad. Maria das Graças Carvalho, Acadêmica Titular Cadeira nº 78 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.
EVENT SPEAKERS
Registration for : Novas substâncias psicoativas: aspectos toxicológicos, analíticos e forenses
Erro: Formulário de contato não encontrado.