27 abr 2025

Empreendedorismo e Inovação: desafios à vista

O Eixo Temático Análises Clínicas e Toxicológicas apresenta a palestra Empreendedorismo e Inovação: desafios a vista. O empreendedorismo vem se consolidado como uma necessidade do profissional do mercado assim como do professor/pesquisador da academia. A palestra abordará as diversas frentes que buscam estimular essa área no Brasil.

Dia 02.06.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: 

Carlos Alberto Tagliati é Professor Titular de Toxicologia (Faculdade de Farmácia/UFMG). Mestrado e Doutorado (USP). Pós-doutorado (Harvard). Ministra disciplina de Empreendedorismo. Possui duas transferências tecnológicas. Cofundador da empresa de Biotecnologia In Vitro Cells S.A. Coordenador do Mestrado Profissional – ITPI.

Inscrições gratuitas

Moderadora: Acad. Marta de Lana, Acadêmica Titular Cadeira nº 102 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

24 abr 2025

Nanotecnologia aplicada à terapia gênica e vacinas

O Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica e Cosmética apresenta a palestra Nanotecnologia aplicada à terapia gênica e vacinas com o Dr. Pedro Pires Goulart Guimarães  que abordará borda como os avanços em nanotecnologia estão sendo utilizados para melhorar a eficácia, segurança e direcionamento de terapias baseadas em genes e vacinas.

Dia 26.05.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Pedro Pires Goulart Guimarães

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas, no Departamento de Fisiologia e Biofísica. Cientista com ampla experiência em liberação controlada de fármacos e nanotecnologia. Especialista em propriedade intelectual.

Pós-doutorado no Massachussets Institute of Technology – MIT (2015-2019). Doutorado em Química pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015. Mestrado em Inovação Biofarmacêutica pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2010). Graduação em Farmácia (2007) e habilitação em Indústria (2008) pela Faculdade de Farmácia da UFMG. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É orientador credenciado aos programas de pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia (CAPES: 7) e Inovação (CAPES: 5), ambos da UFMG. Foi Coordenador do Setor de Propriedade Intelectual da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT / UFMG (2009-2011). Membro do Centro Tecnológico para o desenvolvimento de Terapias Avançadas e Inovadoras (CT Terapias-UFMG) Desenvolve pesquisas em nanodispositivos de liberação controlada alvo-específicos para tecidos tumorais e sistema cardiovascular. Tem experiência no desenvolvimento de plataformas nanotecnológicas para entrega de ácidos nucleicos (siRNA, miRNA, mRNA, DNA, CRISPR-Cas9), desenvolvimento de fármacos, sistemas de liberação e propriedade Intelectual (patentes, desenho Industrial e marcas)

Moderadora: Acad. Eliana Martins Lima, Acadêmica Titular Cadeira nº 52 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

23 abr 2025

Biodiversidade brasileira como chave para o tratamento da DRC: desenvolvimento de um fitoterápico a base de Cana do brejo Costus spiralis (Jacq.) Roscoe

O Eixo Temático Biodiversidade, Plantas Medicinais e Inovação apresenta a palestra Biodiversidade brasileira como chave para o tratamento da DRC:  desenvolvimento de um fitoterápico a base de Cana do brejo Costus spiralis (Jacq.) Roscoe com a Dra. Juliana Mendes Amorim para apresentar os resultados obtidos ao longo de mais de 15 anos de pesquisa, que mostram o potencial de uma espécie brasileira no tratamento da DRC, uma das principais causas de óbito no mundo.

Dia 12.05.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Juliana Mendes Amorim

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição. Atuou como docente na Faculdade Pitágoras de Betim (MG), Faculdade Multivix – Unidade São Mateus (ES), e em cursos de pós-graduação na área de Fitoterapia e Assistências Farmacêutica. Tem sólida experiência em indústrias farmacêuticas e farmoquímicas na área de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e insumos vegetais. Presta serviços de consultoria para indústrias dos setores farmacêuticos, alimentícios e cosméticos. Atualmente é Professora convidada da Pós-graduação em Fitoterapia Avançada da Faculdade de Medicina da USP. As principais linhas de pesquisa incluem a bioprospecção e fitoquímica de espécies vegetais brasileiras e o desenvolvimento e controle de qualidade de produtos farmacêuticos, alimentícios e cosméticos derivados dessas espécies.

Moderador: Acad. Hilton Oliveira, Acadêmico Titular Cadeira nº 44 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Coordenadora do Eixo Temático Biodiversidade: Acad. Rachel Castilho, Acadêmica Titular Cadeira nº 42 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

16 abr 2025

Novas substâncias psicoativas: aspectos toxicológicos, analíticos e forenses

O Eixo Temático Análises Clínicas e Toxicológicas apresenta a palestra Novas substâncias psicoativas: aspectos toxicológicos, analíticos e forenses com o Dr. Pablo Alves Marinho que abordar o histórico de surgimento das novas substâncias psicoativas no cenário nacional, demonstrando as principais classes estruturais destes compostos e suas diferentes formas de apresentação, bem como os riscos toxicológicos no contexto da saúde pública. Serão apresentadas as metodologias utilizadas na rotina dos laboratórios forenses para a identificação inequívoca destas moléculas, bem como a importância da interpretação e atualização da Portaria n° 344/1998 da Anvisa para o devido enquadramento destas substâncias psicoativas na lei de drogas.

Dia 05.05.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Pablo Alves Marinho

Perito Criminal da Policia Civil de Minas Gerais, onde chefia a Divisão de Laboratórios do Instituto de Criminalística. Farmacêutico com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFMG. Mestre em Ciências Farmacêuticas, com ênfase em desenvolvimento e validação de métodos analíticos para determinação de drogas de abuso. Professor do Centro Universitário Una e da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais.

Membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia, da Associação Internacional de Toxicologistas Forenses e da Rede Mineira de Ciências Forenses. Palestrante sobre as áreas das Ciências Forenses, com foco nas áreas de Toxicologia e Química Forense. Editor-chefe da Revista Criminalística e Medicina Legal. Representante da SENASP no Grupo Técnico da Anvisa para classificação das novas substâncias psicoativas.

Moderadora: Acad. Maria das Graças Carvalho, Acadêmica Titular Cadeira nº 78 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

 

Leia Mais

10 abr 2025

Mudanças na legislação de fitoterápicos e seus impactos sobre os insumos farmacêuticos ativos vegetais

Eixo Temático Insumos Farmacêuticos apresenta a palestra Mudanças na legislação de fitoterápicos e seus impactos sobre os insumos farmacêuticos ativos vegetais, abordando as recentes mudanças na legislação sobre fitoterápicos, entre outros objetivos, visam a harmonização ao praticado internacionalmente, em especial na Europa, principalmente em relação aos insumos farmacêuticos ativos vegetais. Com a entrada em vigência da nova norma esses insumos precisarão ser classificados entre três categorias e cumprir com requisitos farmacotécnicos, analíticos e regulatórios específicos durante sua fabricação. A palestra ministrada abordará as principais características de cada uma das três categorias, assim como os impactos decorrentes da classificação dos insumos farmacêuticos ativos vegetais entre cada uma delas.

Dia 25.08.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Michel de Oliveira Bastos

Consultor e professor em P&D e Validação Analítica, Controle de Qualidade, Estabilidade, Assuntos Regulatórios e Gerenciamento de Projetos para registro, pós-registro e cumprimento a exigências de Fitoterápicos.

Farmacêutico pela Universidade Federal de Santa Maria com pós-graduação em gerenciamento de projetos pela FGV. Possui consolidada experiência em fitoterápicos, atuando há mais de 10 anos em atividades ligadas a controle de qualidade, desenvolvimento analítico, validação analítica, assuntos regulatórios e compliance técnico para registro, renovação de registro, pós-registro e cumprimento a exigências. Atualmente é consultor e professor de cursos na área.

Moderador: Acad. Henry Suzuki, Acadêmico Titular Cadeira nº 02 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

10 abr 2025

Estudos de Evidências do Mundo Real no Desenvolvimento de Novos Medicamentos ou Novas Indicações

O Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica, Toxicológica e Clínica apresenta a palestra Estudos de Evidências do Mundo Real no Desenvolvimento de Novos Medicamentos ou Novas Indicações, abordando que a Anvisa lançou um guia para orientar as empresas na condução de estudos de evidências de mundo real (EMRs) a serem usados em apoio ao desenvolvimento de novos medicamentos ou novas indicações. O guia define os requisitos técnicos para comprovar a segurança e a eficácia de medicamentos com base em dados do mundo real, fornecendo diretrizes importantes de coleta e análise de dados para a indústria farmacêutica. A inclusão da possibilidade de uso de EMRs no processo de desenvolvimento de medicamentos pode trazer benefícios importantes para a inovação e o desenvolvimento da área farmacêutica.

Dia 19.05.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Gustavo Mendes

Diretor Senior de Assuntos Regulatórios para a América Latina na Eli Lilly and Company.

Atuou com registro farmacêutico no Laboratório Teuto Brasileiro, percorreu diferentes setores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornando-se referência internacional em assuntos regulatórios, medicamentos biológicos, registro de medicamentos entre outros assuntos técnicos da área e na Fundação Butantan com o cargo de Diretor de Regulatório, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos.

Formado em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e em História pela Universidade de Brasília (UnB), Gustavo é especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mestre em Toxicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com mais de 20 anos de experiência, atuou com registro farmacêutico no Laboratório Teuto Brasileiro e percorreu diferentes setores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando-se referência internacional em assuntos regulatórios, medicamentos biológicos, registro de medicamentos entre outros assuntos técnicos da área. Foi cientista pesquisador no Internacional Vaccines Institute, em Seul, na Coreia do Sul, onde acompanhou o desenvolvimento de novas vacinas para doenças negligenciadas.

Moderador: Acad. Leonardo Teixeira, Acadêmico Titular Cadeira nº 30 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

08 abr 2025

Inteligência Artificial na Educação

O Eixo Temático Educação em Ciências Farmacêuticas apresenta a palestra Inteligência Artificial na Educação como a primeira atividade do eixo temático para o ano de 2025. A palestra trará uma reflexão crítica sobre o futuro da IA na educação e no campo acadêmico, buscando promover um debate construtivo sobre os caminhos éticos e responsáveis para o uso dessa tecnologia nas instituições de ensino superior.

Dia 28.04.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Geane Alzamora

Professora Associada da UFMG, Departamento de Comunicação Social.

Graduada em Comunicação Social pela PUC-MG, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universität de kassel (Alemanha) e pós-doutorado pela Universidad Pompeu Fabra (Espanha).

Geane Carvalho Alzamora é jornalista, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, membro da Comissão Coordenadora do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia e membro da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG. Realizou estágio doutoral na Universität de Kassel (Alemanha) e pós-doutorado na Universidad Pompeu Fabra (Espanha). Foi vice -coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG no biênio 2016-2018 e coordenadora do Núcleo de Assessoramento da Pesquisa (PRPq/Fafich/UFMG) entre 2021 e 2024. É bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq desde 2013, líder do grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo – MediaAção (https://mediaacao.com.br/) e cofundadora da Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas – Rede SIMM (https://redesimm.wordpress.com/). É coautora de “Pensar a inteligência artificial: cultura de plataformas e desafios à criatividade (Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2023) e “Theory, Development, and Strategy in Transmedia Storytelling” (London: Routledge Press, 2020).  Coorganizou, entre outros, “Sociedade da desinformação e infodemia” (Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2022), “Dossiê Bruno Latour” (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021), “Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age” (Hershey: IG Global, 2018) e “Textualidades midiáticas” (Barcelona: UOC, 20217). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação transmídia, educomunicação e linguagens, com ênfase em desinformação, plataformas digitais e contexto pós-digital.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8572132339129140

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2994-8308

Moderadora: Acad. Silvia Storpirts, Acadêmica Titular Cadeira nº 11 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente
O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

11 fev 2025

Potencial Farmacêutico dos óleos essenciais e dos Hidrolatos

O Eixo Temático Biodiversidade, Plantas Medicinais e Inovação traz a palestra Potencial Farmacêutico dos óleos essenciais e dos Hidrolatos, como a primeira atividade do eixo temático para o ano de 2025.

Dia 14.04.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente

Palestrante: Ellen Tanus Rangel

Pesquisadora, Professora, Consultora Técnica do Ministério da Saúde.

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília-UnB (2002), Mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2005), Doutorado em Ciências da Saúde área de concentração Farmacognosia pela Universidade de Brasília-UnB (2010), Pós-Doc em Tecnologia Química Biológica no Laboratório de Materiais Combustíveis do Instituto de Química-UnB (2016), Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica, com enfoque em desenvolvimento de Bioprodutos – UFG; atualmente é pesquisadora colaboradora na Universidade de Brasília no LMC-UnB; Professora Titular da Universidade Paulista UNIP/Brasília; Professora colaboradora no Programa de Pós graduação da Fiocruz em Inovação de Fitoterápicos da Biodiversidade; Membro da RedesFito – Cerrado FIOCRUZ e atualmente Consultora do Núcleo de Fitoterapia do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Experiência na área de Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Farmacologia, Química de Produtos Naturais, Farmacognosia, Plantas Medicinais, Farmacologia Experimental; Testes biológicos: toxicológicos e microbiológicos. Áreas de Atuação: Farmacognosia, testes biológicos, plantas medicinais e fitoterápicos, bioprodutos, farmacologia, farmacognosia, química de produtos naturais e tecnológica e pesquisa

Moderadora: Acad. Rachel Castilho, Acadêmica Titular Cadeira nº 42 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se gratuitamente
O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

10 fev 2025

Teste de geração de trombina e suas potenciais aplicações

O Eixo Temático Análises Clínicas e Toxicológicas traz a palestra Teste de geração de trombina e suas potenciais aplicações, como primeira atividade do eixo temático para o ano de 2025. O foco dessa palestra é apresentar o teste de geração de trombina e suas potenciais aplicações na avaliação dos distúrbios hemorrágicos, trombóticos e outras condições.

Dia 31.03.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se aqui gratuitamente

Palestrante: Danyelle Romana Alves Rios

Docente da UFSJ, campus Divinópolis/MG. Coordenadora do Laboratório de Hematologia Clínica da UFSJ. Atua nos seguintes temas: hemostasia, com enfoque em biomarcadores do estado hipercoagulabilidade em investigações diagnósticas, epidemiológicas e terapêuticas de doenças crônicas não transmissíveis.

Moderadora: Acad. Maria das Graças Carvalho, Acadêmica Titular Cadeira nº 88 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se aqui gratuitamente

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

09 fev 2025

Estudos Toxicológicos Pré-clínicos no desenvolvimento de novos fármacos

O Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica, Toxicológica e Clínica traz a palestra Estudos Toxicológicos Pré-clínicos no desenvolvimento de novos fármacos, como primeira atividade do eixo temático para o ano de 2025.

A dra. Ingrid Dragan Taricano, toxicologista independente,  abordará o principal objetivo dos estudos pré-clínicos que é determinar a segurança de um novo medicamento. Os estudos toxicológicos incluem genotoxicidade, toxicocinética, carcinogenicidade e toxicidade reprodutiva.

Dia 24.03.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Inscreva-se gratuitamente Aqui

Palestrante: Ingrid Dragan Taricano, toxicologista independente – Consultora

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco, graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela UNISA – Universidade de Santo Amaro, mestrado em Farmacologia Setor de Neurotransmissores pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP e doutorado em Medicina Veterinária (Toxicologia Aplicada) pela Universidade de São Paulo formação em Reprotox na Universidade de Surey- Inglaterra e Toxicologia Inalatória no Laboratório Fraunhofer Institute for Toxicology and Experimental Medicine -Hannover.

Diretora do laboratório UNITOX – Laboratório Universitário de Análises Toxicológicas, Diretora da Faculdade de Biomedicina – UNISA e professora titular de Farmacologia UNISA durante 15 anos, professora convidada da Universidade Católica de Salvador, professora convidada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e professora convidada da Universidade Potiguar de Natal para os cursos de Psicopedagogia Lato Sensu. Professora da disciplina de Farmacologia da UNISA, Universidade de Santo Amaro para os cursos da área da saúde incluindo medicina. Professora da Universidade Nove de Julho, UNINOVE para as disciplinas de Farmacologia e Toxicologia nos cursos de Medicina, Farmácia, Biologia e Biomedicina. Professora TP na Universidade de Guarulhos – UNG. Experiência em simuladores (SIMMEN), domínio de metodologias ativas no ensino médico. Experiência na área de Farmacologia Geral (docência e pesquisa com aplicação de resultados na Indústria), Teratogênese, Toxicologia Pré clínica, Segurança de novos fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema nervoso central, toxicologia geral e perinatal. Participação em atividades de extensão como profa. responsável pela Liga de Toxicologia da Fac. de Medicina UNINOVE e na forma de prestação de serviços (Laudos técnicos na área de investigação pré-clínica para o desenvolvimento de novos fármacos e registro de defensivos agrícolas, dentre outros). Membro de comitês de ética (UNINOVE e Hospital A.C. Camargo). Docente da UNOESTE, Universidade do OESTE Paulista, Curso de medicina, e Biomedicina, Campus Guarujá. Palestrante e conferencista em congressos e simpósios e mesas redondas membro de bancas examinadoras de teses doutorado dissertações de mestrado e monografias de conclusão de curso de graduação. Membro ad hoc de comissões de avaliação de projetos (CNPq e FINEP). Membro titular do CONCEA, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia , MCT (primeiro mandato) e FEBRAFARMA (segundo mandato). Membro do conselho da REBIOTERIO do CNPq (primeira gestão-finalizada, atualmente segunda gestão), reconduzida ao CONCEA em 2018 MCTI- gestão finalizada, atualmente membro ad hoc. Consultora para laudos destinados a registro de produtos farmacêuticos, químicos, defensivos e cosmecêuticos nas áreas da toxicologia geral (exigências e normativas) e toxicologia pré-clínica atuando junto a indústrias. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Toxicologia–SBTox.

Moderador: Acad. Leonardo Teixeira, Acadêmico Titular Cadeira nº 30 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Coordenador do ET Pesquisa Farmacêutica, Toxicológica e Clínica: Acad. Leonardo Teixeira, Acadêmico Titular Cadeira nº 30 da ACFB.

Inscreva-se gratuitamente Aqui

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais