18 fev 2025

Inovações no tratamento de doenças oculares

O Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica e Cosmética traz a Conferência Inovações no tratamento de doenças oculares, como primeira atividade do eixo temático para o ano de 2025.

A dra. Sílvia Ligório Fialho, Pesquisadora na Fundação Ezequiel Dias (Funed) e coordenadora do grupo de pesquisa OcuDDel (Ocular Drug Delivery) abordará as dificuldades no tratamento de doenças oculares e as propostas inovadoras que vem sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa.

Dia 10.03.2025, das 18h às 19h00 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.

Conferência Inovações no tratamento de doenças oculares

Inscreva-se Aqui

Palestrante: Sílvia Ligório Fialho, Pesquisadora na Fundação Ezequiel Dias (Funed) e coordenadora do grupo de pesquisa OcuDDel (Ocular Drug Delivery).

Possui graduação em Farmácia, habilitação farmacêutico industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é pesquisadora na Fundação Ezequiel Dias (Funed) e coordenadora do grupo de pesquisa OcuDDel (Ocular Drug Delivery). Recebeu vários prêmios e/ou homenagens, destacando-se o PRÊMIO CAPES DE TESE NA ÁREA DE FARMÁCIA no ano de 2007 e o prêmio THIEME AWARD 2021 pelo artigo mais inovador do ano de 2020 publicado na revista Planta Medica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Tecnologia Farmacêutica e atua principalmente nos seguintes temas: sistemas de liberação de fármacos, nanopartículas poliméricas, implantes biodegradáveis, sistemas dispersos e medicamentos oftálmicos. Board Member do Brazilian Local Chapter e Ocular Delivery Focus Group (OcD) da Controlled Release Society (CRS), membro da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF).

Moderador: Acad. Acácio Alves de S. Lima Filho , Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Coordenadora do ET Tecnologia Farmacêutica e Cosmética : Acad. Eliana Martins Lima, Acadêmica Titular Cadeira nº 52 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Inscreva-se Aqui

O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.

Leia Mais

22 fev 2024

A era das terapias gênicas – abordagens sob o ponto de vista da tecnologia farmacêutica

A primeira atividade o Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica e Cosmética abordará trará como pauta a era das terapias gênicas – abordagens sob o ponto de vista da tecnologia farmacêutica

Inscreva-se aqui gratuitamente

Data: 25.03.2024

Conferencista: Marcelo Morales, MD, PhD – Chefe do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Foi Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde no CNPq, Presidente da União Internacional de Biofísica (IUPAB) e Secretário de Pesquisa do MCTI.

Moderadora: Eliana Martins Lima – Acadêmica Titular Cadeira nº 52

Coordenador do Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica e Cosmética: Eliana Martins Lima…

Leia Mais

04 jun 2023

Revolução tecnológica: como a Inteligência Artificial está transformando as Ciências Farmacêuticas

A revolução tecnológica impulsionada pela Inteligência Artificial (IA) está tendo um impacto transformador nas Ciências Farmacêuticas. A IA está sendo aplicada em diversas áreas, desde a descoberta de novos fármacos até a otimização de processos de produção. Essa tecnologia tem desempenhado um papel fundamental em acelerar a descoberta e desenvolvimento de fármacos, proporcionando avanços significativos e abrindo novas oportunidades na indústria farmacêutica. Tradicionalmente, a descoberta de fármacos é um processo complexo, demorado e de alto risco de falhas. No entanto, a IA tem transformado esse processo de forma significativa, reduzindo o tempo e os custos e aumentando a taxa de sucesso. Isso porque a IA pode analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, o que permite uma rápida triagem de compostos, predição de suas propriedades farmacocinéticas, de toxicidade e eficácia, para a seleção dos mais promissores para estudos futuros. A IA também pode ser aplicada na pesquisa translacional, nos estudos clínicos, e na pesquisa e desenvolvimento de formulações, até a melhoria da eficiência de produção, através do uso de algoritmos de aprendizado de máquina que analisam dados de produção e identificam oportunidades para melhorar a eficiência e reduzir custos. Nesta palestra, apresentaremos esse contexto, com o foco no desenvolvimento e aplicação de IA e abordagens computacionais para acelerar a descoberta de fármacos para o tratamento de doenças negligenciadas e viroses emergentes, como a COVID-19.

Inscreva-se gratuitamente pelo link

Tema: Revolução tecnológica: como a Inteligência Artificial está transformando as Ciências Farmacêuticas.

Dia 10/07/2023
Horário: das 18h00 às 19h30 (horário de Brasília)

Palestrante: Carolina Horta Andrade

É graduada em Farmácia (UFG, 2004) e Doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP, 2009). É Professora Associada da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás e sua pesquisa tem foco em Química Medicinal e Computacional. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento e descoberta de candidatos a fármacos para doenças tropicais negligenciadas e câncer, quimioinformática e toxicologia computacional. Publicou mais de 129 artigos em revistas científicas indexadas e 8 capítulos de livro, com 2.344 citações e índice-h de 28 (Web of Science). Já orientou 10 teses de doutorado e 18 dissertações de mestrado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2012. Em 2014 recebeu o prêmio “Para Mulheres na Ciência”, da L’Oreal-UNESCO-ABC e em 2015 o prêmio International Rising Talents, da L’Oréal e UNESCO. Em 2022, recebeu o prêmio “Mulheres na Química” da Sociedade Americana de Química (ACS) e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Foi eleita Membro Afiliado da Academia da Academia Brasileira de Ciências (2016-2021) e para Academia Global de Jovens Pesquisadores (GYA, 2020-2023). Foi tesoureira da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), vice-diretora e diretora desta divisão (2014-2020). Em 2020 foi eleita para a Diretoria da SBQ, para o cargo de Tesoureira Adjunta, e atuou na coordenação do Núcleo Mulheres da SBQ (2020-2022). Foi Editora Associada da “Artificial Intelligence in the Life Sciences” (Elsevier) e da “Communications in Chemistry” (Springer-Nature). Desde 2023, é Editora Associada da ACS Omega (ACS). É membro do corpo Editorial do Journal of Chemical Information and Modeling (ACS), Journal of Medicinal Chemistry (ACS) e ChemMedChem (Wiley).

Moderadora:

Eliana Martins Lima
Acadêmico Titular, ocupa a Cadeira nº 52 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Coordenadora do Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica e Cosmética:

Silvia Guterres
Acadêmica Titular, ocupa a Cadeira nº 30 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

 

Leia Mais

23 abr 2023

Terapias avançadas e marco regulatório

As terapias avançadas, que incluem produtos de terapia celular avançada, produtos de terapia gênica e produtos de engenharia tecidual, estão revolucionando o tratamento de diversas doenças, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e distúrbios genéticos raros. No entanto, devido à natureza inovadora desses produtos, existem desafios únicos associados à sua regulamentação e comercialização. Nesta apresentação, discutiremos o atual marco regulatório brasileiro para as terapias avançadas, consideradas medicamentos especiais, e exploraremos os desafios da Anvisa e do setor regulado e as implicações dessas terapias avançadas para o sistema de saúde como um todo e para a qualidade de vida dos pacientes.

Inscreva-se gratuitamente pelo link

Simpósio

Tema: Terapias avançadas e marco regulatório

Dia 15/05/2023
Horário: das 18h00 às 19h30 (horário de Brasília)

Convidados:

Antonio Moreira

Dr. Antonio Moreira is Vice Provost for Academic Affairs at the University of Maryland, Baltimore County (UMBC). He has previously been Chair of the Department of Chemical, Biochemical and Environmental Engineering, Associate Dean of the College of Engineering and Information Technology, and Associate Provost for Academic Affairs. He joined UMBC after 10 years in industry where he held senior positions with International Flavors and Fragrances, Inc. and Merck & Co. (then Schering-Plough Corp.). He led the biotechnology development group at Merck that brought alpha interferon to the market.

Dr. Moreira obtained a BS degree in chemical engineering from the University of Porto, Portugal and MS and PhD in chemical and biochemical engineering from the University of Pennsylvania. He was honored by the President of Portugal with the National Order of Public Education and awarded the title of Comendador. He is an Honorary International Member of the Brazilian Academy of Pharmaceutical Sciences and is currently Chair of the Board of the International  Society of Pharmaceutical Engineering Foundation.

João Batista S. Júnior

Servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e atual Gerente da Gerência de Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GSTCO). Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG, possui especialização em Vigilância Sanitária pela Fiocruz, Regulação em Hemoterapia e Transplantes pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP/SP) e em Gestão pelo Hospital Sírio Libanês. Possui mestrado em Saúde Coletiva pela UnB e atualmente é doutorando em Ciências Farmacêuticas/UnB, onde pesquisa a Gestão de Riscos em Produtos de Terapia Avançada e Biotecnologia Farmacêutica.

Moderadora:

Eliana Martins Lima
Acadêmica Titular, ocupa a Cadeira nº 52 da ACFB.

Leia Mais

17 mar 2022

Conferência “Tecnologia Farmacêutica no século XXI” com conferencista Acad. Eliana Martins Lima e moderação da Acad. Silvia Guterres.

Inscreva-se na Conferência online do dia 28 de março de 2022, das 18h às 19h30.

Tecnologia Farmacêutica no século XXI é o tema da conferência a ser realizada no dia 28 de março com a participação da Acad. Eliana Martins Lima e moderação da Acad. Silvia Guterres.

Essa conferência do Eixo Temático Tecnologia Farmacêutica do Programa Educacional da ACFB abordará a temática sobre as tecnologias inovadoras e os desenvolvimentos nas áreas de inteligência artificial, impressora 3D, medicina de precisão, nanotecnologias e medicamentos personalizados estão impactando fortemente as ciências e as tecnologias utilizadas no desenvolvimento de medicamentos. Da ficção científica à realidade, os caminhos percorridos pela tecnologia farmacêutica vão muito além da evolução de um xarope simples até as nanopartículas lipídicas que viabilizam as vacinas contra a Covid19. O que o futuro reserva para a tecnologia farmacêutica?

Conferência: “Tecnologia Farmacêutica no século XXI”

Data: 28/03/2022
Horário: das 18h00 às 19h30 pela plataforma Zoom

Inscreva-se aqui

Descrição

18h00 – Abertura
18h05 – Apresentação: “Tecnologia Farmacêutica no século XXI”
Conferencista: Acad. Eliana Martins Lima
18h50 – Sessão de perguntas e respostas
Moderadora: Acad. Silvia Guterres
19h30 – Encerramento

Conferencista:

Eliana Martins Lima é professora Titular de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora com ênfase no planejamento e desenvolvimento de sistemas inovadores para drug delivery. Concluiu mais de 80 orientações, entre mestrado, doutorado e supervisões de pós-doutorado. Possui mais de 100 trabalhos publicados em periódicos científicos internacionais, com milhares de citações em todo o mundo, além de diversas entrevistas e inserções na mídia nacional e internacional. Coordena projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e possui experiência em transferência de tecnologia em projetos colaborativos com indústrias do setor.

Moderadora:

Silvia Guterres

Acadêmica cadeira 59 da ACFB.

Leia Mais