O Eixo Temático Educação em Ciências Farmacêuticas apresenta a palestra Inteligência Artificial na Educação como a primeira atividade do eixo temático para o ano de 2025. A palestra trará uma reflexão crítica sobre o futuro da IA na educação e no campo acadêmico, buscando promover um debate construtivo sobre os caminhos éticos e responsáveis para o uso dessa tecnologia nas instituições de ensino superior.
Dia 28.04.2025, das 18h às 19h30 (horário de Brasília), pela plataforma zoom.
Palestrante: Geane Alzamora
Professora Associada da UFMG, Departamento de Comunicação Social.
Graduada em Comunicação Social pela PUC-MG, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universität de kassel (Alemanha) e pós-doutorado pela Universidad Pompeu Fabra (Espanha).
Geane Carvalho Alzamora é jornalista, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, membro da Comissão Coordenadora do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia e membro da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG. Realizou estágio doutoral na Universität de Kassel (Alemanha) e pós-doutorado na Universidad Pompeu Fabra (Espanha). Foi vice -coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG no biênio 2016-2018 e coordenadora do Núcleo de Assessoramento da Pesquisa (PRPq/Fafich/UFMG) entre 2021 e 2024. É bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq desde 2013, líder do grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo – MediaAção (https://mediaacao.com.br/) e cofundadora da Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas – Rede SIMM (https://redesimm.wordpress.com/). É coautora de “Pensar a inteligência artificial: cultura de plataformas e desafios à criatividade (Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2023) e “Theory, Development, and Strategy in Transmedia Storytelling” (London: Routledge Press, 2020). Coorganizou, entre outros, “Sociedade da desinformação e infodemia” (Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2022), “Dossiê Bruno Latour” (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021), “Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age” (Hershey: IG Global, 2018) e “Textualidades midiáticas” (Barcelona: UOC, 20217). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação transmídia, educomunicação e linguagens, com ênfase em desinformação, plataformas digitais e contexto pós-digital.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8572132339129140
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2994-8308
Moderadora: Acad. Silvia Storpirts, Acadêmica Titular Cadeira nº 11 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.
Inscreva-se gratuitamente
O Programa Educacional da Academia de Ciências do Brasil possui atividades gratuitas graças aos mantenedores: EMS, Sindusfarma, Eurofarma, HyperaPharma, Abafarma, Abifina, BD, FCEPharma, Hypofarma, ICF, Sincamesp, Stevanato Group e Wheaton Brasil.