07 abr 2022

Assista na íntegra a Palestra “Substância natural licnofolida em nanocápulas poliméricas cura infecções agudas e crônicas de Trypanossoma cruzi resistente ao tratamento.” com a palestrante Profa. Dra. Marta de Lana e a moderação do Acadêmico Leonardo Teixeira.

Assista a palestra gravada em nosso canal do YouTube. Acesse a gravação aqui.

Programa Educacional 2022

Eixo Temático Pesquisa Farmacêutica, Toxicológia e Clínica

Palestra virtual ministrada no dia 21 de março de 2022

Tema: Substância natural licnofolida em nanocápsulas poliméricas cura infecções agudas e crônicas de Trypanossoma cruzi resistente ao tratamento.

O tratamento da doença de Chagas (DC) permanece negligenciado e apresenta baixa eficácia terapêutica e toxicidade, o que justifica a procura de novas substâncias mais ativas e menos tóxicas, e que levem a cura principalmente de pacientes na fase crônica da doença. Nosso grupo tem trabalhado na avaliação da substância natural licnofolida (LIC), uma lactona sesquiterpênica, como uma nova opção terapêutica para o tratamento da DC. Sendo a LIC de baixa solubilidade aquosa e lipofílica, nossa estratégia foi utilizar nanocápsulas poliméricas biodegradáveis (NC), LIC-PCL-NC e LIC-PLA-PEG-NC, em formulações para uso endovenoso e oral. Elas foram de pequenas dimensões, esféricas, de aproximadamente 100 a 200nm, polidispersas e heterogêneas e monodispersas e homogêneas, respectivamente. As porcentagens de recuperação de LIC das formulações foram 99,8 e 103,8% em HPLC-DAD e espectrômetro UV, respectivamente, e a porcentagem de encapsulamento de LIC em PEG-PLA-NC foi superior a 90%. A associação de LIC com as NC aumentou a sua estabilidade, controlou sua liberação no plasma e resultou em um perfil farmacocinético melhorado, aumentando em 16 vezes a exposição corporal da LIC-PLA-PEG-NC. Esta formulação protegeu os cardiomiócitos da toxicidade, reduziu as disfunções eletrocardiográficas e ecocardiográficas em camundongos tratados, reduziu significativamente as alterações da progressão do ciclo celular, a genotoxicidade, a produção de ROS e a apoptose celular. Ao avaliarmos a eficácia de LIC-NC em camundongos infectados com cepas de T. cruzi de diferentes níveis de resistência aos fármacos usuais nifurtimox (NF) e bensznidazol (BZ), foi observado que LIC-PLA-PEG-NC sempre apresentou melhores índices de cura que as LIC-PCL-NC em animais tratados nas fases aguda (FA) e crônica (FC) da infecção. Camundongos tratados com LIC-PLA-PEG-NC 12mg/kg/dia apresentaram 100% de cura na FA e FC quando infectados por cepa de T. cruzi resistente ao NF e BZ, avaliados por HC, PCR, ELISA, qPCR e histopatologia. Este tratamento gerou uma patente. Estudos iniciais sobre o mecanismo da ação de LIC-NC demonstraram que as NC marcadas foram detectadas no citoplasma de cardiomiócitos infectados e não infectados e no citoplasma e membrana do parasito, indicando que estas NC podem liberar a LIC no local desejado da célula hospedeira e no parasito. Este estudo é original, inovador, e os resultados de eficácia terapêutica in vivo são extraordinários na literatura da quimioterapia da doença de Chagas, apresentando assim um grande potencial para o tratamento da doença de Chagas, hoje uma endemia presente em 21 países da América Latina e ainda de distribuição global.

Palestrante: Profa. Dra. Marta de Lana

Profa. Emérita e Voluntária da UFOP, Membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, bolsista 1B do CNPq, Graduada em Farmácia/Análises Clínicas, Mestrado e Doutorado em Parasitologia pela UFMG; Pós-Doutorado no Institute de la Recherche pour le Dévelopment (IRD), Fr.  Foi Profa. Titular de Parasitologia Clínica da Escola de Farmácia, Membro titular dos Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas (NUPEB) e Ciências Farmacêuticas (CiPHARMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro das Câmaras de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia (CBB) e da Câmara de Saúde (CDS) da FAPEMIG, Chefe do Biotério Central da UFOP (1998 a 2009) e Vice-Diretora da Escola de Farmácia (1985-1989; 1997-2001), Diretora da Escola de Farmácia da UFOP (2009-2013), Coordenadora Institucional pela UFOP das REDES Mineira de Bioterismo e REDE de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos de Insumos e Produtos Terapêuticos. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente em biologia de Trypanosoma cruzi, modelo cão para o estudo da doença de Chagas, quimioterapia da doença de Chagas, epidemiologia molecular do T. cruzi, clínica e terapêutica da doença de Chagas humana, epidemiologia e controle da doença de Chagas. É membro do Corpo Editotial de três revistas científicas, Topic Editor de Pharmaceutics, Revisora de 28 revistas científicas.

Homepage CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4257306673350065

Moderador: Acadêmico Leonardo Teixeira

Acadêmico cadeira nº 30 da ACFB

 

Agradecemos o apoio de nossos mantenedores que viabilizam a realização do Projeto Educacional 2022 ACFB