INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) é uma instituição pioneira no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil. Fundada em 10 de setembro de 1924, na cidade do Rio de Janeiro, a ACFB é reconhecida como uma das mais antigas sociedades científicas brasileiras dedicadas à área farmacêutica. Originada do Conselho Científico da Associação Brasileira de Farmacêuticos, a ACFB é uma sociedade civil científica de âmbito nacional.

Composta por membros titulares, que incluem cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento, a academia também conta com membros eméritos, honorários, correspondentes e mantenedores associados. Os membros titulares ocupam simbolicamente cadeiras patronadas por renomados farmacêuticos e cientistas brasileiros, totalizando 120 cadeiras distribuídas em seções como Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais), Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia.

A missão da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil é estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais relacionadas às Ciências Farmacêuticas. Para isso, a instituição organiza conferências para disseminar as últimas pesquisas que definem as fronteiras das Ciências Farmacêuticas em temas como educação, ciências básicas e aplicadas, tecnologia, regulamentação e acesso a medicamentos. Além disso, estimula a vocação profissional por meio da organização e participação em simpósios e congressos especializados.