25 jul 2018

Convite: Rio de Janeiro – 25/07/18 – 13h30 – ACFB-ANF/SINFAR-RJ: Conferência: BIOFÁRMACOS

ABOUT EVENT

Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas 

Data, Horário e Local:
Data: 25 de Julho de 2018 – Horário: 13h30 às 17h30
Local: Auditório – Sinfar – Av. Calógeras, 15 – 10º andar
Castelo – Rio de Janeiro – RJ

Organizadores:

Objetivos:

• Apresentar as estratégias de bioprospecção de biomoléculas com potencial terapêutico a partir de micro-organismos extremófilos, bem como as principais estratégias de biologia molecular e de modificação molecular pós-expressão para aprimoramento do potencial farmacêutico dessas biomoléculas.

Programa:

• Introdução à pesquisa de prospecção de biomoléculas produzidas por micro-organismos extremófilos;
• Características especiais do cultivo de micro-organismos extremófilos e de geneticamente modificados;
• Potencial mercadológico de novos fármacos oriundos da biodiversidade e tendências atuais;
• Apresentação das principais estratégias de biologia molecular para viabilizar o emprego de biomoléculas oriundas de micro-organismos extremófilos como biofármacos, bem como para o aprimoramento dessas biomoléculas;
• Apresentação das principais estratégias de biologia molecular para o desenvolvimento de biobetters a partir de biomoléculas oriundas de micro-organismos extremófilos;
• Apresentação das principais estratégias de modificação molecular pós-expressão para o aprimoramento do potencial farmacêutico e desenvolvimento de biobetters a partir de biomoléculas oriundas de micro-organismos extremófilos: peguilação e outras alternativas nanotecnológicas.

Ministrantes:

Prof. Dr. ADALBERTO PESSOA JUNIOR
Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Docente desde 1998 da disciplina de Biotecnologia Farmacêutica, com mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1995) – com doutorado-sanduíche na Alemanha (Gesellschaft fur Biotechnologische Forschung) e Pós-Doutorado no MIT. Livre-Docente em 2001; Professor Titular em 2007; orientador Doutorado no Programa em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica e em Biotecnologia Interunidades da USP; Professor Visitante da Universidad Autónoma de Guadalajara (México); e Universidad de La Frontera (Chile). Atua nos temas: biotecnologia farmacêutica – fermentação, purificação e aplicação de biomoléculas de interesse industrial. Possui 8 patentes; mais de 200 artigos publicados em periódicos internacionais e 2 livros na área de Biotecnologia.

 

Prof. Dra. CARLOTA DE OLIVEIRA RANGEL YAGUI
Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo em 1997, com mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2003) – com doutorado-sanduíche de 18 meses no M.I.T – E.U.A. É docente da FCF/USP desde 2006, sendo que atualmente coordena o Laboratório de Nanobiotecnologia da FCF/USP. Atua nas áreas de purificação de biomoléculas, peguilação de biofármacos e nanotecnologia aplicada à biofármacos, com ênfase em micelas e vesículas poliméricas. Possui 3 pedidos de patentes, sendo uma concedida, e já publicou mais de 40 artigos em periódicos internacionais.

Profa. Dra. GISELE MONTEIRO
Formada em Ciências Biológicas – Modalidade Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2000) e doutorado em Ciências (Biologia – Genética) pela Universidade de São Paulo (USP – 2006). Atualmente é Professora Associada da FCF/USP e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
Tem experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em Estudo de Funções Moleculares e Biológicas de Genes envolvidos com processos celulares como: resposta antioxidante, câncer e resistência a medicamentos. Realiza pesquisas com produção heteróloga de proteínas em microrganismos como bactérias e leveduras e engenharia de proteínas para produção de biofármacos, como a enzima asparaginase, usada no tratamento de Leucemia Linfóide Aguda Infantil.

Informações e Inscrições:
Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas
Os Certificados de Participação serão emitidos On Line pela Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil
Tel: 2776-3881/99494-3362
Informações: secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br

Apoiadores:

Mantenedores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil:

EVENT SPEAKERS

EVENT LOCATION

Registration for : Convite: Rio de Janeiro – 25/07/18 – 13h30 – ACFB-ANF/SINFAR-RJ: Conferência: BIOFÁRMACOS

    Faça sua inscrição

    Share This Event