23 dez 2022

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) felicita a Prof. Nisia Trindade por sua nomeação como Ministra da Saúde do Brasil.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) felicita a Prof. Nisia Trindade, nossa agraciada em 2018 com a medalha do Mérito de Ciências Farmacêuticas, pela sua nomeação como Ministra da Saúde do Brasil.

Nísia Trindade será a primeira mulher a comandar este ministério desde a sua constituição em 1953.

Foi também a primeira mulher a ocupar  presidência da Fiocruz em 2017 tendo sido reeleita em 2021.

Seu papel destacado no enfrentamento da pandemia do Covid-19 e seu protagonismo na produção de vacinas em parceria com a Universidade de Oxford, bem como na criação do Observatório Covid-19, orientaram a implantação de politicas públicas contra a doença e se tornou referência para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Segundo nossa membro honorária  Prof. Helena Nader, também presidente da Academia Brasileira de Ciências, a atuação de Nísia transpõe as fronteiras da instituição que ora preside, seja pela ativa participação na Academia Mundial de Ciências, ou ainda pelo seu posicionamento junto à OMS.

A ACFB sente-se honrada com a nomeação da Prof. Nísia e coloca-se, através dos seu notáveis acadêmicos, a disposição para colaborar neste momento importante para o país, objetivando o sucesso das ações deste importante Ministério.

 

Michel Kfouri Filho

Acadêmico Presidente

Download