25 ago 2022

Assista a Solenidade de Posse dos Correspondentes Estrangeiros María Nella Gai Hernandez e Antonio Luis Doadrio Villarejo

No dia 11 de agosto de 2022 foi realizada pela modalidade telemática a solenidade de Posse dos Correspondentes Estrangeiros María Nella Gai Hernandez (Chile) e Antonio Luiz Doadrio Villarejo (Espanha).

Assista o vídeo na íntegra

MARÍA NELLA GAI HERNÁNDEZ
Químico-Farmacêutico da Universidade do Chile (1977) e Doutora em Ciências Farmacêuticas na mesma universidade (1993). Diploma em Construção Curricular pela Universidade do Chile (2011).
Acadêmica no Departamento de Ciências e Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Ciências Químicas e Farmacêuticas da Universidade do Chile desde 1986, com título de Professora Titular.
Professora da disciplina de Biofarmácia e Farmacocinética para o curso de Química e Farmácia e para os programas de Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado em Farmacologia, na Universidade do Chile. Palestrante no Diploma em Assuntos Regulatórios de Medicamentos e Cosméticos, e no Diploma em Equivalência Terapêutica.
Professora da disciplina Químico-Farmacêutico.
Desempenhou os cargos de Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia Farmacêutica, Diretor Adjunto e Diretor do Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica, Chefe do curso de Química e Farmácia, Coordenadora do comitê acadêmico do Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Membro do Comitê de Ciências e Tecnologia Médica do Departamento de Pesquisa de sua Universidade.
Participou como professor em atividades de pós-graduação na Universidade de São Paulo, em seus campi em São Paulo e Campinas, na Universidade Federal de Santa Maria no Brasil, na Universidade Nacional de Trujillo no Peru, na Universidade Nacional de Assunção, Paraguai.

Antonio Luis Doadrio Villarejo
Filho de um farmacêutico exemplar, o falecido Antonio Doadrio López, e de outro farmacêutico, Mª Rosa Villarejo, o novo acadêmico é casado com a Sra. Regina Orenga, também farmacêutica. Ele tem quatro filhos, Antonio, Carmen, Andrea e Mª Rosa, dos quais apenas o segundo, Carmen, seguiu a tradição familiar.
Seu grande hobby é a computação, da qual ele é um especialista autodidata. Ele projetou e programou os 5 portais da Real Academia Nacional de Farmácia e um site de grande sucesso dedicado à malária e às doenças negligenciadas, bem como outros sites profissionais e privados.
Em sua atividade diária, comtempla uma hora livre para uma caminhada, geralmente no Jardim Botânico Real da UCM, onde inala os cheiros de cada estação do ano e diminui sua tensão e estresse. Quando tem tempo livre, ele joga xadrez e tenta ler todos os livros em que pode deitar as mãos, especialmente os romances históricos.
Justamente por esta tradição familiar, desde a adolescência já trabalhava no escritório de sua mãe na Farmácia, e estudou Farmácia na UCM com habilitações brilhantes, formando-se em 1975, com um Prêmio Extraordinário, obtendo seu doutorado em 1977, também com um Prêmio Extraordinário, sendo sua tese supervisionada por seu pai, o Prof. Doadrio López. Em 1975 ele já era professor assistente; em 1977, professor assistente interino; em 1985, líder do curso e em 1984, professor titular e atualmente professor desde 2018. Além disso, em 1977, ele obteve um cargo como Técnico Especialista na AINSNA na escala de Médicos Especialistas e foi designado ao Centro Nacional de Farmacobiologia até 1984, onde partiu a seu próprio pedido, para dedicar-se integralmente à sua atividade universitária.