27 mar 2017

ANF: Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual – Universidade de Caxias do Sul

No dia 27 de Março de 2017, foi realizada a Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual na Universidade de Caxias do Sul.

A Oficina ‘INOVAÇÃO FARMACÊUTICA & PROPRIEDADE INTELECTUAL”, é um projeto desenvolvido pela ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA em parceria com o CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA e, por extensão, com os CONSELHOS REGIONAIS de cada Unidade da Federação.

Este projeto tem por objetivo expor alguns aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando as oportunidades de se promover inovação no segmento farmacêutico brasileiro.

Consta de cada edição uma conferência sobre aspectos gerais do processo evolutivo das ciências farmacêuticas, o perfil dos cientistas inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual aplicados às Ciências Farmacêuticas.

O projeto, que teve início em 2016, será desenvolvido ao longo de 3 anos, com eventos nas sedes dos 27 Conselhos Regionais de Farmácia em todo o país. Neste primeiro ano já foram realizadas oficinas em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia. Esta edição de Caxias do Sul abre o bloco eventos deste ano. Estão previstas edições em Porto Alegre, Fortaleza, Belém, Macapá, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.

A mesa de abertura foi composta pelo Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava – Magnífico Reitor da UCS, e pelos Acadêmicos Profs. Drs. Gerson Pianetti, Lauro Moretto, Henry Suzuki e Gustavo Éboli.

O Presidente da ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto ministrou a palestra de abertura O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica. Clique aqui


Após a conferência de abertura, a Academia Nacional de Farmácia outorgou a Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”, a profissionais do Estado do Rio Grande do Sul que se destacaram em suas atividades.

Foram homenageados em Caxias do Sul, os ilustres senhores (as),

Prof. Evaldo Antonio Kuiava – Magnífico Reitor da UCS.

Prof. Diego Gnatta – Coordenador do Curso de Farmácia da UCS.

Profa. Mirian Salvador – Docente do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia.

Profa. Valéria Weiss Angeli – Docente do Curso de Farmácia da UCS e atua como colaboradora em projetos de pesquisa do programa de Pós Graduação em Engenharias de Processos e Tecnologias da UCS.

Prof.Rita Callegari Basso – Docente do Curso de Especialização em Análises Clínicas da UCS.


Prof. Leandro Tasso – Docente de farmacologia básica e clínica, farmacocinética e toxicologia. É professor e orientador nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, bem como no de Biotecnologia da Universidade de Caxias.

Profa. Bárbara De Antoni Zoppas – Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, ministrando as disciplinas de Micologia, Parasitologia, Parasitologia Clinica, Análises de Fluídos Biológicos, para os cursos da área da saúde.

Dando continuidade nas atividades da Oficina, o acadêmico Prof. Dr. Henry Suzuki, apresentou os temas: A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as Fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos. Clique aqui

Participaram deste encontro, estudantes, docentes e profissionais do setor da saúde, os quais avaliaram a Oficina como excelente disseminação de conhecimento.

Agradecemos os organizadores, apoiadores e mantenedores pela contribuição na realização deste Evento.

Fotos – Cláudia Velho – Universidade Caxias do Sul