12 abr 2018

04/04/2018 – ACFB/ANF Porto Velho /RO- Oficina: Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Imprensa: http://www.crf-ro.org.br/jovens-sao-incentivados-pesquisa-em-oficina-da-academia-de-farmacia-em-parceria-com-o-crf-ro/

Sucesso em Rondônia! Foi realizada em 04/04/2018 a Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, o evento ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRO), em Porto Velho, com a presença de mais de duzentos participantes!

Este projeto tem por objetivo expor aspectos da legislação que disciplina a inovação, descortinando oportunidades para promoção da inovação no segmento farmacêutico, no Brasil e no mundo.

Consta de cada edição uma conferência sobre aspectos gerais do processo evolutivo das ciências farmacêuticas, o perfil dos profissionais inovadores, as áreas onde existem oportunidades para inovação e os principais tópicos relacionados com a propriedade intelectual aplicados às Ciências Farmacêuticas.

O projeto, que teve início em 2016, está sendo desenvolvido ao longo de 3 anos, com eventos nas sedes dos 27 Conselhos Regionais de Farmácia em todo o país. Este evento em Porto Velho é o décimo oitavo em nossa jornada e o quarto em 2018. Ano em que teremos mais 10 edições, sendo a próxima em Rio Branco, nesta sexta-feira, e, em seguida, Curitiba e Florianópolis, em maio.

A mesa de abertura foi composta pelos Srs. (as): Prof. Dr. Lauro Domingos Moretto, Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia, Prof. Dr. Marcos Aparecido Atiles Mateus, Diretor do Campus Porto Velho – Calama do Instituto Federal de Rondônia, Prof. Dr. Marcio Miranda, Diretor do NIT do Instituto Federal de Rondônia, Prof. Dr. Leonardo de Azevedo Calderon, Pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia, Prof. Dr. João Dias de Oliveira Júnior – Presidente Do Conselho Regional de Farmácia De Rondônia e a Profa. Dra. Lérida Maria dos Santos Vieira, Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado de Rondônia.

O Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, ministrou palestra sob o tema: “O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica”, na qual apresentou: Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia: Origem, missão e objetivos, a Linha do tempo da evolução farmacêutica no Brasil, os Conceitos e definições de inovação, a evolução da legislação inovação no Brasil, desafios, reflexões e comentários, Registros sociais da ACFB/ANF. Download _Palestra_ Prof_LAURO_MORETTO

O Acadêmico Titular Sr. Henry Suzuki apresentou as palestras sobre: “A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes”, o uso estratégico de patentes e informações patentárias e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos.Download _Palestra_Prof_HENRY

Nesta oportunidade, foi outorgada a “Láurea João Florentino Meira de Vasconcelos de Inovação Farmacêutica” aos ilustres Profs. Drs. Elias Oliveira de Souza, João Dias de Oliveira Júnior, Gilmar Nunes, Lérida Maria dos Santos Vieira, Maria Aparecida Soares Marin, Ricardo Jorge Bouez Ribeiro, Rosely Valéria Rodrigues, Rosimeire Cristina Dalla Martha, Vibia Leonilda Mariano.

 

Agradecemos a todos pela presença, aos apoiadores por toda a gentileza e auxílio, e aos mantenedores pela contribuição.

 

Organizadores:

Apoiadores:

 

 

Mantenedores da Academia Nacional de Farmácia: