11 jun 2021

Três especialistas do Estado de Minas Gerais foram empossadas como Acadêmicas Titulares, em Sessão Solene realizada em 10.06.21. Saiba Mais.

Numa Solenidade emocionante e memorável três especialistas do Estado de Minas Gerais, as Profas. Dras. Magali Benjamim de Araújo, Maria das Graças Carvalho e Marta de Lana foram empossadas na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Na noite desta quinta-feira, dia 10 de Junho de 2021, participaram da solenidade mais de cem convidados, muitos profissionais da saúde, docentes, alunos, amigos e familiares.

As novéis Acadêmicas receberam as congratulações de diversas autoridades, entre elas o Exmo. Senhor Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga; Exmo. Senhor Governador, do Estado de Minas Gerais; Dr. Romeu Zema Neto Exmo. Senhor Secretário-Geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Mateus Simões, Ilma. Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Dra. Júnia Célia de Medeiros.

Prestigiaram o evento o Exmo. Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Acadêmico da ACFB Dr. Marcelo Morales, o Magnifico Reitor Prof. Sandro Amadeu Cerveira da Universidade Federal de Alfenas e os Acadêmicos Titulares: Profs. Drs. Ciro Penido; Eduardo Chaves Leal; Gerson Antônio Pianetti; Henry Suzuki; João Batista Picinini Teixeira; José Ricardo dos Santos Vieira; Leon Rabinovitch; Maria de Nazaré Costa Santos Alencar; Maria Inês Rocha Miritello Santoro e Michel kfouri Filho.

A Solenidade foi conduzida pelo Mestre do Cerimônias Acad. Henry Suzuki, o Acad. Orador Prof. Dr. Gerson Antônio Pianetti apresentou as brilhantes trajetórias de sucesso das novéis Acadêmicas, e o Acad. Acácio Alves Souza Lima Filho – Presidente empossou-as oficialmente.

Finalizando a celebração os convidados saudaram as Acadêmicas, exaltando as qualidades profissionais e pessoais.

A Dra. Magali Benjamim de Araújo, ocupou a Cadeira nº 19 – Patrono Acadêmico Elyseu Guilherme da Silva.

A Dra. Maria das Graças Carvalho, ocupou a Cadeira nº 78 – Patrono Acadêmico Abelardo Cesário de Faria Alvim

A Dra. Marta de Lana, ocupou a Cadeira nº 102, PatronoAcadêmico José Sylvio Cimino.

 

Diretoria e os Membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, congratulam-se com as novas Acadêmicas dando-lhes as boas vindas ao Sodalício.

Conheça os resumos das biografias das Novas Acadêmicas Titulares:

PROF. DRA. MAGALI BENJAMIM DE ARAÚJO

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1978), graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1979) e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora titular e Chefe do Núcleo Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas além de compor o colegiado do Curso de Farmácia. Atua na área da Farmácia com ênfase em análise e controle de fármacos e medicamentos, polimorfismo em fármacos, validação analítica, estabilidade, perfil de dissolução e equivalência farmacêutica. Na gestão pública atuou como Coordenadora do curso de Farmácia (1993-1995, 2002-2004), Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2011-2013) e como Vice-reitora da Universidade Federal de Alfenas (2014-2018). Atua, também, como avaliadora institucional junto ao Inep/MEC.

PROF. DRA. MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Hematologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra (1995) e pós-doutorado em Hemostasia pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de Maastricht, Holanda (2013). Atualmente, é Professora Titular aposentada e Emérita do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde continua atuando como Professora Voluntária, tendo contribuído para a formação de numerosos alunos de Graduação e Pós-Graduação.

Possui experiência em Análises Clínicas, com ênfase em Hematologia laboratorial atuando principalmente em hemostasia (Testes de Geração de Trombina em diferentes condições experimentais e distúrbios hemostáticos em geral, particularmente, estados associados à hipercoagulabilidade). Ministrou dezenas de cursos de extensão em níveis de atualização, aperfeiçoamento e especialização na área de Hematologia Laboratorial, em Belo Horizonte, e em várias outras localidades em Minas Gerais e no Brasil. Cabe destacar também o exercício de funções de administração universitária, além de coordenação e/ou participação como membro em diversas comissões de importância acadêmica local e nacional, além de outras atividades. Após aposentadoria na UFMG, atuou como Professora Visitante na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste, Divinópolis, MG, por dois anos (2018-2019), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ.

É atualmente orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da UFMG, níveis mestrado, doutorado e pós-doutorado. No passado, atuou por vários anos, como orientadora plena do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFMG. Como fruto das dezenas de dissertações e teses orientadas por ela, publicou até o momento, mais de duas centenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. É também, bolsista 1A do CNPq e, atualmente, membro do Comitê de Farmácia (CA-FR) do CNPq.

PROFA. DRA. MARTA DE LANA

Possui graduação em Farmácia/Análises Clínicas (1977), Mestrado (1981) e Doutorado (1992) em Parasitologia pela UFMG; Pós-Doutorado no Institute de la Recherche pour le Dévelopment (IRD), França (1995-1996); Profa. Emérita e Voluntária da UFOP, membro efetivo dos Programa de Pós-Graduação Ciências Biológicas (NUPEB) e Programa Ciências Farmacêuticas (CiPHARMA). Foi Profa. Titular de Parasitologia Clínica da Escola de Farmácia, UFOP, Membro das Câmaras de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia (CBB) e da Câmara de Saúde (CDS) da FAPEMIG, Chefe do Biotério Central da UFOP (1998 a 2009), Vice-Diretora da Escola de Farmácia (1985-1989; 1997-2001), Diretora da Escola de Farmácia da UFOP (2009-2013), Coordenadora Institucional pela UFOP das REDES Mineira de Bioterismo e REDE de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos de Insumos e Produtos Terapêuticos. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente em biologia de Trypanosoma cruzi, modelo cão para o estudo da doença de Chagas, quimioterapia da doença de Chagas, epidemiologia molecular do Trypanosoma cruzi, clínica e terapêutica da doença de Chagas humana, epidemiologia e controle da doença de Chagas. Foi incluída entre os 5 pesquisadores mineiros, 40 brasileiros e 80 do mundo líderes de grupo sobre o estudo da doença de Chagas no artigo Gonzáles-Alcaide et al. (2012). Rev. Inst. Med. Trop. São Paulo, 54(4), 219-228. Lider dos grupos de pesquisa Biologia, quimioterapia e epidemiologia molecular de Trypanosoma cruzi e Epidemiologia, controle, clínica e terapêutica da doença de Chagas no CNPq.

Youtube