27 jun 2021

Assista na íntegra – Os Profs. Danyelle Cristine Marini, Adilson Kleber Ferreira e Marcos Machado Ferreira, tomaram Posse na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil no último dia 24 de Junho

Sessão Solene e Ato de Posse Virtual dos Novos Acadêmicos

Foi com muita honra que a ACFB/ANF realizou na noite do dia 24 de Junho de 2021 a Sessão Solene e Ato de Posse dos Novéis Acadêmicos Titulares, especialistas farmacêuticos bioquímicos do Estado de São Paulo, Profs. Danyelle Cristine Marini, Adilson Kleber Ferreira e Marcos Machado Ferreira ingressaram na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

A Cerimônia foi emocionante e inesquecível, os novos Acadêmicos foram recepcionados pelo Diretor Social  Acad. Marco Antonio Stephano, saudados pelo Diretor Orador Acad. Gerson Antonio Pianetti e empossados pelo 2. Vice-Presidente  Acad. Michel Kfouri. 

Diversas autoridades enviaram as congratulações, entre elas: Exmo. Presidente da República – Senhor Jair Messias Bolsonaro; Governador do Estado de São Paulo – Senhor João Doria Junior; Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dr. Antonio Barra Torres; Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Dr. Fernando Padula; Ilmo. Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Dr. Nelson Augusto Mussolini; Presidente Executivo do Grupo FarmaBrasil, Dr. Reginaldo Arcuri; Vice-Presidente da ANFARMAG – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Acadêmico Dr. Ademir Valério; Dr. Henrique Tada – Diretor Executivo da Alanac – Associação Laboratórios Farmacêuticos Nacionais.

A Vereadora Edir Sales, outorgou através da Câmara Municipal os Votos de Jubilo aos Novéis Acadêmicos.

Registramos as participações das autoridades que prestigiaram a Solenidade, os Drs. Marcelo Marcos Morales – Secretário de Pesquisa e Formação Científica – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Walter da Silva Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia; Thiago de Mello Moraes – Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Sergio Mena Barreto – Presidente Executivo – Abrafarma Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria; Dr. Marcelo Polacow  – Vice Presidente do CRF-SP; Dr. Leoberto Tavares – Conselheiro Suplente do Conselho Federal; Dra. Luciana Caneto – Secretária Geral do CRF-SP; Dr. Antonio Geraldo Ribeiro Dos Santos Junior – Conselheiro Federal do Conselho Federal por São Paulo
Dra. Luciana Caneto – Secretária Geral do CRF-SP; Dr. Paulo Brandão – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas
Dr. Reinaldo Mastellaro – Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo; Dr. Natanael Costa – Presidente do Sincofarma/SP – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na Cermônia os Acadêmicos: Profs. Drs. Anselmo Gomes De Oliveira; Benedito Barraviera; Celso Bittencourt; Dirceu Raposo De Mello; Gerson Antônio Pianetti; Henry Jun Suzuki; Hilton Oliveira Dos Santos Filho; João Batista Picinini Teixeira; João Paulo Silva Vieira; José Jeová Freitas Marques; Lauro Domingos Moretto; Leoberto Costa Tavares; Magali Benjamim Araujo; Marcelo Marcos Morales; Marcelo Polacow Bisson; Marco Antonio Stephano; Maria Das Graças Carvalho; Maria De Nazaré Costa Santos Alencar; Marta De Lana; Michel Kfouri Filho; Tarcisio José Palhano; Walter Da Silva Jorge João e William Peres.

Os Novos Acadêmicos realizaram o Compromisso Protocolar e na sequência foram empossados: “Prometo respeitar e fazer respeitar os principios éticos e profissionais, as disposições estatutárias e regimentais, as decisões e deliberações da academia de ciencias farmacêuticas do brasil/academia nacional de farmácia. Prometo cultivar o sentimento da fraternidade e lealdade para com as confreiras e confrades, bem como propugnar pelo engrandecimento desta academia.”

A Profa. Dra. Danyelle Cristine Marini ocupou a Cadeira nº 103, da Seção de Farmácia, tendo como Patrono o Prof. Dr. José de Carvalho Del Vecchio.

O Prof. Dr. Adilson Kleber Ferreira e ocupou a Cadeira nº 105, da Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Prof. Dr. Augusto Cid De Mello Périssé.

O Prof. Marcos Machado Ferreira que ocupou a Cadeira nº 104, da Seção de Farmácia, o qual o Patrono é o Prof. Dr. Aluisio Pimenta.

Resumo Biográfico dos Novéis Acadêmicos              

Profa. Danyelle Cristine Marini

Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), coordenadora do curso de Farmácia e Estética da (FIMI), coordenadora do curso de pós graduação da UNICEP, professor visitante do Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, da Universidade São Francisco, da Faculdade de Fernandópolis. Coordenadora do Comitê de Ética da UNIFAE. Membro do Comitê de Ética da FIMI. Diretora tesoureira e conselheira do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), membro do comitê de educação permanente e do Grupo de Trabalho de Educação Farmacêutica do CRF-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico, farmacêutico, educação e medicamento.

Prof. Adilson Kleber Ferreira

Formado em Farmácia e Bioquímica, integra a lista dos sete pesquisadores brasileiros que participam como Membro da Academia Europeia de Imunologia de Tumores. Foi Jovem Pesquisador no Departamento de Imunologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Realizou doutorado pelo programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP. Posteriormente, realizou Doutorado e Pós doutorado na University Medical Center Groningen, Netherlands – Research Institute for Drug Exploration of Department of Oncology. Realizou Pós-doutorado no Departamento de Imunologia, Laboratório de Imunologia de Tumores, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Brasil. Consultor Ad-hoc do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento – MAPA, FAPESP e CNPq. Membro no corpo editorial das revistas Current Drug Discovery Technologies e da Oxidative Medicine and Cellular Longevity. Autor de mais de 50 artigos publicados em revistas internacionais de grande impacto. Revisor de mais de 20 periódicos internacionais como, a Plos One, Annals of Clinical Research and Trials e Oncotarget.  

Prof.  Marcos Machado Ferreira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu  e graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Judas Tadeu (2002), Pós Graduação lato sensu em Análises Clínicas. Atualmente é Presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Atuou como Docente na Universidade São Camilo, nos Cursos de Farmácia e Biomedicina, nas disciplinas de Imunologia, Hematologia, Patologia, Citologia (Análise de Líquidos Biológicos, Papanicolau) e em Institutos de Pós Graduação, ministrando cursos nas áreas de Hematologia e Gestão Laboratorial. Exerceu os cargos de Diretor Administrativo e Diretor Comercial das empresas, Centros de Diagnósticos Laborfase & Padrão Laboratórios de Análises Clínicas.Também foi Responsável Técnico do Laboratório Padrão de Análises Clínicas. Atualmente é Diretor Comercial da Clínica Medbras Serviços Médicos Especializados e Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

 

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia

Fundada em 13 de agosto de 1937, a ACFB/ANF é entidade pioneira no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil, sociedade civil científica de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar, como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione às Ciências Farmacêuticas.

Os membros titulares simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. As cadeiras, em número de 100, são distribuídas nas seções de Farmácia, Farmácia Industrial, Ciências, Farmacologia, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Odontologia.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil desenvolve atividades com a finalidade de promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, com vistas ao processo de integração entre cientistas, que atuam com os profissionais do segmento farmacêutico no ensino e pesquisa, e se dedicam à conversão desse conhecimento em produtos e serviços inovadores.

 

YOUTUBE