12 jul 2021

Assista na íntegra a emocionante Solenidade de posse dos Novéis Acadêmicos, Drs. Manoel Moreira, Paulo Granjeiro e Pedro Gonçalves, realizada em 08.07.21

Sessão Solene e Ato de Posse – 08.07.21 – 19h00

Foi realizada na noite de quinta-feira, 08 de Julho de 2021, a Sessão Solene e Ato de Posse dos Novos Acadêmicos: Profs. Drs. Manoel de Almeida Moreira Filho (Rio de Janeiro), Paulo Afonso Granjeiro (Minas Gerais) e Pedro Gonçalves de Oliveira (São Paulo).

A emocionante cerimônia teve a participação de diversas autoridades e personalidades do setor da saúde, familiares e amigos, entre eles registramos: Ilmo. Secretário de Pesquisa e Formação Científica – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Dr. Marcelo Marcos Morales; Magnifico Reitor da Universidade Federal de São João del-Rei  – Prof. Marcelo Pereira de Andrade; Ilmo. Diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, Senhor Marcelo Medeiros; Dr. João Bosco Botelho – Acadêmico da Academia Brasileira Militar de Medicina, Dr. Ernesto Rymer – Academia Brasileira de Medalhística Militar e Dr. Hilton Koch – Presidente da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação.

Os Novos Membros foram recepcionados pelo Diretor Social Acad. Marco Antonio Stephano, saudados pelo primeiro Secretário Acad. Coronel João Paulo Vieira e pelo Diretor Orador Acad. Gerson Antonio Pianetti e foram empossados pelo Presidente – Acad. Acácio Alves de Souza Lima Filho. Também foram parte da organização deste cerimonial o Acad. Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito e o Acad. Henry Jun Suzuki.

Registraram as congratulações oficiais as autoridades: Exmo. Ministro da Saúde – Doutor Marcelo Queiroga; Exmo. Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Senhor Marcos César Pontes; Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais – Senhor Romeu Zema Neto; Exmo. Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dr. Antonio Barra Torres; Ilmo. Presidente do Inmetro – Senhor Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior; Ilmo. Presidente do Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde COSEMS/SP, Dr. Geraldo Reple Sobrinho; Ilmo. Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Senhor Robson Braga de Andrade; Ilmo. Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Dr. Nelson Augusto Mussolini; Ilmo. Presidente-Executivo do Grupo FarmaBrasil, Dr. Reginaldo Arcuri; Ilmo. Presidente do SINFARGO – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás  – Senhor Fábio Basílio.

Prestigiaram a solenidade os Acadêmicos (as): Profs. Drs. Acácio Alves Souza Lima Filho; Anselmo Gomes de Oliveira; Celso Figueiredo Bittencourt; Gerson Antônio Pianetti; Henry Jun Suzuki; Hilton Oliveira dos Santos Filho; João Batista Picinini Teixeira; João Paulo Silva Vieira; José Angelo Silveira Zuanazzi; José Jeová Freitas Marques; Lauro Domingos Moretto; Leon Rabinovitch; Leonardo de Souza Teixeira; Marcelo Marcos Morales; Marco Antonio Stephano; Maria das Graças Carvalho; Maria de Nazaré Costa Santos Alencar; Maria Inês Rocha Miritello Santoro; Marta de Lana; Michel Kfouri Filho; Sílvia Storpirtis; William Peres.

Muito emocionados os Novéis Acadêmicos em seus discursos de Posse homenagearam e destacaram as atividades dos respectivos Patronos e agradeceram nominalmente as pessoas que participaram direta e indiretamente de suas brilhantes trajetórias e conquistas.

O Prof. Dr, Manoel de Almeida Moreira Filho,  ocupou a Cadeira nº 118, da Seção de Medicina, cujo Patrono é o Professor Dr. Acadêmico Anthony Wong.

O Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro, ocupou a Cadeira nº 107, da Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Professor Dr. Levy Gomes Ferreira.

O Prof. Pedro Gonçalves de Oliveira ocupou a Cadeira nº 106, da Seção de Farmácia, cujo Patrono é o Professor Dr. Manoel Pio Corrêa

A Diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil sente-se honrada e congratula-se com os Novéis Acadêmicos pelo ingresso no Sodalício da ACFB/ANF.

Resumo Biografia 

Prof. Dr. Manoel de Almeida Moreira Filho – Rio de Janeiro

Contra-Almirante Md-Ref, formado em medicina pela Universidade Federal do Pará, possui especialização em neurocirurgia pelo Centro Médico Naval do Rio de Janeiro. É Presidente do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Medicina Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro. Foi Diretor Geral do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Sediado na Cidade de Caxias, Estado do Rio De Janeiro. Possui diversos aperfeiçoamentos: MBA em Gestão Avançada em Sistemas de Saúde, Curso Extraordinário de Neurocirurgia pela Universidade Livre de Berlim; Introdução à Prática de Gestão da Saúde em situação de desastre do Sistema Único de Saúde; Curso de Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas; Curso Superior de Guerra Naval; Curso de Inteligência e Defesa Civil, entre outros. Possui o título de especialista da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Associação Médica Brasileira. É detentor de várias condecorações: Medalha do Mérito Naval no Grau de Cavalheiro; Mérito Naval no Grau Oficial e Mérito Naval no Grau de Comendador; Medalha Mérito Tamandaré, e Comenda do Mérito em Ciências Farmacêuticas outorgada pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil,  entre outras. Recebeu também da Assembléia Legislativa do Estado Rio De Janeiro, o título de Cidadão Do Estado Rio de Janeiro; da Câmara Municipal de Itaboraí o Título de Cidadão Itaboriense; da Câmara Municipal de Paty de Alferes, o título de Cidadão Patyense; da Câmara Municipal de Miguel Pereira, o título de Cidadão Miguelense, entre outras homenagens.

 

Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro – Minas Gerais

Professor Associado II do Campus Centro Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis-MG. Possui graduação em Farmácia pela UNESP de Araraquara-SP (1996), Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela UNICAMP (1998 e 2001). Realizou Estágio Sênior (CAPES) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Visiting Scientist – MIT/EUA). Pesquisador e inventor nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Biotecnologia. Experiência em depósitos de patentes. Professor de Empreendedorismo na graduação e pós-graduação. Colaborador nos programas de pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica/Biologia Molecular, Biotecnologia e PROFNIT. Experiência nos programas de Pré-aceleração de startup BioStartup Lab, FIEMG Lab, InovAtiva Brasil, FIEMG LAB Acelera Mestrado e Doutorado, Startup Show, Hospital Startup (Hospital São Francisco -Belo Horizonte/MG) e AGITA/SEBRAE/Divinópolis. Membro do Programa Empreenda em Ação de 2018 e 2019. Professor do programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do Governo do Estado de Minas Gerais. Tutor da Empresa Júnior Beta Tech do Campus Centro Oeste da UFSJ. Coordenador Local (UFSJ) do Programa Empreendedor Vale do Rio Pará – MOVAP. Bolsista de Extensão CNPq – Orientador de Agentes Locais de Inovação do SEBRAE 2020/2021. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) da UFSJ. Coordenador da Incubadora de Empresas (INDETEC) da UFSJ.

Prof. Dr. Pedro Gonçalves de Oliveira – São Paulo

Profissional qualificado com mais de 30 anos de experiência profissional vividos na área farmacêutica. Graduado em Farmácia e Bioquímica – Habilitação Indústria, com Doutorado em Fármaco e Medicamentos; Pós-Graduação em Economia e Gestão de Saúde; Especialização em Fitoterapia, Cuidados Paliativos e Terapia da Dor e Oncologia Multiprofissional; Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária, Gestão Estratégica da Saúde e International Trader; Capacitação em Pesquisa Clínica e Medicina Baseada em Evidências; Atuação em indústrias farmacêuticas, com ênfase às áreas de assuntos regulatórios, medical affairs, farmacovigilância, desenvolvimento de produtos e métodos analíticos, controle de qualidade, gerenciamento de resíduos, informação técnico-cientifica, atendimento ao cliente e treinamento técnico; Docente em universidades, atuando em nível de graduação e pós-graduação em disciplinas como farmacotécnica, tecnologia farmacêutica, biodisponibilidade de medicamentos, controle físico-químico de medicamentos e cosméticos, farmacovigilância e pesquisa clínica; Participação na regulamentação técnica brasileira envolvendo: medicamentos genéricos, controles especiais aplicados a medicamentos à base de gangliosideos, fixação de identidade e qualidade de chás, registro de medicamentos fitoterápicos e normas para propaganda, informação e práticas de divulgação ou promoção comercial de medicamentos; Realização de pesquisas nas áreas de desenvolvimento e qualidade de produtos farmacêuticos (possui patente de invenção nessa área), segurança de medicamentos e cosméticos, informação farmacêutica, gerenciamento de resíduos, aplicações terapêuticas de produtos a base de ácido hialurônico, estudos da dor orofacial de disfunções temporomandibulares e traumatologia do esporte. Participação em Grupo de Estudos de Dor Orofacial e Disfunções Temporomandibulares (ênfase à viscossuplementação da ATM), com palestras e treinamentos em cursos de capacitação e pos-graduação no Brasil e exterior (Portugal); Pesquisador colaborador do Grupo de Traumatologia Esportiva do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Participação contínua em diversos cursos, simpósios e congressos de atualização profissional, entre outros eventos, incluindo apresentação de trabalhos e publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais; Habilidade no relacionamento interpessoal aliada à capacidade de lidar com grupos e compreensão da problemática de cada indivíduo, além da facilidade na gestão de tempo, inovação, processos e tomada de decisão; Vivência internacional em Países como: Alemanha, Argentina, China, Cuba, França, Hong-Kong, Holanda, Itália, Portugal, República Dominicana, Suíça, e USA.

 

Youtube