10 dez 2019

18.12.2019 – Minas Gerais – Conheça os Profissionais de Destaque – Outorga Láurea: João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” – II Oficina de Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual

Ilmos. Srs. (as),

É com muita honra que informamos a relação dos Profissionais de Destaque que receberão a outorga da “LÁUREA: JOÃO FLORENTINO MEIRA DE VASCONCELLOS DE INOVAÇÃO FARMACÊUTICA”.

Serão Homenageados os Srs. (as):  Cláudia Leite; Cássia Rodrigues Lima Ferreira; Cristal Mel Guerra e Silva; Cristina Duarte Vianna Soares; Eduardo José Gomes; Gustavo Henrique Penno Macena;  Jacqueline de Souza; Jomar Costa Rodrigues; Júnia Célia de Medeiros; Kátia Vanessa Moreira M. do Bom Conselho; Marcelo Gomes Spezialli; Paulo Sérgio Lacerda Beirão; Silvia Ligório Fialho e Valbert Nascimento Cardoso.

Contamos com a vossa participação e prestigio aos profissionais que, reconhecidamente,  se destacaram em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo na área das Ciências Farmacêuticas e Afins.

Cordiais saudações,

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia

 

Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas

Programa – Faça o Download

Organização:

Descrição e Objetivos:

Esta II Oficina é sequencial ao projeto desenvolvido em 2016-2018, que tem por objetivo expor os assuntos de Inovação Farmacêutica com vistas à concepção, formatação, implantação e gestão de novos projetos, aplicados às diferentes áreas do conhecimento das Ciências Farmacêuticas.

A quem se destina:

Profissionais, dirigentes e colaboradores de empresas do segmento farmacêutico, de órgãos de governo e de instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas, alunos de graduação e de pós graduação em áreas farmacêuticas e afins, interessados em trabalhar de forma mais efetiva para desenvolver produtos e serviços, assim como promover o acesso a novos produtos, novas tecnologias e serviços na área de saúde, com destaque ao segmento farmacêutico.

Programa:

08h30 Credenciamento
09h00 Solenidade de Abertura. Composição de mesa de abertura.
Presidente Emérito da Academia; Diretora da Faculdade e outras autoridades se presentes.
09h15 “Apresentação da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia”
Dr. Lauro D. Moretto
09h30 “Metodologia 10 Tipos de Inovações aplicadas ao segmento farmacêutico”
Dr. Lauro D. Moretto
10h00 “As Táticas Gerenciais no Processo de Inovação”
Dr. Marco Antônio Stephano
10h30 Apresentação: “Os Pilares do Empreendedorismo e a Propriedade Intelectual”
Dr. Henry J. Suzuky
11h00 Debate
11h30 Outorga da LÁUREA INOVAÇÃO FARMACÊUTICA “JOÃO FLORENTINO MEIRA DE VASCONCELLOS” – Dr. Gerson Antonio Pianetti

12h30 Encerramento

Ministrantes:

LAURO D. MORETTO – Farmacêutico-Bioquímico, formado em 1963 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atuou como docente na referida faculdade no período de 1964 a 2008, tendo sido docente das disciplinas Química Analítica Quantitativa, Tecnologia Químico-Farmacêutica e Supervisão da Produção. Mestre em Tecnologia Químico-Farmacêutica e Doutor em Ciências dos Alimentos, também pela FCF-USP. Desenvolveu atividades profissionais em cargos técnicos e de direção de 1961 a 1992 em indústrias farmacêuticas: Johnson & Johnson do Brasil, Instituto de Angeli do Brasil e Boehringer Ingelheim Brasil. Atuou como Vice-Presidente Executivo do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo no período de 1992 a 2014. É autor de mais de 50 livros e dezenas artigos científicos e de divulgação sobre assuntos de gestão e de temas da regulamentação sanitária. Atuou como membro da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência e Tecnologia, como Conselheiro do CNS – Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e do CONCEA – Conselho Nacional do Controle da Experimentação Animal do Ministério de Ciência e Tecnologia. Atuou como membro da Comissão Permanente da Farmacopeia Brasileira da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e atualmente é membro do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Atualmente é assessor do Sindusfarma para assuntos regulatórios e educacionais. Atual Presidente da Academia Nacional de Farmácia, da qual é Membro Titular da Cadeira nº 4 desde 2004. Membro do CONIC-FIESP.

HENRY J. SUZUKI – Farmacêutico-Bioquímico formado em 1993 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolveu atividades profissionais em cargos técnicos e de gerência de 1993 a 2002 no Laboratório Libbs Farmacêutica. Em 2002, fundou a Axonal Consultoria Tecnológica. No período de 2005 a 2009 acumulou a função de Diretor Técnico da Incrementha PD&I (joint venture entre Biolab e Eurofarma para pesquisa, desenvolvimento e inovação). Inventor, com mais de uma dezena pedidos de patentes e desenhos industriais. Ministrou perto de uma centena de minicursos e workshops sobre inovação, propriedade intelectual e informações tecnológicas. Atualmente, além de dirigir a Axonal e atuar em diversos programas de capacitação, é consultor colaborador da Innovallyst LLC (Estados Unidos) e da Questel Consulting (França). Membro Titular da Cadeira nº 2 da Academia Nacional de Farmácia desde 2014.

MARCO ANTONIO STEPHANO – Médico Veterinário, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, aperfeiçoamento em Biossegurança pela Fundação Instituto Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), Especialista em Imunologia pela Organização Mundial de Saúde, Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universi­dade de Campinas, Doutor em Tecnologia Bioquímico-Farma­cêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Univer­sidade de São Paulo.  Trabalhou por 20 anos, como Pesquisador Científico, em pes­quisa e produção de vacinas e biofármacos no Instituto Butantan, onde exerceu o cargo de Diretor de Garantia de Qualidade no pe­ríodo de 2004 a 2007. Atualmente é, como professor na Facul­dade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, responsável pelo Laboratório de Imunobiológicos e Biofármacos do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.  Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia ocupando a cadeira nº 17. Con­selheiro Titular representante das indústrias Farmacêuticas entre 2014 e 2018 junto ao CONCEA – Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. Coordenador da Câmara Permanen­te de Métodos Alternativos do CONCEA 2017-2018 Assessor ad hoc da FAPESP desde 2009, FINEP em 2012 e CNPq 2016. Membro do Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos da Farmacopeia Brasileira junto à ANVISA, membro do Committee Board on Global Health, Institute of Medicine da National Acade­mies of Science, Washington, DC, EUA em 2012 e 2013.

GERSON ANTONIO PIANETTI – Farmacêutico formado em 1975 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Universidade Federal de Minas Gerais. atua como docente desde 1976. Obteve sua titulação de MESTRE, em 1986 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o título de DOUTOR em 1993 pela Université de Paris XI, ambos em Ciências Farmacêuticas. Possui ainda, dois cursos de Especialização em Ensaios Biológicos pela Organização Pan-Americana da Saúde e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da UFRGS. Esteve frente à Comissão da Farmacopéia Brasileira, como seu Presidente entre 2006 e 2011 e atuou como membro observador da Pharmacopée Europeénne em Strasbourg – França e como consultor da United States Pharmacopoeia por mais de seis anos. É membro eleito das Academias Brasileira e Francesa de Farmácia. Foi Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais gestão 2000-2004 sendo reeleito para a gestão 2012-2016. É orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFMG para mestrado, doutorado e pós-doutorado. É o idealizador e atual coordenado do Projeto de instalação do Centro de Memória da Farmácia na UFMG desde 2004.

Data, Horário e Local:
Data: 18 de Dezembro de 2019
Horário: 08h30 às 12h30
Local: Auditório Faculdade de Farmácia
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – São Luiz,
Belo Horizonte – MG

Informações e Inscrições:

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
Inscrições Gratuitas – Vagas Limitadas
Os Certificados de Participação serão emitidos On Line pela Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil
WhatsApp: (11) 99494-3362
Informações: secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br

Mantenedores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil:

Apoiadores:

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE