10 nov 2022

A Academia de Ciências Farmacêutica do Brasil marca presença no II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas.

No dia 11/11, na sala Paraná, a partir das 10h30, o Acadêmico Marco Antonio Stephano ministrará palestra com o tema Inovação Biotecnológica na Terapêutica.

Desde a descoberta da estrutura da molécula de DNA em 1951 por Rosalind Franklin, Francis Crick, James Watson, e Maurice Wilkins e consequentemente a evolução da biologia molecular diversos avanços ocorreram para compreender o mecanismo de defesa e suscetibilidade do organismo humano. Foram elucidados diversos mecanismos de ação de patógenos, bem como diversas doenças genéticas foram desvendadas.
Mas não foi só a doença, a imunidade e base farmacológica que avançaram, o tratamento de diversas doenças também por meio da manipulação do DNA também. Desde novas vacinas, novos anticorpos, novas proteínas bem como a terapia celular e a terapia gênica, associada ou não, trouxeram promessas de cura e melhoria da qualidade de vida.
A COVID-19 nos ensinou que temos capacidade de desenvolver estas novas tecnologias no Brasil, a exemplo de Biomanguinhos/FIOCRUZ, do Instituto Butantan, de estudos de base dentro de nossas universidades e também a movimentação da iniciativa privada foram mais do que suficiente para que a força humana voltada para ciência tem capacidade de evoluir em nosso pais.
A conferência Inovações Biotecnológicas na Terapêutica é uma abordagem de novas tecnologias que chegam ao Brasil e que em breve deverá estar disponível a todos através do SUS.
Palestrante: Marco Antonio Stephano

II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas – CFF

📆 Dia 11/11/2022

Horário: 10h30

Sala Paraná
Ao final da palestra, será sorteado aos presentes um exemplar da Edição Limitada e Numerada da Pharmacopeia do Estados Unidos do Brasil (versão fac-similar de 1926) e seus suplementos. Uma obra rara em edição de luxo para colecionadores