22 ago 2019

15.08.2019 – Retrospectiva – Solenidade de Posse: Novos Membros Acadêmicos Correspondentes Espanhóis: Profs. Drs. Antonio M. Rabasco Álvarez, Bartolomé Ribas Ozonas e Stella Moreno Grau

Galeria de Fotos – Fábio France

No dia 15 de Agosto de 2019, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, foi realizada a Solenidade de Posse de três novos membros Acadêmicos Correspondentes: Profs. Drs. Stella Moreno Grau; Antonio Maria Rabasco Alvarez e Bartolomé Ribas Ozonas.

O Acadêmico Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, Diretor Social da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, em nome de todos os membros da entidade, deu as  boas-vindas aos acadêmicos e convidados presentes a cerimônia de posse de 3 Membros Acadêmicos Correspondentes Estrangeiros, como parte integrante da solenidade comemorativa do 82º aniversário da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia.

Para dar início oficial a solenidade, o Acadêmico Presidente João Paulo Silva Vieira, Presidente da Academia foi convidado a compor e presidir a mesa diretora dos trabalhos.

A mesa de honra foi composta por: Prof. Dr. Leon Rabinovitch – Diretor Tesoureiro da ACFB/ANF,  Acácio Alves de Souza Lima Filho – 2º Vice Presidente, Lauro D. Moretto – 1º Vice Presidente e Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia.

Cumprindo a tradição, o Coronel João Paulo Silva Vieira – Presidente da ACFB/ANF proferiu a saudação inicial aos acadêmicos e convidados presentes a esta solenidade.

“A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil /Academia Nacional de Farmácia tem a honra de apresentar neste ensejo personalidades de destaque no universo científico ibero-americano a saber: Stella Moreno Grau, Antonio Maria Rabasco Álvarez, Bartolomé Ribas Ozonas que foram aprovados pelo Diretoria para serem incorporados como Membros Correspondentes Estrangeiros”.

 

O Acadêmico Acácio Alves de Souza Lima Filho foi convidado a apresentar a Profa. Dra. Stella Moreno Grau.

Stella Moreno Grau é licenciada e doutora em Farmácia pela Universidade de Valência. É Catedrática da Universidade da Área de Tecnologias do Meio Ambiente, no Departamento de Engenharia Química e Ambiental da Universidade Politécnica de Cartagena – Espanha. Iniciou atividade docente e de pesquisas em 1981 no Campus Universitário de Cartagena da Universidade de Murcia. Com a criação da Universidade Politécnica de Cartagena transferiu-se para esta nova instituição. Tem desenvolvido toda sua carreira profissional vinculada aos estudos universitários em Cartagena. Dentre outras atividades além das de docência,  pesquisas e de transferência de tecnologia, se destacam a de Coordenadora do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental e de Processos Químicos Industriais e o Programa Oficial de Pós Graduação Engenharia Ambiental e de Processos Químicos e Biotecnológicos, o quais foram distinguidos com a Menção de Qualidade pelo Ministério de Educação e Ciência desde 1995.

Stella Moreno Grau lidera o Grupo de Investigação Aero biologia e Toxicologia Ambiental, cujas linhas estão relacionadas com aspectos ambientais, desde os métodos brandos de purificação de águas residuais aos estudos do aerossol atmosférico, tanto biótico como abiótico quanto aos oxidantes fotoquímicos. É coordenadora da Rede Aero biológica da Região de Murcia e Presidente da Associação Espanhola de Aero biologia. Como consequência de todas estas atividades Stella Moreno Grau tem dirigido numerosos trabalhos, orientado 14 teses de doutoramento, publicado mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais, apresentado mais de uma centena de palestras ou comunicações em Congressos, participado em 23 projetos de pesquisas subvencionadas e em numerosos contratos com empresas e instituições.

Recentemente seu grupo de pesquisas está iniciando um projeto financiado pelo Ministério de Ciência, Inovação e Universidades, em colaboração com a Universidade de Castilha – La Mancha com o objetivo de avaliar situações meteorológicas de singular importância para a composição aera biológica da atmosfera e projeções em cenários de mudança climática. Stella Moreno Grau é acadêmica numerária da Academia de Ciências Veterinárias da Região de Murcia e Diretora Tesoureira e Acadêmica numerária da Academia de Farmácia de Santa Maria de Espanha da Região de Murcia.

O Acadêmico Prof. Dr. Leon Rabinovitch foi convidado a apresentar o Prof. Dr. Antonio Maria Rabasco Álvarez.

Antonio Maria Rabasco Álvarez é licenciado e doutor em Farmácia pela Universidade de Sevilha – Espanha. É diplomado em Bioestatística pela Universidade Autônoma de Barcelona e em Controle de Qualidade pela Universidade Politécnica de Madri. É especialista em Farmácia Industrial e Galênica, em Análise e Controle de Medicamentos e Drogas pelo Ministério de Educação, Cultura e Desportes. O Professor Rabasco é responsável do Grupo de Pesquisas Sistemas de Liberação Controlada de Medicamentos. Tem prestado colaboração em numerosos trabalhos de pesquisas com universidades europeias e americanas. É coordenador de dois projetos Alfa, investigador principal em ações integradas Hispano-Italianas e investigador Hispano-Portuguesas. É Presidente da Sociedade Hispano-Lusa de Medicamentos de Liberação Controlada.

As linhas de investigações prioritárias do Professor Rabasco são: concepção e desenvolvimento de novos sistemas de administração de fármacos por distintas vias. Tem dirigido ou participado em diferentes projetos de pesquisas de caráter competitivo e de colaboração com empresas farmacêuticas. Em suas atividades, o Professor Rabasco foi Diretor do Departamento de Farmácia Galênica e do Departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica, ambos na Universidade de Sevilha. Foi responsável do Programa de Doutorado com Menção de Qualidade “Farmácia, Ciências do Medicamento e Atenção Farmacêutica” da Universidade de Sevilha. Foi coordenador Master Oficial com Menção de Qualidade “Ciência, Tecnologia e Uso Racional de Medicamento” e do Master Oficial “Ciência e Tecnologia Farmacêuticas e Uso Racional de Medicamento”, ambos oferecidos pela Universidade de Sevilha. Orientou 31 teses de doutoramento. O Professor Rabasco é autor de mais de 200 artigos e capítulos de livros, dos quais mais de 125 indexados em JCR. É autor de 3 patentes relacionadas com medicamentos. Apresentou mais de 240 comunicações e palestras em Congressos e ministrou cursos monográficos de doutorado em várias universidades europeias, na Espanha e Argentina. É Editor Acadêmico de 4 revistas e árbitro de outras. É Membro de organizações científicas e profissionais, nacionais e internacionais. Vogal de docência, pesquisas e indústria do Colégio de Farmacêuticos de Sevilha. Vogal de Indústria do Conselho Andaluz de Conselhos Farmacêuticos. É professor e conferencista convidado em Castellón, Cáceres, Sevilha, Jerez, Gijón, Barcelona, Zaragoza, Palma de Maiorca, Alicante, Bolonha (Itália), Havana (Cuba), Santiago, Valladolid, Acapulco (México), Toledo, Firenze (Itália) , Madri, Granada, Lisboa (Portugal), Vitoria, Murcia, Pamplona, Vigo, Lagos de Moreno (México), Córdoba (Argentina), Rosário (Argentina), Badajoz, Montevidéu (Uruguai), São Paulo (Brasil), Assunção (Paraguai), San Luis (Argentina), Campeche (México), dentre outras.

O Professor Rabasco é avaliador-especialista da Comissão Europeia e de Agencias nacionais de Espanha, Itália, Argentina, bem como de outras autonômicas (Castilha e León, Andaluzia, País Basco). Atualmente é Diretor da Cátedra Avenzoar da Universidade de Sevilha, Vice-Presidente de Farmacêuticos sem fronteiras de Espanha, Vogal de Docência da Sociedade Espanhola de Farmácia Industrial e Galênica. É Membro de Honra da Sociedade Química Cubana, Acadêmico Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia, da Real Academia de Farmácia da Catalunha e da Academia de Farmácia e Bioquímica da Argentina. É Acadêmico numerário da Academia Iberoamericana de Farmácia e Secretário do Conselho Acadêmico da instituição.

Dando sequência as Posses, o Acadêmico Lauro D. Moretto apresentou o Prof. Dr. Bartolomé Ribas Ozonas.

O Dr. Bartolomé Ribas Ozonas é nascido em Palma de Maiorca (Ilhas Baleares). É formado em Farmácia, tendo recebido o Prêmio Extraordinário do doutorado da Faculdade  de Farmácia de Madri. Foi investigador Científico do Conselho Superior de Investigações Científicas até 1990 e seguidamente ganhou o posto de Chefe da Área de Toxicologia no Instituto de Saúde Carlos III do Ministério da Saúde. Foi o responsável pela criação do curso de doutorado “Neuroquímica” nas  Faculdades de Farmácia e Medicina da Universidade Complutense de Madri e “Bioquímica Toxicológica”, na Faculdade de Farmácia. Professor Associado de Medicina Física e Reabilitação na Faculdade de Medicina, Professor de cursos de doutorado no Instituto de Espanha e Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madri.

Dr. Bartolomé Ribas é Especialista da União Europeia (E-44.386-N), ex-Investigador da instituição Humboldt da Alemanha e do Comissariado de Energia Atômica da França. Foi investiador principal de números projetos de investigações nacionais e internacionais, inclusive do Ministério de Assuntos Exteriores, CSIC-CNPq do Brasil, OMS e da Comunidade Europeia. Em suas atividades Dr. Bartolomé Ribas é membro tribunal da União Europeia para o uso de grandes instalações, no Hahn Meitner Instituto de Berlim. Conferencista em diversos Centros de Pesquisas, CNRS de Estrasburgo, INSA de Lyon, Pharmakologisches Institut de Munique, Instituto de Biociências de Botucatú,  Instituto de Ensino Toledo de Baurú, Faculdade de Farmácia de Araraquara, São Paulo, Brasil; bem como em numerosas Universidades nacionais e estrangeiras (Paris, Estrasburgo, Munique, Sociedade de Ciências Médicas de Taiwan e outras cidades na Europa. Foi Professor visitante na Universidade de Connecticut nos Estados Unidos da América do Norte. Em suas atividades associativas foi Vocal, Tesoureiro e Delegado da Sociedade Espanhola de Ciências Fisiológicas na Fundação da Sociedade Fisiológica Europeia, na Alemanha. Delegado do Instituto de Saúde Carlos III e Ministério da Saúde da Espanha na OMS, OCDE e como médico especialista e farmacêutico em Toxicologia para a União Europeia na “Prevenção e tratamento das intoxicações agudas em humanos”.

Dr. Bartolomé Ribas Ozonas publicou mais de 200 trabalhos e participou de mais de 80 congressos científicos. Recebeu o Premio do Laboratórios Leo da Dinamarca de o Segundo Premio Mateo Orfila, da Espanha. É Membro de 3 Academias da Espanha, da Academia de Ciências Farmacêuticos do Perú, da Academia de Farmácia e Bioquimica da Argentina, da Balkan Academia da Bulgária e das Ciências Ambientais da Russia. É Secretário Geral da Real Academia Nacional de Farmácia da Espanha.

Foram convidados para a outorga das medalhas e dos diplomas aos novos Membros Correspondentes Estrangeiros.o Presidente João Paulo Silva Vieira, os Acadêmicos Acácio Alves de Souza Lima Filho, Leon Rabinovitch e Lauro D. Moretto.

É com grande satisfação e honra que a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, com nome histórico Academia Nacional de Farmácia, acolheu os Novos Membro Correspondentes Estrangeiros.

Estiveram presente prestigiando aa Solenidade os Acadêmicos Profs. Drs.: Acácio Alves Souza Lima Filho, Adriana Raffin Pohlmann, Celso Figueiredo Bittencourt, Eduardo Chaves Leal, Evandro de Araújo Silva, Gerson Antônio Pianetti, João Paulo Silva Vieira, José Stori, Jurandir Auad Beltrão, Lauro Domingos Moretto, Leoberto Costa Tavares, Leon Rabinovitch, Leonardo de Souza Teixeira, Marco Antonio Stephano, Nilce Cardoso Barbosa, Sílvia Storpirtis, Tarcísio José Palhano e Wellington Barros da Silva.

Após a Solenidade foi realizado o jantar de confraternização.

Download