18 set 2019

25/09/2019 – Talk SCIENCE – II SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO ANALÍTICA – Analitica Latin America é um dos principais eventos da indústria química analítica.

25/09/2019 – II SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO ANALÍTICA

O evento ocorrerá no segundo dia da Analitica Latin America, um dos principais eventos da indústria química analítica. Com mais de 500 marcas expositoras e mais de 7.500 visitantes altamente qualificados, o evento é uma importante plataforma para geração de negócios e fonte de conteúdos do setor.

Clique aqui: Faça sua inscrição antecipada para a Analitica Latin America! É rápido, gratuito e facilita a sua entrada na feira.

Analítica – Programação Completa_Talk-Science-2019

Parceria – ACFB/ANF & ANALÍTICA NM

São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5

OBJETIVOS:

O Simpósio tem por objetivos:
• analisar o estágio atual do processo evolutivo das metodologias analíticas nas áreas do conhecimento que incluem: fármacos, medicamentos, pesquisas clínicas, farmacológicas e toxicológicas, cosméticos, alimentos e produtos para a saúde em geral;
• expor as principais inovações e princípios inovadores bem sucedidos no desenvolvimento de projetos de pesquisas;
• demonstrar os mais recentes recursos das ciências e tecnologia para suporte a projetos de pesquisas;
• disponibilizar informações sobre legislação e incentivos às pesquisas no campo das análises de controle.

A QUEM SE DESTINA:

Dirigentes e profissionais que atuam em:
• áreas de controle de qualidade, laboratórios de pesquisas analíticas, bem como de desenvolvimento tecnológico e clínico de fármacos, medicamentos e produtos para a saúde;
• áreas de desenvolvimento de equipamentos e acessórios para instrumentos e aparelhos de controle analítico;
• órgãos e instituições de incentivo e apoio às pesquisas de desenvolvimento de produtos e serviços no campo da saúde.

PROGRAMA/MINISTRANTES:

15h00 – 15h30 – ENSAIOS ANALÍTICOS PRÉVIOS AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE MEDICAMENTOS. 

Ministrante: Humberto Ferraz – FCFUSP – Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1997) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: comprimidos, dissolução, pré-formulação, formulação, formas farmacêuticas sólidas e perfil de dissolução.

15h35 – 16h05 – DETECTING EXTRACTABLES AND LEACHABLES: USING THE RIGHT TESTS

Ministrante: Amadeu Hoshi Iglesias – Doutorado em Química pela UNICAMP/LNLS, com foco na utilização de Espectrometria de Massas do tipo (Q-Tof) para análise de interações proteína-proteína. Após esse período, passou a trabalhar como Especialista em Aplicações de Espectrometria de Massas voltado a análises de moléculas pequenas/biomoléculas utilizando HPLC, UPLC e MS do tipo Triplo Quadrupolo e Q-Tof. Em Maio de 2014, juntamente com mais 2 sócios, fundou a Apex Science, uma empresa dedicada à pesquisa e desenvolvimento utilizando as técnicas de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massas

Ministrante: Gabriela Fernandes – ThermoFisher Scientific / Apex Science – “Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é Especialista de Produtos e Aplicações na empresa Thermo Fisher Scientific para a linha de produtos de Espectroscopia Atômica e Análise Elementar. Atua há mais de 11 anos na área de instrumentação analítica.”

16h10 – 16h40 – CONTROLE DE QUALIDADE DE RADIO FÁRMACOS: ESPECIFICIDADE E DESAFIOS
Ministrante: Elaine Bortoleti de Araújo – IPEN – É farmacêutica bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (FCF-USP); fez mestrado e doutorado na área de Radiofarmácia no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN), unidade de pós graduação da Universidade de São Paulo; é professora e orientadora do programa de pós graduação acadêmico do IPEN-USP e professora e orientadora do Programa de mestrado profissional do IPEN na área de Radiofarmácia. Atualmente é Gerente de Garantia da Qualidade e farmacêutica técnica responsável pela produção de radiofármacos do Centro de Radiofarmácia do IPEN.

16h45 – 17h15 – MÉTODOS ECOLÓGICOS DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA POSTERIOR DETERMINAÇÃO DE IMPUREZAS INORGÂNICAS EM PRODUTOS FARMACÊUTICOS.
Ministrante: Érico M. M. Flores – Universidade Federal de Santa Maria – RS

É professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Foi Diretor Científico da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul) e Diretor da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química. É o atual Vice-Presidente da Divisão de Química Analítica da IUPAC, membro titular do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira/ANVISA e Diretor da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM. Possui experiência na área de Química Analítica (controle de qualidade de produtos farmacêuticos, alimentos, materiais de alta pureza, impurezas elementares) e em Química de Processos (aplicação de microondas e ultra-som para o preparo de amostras e intensificação de processos industriais). Possui diversos capítulos de livros, um livro publicado pela Elsevier, diversas patentes de inovação tecnológica com produto comercializado em mais de 20 países, possui mais de 300 artigos publicados e mais de 5600 citações com índice H = 37.

17h20 – 17h55 – Ferramentas Analíticas do Desenvolvimento de Sistemas Nano-Estruturados
Ministrante:  – Gabriel Barros- Faculdade de Ciências Farmacêuticas/Universidade de São Paulo

É Farmacêutico-Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Fármaco e Medicamentos pela mesma instituição e Pós-doutorado no Department of Industrial and Physical Pharmacy da Purdue University (Indiana, Estados Unidos) financiado pela FAPESP. Trabalhou por mais de 10 anos em Pesquisa Desenvolvimento e Inovações de medicamentos em indústrias Farmacêuticas: Biolab Sanus Farmacêutica LTDA e Libbs Farmacêutica LTDA. Pessoalmente atuou em diversos projetos desde o estágio de bancada, passando pela produção de lotes pilotos, submissão regulatória e a implementação em escala industrial (lançamento do produto). Desde 2013 é Professor Doutor do Departamento de Farmácia da FCF-USP e ministra a disciplina de Tecnologia Farmacêutica, além de orientador do Programa de Pós-graduação em Fármaco e Medicamentos. Possui diversos pedidos de patentes depositados e publicações em periódicos de internacionais alto impacto. É membro da comissão de relações internacionais da FCF-USP. Na pesquisa dedica-se a melhorar e acelerar o desenvolvimento de medicamentos por meio de técnicas analíticas avançadas no estudo do estado sólido e novas estratégias de formulação para acelerar a pesquisa translacional.