15 fev 2021

15.02.21 – Nota – É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Antônio Basílio Pereira (UFMG)

Prof. Dr. Antônio Basílio Pereira (UFMG)

17 de Janeiro de 1935 14 de Fevereiro de 2021

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Antônio Basílio Pereira, ocorrido neste último domingo, dia 14 de fevereiro de 2021.

A ACFB/ANF  presta solidariedade e registra as condolências aos amigos e familiares do Prof. Basílio por esta irreparável perda, que Deus conforte o coração de todos.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, em Belo Horizonte, no dia 23 de Agosto de 2016, teve  a honra de homenagear o Dr. Basílio com a outorga da Láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”.

Na foto: Acad. Dr. Lauro Moretto, Prof. Dr. Basílio, Acad. Suzuki e Acad. Dr. Pianetti

ANTÔNIO BASÍLIO PEREIRA foi um ícone para a profissão farmacêutica em Minas Gerais. De origem modesta, formou-se na UFMG em 1964 sustentando-se por meio de aulas de reforço de química, que era o seu forte e que o levou a escolher a profissão farmacêutica, para alunos de colégios que ficavam próximos a Faculdade.

Destacou-se entre seus pares por ter integrado o Diretório Acadêmico da Unidade além de representar os discente nos colegiados superiores da Faculdade. Em 1962 assumiu a Coordenação do Departamento Social do Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE UFMG) sendo responsável pela organização de grandes bailes e horas dançantes nos fins de semana, na Sede Social, na Rua Gonçalves Dias.

Com a Revolução de 1964 todas as atividades foram suspensas, mas como estavam programadas muitas recepções de casamento na Sede Social do DCE o professor Basílio foi convocado para comparecer no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) –terror da época – onde recebeu ordens para abrir a Sede Social do DCE e prepará-la para as recepções de casamento. Cumpriu essa ordem por dois anos, até reorganização da direção do DCE. Vários integrantes da Direção do DCE desapareceram e nunca mais se teve notícias deles.

Recebeu convite do Professor Raimundo Rios para ministrar aulas, na parte da manhã, no Centro Federal Técnico de Minas Gerais, o CEFETE e atuando como Chefe do Serviço de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia na parte da tarde. Foi nessa época que o CRF-MG conseguiu regularizar a situação de 97% das farmácias, drogarias e postos de saúde até então ilegais. Em 1965 prestou concurso para uma das três vagas de Tenente Farmacêutico da Polícia Militar de Minas Gerais tendo sido aprovado e lá permaneceu por mais de trinta anos. No ano seguinte se submeteu a um concurso para Professor Assistente da cadeira de Química Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG onde se encontra até o presente momento completando assim cinquenta anos de total dedicação ao ensino farmacêutico e deixou o Conselho Regional de Farmácia.

Com reconhecido sacrifício, realizou mestrado no Instituto de Ciências Exatas da UFMG onde defendeu sua dissertação em 1984 sendo elevado à Classe de Professor Adjunto 1 na qual se aposentou no nível 4 em 2006. Desde então passou a atuar como Professor Colaborador. Sempre envolvido com as disciplinas voltadas para a formação farmacêutica: Química Farmacêutica; Controle de matéria prima de medicamentos; Análises Farmacopeicas; Nutrição enteral e parenteral tem uma invejável memória reconhecendo seus ex-alunos quer pelos nomes ou por suas origens.

Um gentleman com reconhecido bordão “VOCÊ CONTINUA UM SUCESSO”. Trabalhando no Hospital da Polícia Militar, a partir de fevereiro de 1966, teve a oportunidade de oferecer inúmeros estágios em Farmácia Hospitalar e conseguiu organizar estágios no Hospital Socor; no Hospital Odilon Bherens; no Hospital Vera Cruz; no Hospital Samaritano; na Clinica Odete Valadares, no Hospital Infantil São Camilo e em hospitais da FEMIG. Com o seu trabalho e de sua colega, a Professora Zildete Pereira de Souza, avançou-se muito na organização dos serviços farmacêuticos tanto na Polícia Militar como no Hospital das Clínicas da UFMG com enorme ganho para os alunos dos cursos de Farmácia. Foi reconhecido como um dos pilares da implantação de Farmácia Hospitalar em Minas Gerais cuja atividade teve tanto HOMENAGEADOS MINAS GERAIS 13 destaques que se tornou uma Ênfase no Curso de Farmácia da UFMG com respeitada busca pelos alunos da graduação.

Em junho de 1995, em parceria com o Professor José Alves Dupim, passou a organizar aquela que é hoje reconhecidamente, sua maior contribuição para a formação farmacêutica: o INTERNATO RURAL. Esse importante projeto foi iniciado com a participação de doze municípios chegando em 2012, a trezentos municípios nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas. Foram mais de oitocentos alunos que passaram pelo Internato Rural do curso de Farmácia da UFMG e vários deles hoje são profissionais conceituados na atividade farmacêutica no SUS Municipal e no Programa Saúde da Família, especialmente em Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

É dele a autoria das atuais diretivas para os alunos elaborarem suas dissertações ou teses dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Farmácia da UFMG. Foi o coordenador do Comitê Técnico Temático da Farmacopeia Brasileira que atua na harmonização de textos e na identidade visual da publicação.

Descanse em Paz!

Diretoria – Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Registro de Informações – Arquivo ACFB/ANF

Download