03 abr 2019

03.04.19 – Mesa Redonda – Rio de Janeiro – ABORDAGENS TERAPÊUTICAS DA MALÁRIA

 

Foi realizado no dia 03 de Abril, em Benfica, no Rio de Janeiro, no auditório do Hospital Central do Exército, a Mesa Redonda: Abordagem Terapêutica da Malária, a qual cumpriu com o objetivo de expor e debater assuntos relacionados com a malária que incluem a evolução da terapia, os aspectos de segurança e eficácia, bem como, perspectivas de novos fármacos relacionados com a malária cerebral e sequelas cognitivas.

Este encontro de especialistas contou com a participação mais de 50 Profissionais, dirigentes e colaboradores de órgãos do governo e universidades, de empresas indústrias farmacêuticas, farmoquímicas e envolvidos nas atividades de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, estudos farmacológicos e clínicos.

A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário.O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água. A malária não é uma doença contagiosa, mas tem que estudada e pesquisada amplamente por pesquisadores especialistas do Setor.

O evento foi Moderado pelo Dr. Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, seguido das palestras: Tratamento de vivax, uma perspectiva histórica e panorama atual – Ministrante: Dr. André Daher, Atenção farmacêutica e farmacovigilância no manejo dos casos de malária Ministrante: Dra. Renata Saraiva Pedro e Buscas por novas terapias adjuvantes para malária cerebral e suas sequelas cognitivas – Ministrante: Dr. Hugo Castro Faria Neto.

Estiveram presentes da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, o Presidente Prof. Dr. João Paulo Silva Vieira, Prof. Dr. Leon Rabinovitch (Tesoureiro, pesquisador da FioCruz), Prof. Dr. Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral e Diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ), Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito da ACFB/ANF.

Prestigiaram o evento o Diretor do Hospital Central do Exército, o General de Brigada JOSÉ OITICICA MOREIRA, entre outros membros da corportação.

Na foto: “Doutor Leon Rabinovitch, Doutor João Paulo S. Vieira, General José Oiticica Moreira(Diretor do HCE), Doutor Lauro D. Moretto e Doutor Eduardo Chaves Leal”. Na segunda fotografia, sentados: “Doutor Hugo Castro Faria Neto, Doutor André Daher, Doutor Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Doutor João Paulo S. Vieira e Doutora Renata Saraiva Pedro”.

Agradecemos a todos aos participantes, ao Hospital Central do Exército, Instituto Oswaldo Cruz, co-organizadores, apoiadores e mantenedores da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmacêutica.

 

Download