Eixo Temático Educação em Ciências Farmacêuticas apresenta o webinar A Inteligência Artificial na Formação Farmacêutica: da Academia à Prática Clínica.
A Inteligência Artificial está redefinindo a formação farmacêutica e criando novas oportunidades na prática clínica. Neste webinar, Dra. Daniela Cristina Faccio, farmacologista clínica e especialista em IA na saúde, abordará como as tecnologias de inteligência artificial podem apoiar o ensino, otimizar decisões clínicas e preparar profissionais para os desafios e inovações da saúde digital.
Dia 08.06.2026 das 18h00 às 19h30 (horário de Brasília) pela plataforma zoom.
Título: A Inteligência Artificial na Formação Farmacêutica: da Academia à Prática Clínica.
Palestrante: Daniela Cristina Faccio, farmacologista clínica e especialista em IA na saúde.
Moderadora:Acad. Silvia Storpirtis, Acadêmica Titular da Cadeira nº 11 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Farmacêuticas (Fipfarma).

Daniela Cristina Faccio
Farmacêutica Bioquímica, especialista em Farmacologia Clínica, com formação complementar em Inteligência Artificial e Machine Learning.
Atua no Instituto de Inteligência Artificial na Saúde- NoHarm, onde coordena projetos de tecnologia aplicados à Atenção Primária à Saúde no SUS, contribuindo para o desenvolvimento de softwares voltados à tomada de decisão clínica baseada em inteligência artificial. Possui experiência em gestão e inovação em saúde, tendo atuado como Coordenadora Nacional de Boas Práticas Farmacêuticas em Oncologia no Grupo Oncoclínicas e Coordenadora de Gestão de Saúde e Telemonitoramento na CarePlus/Bupa. Também conta com experiência internacional como Pharmacy Assistant na Austrália.
Sua trajetória inclui atuação em Gestão de Sinistros, Análises Clínicas hospitalares e ambulatoriais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Foi membro do Comitê de Tecnologias na Área Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) 2024/2025. É coautora do livro O que a Vida Ensina, Compartilhe e da obra bilíngue Devocional Mulheres de Impacto. Atualmente dedica-se à integração entre saúde, tecnologia e inovação, com foco na melhoria da qualidade do cuidado e no fortalecimento dos sistemas de saúde.

Acad. Sílvia Storpirtis
Acadêmica Titular da Cadeira nº 11 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e Presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Farmacêuticas (Fipfarma).
Farmacêutica-bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Fármaco-Medicamentos da FCF-USP. Presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Farmacêuticas (Fipfarma). Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC – 2022 a 2024 e 2024 a 2026). Professora associada aposentada do Departamento de Farmácia da FCF-USP. Docente, pesquisadora, gestora e extensionista neste departamento entre 1988 e 2019. Coordenadora Docente da Farmácia Universitária da USP (FARMUSP) de 2008 a 2019. Diretora da Divisão de Farmácia e Laboratório Clínico do Hospital Universitário da USP (HU-USP) entre 1992 e 2010. Coordenadora nacional do projeto “Implantação da rede de apoio à Assistência Farmacêutica do SUS: expansão do cuidado farmacêutico e do uso racional de medicamentos” do DAF-MS entre 2017 e 2018. Coordenadora do Curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar promovido pela FCF-USP e HU-USP de 1993 a 2010.
Áreas de interesse: Biofarmacotécnica, Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico.
…









