09.09.2019 – Prof. Dr. Akira Homma, Assessor Científico Sênior de Bio-Manguinhos, é homenageado com a outorga da Medalha de Mérito em Ciências Farmacêuticas
Nesta data, o Prof. Dr. Akira Homma, recebeu a Medalha do Mérito em Ciências Farmacêuticas, concebida pela ACFB/ANF às personalidades de destaque do setor da saúde. A outorga foi realizada na Sede da Bio-Manguinhos, no Centro Tecnológico de Vacinas (CTV), Rio de Janeiro.
A honraria faz parte da Solenidade Comemorativa de 82º Aniversário da ACFB/ANF, realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 16 de Agosto de 2019, e por motivos de força maior o Dr. Akira Homma não pode estar presente à cerimônia.
A homenagem foi entregue hoje pelos Acadêmicos Profs. Drs. Eduardo Chaves Leal (Secretário Geral), João Paulo S. Vieira (1º Secretário) e Leon Rabinovitch (Tesoureiro Geral).
O Prof. Dr. Akira Homma é Doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, graduado em Medicina Veterinária (UFF); e em Administração de Empresas pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento de Executivos; pós-graduação em virologia pela Baylor College of Medicine – Houston, Texas . É membro dos Comitês Técnicos do Programa de Imunizações da OPAS/OMS , do PNI e membro do Comitê Executivo do DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network). Ex- membro do Conselho Executivo da Global Alliance for Vaccines and Immunization (GAVI) e é colaborador da OMS. Iniciou sua carreira na FIOCRUZ em 1968, na Escola Nacional de Saúde Pública; de 1974 a 1976,foi chefe de produção do vírus da febre aftosa da Bayer, em Leverkusen; de 1976 a 1989, como diretor de Bio-Manguinhos, organizou, estruturou e dinamizou o instituto. Em 1989-1990, foi presidente da Fiocruz. Em 1990-1991, foi coordenador do Programa de Auto-Suficiência Nacional de Imunobiológicos. De 1991 a 1997, atuou como assessor Regional de Vacinas para região das Américas pela OPAS. De 1997 a 2000, foi vice-presidente de Tecnologia da Fiocruz. Em 2000, foi eleito diretor de Bio e em 2005 foi reeleito, cumprindo seu mandato até maio de 2009. Presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, onde permaneceu até 2015. Atualmente é Vice-Presidente de Biotecnologia da ABIFINA e assessor cientifico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Publicou mais de 60 trabalhos científicos em revistas indexadas.
A Diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia parabeniza o Prof. Dr. Akira Homma e congratula-se pelo reconhecido mérito.