17 maio 2019

Retrospectiva – 17.05.2019 – 19h30 – Câmara Municipal de SP – Outorga de Título Cidadão Paulistano – Prof. Dr. Lauro D. Moretto

Clique aqui Acesse a GALERIA DE FOTOS – Fotos Fábio Franci

Acesse – Midia – Câmara Municipal de São Paulo

Homenagem da ABCFarma ao Dr. Lauro D. Moretto

No dia 17 de maio de 2019, foi uma sexta-feira especial, data em que foi realizada a emocionante Outorga de Título Cidadão Paulistano – Prof. Dr. Lauro D. Moretto na Câmara Municipal de São Paulo, no Salão Nobre.

O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Eduardo Tuma, efetivou o convite o qual foi proposto pela iniciativa do Vereador Toninho Paiva.

O Prof. Dr. LAURO DOMINGOS MORETTO, é natural da cidade paulista de Bariri, nascido em 16 de outubro de 1938, filho de Gioachino Domenico Moretto (Joaquim Domingos Moretto), italiano da cidade de Roncade, Província de Treviso e Pierina Cincotto, filha de italianos nascida na cidade Itapuí, São Paulo. É matrimoniado com a Professora Marilena Ribas Moretto, de cuja harmoniosa união surgiram os filhos Reinaldo e Regina. Foi em sua cidade natal que realizou os estudos primário e ginasial, sempre em escolas públicas, sobressaindo-se como um aluno de vivaz inteligência. O Professor Moretto é detentor dos títulos de Mestrado em Tecnologia BioQuímicofarmacêutica e de Doutorado em Ciências dos Alimentos, ambos, obtidos pela Universidade de São Paulo (USP). Clique aqui e conheça a trajetória e homenagens do Prof. Dr. Lauro D. Moretto.

A Solenidade reuniu mais de cem convidados,  familiares, amigos pessoais e profissionais, os quais tiveram a oportunidade de congratular-se com o Homenageado da Noite! O mais novo “CIDADÃO PAULISTANO”. 

A mesa de Honra foi formada pela Prof. Dra. Primavera Borelli, Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia-SP, Dr. Marcos Machado, pela  Vereadora Edir Sales, no centro o Homenageado Prof. Dr. Lauro Morettto, e o Vereador Toninho Paiva,  que presidiu a sessão, ao lado direito o Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Coronel João Paulo Silva Vieira, Dr. Pedro Zidoi Sdoia, Presidente da  Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico e Dra. Rosana Mastellaro – Diretora de Assuntos Regulatório do Sindusfarma, representando o Presidente Executivo Dr. Nelson Mussolini.

Após a composição da mesa, a Guarda Municipal de São Paulo tocou o Hino Nacional em abertura da Sessão Solene.

O Mestre de Cerimônia, Senhor Claudio Alba, apresentou a biografia do Dr. Moretto  e as diversas homenagens durante o evento, foi projetada uma retrospectiva de fotos desde a infância aos dias atuais, principais conquistas, momentos especiais, e também depoimentos de amigos e profissionais nacionais e internacionais, o qual deixou-o o muitíssimo emocionado.

Dando sequência na Outorga o Vereador Toninho Paiva entrega o TITULO DE CIDADÃO PAULISTANO ao Dr. Lauro Moretto, o qual fica registrado no Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo

Prof. Dr. Lauro D. Moretto, emocionado pronunciou seu discurso: ….”O dia-a-dia nos reserva, com alguma frequência, surpresas inusitadas. Certo dia, estando em meu escritório, recebi um telefonema de Pedro Zidói. Demonstrando certa ansiedade, logo após os cumprimentos de praxe, me informou que tinha enviado um ofício ao Vereador Toninho Paiva, propondo que elaborasse um Projeto de Lei para me conceder o título de Cidadão Paulistano…..  A minha vida profissional, em quase 60 anos na área farmacêutica e quase 65 anos de trabalho em São Paulo, tanto na universidade quanto no setor industrial farmacêutico, foi rica de oportunidades e de realizações. Tudo isso foi possível pelo apoio e confiança recebida de dirigentes que me delegaram responsabilidades e de colaboradores que se envolveram comigo em projetos inovadores”. DISCURSO NA ÍNTEGRA – LM

 

Após a Sessão Solene os convidados, amigos e familiares participaram de um coquetel de Confraternização.

 

DECRETO LEGISLATIVO Nº 75 DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018
(PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 56/18)
(VEREADOR TONINHO PAIVA – PR)