
I Encontro dos Amigos do Espaço Memória das Ciências Farmacêuticas no Brasil reúne especialistas e líderes da indústria farmacêutica
No dia 19 de novembro de 2025, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, em parceria com a Unifar – União Farmacêutica, promoveu o I Encontro dos Amigos do Espaço Memória das Ciências Farmacêuticas no Brasil, evento que reuniu representantes da indústria farmacêutica e acadêmicos para uma programação rica em conhecimento e networking.
A palestra foi ministrada pelo Dr. Fernando H. Ferrer, abordando o tema central do encontro: a humanização do planejamento estratégico em organizações. Durante sua apresentação, Dr. Ferrer destacou como a integração de conceitos psicológicos às práticas organizacionais pode transformar o planejamento estratégico em um processo eficaz, claro e centrado nas pessoas. Entre os pontos abordados, destacaram-se:
- Estabelecimento de ordem: organização das complexidades em caminhos claros e estruturados.
- Promoção do pensamento crítico e da colaboração: incentivo à inovação e ao trabalho em equipe.
- Revelação de aspectos ocultos ou negligenciados: identificação de oportunidades inexploradas e potenciais riscos.
- Alocação eficaz de recursos: execução estratégica que maximiza recursos e evita desperdícios.
- Atitude positiva frente à mudança: adaptação ágil a novas ideias e contextos.
- Melhoria da capacidade de resposta em situações de incerteza: ação proativa e decisões precisas em ambientes regulares ou ambíguos.

O encontro foi organizado pelos curadores do Espaço Memória das Ciências Farmacêuticas no Brasil: Acácio Lima, Antonio Batistuzzo e Pedro de Oliveira.

Dr. Lauro Moretto, Presidente Emérito da Academia, que recebeu um exemplar do livro Strategy and Planning Fundamentals: Empowering You.
O evento foi um marco para fortalecer a interação entre profissionais, acadêmicos e líderes do setor farmacêutico, reforçando o compromisso da Academia em valorizar a memória e a evolução das Ciências Farmacêuticas no Brasil.
