
Dra. Ingrid Dragan Taricano é incorporada como Titular da Cadeira nº 114 em solenidade realizada em 14 de março de 2025.
O Espaço Memoria das Ciências Farmacêuticas do Brasil foi cenário impar para a Sessão Solene de Incorporação da novel Acadêmica Titular Ingrid Dragan Taricano no dia 14 de março de 2025 com a presença de 60 convidados.
A Dra. Ingrid Dragan Taricano foi conduzida ao auditório, em um ato solene, pelo Acadêmico Titular Marcelo Morales, que representava o Senador Astronauta Marcos Pontes e o Senado Federal durante esta sessão solene.
Acadêmico Titular Marcelo Morales conduz a futura Acadêmica Ingrid Dragan Taricano
Sob a condução do cerimonial feita pelo Acadêmico Marco Antonio Stephano, a Sessão Solene foi oficialmente aberta pelo Secretário Geral, Acadêmico Walker Lahmann, que representou o Acadêmico Presidente Dante Alario Junior. Em seu discurso, o Acadêmico Walker Lahmann destacou a importância da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e enalteceu o valor dos Acadêmicos Titulares, Eméritos, Honorários e Correspondentes, ressaltando seu impacto e relevância na sociedade.
Acadêmico Marco Antonio Stephano, Mestre de Cerimônias da Solenidade.
Secretário Geral, Acadêmico Walker Lahmann, na abertura da sessão solene.
A Oradora Acadêmica Titular Nilce Barbosa apresentou Dra. Ingrid Dragan Taricano ao sodalício em seu discurso de saudação que destacou a trajetória pessoal e profissional da homenageada da noite.
Oradora Acadêmica Titular Nilce Barbosa
Em seu discurso, a Acadêmica Ingrid Dragan Taricano exaltou com muita emoção o Patrono de sua Cadeira, Antonio Sérgio da Silva Arouca, Presidente Emérito da Fiocruz e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), criador do Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos principais defensores da pesquisa científica no Brasil.
Uma das contribuições mais notáveis do Prof. Sérgio Arouca foi a criação da Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, conhecida como Lei Arouca. Essa legislação regulamentou o uso de animais em pesquisas científicas e experimentação, estabelecendo normas éticas e criando o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). A Lei Arouca foi essencial para garantir o equilíbrio entre a necessidade de avanços científicos e o respeito ao bem-estar animal, colocando o Brasil em conformidade com padrões internacionais na área.
Acadêmica Ingrid Dragan Taricano
Titular Cadeira nº 114 – Seção Ciências Naturais – Patrono Antônio Sérgio da Silva Arouca
Discurso de Saudação
Discurso de Posse 14.03.2025 Discurso de posse Ingrid DRAGAN Taricano
Juramento da Dra. Ingrid Dragan Taricano (imagem da esquerda para direita: Presidente Emérito Acácio Alves de Lima Filho, Dra. Ingrid Dragan Taricano e o Acadêmico Titular Marco Antonio Stephano).
Entrega da titulação
Foto da Posse (imagem das esquerda para direita: Acadêmico Titular e Secretário Geral Walker Lahmann, Presidente Emérito Acácio Alves de S. Lima Filho, Acadêmica Titular Ingrid Dragan Taricano, Presidente Emérito Lauro Moretto e o Acadêmico Titular Marcelo Morales)
Discurso de Posse da Acadêmica Ingrid Dragan Taricano