Jaqueline Cibene Moreira Borges é incorporada como Membro Associado da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil
Nova Associada da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil
No dia 24 de julho de 2024, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil realizou um Ato de Admissão na modalidade telemática para dar as boas-vindas a nova associada Jaqueline Cibene Moreira Borges. A cerimônia, conduzida virtualmente, marcou a incorporação de Jaqueline Cibene Moreira Borges à prestigiosa instituição, reforçando seu compromisso com o avanço das ciências farmacêuticas no país.
Jaqueline Cibene Moreira Borges
Natural de Imperatriz, Maranhão e atualmente reside em Gurupi, Tocantins. Farmacêutica, Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pará. em fármacos e medicamentos. Possui também Especialização em Farmacologia Clínica. É revisor dos periódicos African Journal of Biotechnology e Journal of Medicinal Plant Research. Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em Farmacologia, Fitoquímica, Química de produtos naturais, Fitomedicamentos e Biotecnologia. Trabalhou com isolamento de substância e a partir desta realizou diversos ensaios farmacológicos in vivo e, ainda durante o doutorado, estudou várias espécies vegetais nativas do cerrado com potencial biotecnológico para obtenção de produtos com atividade inseticida, repelente e antidengue.
Atualmente atua na bioprospecção de plantas do cerrado para obtenção de fitocosméticos e em estudos etnofarmacológicos na comunidade indígena Javaé, localizada na Ilha do Bananal, no município de Formoso do Araguaia, Tocantins.