Farmacêuticos sem Fronteiras

Em 18 de junho de 2020, em solenidade oficial, foi assinado o Adendo ao Acordo de Colaboração entre Farmacéuticos Sin Fronteras – España – FSFE (Clique aqui e acesse o Acordo na íntegra) e a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia – ACFB/ANF que instituiu o Capítulo Farmacêuticos Sem Fronteiras – Brasil CFSFBr, que compartilha a missão da Organização espanhola:

“Prestar assistência farmacêutica a todas as populações que sofrem as conseqüências da pobreza em sua própria saúde”

Participaram da solenidade dirigentes da FSFE, e da ACFB/ANF além de representantes de várias organizações brasileiras, espanholas e ibero-americanas.

O CFSFBr funcionará como uma extensão de FSFE com o objetivo de desenvolver, inicialmente, um programa educacional para a capacitação e qualificação de voluntários brasileiros. Concomitantemente serão desenvolvidas atividades para a captação de adesão de instituições de ensino, entidades profissionais – industriais – e comerciais, bem como empresas para apoiar o capítulo recém-instituído.

O CFSFBr será coordenado por uma junta diretiva de 6 (seis) dirigentes, sendo 3 (três) da FSFE (Ana Quilez, Ángel Acisclo Huélamo Villanueva e Antonio M Rabasco Álvarez)  e 3 (três) da ACFB/ANF (Acácio Alves de Souza Lima Filho, Lauro Domingos Moretto e Henry Jun Suzuki).

Na referida solenidade, dirigentes de instituições de países ibero americanos acordaram declarar 18 de junho de 2020 como dia de instituição da Red Iberoamericana de Farmacéuticos Sin Fronteras / Rede Ibero Americana de Farmacêuticos Sem Fronteiras.

A Diretoria da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia agradece as manifestações de apoio recebidas pela instituição do CFSFBr.

O vídeo contém o registro histórico do lançamento de Farmacêuticos Sem Fronteiras do Brasil, que nasce como uma extensão (capítulo) da ONG Farmacéuticos Sin Froteras de España, com apoio da ACFB/ANF.

CAPÍTULO DE FARMACÊUTICOS SEM FRONTEIRAS DO BRASIL
Preencha este formulário para que possamos mantê-lo informado sobre os próximos passos da estruturação do Capítulo de Farmacêuticos Sem Fronteira do Brasil

Informações sobre Farmacéuticos Sin Fronteras – España e sobre a  Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia podem ser acessadas respectivamente em www.farmaceuticossinfronteras.org e www.cienciasfarmaceuticas.org.br. Maiores detalhes podem ser obtidos pelo e-mail secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br.


16.10.2019 – Celebrado Acordo de colaboração entre Farmacêuticos sem Fronteiras da Espanha, (FSFE) e a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB)

Os Farmacêuticos sem Fronteiras da Espanha (FSFE) e Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), com o objetivo de estabelecer cooperação institucional entre as partes para a promoção, implantação e monitorização das atividades, campanhas ou programas resultantes desta colaboração.

O Acordo terá duração de dois anos, prorrogando-se automaticamente, por períodos anuais, e foi assinado pelo Prof. Dr. Rafael Martínez Montes – Presidente da FSFE, Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho – Presidente da ACFB/ANF, Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB/ANF.

Participaram da Celebração do Acordo: Dra. Márcia Carvalho Santos, Dr. Alberto Ramos Cormenzana – Presidente da Academia Ibero-americana de Farmácia, Prof. Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho – Presidente da ACFB, Rafael Martínez Montes – Presidente da FSFE, Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente Emérito/1º Vice-Presidente da ACFB; D. Marilena Moretto, Prof. Dr. Antonio M. Rabasco Álvarez – Departamento de Farmacia y Tecnología Farmacéutica da Universidad de Sevilla, Profa. Dra. Stella Moreno Grau, Prof. Dr. Leon Rabinovitch – Diretor-tesoureiro da ACFB; Acadêmico Prof. Dr. José Carlos Tavares Carvalho ACFB.

Neste Acordo, a ACFB colaborará na realização de suas próprias atividades, que se descrevem em continuação. Tudo isso condicionado à viabilidade de cada uma das ações. Em particular, a colaboração se concentrará na área de formação nos seguintes projetos:

-Projeto Boticários : Projeto plurianual de referência a nível do nosso setor baseado na formação e participação do farmacêutico em ações de cooperação e apoio farmacêutico no âmbito da Farmácia (Ciências Farmacêuticas), em todas as suas áreas. A colaboração se baseará na difusão das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, em especial na fase de formação entre os acadêmicos e às diferentes instituições localizadas na Ibero-América. A formação será dirigida a profissionais do setor farmacêutico e estudantes dos últimos anos dos cursos de farmácia que desejam ser cooperadores ou voluntários da ONG. Este curso é endossado por diferentes instituições educacionais – Universidades, Sociedades Científicas e acreditado pela Comissão de Formação continuada de profissões sanitárias com 14,5 créditos.

-Atividades de formação em matéria de Cooperação Farmacêutica: Endosso e difusão da atividade de formação dos Farmacêuticos Sem Fronteiras. Essas ações de treinamento são:

Curso de Cooperação para o Desenvolvimento no âmbito farmacêutico: Curso de introdução no âmbito da cooperação acreditado pela Comissão de Formação Continuada das profissões sanitárias, além de algumas Faculdades de Farmácia com uma duração de 60 horas.

Outras ações de formação a serem determinadas e sempre com a aprovação dos órgãos de governança de ambas organizações. 

Contempla também, a participação dos Farmacêuticos Sem Fronteiras nas ações de formação próprias da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia, cujo conteúdo seja específico do âmbito próprio da ONG, entre outras atividades.

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil

Adm: Rua Alvorada, 1289
Vila Olímpia - CEP 04550-004
São Paulo/SP

Sede: Avenida Ipiranga, 324 Edifício Investimento - Bloco C - sobrelojas 03/04
bairro República - CEP 01046-010
São Paulo - SP

Fale com o Presidente

Presidente: Dante Alario Junior
presidencia@cienciasfarmaceuticas.org.br

Presidente Emérito- Dr. Lauro D. Moretto
presidenteemerito@cienciasfarmaceuticas.org.br
Telefone: (11) 2776-3880 / 98447-9833

SECRETARIA

Secretaria:

secretaria@cienciasfarmaceuticas.org.br

Telefone: 11 91427-4941 / 11 99338-5440