03 set 2019

27.09.2019 – O Acadêmico Emérito Prof. Dr. Márcio Antonio da Fonseca e Silva será homenageado na Câmara Municipal de Piraju com o Título de Cidadão Pirajuense

Acadêmico Emérito da Acadêmia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, ocupou a Cadeira de número 16 – Seção de Farmácia, Dr. Márcio Fonseca é Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Recife, pós-graduado em Administração Hospitalar pela Academia Brasileira de Medicina Militar, em Patologia Clínica pela Sociedade Nacional de Patologia Clínica, em Contabilidade Hospitalar pela Escola de Administração de Empresas Fundação Getúlio Vargas, Professor livre docente de Toxicologia – Universidade de São Paulo.

Em sua carreira recebeu diversas honrarias e prêmios: Carta Patente do Exército Brasileiro com elogio por serviços prestados no posto de 2º Tenente R/2 Artilharia, Premio Internacional 2013 Espanha. Alcaliber-Iberoamérica. Trabalho: “Targets and limitations of drug delivery for Leishmaniasis treatment with conventional and modified-release medicines”.

É possuidor de diversos colares acadêmicos: Academia de Letras de São Paulo, Academia Nacional de Farmácia, Sociedade Paulista de História da Medicina, Sociedade Paulista de História da Farmácia e Ciências Afins, Real Academia de Farmácia da Espanha, Academia de Ciências Farmacêuticas do Chile, Academia Brasileira de Administração Hospitalar e Candido Fontoura Mérito Industrial Farmacêutico – Brasil.

É possuidor de diversas Comendas – Ordem Principesca de Piedra de Boriquen – Grau de Comendador – Principado de Andorra; Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolos – Grau de Comendador; Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco.

Medalhas Recebidas: Ana Nery, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Mérito Integração Nacional, Mérito Farmacêutico Paulista CRF-SP, Mérito Farmacêutico CRF-PE, Pedro Álvares Cabral, Mérito Farmacêutico CFF e Medalha Copacabana, entre outras.

Atividades Profissionais: Farmacêutico do Laboratório Farmacêutico Internacional – LAFI. Diretor do Serviço do Serviço de Assistência Farmacêutica do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE, onde ocupou cargos de confiança em diversas Comissões. Diretor e Farmacêutico Responsável da FIBROCIS – Com. Imp. Exp. e Representações Ltda (assessoria e assistência farmacêutica direcionada para profissionais da área da saúde e pacientes portadores de Fibrose Cística).

Professor e Coordenador de diversos cursos, participou de diversas Jornadas e Congressos Nacionais e Internacionais e participou de diversas bancas examinadoras de concursos públicos. Teve participação em diversos projetos relacionados com a saúde pública, foi Membro da Comissão Consultiva Mista do IAMSPE, Secretaria da Saúde – SP, Membro da Comissão Permanente de Revisão da Farmacopeia Brasileira – Ministério da Saúde. Publicou diversos trabalhos científicos e proferiu diversas palestras e conferências no Brasil e no exterior.

Foi Secretário Geral, Vice-Presidente e Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, Secretário e Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Secretário e Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Secretário Geral da Academia Nacional de Farmácia.

Foi Patrono das turmas de concluintes de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Ceará, e Paraninfo das turmas de concluintes de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Pernambuco.

Nossas Congratulas ao Confrade Dr. Márcio Fonseca

Diretoria – Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia

Download